O momento em que o turista precisa decidir onde ficar em Berlim é também o de escolher qual a dinâmica que gostaria de ter durante sua viagem. O bairro selecionado para ficar hospedado influencia na história vista nas ruas, nos meios de transporte disponíveis para seus dias na cidade e em todo o perfil que seus dias na capital alemã terão.
Viajar para Berlim é ter a oportunidade de não apenas visitar um parque a céu aberto com arquiteturas fantásticas, mas também conhecer trechos da cidade marcada por uma divisão profunda. O muro não existe mais, mas Berlim segue fragmentada, lutando para que o tempo ajude a integrar todos os seus pedaços numa cidade só.
A escolha do melhor bairro e da melhor hospedagem em Berlim passa, portanto, pela seleção de para qual Berlim o turista quer ser apresentado inicialmente. A localização de sua estadia na cidade será sua maior aliada na hora de definir se seu roteiro terá atividades culturais intensas, ou se será mais voltado para a família, ou ainda se o foco estará na vida noturna. Berlim tem de tudo e para todos.
Depois da primeira visita à cidade, todo viajante de carteirinha traz na bagagem dicas dos melhores lugares para ficar hospedado. Com a gente em Berlim não seria diferente. Na última vez em que estivemos nesse destino incrível pudemos aprender um pouco mais sobre os bairros da capital alemã e as melhores opções de hospedagens disponíveis em cada um deles. Acompanhe abaixo para começar com o pé direito o planejamento de sua viagem a Berlim.
Leia mais: Saiba o que fazer em Berlim e monte seu roteiro com o melhor da capital da Alemanha.
Onde ficar em Berlim: os 7 melhores bairros
Na pesquisa por hospedagem em Berlim é preciso ter em mente que o ideal é evitar as regiões distantes do Centro. Apesar de serem mais baratas, essas regiões mais afastadas acabam não fazendo valer o valor economizado, pois deixam o turista longe dos principais pontos turísticos, perdendo um tempo precioso com deslocamentos.
Sabendo disso, selecionamos os 7 melhores bairros de Berlim para quem procura uma hospedagem bem localizada para conhecer a cidade. A lista conta com os seguintes bairros:
Sem dúvida, a melhor opção é ficar na área central de Berlim, o Mitte. Pois além de ter acesso fácil a todas as atrações, o visitante pode contar com mais opções de restaurantes, bares e outros tipos de atividades turísticas. É claro que por lá os valores são mais salgados, mas o investimento, porém, acaba compensando.
Veja uma lista com as principais opções de hospedagem no Centro de Berlim.
Caso a hospedagem no Mitte não caiba no orçamento de sua viagem, considere sempre a possibilidade de ficar em um dos outros bairros citados, mas escolha um hotel perto de uma estação da U-Bahn, S-Bahn, ou atendido por alguma das linhas de tram – estas mais comuns nos bairros do antigo lado leste da cidade.
Mitte
Mitte é como é chamada a área central de Berlim. O bairro é um dos mais procurados em razão de sua proximidade com os principais pontos turísticos da cidade.
É no Mitte que está, por exemplo, a avenida Unter den Linden, onde fica o Portão de Brandemburgo. É lá também que fica a belíssima praça Gendarmenmarkt, que se destaca por abrigar a Casa de Concertos (Konzerthaus Berlin), além da Ilha dos Museus, onde estão muitos dos edifícios mais conhecidos de Berlim, como a Catedral (Berliner Dom).
Ao procurar onde ficar em Berlim, o turista que opta por uma hospedagem no Mitte precisa ter ciência de que a média dos valores de diárias nesta área não é baixa. Por outro lado, ele vai ter a oportunidade de ficar próximo de boa parte das atrações da cidade podendo executar seu roteiro de viagem a pé ou com viagens curtas de transporte público em boa parte dos dias.
Trata-se de um bairro bem badalado, onde o turista tem ampla gama de opções de restaurante, cafés, lojas e galerias de arte. E claro, os muitos hotéis disponíveis estão entre os de avaliação mais positiva no país.
