Home » Destinos » Bolívia » Onde ficar em La Paz: os 4 melhores bairros e hotéis
Bolívia

Onde ficar em La Paz: os 4 melhores bairros e hotéis

Para escolher onde ficar em La Paz, os turistas têm como principais opções dois bairros no Centro e outros dois na nobre Zona Sul da maior cidade boliviana. Caso se decidam por uma das duas regiões centrais, lá estarão mais próximos das atrações da cidade, mas no meio do tradicional caos de La Paz. Já se optarem pelos bairros da Zona Sul poderão reservar hotéis de padrão mais elevado e curtir uma parte mais tranquila da cidade, em altitude mais baixa, ainda que distante dos principais pontos turísticos.

Para planejar sua ida a maior cidade da Bolívia, leia nossas dicas para saber o que fazer em La Paz.

A geografia de La Paz e a influência da altitude

Onde ficar em La Paz: A altitude da maior cidade da Bolívia

A cidade de La Paz ocupa um vale no meio dos Andes que se desenvolve, aproximadamente, no sentido Norte-Sul (ou Noroeste-Sudeste para ser mais exato). Este eixo principal segue a sequência das maiores Avenidas que cortam a cidade, como a Mariscal Santa Cruz e a 16 de Julho, que dividem o Centro em duas partes.

O eixo Norte-Sul também acompanha a variação na altitude da cidade, que pode ser determinante na hora de escolher onde ficar em La Paz. Os trechos mais ao norte, como o aeroporto “El Alto”, ficam em altitudes mais elevadas, enquanto bairros mais ao Sul ocupam as partes mais baixas. Tal variação pode chegar a 1.000 metros nos extremos da cidade. Enquanto “El Alto” fica acima dos 4.000 metros, o Centro está a cerca de 3.600 e os bairros da Zona Sul, como Calacoto, por volta de 3.100.

Não por acaso, as diferenças econômicas dos bairros também seguem a mesma variação. Quanto mais ao norte, mais humildes as casas, que são erguidas onde é necessário viver no extremo da altitude. Quanto mais ao sul, mais nobres os bairros de La Paz, onde vive apenas quem ter condições de ter uma casa em uma altitude menos agressiva.

Onde ficar em La Paz: os 4 melhores bairros da maior cidade boliviana

Como cada viajante tem um perfil diferente, para ajudar a escolher onde ficar em La Paz, as recomendações abaixo estão divididas englobando sugestões que sirvam aos mais variados padrões.

Os 4 melhores bairros de La Paz são:

El Rosario e Belén

Onde ficar em La Paz: Os bairros mais procurados em La Paz ficam perto da Igreja de San Francisco

No distrito central de La Paz, El Rosario e Belén são os bairros preferidos pela maior parte dos turistas que visita a cidade. Localizados do lado oeste da Avenida Mariscal Sucre, estes bairros concentram boa parte da infraestrutura turística de La Paz, contando com vários hotéis e albergues, casas de câmbio e agências de viagem, além de muitas atrações, como a Igreja de São Francisco e o Mercado das Bruxas.

Veja uma seleção de hotéis na área central de La Paz.

O lado negativo de se hospedar por ali é o ficar bem no meio do caos de La Paz. As ruas são sempre muito movimentadas, com trânsito pesado, cheias de gente circulando, sujas e barulhentas. Para quem fica pouco tempo e quer se focar nas atrações turísticas isto não chega a ser um grande problema. Mas se seu perfil for mais voltado a conhecer a rotina da cidade, talvez lá não seja a melhor opção.

Nestes bairros, um dos hotéis preferidos dos viajantes é o Hotel Sagarnaga, que tem preços acessíveis e fica bem no coração da Calle Sagarnaga, a mais importante turisticamente deste trecho da cidade. Foi lá onde fiquei em duas das minhas visitas a La Paz.

Aos mais exigentes, opções ainda melhores são o Hotel Rosario La Paz e o La Casona Hotel Boutique, que funcionam ambos em casas de estilo colonial.

Centro

Onde ficar em La Paz: A Praça Murillo, uma das mais conhecidas de La Paz, fica no Centro da cidade

Do outro lado da Avenida Mariscal Santa Cruz, no Centro de La Paz é onde estão os edifícios institucionais do Governo, concentrados ao redor da Praça Murillo. Além deles, a Calle Jaén, a mais bem preservada em estilo colonial de La Paz, é o outro grande ponto de interesse neste trecho da cidade.

Ao contrário do que ocorre em El Rosario e Belén, ficar hospedado no Centro não é tão prático a um turista, visto que a infraestrutura para atendê-lo se concentra nos bairros vizinhos. À noite, o centro de La Paz sofre (como quase toda cidade grande latina) um processo de esvaziamento, visto que possui poucas construções de uso habitacional, deixando algumas ruas ermas.

Ao procurar onde ficar em La Paz, numa busca rápida você logo verá que, no Centro, não há tantos hotéis bem avaliados quanto em El Rosário e Belén, justamente por seu foco fraco no turismo. A exceção que confirma a regra é o Hotel Casa de Piedra, que fica no Centro, mas bem próximo da Igreja de São Francisco. Na Calle Jaén, o Hostal Ananay é uma alternativa interessante a quem procura um albergue.

Sopocachi

Onde ficar em La Paz: os lindos e estilosos prédios do bairro de Socopachi

Sopocachi fica no sul da cidade, a quinze minutos de carro do Centro de La Paz. O bairro abriga edifícios comerciais, bancos, embaixadas (a brasileira inclusive, na Avenida Arce) e uma enorme variedade de restaurantes. Durante a noite, suas ruas e praças se tornam um grande centro boêmio, com uma concentração de pubs e casas noturnas como em nenhum outro canto da cidade. Sopocachi é, sem dúvidas, o melhor lugar para ficar em La Paz para quem quer curtir a cidade tanto de dia quanto a noite.

Localizado na parte mais baixa da cidade, em meio às áreas nobres de La Paz, Sopocachi é um bairro mais charmoso, arborizado e limpo do que o centro. Por aqui há muitas mansões, apartamentos de alto padrão e, claro, hotéis. Apesar de mais caro do que a média dos bairros centrais, Sopocachi dá ao turista a chance de conhecer com mais tranquilidade a rotina da cidade, ideal a quem não esteja hospedado ali apenas para visitar as atrações turísticas.

As melhores indicações em Sopocachi são o Stannum Hotel ou o Hotel Mitru. Já as alternativas mais econômicas são o Anami Hotel, ou ainda o 3600 Hostel, para quem esteja atrás de uma opção com quartos compartilhados.

Calacoto e San Miguel

Na Zona Sul de La Paz, Calacoto e San Miguel são os principais bairros hoteleiros de uma região da cidade pouco visitada pelos turistas. Ambos são formados por áreas residenciais e suas opções de hospedagem são mais voltadas ao visitante de longo prazo e a quem busque alternativas de alto/altíssimo padrão, que são raras no restante da cidade.

Ficar hospedado por aqui deixa o visitante localizado na área mais nobre da cidade. Estará em ruas mais limpas e seguras, além de se beneficiar da altitude mais baixa da cidade. Nos dois bairros, as opções de hospedagem existentes são de padrão cinco estrelas.

Em Calacoto, o turista pode reservar, na Avenida Ballivián, o Suites Camino Real ou o Casa Grande Suites. Em San Miguel as opções são o Atix Hotel ou o Casa Grande Hotel, que tem spa, academia, bares e piscinas.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close