Na hora de decidir onde ficar em Hanói, o quesito mais importante a ser levado em conta é se você terá disposição para mergulhar nas caóticas ruas da capital do Vietnã ou se irá preferir ficar hospedado em um local mais calmo, longe da confusão. Esta decisão é fundamental para que sua estadia em Hanói seja a mais prazerosa possível e adequada àquilo que você procura ao planejar sua viagem.
Conheça as 3 formas de conseguir o visto para o Vietnã
Onde ficar em Hanói: o melhor bairro
Hanói é enorme, mas é muito fácil para um viajante escolher o melhor bairro para ficar hospedado. Basta rumar para o centro da cidade e suas proximidades. Não tem erro.
O centro de Hanói é delimitado a leste pelo Rio Vermelho e a oeste pela Estação de Trens de Hanói. Entre um e outro, bem ao centro, destaca-se como referência o Lago Hoan Kiem.
Ao norte e a oeste do lago fica o Old Quarter, o bairro antigo. Lá, há opções de hospedagem para todos os bolsos e é onde a maior parte dos viajantes decide passar seus dias em Hanói. Mas também é onde estão as estreitas e caóticas ruas vietnamitas.
Ao sul e a leste fica o trecho do centro que antigamente era conhecido como French Quarter, o bairro francês. Por ali as ruas são mais largas, as lojas mais caras e oferta de hotéis é voltada a um padrão mais alto de viagem. Você terá seu conforto, mas as ruas não darão aquela ambientação necessária que todo turista procura ao planejar uma viagem ao Vietnã.
Tanto numa área quanto na outra, os viajantes estão muito bem estruturados. Têm tudo o que precisam ao seu redor e estão bem próximos de todas as atrações turísticas da cidade. Escolher onde ficar em Hanói, se na parte antiga ou na parte francesa do centro da cidade, será portanto uma questão de adequar o padrão do hotel e da região onde está localizado ao seu estilo de fazer turismo.
Leia mais: Halong Bay, no Vietnã o paraíso num país marcado pela guerra
Old Quarter, onde ficar no bairro antigo de Hanói
O Old Quarter de Hanói é a área continuamente habitada mais antiga de todo o Vietnã. As primeiras ocupações datam do século XI e o local ainda preserva exemplares de construções do século XV.
Originariamente, o bairro antigo era uma vila de mercadores, com cada logradouro vendendo uma especialidade. Havia ruas onde só se comercializavam objetos de prata, outras apenas pedra, ferro, madeira e assim por diante.
Do antigo muro que a cercava, só uma das portas restou em pé, no extremo norte do bairro. Ainda que renovado, o caráter comercial se manteve, apenas alterando o tipo de mercadoria vendida. Hoje ali há ruas inteiras vendendo roupas pré-fabricadas, objetos de decoração, religiosos, ervas, produtos medicinais.
Em outra adição recente, o Old Quarter se caracterizou pela proliferação de hotéis e albergues, tornando-o opção certeira na hora de escolher onde ficar em Hanói. O bairro é mesmo um prato cheio aos turistas com sua arquitetura, suas lojinhas, restaurantes e empresas de turismo.
Em nossas duas passagens pela cidade ficamos hospedados no Old Quarter, em dois albergues diferentes, como relatamos em nosso roteiro por Hanói.
Primeiro ficamos em um quarto privado no Vietnam Backpackers Downtown, um albergue de estilo baladeiro, bem no meio da confusão do centro antigo, próximo ao portão da cidade.
Para quem prefere um lugar mais calmo, mas na mesma região, ótimas opções baratas e muito bem avaliadas são o Hanoi Space Hotel e o La Suite Hotel Hanoi.
Na segunda passagem tivemos também um quarto privado, mas no Vietnam Backpackers Original, que tem um perfil mais tranquilo e fica numa rua estreitinha, na região do centro antigo mais próxima ao lago Hoan Kiem e à catedral.
Nessa região, outras opções de hotéis são o Splendora Hotel e o Spendid Star.
Veja mais opções de hotéis e albergues bem avaliados no Old Quarter de Hanói.
French Quarter, onde ficar no bairro francês de Hanói
Na época do domínio francês sobre o Vietnã, o bairro antigo de Hanói era uma área pantanosa e insalubre. Como era padrão em suas áreas de domínio colonial, os franceses logo começaram a desenvolver um novo núcleo urbano, ao sul do lago, seguindo o padrão parisiense de largas avenidas com suntuosos palácios, destruindo o que havia por ali.
Esta nova área do centro por muitos anos ficou conhecida como French Quarter, ou o bairro francês. Ainda hoje é possível encontrar essa denominação em guias de viagem, apesar de estar deixando de ser usada.
Mais sobre a ocupação francesa no Vietnã: Conheça a Cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, capital do Vietnã do Sul
Ficar hospedado no bairro francês deixa os hóspedes afastados o suficiente dos tumultos de Hanói, mas ainda perto de tudo o que há para fazer na cidade. Ficar distante da confusão pode ser positivo por dar mais tranquilidade à estadia. Ou negativo, já que o caos vietnamita é uma das grandes atrações a quem visita o país 😉
No French Quarter as opções de hospedagem não são muitas. E se concentram especialmente nos casarões e prédios antigos nos arredores da Ópera de Hanói, que por si só são uma atração à parte.
Como sugestão, nesta área estão o Hotel de l’Opera Hanoi, um dos mais famosos da cidade, e o Hilton Hanoi Opera. Para uma opção mais acessível, experimente o Conifer Boutique Hotel.
olá Carlos, estou montando uma viagem tailandia e vietnã, mas vou parar na ida e na volta em algum pq a viagem é muito longa e meu marido e eu precisamos de um descanso.
faremos bangkod, chiang mai e chiang rai, ilhas phi-phi e acho que terei que escolher somente uma cidade no vietnã: hanoi ou saigon?obrigada
Jussara, comparando as cidades eu escolheria Saigon (hoje Ho Chi Minh), mas em Hanói você tem a chance de ir até Ha Long Bay, que é uma das atrações mais impressionantes que visitamos em todo o Sudeste Asiático.