Para ficar na melhor localização possível no Mitte, veja os hotéis nos arredores da Unter den Linden. Por ali vale destacar:
Ambos ficam na Friedrichstraβe, bem próximos da estação que conecta várias linhas de trem, metrô e tram.
Para opções um pouco mais em conta, pode ser melhor buscar algo do outro lado do Mitte, na área da Alexanderplatz. É uma região menos atrativa, mas igualmente muito bem servida de transporte. Por ali as dicas são:
Aos que buscam um albergue ou uma hospedagem com perfil mais econômico, no Mitte as melhores opções são:
- Generator Berlin Mitte, próximo ao U-Bahn Orianienburger Tor;
- The Circus Hostel, perto da U-Bahn Rosenthalerplatz;
Ambos oferecem tanto dormitórios quanto quartos privados.
Tiergarten
Tiergarten é o bairro que leva o nome do parque que ocupa boa parte desta região da cidade. Situado bem pertinho de Mitte, mas no antigo lado ocidental da cidade, é uma boa alternativa por contar com lojas, bares e restaurantes, sendo menos agitado quando comparado aos bairros vizinhos.
O pedaço do bairro ao redor da Potsdamer Platz – uma área construída após a queda do muro de Berlim – é o trecho mais procurado e com mais oferta de hotéis.
Os preços das diárias, porém, não costumam ser mais em conta do que no Centro, não. Pelo contrário: em razão de ser um lugar bastante procurado a região acaba oferecendo hotéis com preços similares ao Mitte e, tal como no Centro, bem mais elevados do que outros locais da cidade.
Bem perto da Potsdamer Platz, mas com um preço acessível, nossas dicas são:
Levando em conta especialmente a localização, próxima ao Centro, com a possibilidade de ficar a uma caminhada do Tiergarten (o parque), eu não tenho dúvidas que pode valer a pena gastar um pouquinho mais para se hospedar numa região tão interessante como o Tiergarten.
Veja a lista completa de hotéis disponíveis no bairro.
Prenzlauer Berg
Prenzlauer Berg é o bairro alternativo da moda em Berlim. É uma área residencial, que outrora ficava na parte oriental da capital alemã, onde o turista pode ter um contato próximo com a vida de quem mora na cidade. É ideal para famílias e para quem prefere um ambiente local ao buscar uma estadia.
Em nossa última viagem para a Alemanha, quando fomos pesquisar um lugar para ficar em Berlim foi em Prenzlauer Berg que encontramos a opção que mais agradava nosso estilo de viagem.
Essa região é a que consideramos uma das melhores opções para quem busca hospedagem fora do centro de Berlim, porque é uma área agradável, com muita opção de transporte público à disposição (linhas de tram especialmente), diversas lojas, bares e restaurantes de qualidade. Também dispõe de ótimas hospedagens com preços bem mais acessíveis do que em outras partes da cidade.
Entre os hotéis de maior destaque deste pedaço da antiga Berlim Oriental o destaque fica para o Victor’s Residez-Hotel, que equilibra muito bem preço e localização.
Outros que valem ser citados são:
- O Ibis Hotel Berlim, que fica logo na entrada do bairro, próximo ao Mitte.
- O Holiday Inn Prenzlauer Berg, que fica no outro extremo, próximo ao S-Bahn Prenzlauer Allee.
Aos que procuram um hostel, a melhor indicação no bairro é o EastSeven Berlin.
Friedrichshain
Tido como um dos preferidos pelos viajantes hipsters, o bairro de Friedrichshain se destaca por reunir os barzinhos mais descolados da capital alemã. É uma das regiões mais frequentadas por jovens estudantes, pois são comuns as hospedagens baratas de longo prazo no bairro.
Situado ao leste da Alexanderplatz, esse bairro passou por um processo de renovação, o que acaba atraindo ainda mais turistas. Os grandes pontos focais são a região da Simon-Dach-Strasse e da praça Boxhagener Platz, além do trecho próximo ao Rio Spree onde se encontra a famosa East Side Gallery.
No bairro, as principais dicas de hospedagem são:
- O Almodovar Hotel Berlin, que tem uma pegada ecológica e é muito estiloso;
- O nhow Berlin, que fica a beira rio e é talvez o hotel mais interessante da cidade na combinação de arquitetura e design;
Fora estas opções, quem procura por hospedagem compartilhada em Berlim terá mais chance de encontrar em Friedrichshain o que há de melhor em albergues e hotéis com diárias mais em conta.
Dois bons exemplos são:
- Plus Berlin Hostel, que também funciona como hotel;
- Eastern & Western Comfort Hostelboat, que vale pela experiência inusitada, por ser formado por dois barcos ancorados no Rio Spree, com os quartos funcionando dentro das cabines;
Veja uma lista com mais hospedagens disponíveis em Friedrichshain.
Kreuzberg
O bairro de Kreuzberg é vizinho do Friedrichshain e, até por conta dessa proximidade, é muito visitado pelos que gostam de curtir a vida noturna de Berlim.
Trata-se de uma região multicultural que, localizado do outro lado do rio, em frente a East Side Gallery, se destaca pelos grafites e outros tipos de arte urbana em toda a área.
No bairro ficam algumas atrações que mais achamos interessante na cidade, como toda a Wilhelmstrasse.
Veja a lista de hotéis de Kreuzberg.
Schöneberg
Situado na região oeste da capital alemã, no antigo trecho americano da cidade, Schöneberg é uma excelente opção para quem, ao procurar onde ficar em Berlim, esteja a analisar hotéis localizados fora da área central, mas que, ao mesmo tempo, estejam perto das galerias de arte, pubs e restaurantes.
Schöneberg é o lugar onde os cantores David Bowie e Iggy Pop compartilharam um apartamento no final dos anos70. E o bairro teve também outros moradores ilustres, como o ator Klaus Kinski e Albert Einstein.
Trata-se de um bairro bem acolhedor que, no passado, foi palco das festas extravagantes dos cabarés e hoje é símbolo da comunidade gay de Berlim.
Nesta região o destaque é a Kaufhaus des Westerns (também chamada de Kadewe), considerada uma das maiores lojas de departamentos da Europa. Ali por perto também é onde ficam as melhores opções hoteleiras do bairro. Entre elas vale destacar:
- O Hotel Sachsenhof, um dos que tem melhor custo-banefício da cidade;
- O Gaijin Hotel, que tem um estilo bem mais moderno;
Charlottenburg-Wilmersdorf
Charlottenburg-Wilmersdorf é uma região que também vale a pena se hospedar em Berlim, mas vale frisar que a quantidade de pontos turísticos do bairro não é tão grande quanto em outras áreas da cidade.
O principal motivo que leva visitantes a esta região é a igreja Gedächtniskirche (e foi por causa dela que incluímos o bairro em nosso roteiro), que foi destruída e reerguida parcialmente após a guerra. Ela fica bem no eixo principal do bairro, a Avenida Ku’damm (Kurfürstendamm), que é bem movimentada e está repleta de bares, restaurantes, cafés e lojas.
Trata-se de um bairro tradicional que, na época em que Berlim era dividida pelo Muro, fazia parte do trecho britânico e funcionava como o centro da parte ocidental de Berlim. Um bom exemplo disto pode ser visto em suas lindas edificações do século XIX, conservadas até hoje.
O ambiente residencial presente em Charlottenburg-Wilmersdorf é algo bem marcante, junto com todo o luxo e sofisticação do lugar. E, apesar desse “glamour”, os valores de alguns hotéis nessa região não são tão puxados, o que acaba fazendo valer a pena escolher o bairro na busca por um local para ficar hospedado em Berlim.
Para ficar muito bem localizado no bairro, a dica é dar preferência às hospedagens próximas ao U-Bahn Kurfürstendamm. Bons exemplos são:
Mas o bairro tem opções fartas de hotéis e vale a pena conferir.
Meus parabéns pela iniciativa de ajudar os turisttas autônomos com importantes dicas.
Vou segui-las. Ainda preciso localizar ponto de partida do trem para Varsóvia.
Obrigado.
Obrigada pelo comentário, Setembrino! Boa viagem!