facebook pixel
Home » Brasil » Onde ficar em Belém: 7 Bairros e Dicas dos Melhores Hotéis
Brasil

Onde ficar em Belém: 7 Bairros e Dicas dos Melhores Hotéis

Onde ficar em Belém: A Feliz Lusitânia com árvores e as muralhas

De início pode parecer complicado escolher onde ficar em Belém e decidir qual o melhor bairro da cidade para ficar hospedado. Belém tem opções de estadia espalhadas por quase todos os cantos. São centenas de opções.

Belém é uma cidade bem grande. Possui quase 1,5 milhão de habitantes que respiram os ares úmidos e quentes dessa terra encantadora num território dividido em dezenas de bairros.

Apesar de todo o seu tamanho, grande parte do turismo ocorre em um espaço reduzido da cidade. Assim, não é tão difícil selecionar os melhores bairros de Belém para quem só quer passear pela cidade.

Os melhores Bairros de Belém para reservar sua Hospedagem

Onde ficar em Belém: A Catedral Metropolitana de Belém do Pará

Nós fizemos uma seleção de 7 bairros que ajudam a entender o funcionamento da cidade e permitem ao visitante escolher o melhor lugar da cidade para reservar sua estadia. Neles listamos os melhores hotéis para quem está planejando uma viagem e precisa ficar hospedado na capital paraense.

Nossa triagem inclui os bairros mais seguros, mais bem estruturados, aconchegantes e, principalmente, aqueles que ficam próximos das atrações turísticas.

Entre as hospedagens, incluímos dicas de hotéis, pousadas e hostels para que todos os perfis de turistas sejam contemplados e não tenham duvidas na hora de escolher onde ficar.

No total são 7 bairros de Belém para um turista entender o funcionamento da cidade:

  1. Batista Campos
  2. Nazaré
  3. Umarizal
  4. Marco
  5. Campina
  6. Cidade Velha
  7. Reduto

Escolher bem a localização e reservar um hotel com antecedência é ainda mais importante caso você esteja planejando conhecer Belém durante o famoso Círio de Nazaré, quando a procura por hospedagens na cidade aumenta consideravelmente.

Leia mais: Saiba o que fazer em Belém com as nossas dicas dos melhores pontos turísticos da capital paraense.

1.     Batista Campos

Onde ficar em Belém: o bairro de Batista Campos, com parques e áreas verdes
A Praça Batista Campos, eleita uma das mais bonitas do Brasil

Batista Campos é o lugar ideal para ficar hospedado em Belém na maioria dos casos. É um bairro residencial muito bem organizado e com boa infraestrutura.

É um local que conta com excelentes opções de bares, restaurantes, padarias, farmácias, supermercados e, de quebra, possui ótimos hotéis para hospedar turistas dos mais variados perfis.

Além disso, no Batista Campos você usufrui de um dos bairros mais charmosos e tranquilos da cidade. A região conta com muitas áreas verdes e tem acesso fácil às áreas centrais.

Por ser um bairro com tantos atrativos, o Batista Campos é uma área bastante procurada por turistas. Dentre as opções de hospedagens, nossas principais recomendações são:

  • O New Inn Batista Campos, que fica pertinho do Shopping Pátio Belém, é uma das opções econômicas mais bem avaliadas da cidade;
  • O Ibis Styles Belém Batista Campos segue o padrão da rede, com acomodações modernas e estacionamento gratuito. Fica ao lado da belíssima Paróquia da Santíssima Trindade.

Ao ficar hospedado no bairro, não deixe de conhecer a Praça Batista Campos e a Praça Milton Trindade, verdadeiros recantos de paz e aconchego no meio de uma metrópole tão agitada.

Vale também prestigiar um evento no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (CENTUR), o maior complexo arquitetônico cultural da região norte.

Veja a lista completa de hotéis no Batista Campos.

2.     Nazaré

Onde ficar em Belém: a Basílica Nossa Senhora de Nazaré
A Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, principal atração do bairro

O bairro de Nazaré fica localizado numa área nobre da cidade, em uma das regiões mais valorizadas de Belém, com infraestrutura excelente e belíssima arquitetura. A área conta com muitos museus, cinemas e uma variada gama de serviços distribuídos por suas ruas largas.

O ponto alto do bairro é a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde termina a procissão do Círio de Nazaré. A apenas 10 minutos de caminhada dali, fica outro destaque da região, o Museu Emílio Goeldi, que conta com zoológico e um jardim botânico para deixar qualquer um boquiaberto com as riquezas naturais da Amazônia.

Entre os hotéis em Nazaré, merecem destaque especial:

  • O Radisson Hotel Belém, que possui ótimas avaliações de todos que ficam hospedados ali. O hotel fica localizado bem próximo a Basílica e ao bairro vizinho do Batista Campos.
  • Grand Mercure Belém é um dos hotéis 5 estrelas de Belém que oferece um serviço de extrema qualidade por um preço justo. Fica em plena Avenida Nossa Senhora de Nazaré, a apenas 10 minutos de caminhada da Basílica.

Nazaré é um bairro residencial que respira história. Há uma série de edificações centenárias que valem a visita ou ao menos uma foto seja para quem se hospeda em Nazaré ou em qualquer outro bairro.

Os maiores destaques são:

  • A Casa da Linguagem, que abriga uma Biblioteca com considerável acervo, um Cineclube e uma galeria;
  • Palacete Bolonha;
  • Palacete Bibi Costa;
  • Palacete Augusto Montenegro, onde está o museu na Universidade Federal do Pará que realiza diversas exposições de arte com temas amazônicos.

3.     Umarizal

Umarizal é o melhor bairro de Belém para ficar hospedado se você procura um lugar boêmio, com vida noturna agitada. A região conta com shoppings, bares, teatros, casas noturnas e uma série de pontos turísticos.

Ficar por aqui é recomendado especialmente caso você não se importe em pagar um pouco mais caro na diária em favor da localização. Umarizal tem atraído os olhares do mercado imobiliário de Belém e possui atualmente o valor de metro quadrado mais caro da cidade.

No bairro um local imperdível é o Complexo Ver-o-Rio. É uma área localizada em frente da baía do Guajará que conta com espaços verdes, shows e barracas com comidas típicas. Não deixe de aproveitar sua estadia na região para provar o tacacá.

Além disso, no bairro fica o Terminal Hidroviário de Belém, de onde saem os barcos em direção à Ilha de Marajó. A nossa amiga Angela do Apure Guria conta tudo sobre a viagem dela à maior ilha fluviomarítima do mundo.

No Umarizal nossa recomendação é o Mercure Belém Boulevard.

Localizado num ponto estratégico da cidade, o hotel segue o padrão elevado da rede Mercure, oferecendo um excelente café da manhã (com comidas típicas locais) bem como piscina com linda vista da cidade.

Veja outros bons hotéis no bairro do Umarizal.

4.     Marco

O Marco é o local ideal para quem vai a Belém atrás de um bairro mais tranquilo, querendo interagir com natureza de forma mais íntima. Ficar por aqui é válido especialmente a quem não faz questão de estar próximo dos centros mais movimentados e badalados da cidade.

Ficar hospedado no Marco deixa o turista dependente do transporte para acessar as áreas mais conhecidas da cidade. Em troca recebe opções de lazer formidáveis junto à natureza como em nenhum outro bairro que vão te fazer relaxar da pressa do cotidiano.

No bairro uma excelente opção é o Hotel Sagres. É um 4 estrelas situado próximo aoParque da Residência, casa onde tradicionalmente vivem os Governadores do Pará.

Entre as atrações do bairro destacamos o Bosque Rodrigues Alves, que conta com mais de 80 mil espécies de fauna e flora.

Outra linda área verde da região é o Parque Estadual do Utinga, ampla Unidade de Conservação Estadual que oferece espaços para caminhar, andar de bicicleta, patins e para se exercitar contemplando uma beleza de cinema.

Além disso, no Marco você pode prestigiar espetáculos musicais e teatrais sublimes no Teatro do SESI.

5.     Campina

Onde ficar em Belém: O complexo ver-o-peso é uma das maiores atrações da cidade
O Complexo Ver-o-Peso, uma das maiores atrações de Belém

A Campina é um dos bairros mais antigos de Belém. Lá se encontram algumas das atrações mais importantes da cidade.

Além dos pontos turísticos, essa região central oferece opções de estadia mais econômicas do que os demais bairros da cidade.

A recomendação, porém, para quem ficar hospedado por aqui, é tomar cuidado redobrado ao andar pelas ruas durante a noite. O centro de Belém infelizmente se tornou um local perigoso por enfrentar alguns problemas em relação à violência.

Aos que preferem ter mais garantias de segurança, vale buscar a hospedagem nos bairros citados anteriormente, mais afastados desta região central.

Já para os turistas que, mesmo sabendo dos problemas, preferem se hospedar na Campina pelas vantagens da localização – fica a cerca de 10 minutos a pé da Estação das Docas e uns 15 do Mercado Ver-o-Peso – há algumas boas recomendações de hotéis no bairro.

Elas estão localizadas praticamente uma ao lado da outra, próximas a Praça da República:

  • O Hotel Princesa Louçã, que tem um caráter tradicional e imponente. Possui excelente atendimento e quartos bem conservados;
  • O Hotel Grão Pará é um 3 estrelas que oferece um preço justo e permite uma estadia muito bem localizada em Belém;
  • E para quem procura um albergue, a dica é o Grand Hostel Belém, que possui uma diária bastante acessível e um ambiente descolado.

Independente de onde você ficar hospedado, sendo ou não na Campina, não deixe de se encantar com a beleza da Praça da República.

É um belíssimo lugar que abriga um dos mais icônicos teatros do país: o Theatro da Paz. Construído no período áureo da exploração da borracha, assim como o Teatro Amazonas, em Manaus, é considerado o principal teatro em estilo neoclássico do Brasil.

6.     Cidade Velha

O Mangal das Garças
O Mangal das Garças

A Cidade Velha é o berço da cidade, mas fica fora do atual centro comercial de Belém. É uma área onde não há muitas opções de hospedagem, mas que conta com um dos hotéis mais luxuosos da cidade.

O Atrium Hotel Quinta das Pedras é um dos poucos hotéis de Belém rotulados como 5 estrelas. Localizado num antigo casarão, fica próximo do Centro Histórico e ao lado de uma das principais atrações turísticas da cidade, o Mangal das Garças.

Para quem tem como investir num padrão alto de hotel é um excelente custo-benefício.

Ficar hospedado aqui permite ao visitante explorar com toda comodidade o Mangal das Garças para apreciar o pôr do sol, seus mirantes, espaços para caminhadas e ter contato constante com a natureza.

7.     Reduto

Por último, incluímos o Reduto para dar um conselho de onde não ficar hospedado.

Localizado entre a Campina, Umarizal e Nazaré o Reduto é um antigo bairro industrial da zona portuária. Hoje é um espaço bem movimentado de Belém, mas de caráter essencialmente comercial.

Sua origem remonta ao Ciclo da Borracha com a fundação de uma série de fábricas que acabaram formando em suas ruas.

Infelizmente é uma região sem muita procura por turistas, que sofre com áreas de prostituição e venda de drogas, tornando-se um local perigoso para andar a noite.

Não há muitas opções de hospedagem por aqui, apenas alguns poucos apartamentos de temporada, mas deixamos como alerta para que ninguém seja pego desprevenido ao fazer uma reserva nesta área.

Qual o melhor lugar de Belém para ficar hospedado?

Nossas principais sugestões são o Batista Campos, Nazaré e Umarizal. Os três são aqueles que acreditamos que sejam os melhores bairros de Belém e que irão atender a quase a totalidade dos turistas que visitam a cidade.

Já os outrosa bairros citados estão localizados em áreas centrais da capital do Pará. Belém, como quase toda cidade grande brasileira tem o centro muito voltado ao uso comercial, o que torna a região esvaziada – e um tanto perigosa – durante a noite.

Não é muito recomendado ficar hospedado por ali, mas estes bairros podem acolher aqueles que tenham necessidades específicas, seja pela economia proporcionada ou pela localização.

Salve estas dicas de Belém no Pinterest!

Para ajudar a reduzir a tarefa, nós fizemos uma seleção de 7 bairros que ajudam a entender o funcionamento da cidade. Neles listamos as melhores dicas de hotéis que temos na capital paraense. Nossa triagem inclui os bairros mais seguros, mais bem estruturados, aconchegantes e, principalmente, aqueles que ficam próximos das atrações turísticas.
Onde Ficar em Belém: 7 Bairros para encontrar sua Hospedagem. Batista Campos, Nazaré, Umarizal, Marco, Campina, Cidade Velha, Reduto
 

Todas as fotos foram gentilmente cedidas pelos nossos colaboradores Kaio e Sonia, do Coisos on the Go.

Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

9 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv