No Brasil não estamos acostumados a ter muitas variações de clima. Não temos estações bem definidas, fazendo com que fiquemos confusos na hora de viajar para uma região que não seja de clima tropical.
Planejar uma viagem para a Europa cria esse dilema, principalmente na hora de montarmos uma mala de viagem para lá. Com as 4 estações muito bem definidas, precisamos ir sempre preparados de acordo com a época do ano escolhida para viajar, que muitas vezes será bem diferente do clima que estamos habituados no Brasil.
Para isso resolvemos criar esse guia não só explicando as estações do ano na Europa, mas a como preparar a mala de viagem para lá. Explicamos o sistema de camadas de roupas, tecnologias novas que nos permitem hoje levar cada vez menos peso nas malas e como montar um look tanto no verão escaldante como no inverno rigoroso. E sim, esses 2 extremos podem ser sentidos na Europa.
Os primeiros passos de uma viagem
A primeira dica na hora de comprar uma passagem é pesquisar sobre o clima do local de destino. Afinal, planejar uma viagem não custa nada, não é mesmo?
Falamos isso até para preveni-lo de não ir numa época do ano em que tempestades podem destruir completamente suas férias. Então, antes de sair comprando aquela passagem que apareceu em uma promoção relâmpago, é bom ter em mente quando é bom ir.
Para ter uma ideia, se uma pessoa pretende ir para um país mediterrâneo, como Espanha e Itália, por exemplo, dependendo da época do ano (principalmente em meia-estação), as temperaturas serão mais amenas, mas mesmo assim com várias variações de temperatura durante o dia.
No entanto, nessas mesmas regiões, o turista poderá experimentar invernos rigorosos ou verões escaldantes.
Como tudo isso pode complicar na hora de decidir o que levar na mala de viagem para Europa, acompanhe este artigo até o final e confira algumas sugestões sobre o que de fato levar na bagagem.
Arrumando a mala de viagem para a Europa
Tendo em mente o clima do período que irá passar na Europa, depois de passagens compradas, hotel reservado, etc., o próximo passo é começar a organizar as combinações de roupas para a viagem.
E quando esse planejamento engloba lugares como Portugal, França e Alemanha, por exemplo, essa necessidade se faz ainda mais intensa, afinal, o que levar na mala para Europa não se resume em considerar apenas produtos de higiene pessoal, ou o look mais bonito para fotos (até porque o look mais bonito pode não te proteger do frio ou do calor que for enfrentar).
Confiamos muito na Columbia, uma das maiores marcas de vestuário do mundo, tanto para viajantes como para locais que queiram ter mais qualidade de vida em seu dia a dia, e até mesmo em atividades esportivas.
Fizemos uma pesquisa entre seus produtos, que são muito fáceis de mapear devido à diferença de materiais usados dependendo do clima.
E a partir desses produtos iremos ajudá-lo a arrumar sua mala de viagem para a Europa.
Vamos considerar, por exemplo, uma viagem para o velho mundo na época do inverno. Logo, esse viajante vai precisar organizar a mala de viagem para Europa pensando em roupas que se enquadrem no chamado sistema de camadas que funcionam da seguinte maneira:
- Primeira camada (ou base layer) – mantém o corpo seco (sem suor na pele);
- Segunda camada (ou mid layer) – mantém a temperatura do corpo estável;
- Terceira camada (impermeável) – proteger contra o vento, neve e chuva.
Nós mesmos viajamos usando deste sistema em que todas essas camadas encontramos na Columbia e que, é ótima também para quem quer arrasar nas fotos, pois as roupas são lindas.
Mas, nem todo o mundo que deseja viajar para o continente europeu quer ir na época de baixas temperaturas. Muitos países na Europa inclusive são muito mais atraentes no verão, com suas praias paradisíacas.
Por isso, fizemos uma lista doque levar na mala de viagem para a Europa em cada estação:
Dica: Leitores do blog têm 10% de desconto em compras na Columbia. Basta usar o cupom VIDACIGANA
1. O que levar na mala para Europa no verão
Em junho, julho e agosto a Europa se mostra como uma opção interessante para quem planeja viajar. E isso porque já é verão e tudo fica mais vibrante, os dias duram mais (e consequentemente as atrações ficam abertas até mais tarde) e é possível conhecer várias praias e provar inúmeros sorvetes que deixam de existir em outras estações.
Por isso, para ter uma ideia do que levar na mala para Europa no verão separamos algumas sugestões que podem te ajudar bastante:
- Se o seu destino for um balneário, considere levar túnicas, vestidinhos e kaftans de praia, que resultem em um look ajeitado e que te permita dar um giro pela cidade ou ir ao restaurante sem qualquer tipo de incômodo;
- Leve na mala roupas leves, confortáveis e, principalmente, que não amassem. Porém, não deixe de adicionar um casaco, mesmo porque, a noite costuma cair um pouco a temperatura;
- Não coloque na mala roupas que não estejam na sua lista de preferidas – acredite, você não vai usá-las. Ao invés disso, leve itens que você acredita serem mais essenciais e que combinem com qualquer roupa;
- Leve calças, camisetas com proteção solar, calçados urbanos e as jaquetas corta vento que, algumas, possuem recortes em tecido stretch respirável, são 100% poliéster e usam a tecnologia Omni Shade. Essa lista em especial irá tornar sua viagem muito mais confortável, sem ganhar marcas de sol indesejáveis e bolhas nos pés, o que pode inviabilizar o resto do seu passeio;
- Evite colocar na mala muitas bijuterias e acessórios, pois você corre o risco de ser barrado no raio-x do aeroporto;
- Também evite roupas muito pesadas, pois você corre o risco de, em algum tour pela cidade, ter que ficar carregando aquela coisa durante todo o seu passeio;
- É sempre aconselhável separar uma muda de roupa para a mala de mão, pois infelizmente pode acontecer da sua mala extraviar. Além disso, o ideal é que você coloque etiqueta na mala com endereço de destino e, se possível, fotografe a mesma antes de despachá-la;
- Por fim, vale a pena fazer o teste em casa em relação ao peso da mala, pois o ideal é que seja possível carregá-la sem grandes sofrimentos.
Nessa foto de cima, por exemplo, ela usa:
E ele usa:
2. O que levar na mala para Europa no inverno
Conhecer a Europa em qualquer estação do ano é algo que vai do gosto do viajante. No entanto, é pertinente destacar que independentemente da época em que será feita a viagem, é sempre bom contar com uma roupa de frio como uma espécie de prevenção.
Mas, não se esqueça que, conforme falamos no tópico anterior, se você for para a Europa no verão, não exagere nessa prevenção, pois você corre o risco de ter que andar carregando casacos e mais casacos.
Por outro lado, se sua viagem for em meados de dezembro e janeiro, aí a coisa muda de figura, pois nesse período o inverno já chegou e, mais do que nunca, é interessante considerar algumas peças primordiais para enfrentar o frio europeu.
Se você não tem noção do que levar na mala para Europa no inverno, saiba que é preciso se preocupar sim com cada detalhe na hora de fazer essa organização, uma vez que nesse período até aquele casaco mais quente vai deixar a desejar quando você desembarcar no velho mundo.
- Quem vai a passeio deve levar em conta tecidos que dão bom suporte frente ao frio europeu. Considere sempre as botas, meias, calças de lã, casacos bem protegidos, gorros e cachecóis.
- Além disso, o viajante pode usar os chamados fleeces, as jaquetas térmicas e os baselayers (que são blusas e calças específicas ao clima) que contam com tecnologia exclusiva Omni-Heat™, capaz de proporcionar um aquecimento 20% mais rápido do que produtos convencionais, sendo que as propriedades respiráveis presentes nessa tecnologia dissipam a umidade e evitam o superaquecimento.
- Por último, você também pode completar a mala com jaquetas 3 em 1, botas impermeáveis, térmicas e respiráveis , luvas e gorros. Tudo sempre bem confortável, claro.
Nessa foto de cima, por exemplo, ele usa:
3. O que levar na mala para Europa na primavera
Para quem planeja viajar para a Europa entre os meses de março e abril, a dica é considerar sempre os coletes como a primeira peça a ir para fazer parte da bagagem. E por que isso?
Porque a primavera reúne todas as estações em uma só e assim, é interessante considerar todas as possibilidades na hora de organizar a mala de viagem para Europa exatamente nesse período. Desse modo, procure sempre ter em vista algumas roupas, como:
- Blusão e calça térmica para quem é mais friorento;
- Jaqueta impermeável (de preferência com capuz) ou um trench-coat;
- Casaqueto de manga comprida – que seja possível usá-lo por baixo do casaco;
- Casaquinho de tecido ou jaqueta de couro;
- Pashminas, lenços, echarpes e cachecol.
- Meia grossa, sapatilha, tênis e botas;
- Saias, calças jeans e de tecido, cardigans, bem como blusas de malha e de lã.
Nessa foto de cima, por exemplo, ela usa:
E ele usa:
4. O que levar na mala para Europa no outono
Os meses de setembro e outubro são, assim como a primavera, considerados como meia-estação no continente europeu.
Então na hora de organizar o que levar na mala para Europa no outono, pense nas mesmas regras que passamos para quem vai no período da primavera.
Ou seja, o item principal é o famoso colete, somando com outras peças, em que podemos destacar: blusas de malha, blusas térmicas, casacos, leggings, calças jeans, cachecóis, bermudas, shorts, tênis, sapato, bota ou coturno.
*Este artigo é um texto publieditorial patrocinado pela Columbia e escrito por nós a fim de apresentar mais um produto que seja útil aos nossos leitores. Prezamos pela qualidade dos serviços aqui divulgados e sempre deixaremos claro quando um artigo aqui publicado tiver caráter publicitário.
Olá, tudo bem?
Minha maior dúvida é em relação a quantidade de peças que devo levar. Irei na segunda quinzena de setembro, e farei passagem por vários países, por 20 dias. O que vc indica em relação à quantidade de calças, bermudas, t-shirts? Estou meio perdido. Obrigado desde já.
Olá, sou Regina Herbaud, viajarei para a Polônia na segunda quinzena de setembro/2022, e gostaria de saber se é indicado levar bota de cano alto na mala.
Muito grata pela atenção!
Não precisa ser cano alto não, não vai estar tão frio assim.
Dicas muito boas, mas essa loja Columbia é muito caro, para nós pobres mortais e viajantes Brasileiros….
Oiiii!
Sonho tanto em conhecer o mundo…mas não sei como me organizar .Como não falo outro idioma, acho isso um problema também.
Pode me orientar?
Beijos 😘