Home » Destinos » Vietnã » 3 formas de conseguir o visto para o Vietnã
Vietnã

3 formas de conseguir o visto para o Vietnã

visto vietnam

O Visto para o Vietnã é obrigatório para Brasileiros portadores de passaporte comum em viagens de turismo. Conseguir esta autorização pode ser o passo mais complicado e burocrático a ser dado ao programar uma viagem pelo Sudeste Asiático. Mas exite até mesmo uma opção de visto online, que com organização e planejamento bem feitos pode fazer com que esta etapa seja facilmente superada.

Aqui vamos listar as 3 formas que conhecemos de conseguir seu visto para o Vietnã, uma online e duas “offline”. Dependendo dos seus planos de viagem, uma delas deverá ser a melhor opção:

1. O Visto para o Vietnã concedido na chegada (Visa on Arrival) com pré-aprovação online

Visto-para-o-Vietnã

Caso você pretenda desembarcar no Vietnã por algum dos seus aeroportos internacionais (Hanoi, Ho Chi Minh City, Da Nang ou Nha Trang), você pode solicitar o visto online, no desembarque (Visa on Arrival), ao invés de fazer o procedimento para conseguir o visto para o Vietnã através de uma representação consular.

Este é o método mais simples e mais barato de se conseguir o documento.

Para isso é necessário conseguir primeiro uma carta de aprovação.

Como há muitos sites que prestam o serviço, nossa recomendação é que ela seja obtida num site confiável como o Vietnam-eVisa.org.

OBS: Note que este método de emissão do visto online é exclusivo para quem desembarca no país por via aérea. Se sua intenção é cruzar alguma de suas fronteiras terrestres suas opções se limitam às representações consulares.

A carta de pré-aprovação

Para conseguir o visto ao desembarcar, o turista deve, antes sua chegada, contratar algum agente de turismo vietnamita que produza uma carta de aprovação em seu nome. Após recebida e impressa, esta carta deverá ser apresentada no balcão do aeroporto junto a outros documentos como forma de conseguir seu visto para o Vietnã.

Como este método se tornou extremamente popular entre viajantes, há hoje uma proliferação de sites vietnamitas especializados na produção desta carta. Eles entregam o mesmo produto: uma folha A4 com seus dados e de mais alguns turistas que estejam a caminho do Vietnã na mesma época.

Com o valor do serviço variando de um site a outro, nossa pesquisa inicial foi feita considerando apenas os sites que são recomendados pela Embaixada Brasileira de Hanói.

Por conta disso, para fazer uma indicação certeira aos nossos leitores, recomendamos que, para evitar cair em possíveis golpes, as cartas do visto do Vietnã sejam emitidas pelo mais conhecido: o Vietnam-eVisa.org . O site tem muitos anos de experiência na emissão de vistos junto ao setor consular do Vietnã.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, via PayPal, ou em dinheiro, através do Western Union. Com um nível a mais de segurança, eles ainda garantem que devolução do valor pago caso a emissão do visto seja negado pelo Vietnam immigration Department.

Com a confirmação do pagamento, em até dois dias úteis você receberá a carta que pré-aprova o seu desembarque em solo vietnamita por email.

O Visto para o Vietnã após a pré-aprovação online

De posse de sua carta impressa, no desembarque em um dos aeroportos onde o Visa on Arrival é concedido, você deverá pagar a “Stamp Fee”. Isto é uma taxa cobrada pelo carimbo do visto para o Vietnã em seu passaporte.

Nos aeroportos mais movimentados é possível que se forme uma fila de até uma hora de espera pelo carimbo. Isto tem ocorrido porque, como falamos, esta modalidade tem sido a mais popular entre viajantes recentemente.

PS: Para quem quiser evitar a fila, na hora de aplicar a carta de pré-aprovação para o visto online, no Vietnam-eVisa.org é possível solicitar um “Airport Fast Track”. Isto é um serviço extra que disponibiliza um assistente pessoal para o viajante que quiser, legalmente, furar a fila e receber o visto para o Vietnã de maneira mais rápida. A escolha vai do tempo disponível de cada um.

Furando a fila ou não, quando chegar a sua vez, os documentos a apresentar que serão necessários para o Visa on Arrival são:

  • Passaporte original (validade de no mínimo 6 meses);
  • O formulário impresso preenchido OU opte por pegar uma cópia no local e preencher na hora.
  • 2 fotos 5×7 ou 4×6 tamanho de passaporte
  • O valor da Stamp Fee. Desde 2015, 1 entrada de até 30 dias custa USD25. E deve ser paga EM DÓLARES AMERICANOS. Não são aceitos cartões, não há caixas eletrônicos e, caso aceitem em outra moeda a conversão será extremamente desfavorável.

2. O visto para o Vietnã via Embaixada no Brasil

Visto-para-o-Vietnã

Para quem está no Brasil planejando uma viagem ao Vietnã ou um mochilão pelo Sudeste Asiático que inclua o país no roteiro, fazer o processo via embaixada brasileira pode ser uma boa opção para conseguir o visto para o Vietnã antes mesmo de sair de casa.

O maior empecilho desta opção é que o Setor Consular da Embaixada vietnamita fica em Brasília. Caso você não more na capital e não esteja disposto a ir até o Distrito Federal fazer seu procedimento pessoalmente, será necessário enviar seu passaporte pelos Correios. Apesar disto ser simples, o envio faz com que você assuma um possível risco de extravio do documento no processo.

Ainda assim, esta é uma boa escolha a quem puder se programar com antecedência. Afinal, uma vez aprovado, o visto emitido pela Embaixada dará a liberdade de entrar no Vietnã por via aérea, terrestre, marítima ou da maneira que o turista preferir.

Para brasileiros, este visto para o Vietnã emitido através da Embaixada pode ser obtido com até 6 meses de antecedência do início de sua viagem.

O download do passo a passo, com uma série de documentos explicativos, pode ser feito no site da Embaixada do Vietnã no Brasil.

Documentos necessários para concessão do visto para o Vietnã para brasileiros via Embaixada em Brasília:

  • Passaporte original (validade de no mínimo 6 meses);
  • Cópia da página com informações pessoais do passaporte;
  • Preenchimento do formulário de visto online (disponível em inglês, francês, alemão e vietnamita).
  • Cópia impressa e assinada do formulário, anexando uma foto 3x4cm caso não consiga fazer o upload da foto digital diretamente no formulário online;
  • Cópia do ticket de reserva. Ou, caso não tenha a passagem aérea que comprove a entrada no Vietnã, é obrigatório o encaminhamento das passagens aéreas de entrada e saída do Brasil. Para múltiplas entradas a apresentação dos tickets de reserva é obrigatória.
  • Reservas de hotéis.
  • Comprovante de pagamento da taxa de visto para brasileiros e taxa de retorno do passaporte pelos Correios

Todo o material deve ser entregue pessoalmente ou enviado pelos Correios para o endereço da Embaixada do Vietnã em Brasília.

Para maiores informações, consulte o Setor Consular da Embaixada do Vietnã no Brasil:

Horário: de Segunda-Feira à Quinta-Feira: das 9h às 12h.

Telefone: (61) 3364-5876

Email: vnconsular@gmail.com

Veja a explicação completa no Site: Vietnam Embassy Brazil

Leia mais sobre o Vietnã: Halong Bay, Vietnã, o paraíso num país famoso pela guerra

3. O visto para o Vietnã via outras Embaixadas espalhadas pelo mundo

Visto-para-o-Vietnã

O governo vietnamita não restringe que cidadãos brasileiros emitam seu visto para o Vietnã em seu país de origem. É permitido que se dê entrada em qualquer um dos setores consulares que o Vietnã tem espalhados pelo mundo.

Assim, uma opção pode ser a de dar entrada no visto para o Vietnã em alguma embaixada dos países vizinhos. Isto é válido especialmente para quem tem um perfil de viajante mochileiro, que evita ter um planejamento prévio rigoroso e, além disso, possui alguns dias sobrando em seu itinerário pelo Sudeste Asiático. A representação de Bangkok costuma ser a opção preferida nestes casos.

A Embaixada do Vietnã em Bangkok fica a uma curta caminhada da Estação Phloen Chit do BTS SkyTrain.

O passo a passo para concessão do visto para o Vietnã para brasileiros (e a outras nacionalidades), em Bangkok, pode ser visto no site Vietnam Embassy Thailand (em inglês)

Uma vez lá, os documentos necessários para a emissão do visto serão:

  • Passaporte original (validade de no mínimo 6 meses);
  • O formulário online impresso preenchido OU opte por pegar uma cópia no local e preencher na hora.
  • 2 fotos 5×7 ou 4×6 tamanho de passaporte (é possível conseguir em lojinhas no entorno da estação do BTS)

O tempo normal de processamento do visto para o Vietnã por este método é de 4 dias. (Há informações, no entanto de que é possível pagar taxas extras para um processamento expresso, mas não conseguimos confirmar).

Para maiores informações, consulte o Setor Consular da Embaixada do Vietnã na Tailândia:

Horário: de Segunda-Feira à Sexta-Feira: das 08h30 às 12h00h e 14h00 às 17h30

Email: vnemb.th@mofa.gov.vn

Site: Vietnam Embassy Thailand

Leia mais sobre o Vietnã: Um roteiro por Hanói, a capital do Vietnã

A melhor opção para conseguir o visto para o Vietnã

Visto-para-o-Vietnã

A opção ideal para conseguir seu visto para o Vietnã será sempre aquela que melhor se adaptar ao seu planejamento de viagem. Afinal, cada um dos métodos tem suas vantagens, desvantagens e restrições. Analise com cuidado.

Caso esteja no Brasil, escolha a Embaixada em Brasília; se tiver medo de enviar o passaporte pelos correios, programe-se para passar em uma de suas representações; se tiver certeza que vá desembarcar pelos aeroportos credenciados, faça o visto online.

Independente da que for escolhida por você, programe-se com antecedência evitando contratempos que possam estragar sua viagem.

O Vietnã é um país fantástico. Temos certeza que todo o esforço para conseguir seu visto de entrada será recompensado pela experiência que a viagem até lá proporcionará.

E lembre-se que estes processos de concessão de vistos mudam com muita frequência. Portanto, sempre busque as informações mais atualizadas junto a um agente de turismo, em blogs especializados e, especialmente, junto à representação consular do país.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

42 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

    • Não por esse sistema. O que indicamos serve somente para turismo. Para visto de estudante eu recomendo que você entre em contato com a escola que saberão te orientar como conseguir.

  • ola! estou com uma duvida e nao consigo obter a resposta, vc pode me ajudar, carlos..
    eu estarei na tailandia e vou para o vietna passar 10 dias e retorno para a tailandia ( estarei morando la temporariamente). caso eu queira voltar ao vietna ( masi uma vez como turista), preciso passar algum tempo fora ou nao tem limite de tempo ( podendo voltar assim que eu quiser, fazendo um outro visto no caso)

    • Iara, se o intervalo de tempo entre uma viagem e outra for curto (menor do que a duração do visto) você pode solicitar um visto de múltiplas entradas. É possível fazer isto no mesmo site que indicamos.

  • Pessoal, a página precisa ser atualizada. É possível solicitar o e-visa direto no site do governo vietnamita pelo custo de $25, sem a necessidade, portanto, de contratar agências independentes. Ademais, é possível ir diretamente com o e-visa para a imigração, não sendo necessária a ida ao balcão do “Stamp Fee”. Em resumo, mais seguro, mais fácil e mais barato.

  • Olá Carlos tudo bem! primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu belíssimo blog.

    Irei para o Vietnã no próximo mês e pretento me casar lá mesmo, estou em duvidas qual o procedimento documental poderia estar acertando a documentação por lá, já que aqui é necessário ir até brasília, se eu conseguir estarei poupando tempo e dinheiro, obrigado e parabéns mais uma vez.

    • Oi Marco Aurélio! Confesso que é um comentário bastante inusitado, não fazemos ideia de quais documentos para casar no Vietnã, seria bom entrar em contato com a embaixada por email ou telefone.

  • Olá Carlos, primeiramente obrigado pelo post, muito útil.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: Já tenho as passagens com entrada pelo aeroporto de Hanoi em 04/01/2020 e saída por Da Nang em 10/01/2020. Devo pedir a carta informando estas datas exatas, ou colocar alguns dias antes na entrada e alguns a mais na saída? Pensei nessa questão caso, por algum motivo como cancelamento ou alteração de voo, seja necessário antecipar a entrada ou postergar a saída. Grato

    • Robert, você só informa a data de entrada e recebe no mínimo 30 dias de visto. Se o voo de ida atrasar não tem problema entrar depois do visto começar a valer. Mas se quiser antecipar, aí você tem que pedir outro visto e o anterior é cancelado automaticamente.

  • Excelente Texto, meu amigo! Me ajudou bastante! Tenho uma dúvida: Viajo para Tailandia em Fevereiro 2020 passagem ida e volta Gru- Bkk. Mas chegando lá eu irei visitar outros países como o Vietnam, Camboja e quando eu retornar à Tailandia, de onde partirá meu voo de volta ao Brasil. Precisarei passar pela imigração novamente para despachar minhas malas? Obrigado!

    • Depende. Se seus voos de volta para a Tailândia e da Tailândia para o Brasil forem operados pela mesma companhia ou empresas parceiras compradas no mesmo bilhete, não precisará. Se forem diferentes, precisará sim.

  • oi Carlos,
    achei bem informativo o seu texto, porém ainda estou com uma dúvida.
    Vou de Chiang Mai para Hanoi de avião e preciso de um visto. Achei apenas relatos de brasileiros com visa on arrival e nada sobre o e-visa. Achei estranho já que pelo que entendi o e-visa se faz tudo online e já passa direto na imigração com o visto pronto. Não sei qual é o ideal. Vou ficar 5 dias, apenas uma entrada. As companhias aéreas aceitam ambos pra embarcar? vou de Asia Air.

    obrigada.

    • Patricia, não conheço e-visa no Vietnã. O visa on arrival é este modelo onde você viaja com uma carta de pré-aprovação e consegue o visto no aeroporto. É super simples de fazer.

  • Olá Carlos!! chegarei no Vietnã por Hanoi (aeroporto), farei o cruzeiro em halong bay, logo em seguida volto pra Hanoi para pegar um voo para bali . Esse voo fará conexão em ho chi min e não é vinculado(temos que fazer auto transferência…). Estou muito em dúvida se devo ou não adquirir o visto de múltiplas entradas, em cada lugar vejo uma coisa…se puder me ajudar… grata!

    • Ingrid, para voos num mesmo bilhete eu tenho certeza que o visto não é necessário, pois fiz isso. Como meus voos eram com a mesma empresa a bagagem foi despachada diretamente e pude ficar no salão de embarque, sem passar pela imigração.
      No seu caso, minha dedução é que, caso só tenha mala de mão você poderá fazer o mesmo tranquilamente, caso já tenha feito check in do segundo voo. Porém, caso precise despachar bagagem no segundo voo é provável que te façam passar pela imigração e aí o visto vai ser obrigatório.

  • Olá Carlos. Viajarei em janeiro mas já estou dando uma olhada nos vistos. Com relação aos preços, fiz uma simulação no site que você recomendou e deu 24 dólares para duas pessoas. Enquanto que a empresa que compramos o passeio de halong bay (paradisecruise.com) está cobrando 40 dólares para os dois. Quanto você pagou quando foi? Aliás…você conhece essa empresa? Comprei online mas sempre dá aquele frio na barriga hehe.

    • Gustavo, pode fazer transquilo que usamos quando fomos e já recomendamos há anos aqui no blog, sem nunca ter tido relatos de leitores que tenham tido problemas com ela.

  • Olá
    Eu e amiga participaremos de cruzeiro em abril/2020 que passará por Ho Chi Min em um dia ou 2 apenas. Que tipo de visto recomenda? O visto on line será suficiente? também receio extravio pelo correio, e o despachante indicado pela Norwegian cobra cerca de R$900 pelos serviços e taxas!!!!!.

  • Boa noite Carlos!
    Achei seu post muito interessante e elucidativo

    Chego de Navio no Vietnã dia 28/12/19 às 8:00h e saio dia 29/12/19 às 18.00h
    É o mesmo procedimento da via aérea.
    É somente uma entrada não é.

    Obrigado

  • Bom dia!

    Achei seu post muito interessante e elucidativo.

    Devo estar viajando para o Sudeste Asiático em 10 dias mas sempre viajo sem programação. Será um problema pedir o visto sem saber o dia de entrada e de saída no Vietna?

    Nao sei se começo pela Tailandia ou vice versa, estou acostumado a decidir tudo na hora, sem programação.

    Obrigado

    • Leandro, no processo online de visto do Vietnam da pra pedir urgência e a carta sai em 48h ou até mesmo em 24h. Claro que quanto mais rápido, mais caro fica o serviço.

  • Olá Carlos
    Vou fazer um mochilao pelo sudeste asiático. Saio do Brasil em meados de setembro e tenho previsão de chegada no Vietnã em fevereiro. Posso solicitar a carta de aprovação agora (agosto) e utiliza-la somente em fevereiro ou a carta tem validade?
    Grato,

    • Daniel, não é preciso tirar a carta com tanta antecedência. A aprovação costuma sair em poucos dias. É possível inclusive pagar um pouco mais para emitir com 24h de prazo, caso necessário.

  • Olá Carlos. Em relação aos preços dos vistos. Para fazer via embaixada, o mínimo sai por R$200. Quanto custa o visto online?
    Grata

  • oi Carlos, estarei indo para Vietnã e Tailândia em março, ainda não tirei o visto pro Vietnã, mas estou pensando em tirar o online mesmo, chego no Vietnã dia 8 e pretendo ir pra Tailandia no dia 13. Chego por Ho chi Minh e estou pensando em sair por Hanoi já que quero fazer o cruzeiro por Halong Bay.
    Você s fizeram o online também? é tranquilo pra entrar?

    • Letícia, nós fizemos exatamente assim, mas no sentido contrário, entrando por Hanói. O visto online é super tranquilo e bem mais fácil de conseguir do que pela embaixada. Fazendo a carta nos sites que recomendamos você não terá qualquer problema para entrar.

  • Olá Carlos,

    Vou para o sudeste asiático daqui a 2 semanas (ailândia – Laos – Vietnam – Cambodja – Tailândia). Liguei para a embaixada do Vietnam e um secretári consular disse “O visto on arrival não é recomendado e o e-visa não está disponível. O único meio garantido de se obter o visto para o Vietnã é pela Embaixada. ” Aí deu preço de despachante, tem o problema de enviar o passaporte por email… 2 vistos vão sair por mais de R$600. Estou desconfiada de que seja um esquema de arrancar dinheiro. Você teve experiência pessoal com Visa On Arrival, conhece que tenha tido, é uma experiência recente…? Pergunto o mesmo sobre pedido de visto pela embaixada. Estou muito em dúvida do que fazer e com medo de não dar tempo de fazer em Brasília ou de nossos passaportes se extraviarem (moro no Rio). Por outro lado também tenho medo das outras opções, já que a embaixada não recomenda. Também não me agrada depender de uma representação diplomática em um país que não conheço.

    • Oi Cecília, pode fazer o visto online sem preocupação. Nós fomos para o Vietnã assim e, em anos de comentários aqui no blog, nunca recebemos qualquer relato de quem tenha sido impedido de entrar no país desta forma.

  • Carlos, parabens pelo artigo, esta otimo, gostaria de saber sua opniao para o visto de 3 meses, é um processo complicado? Como funciona?

    Obrigado

    • É super fácil, Djone. é o mesmo processo online do visto comum. Você só precisa optar pelos três meses, pagando uma taxa um pouco mais cara.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv