Chegamos em Perth num dia chuvoso e tumultuado, depois de termos nosso voo que sairia de Melbourne cancelado. A recepção já não era das melhores e a chuva ainda ajudava a desanimar bastante. Ao sairmos da Nova Zelândia no inverno, estávamos atrás de sol, praia e um pouquinho de calor – a visão clássica que todo brasileiro tem da Austrália – mas chegamos na semana mais fria em décadas!
Por conta do atraso na chegada, desembarcamos após o horário comercial e não conseguimos buscar o carro que tínhamos alugado, nem habilitar nossos cartões na agência bancária como havíamos planejado. Não era um bom começo da nossa relação com a cidade.
Leia mais: Conheça as melhores regiões e escolha onde ficar em Perth
Logo partimos para nossa curta viagem pelo Sudoeste da Austrália e quando retornamos a Perth, para começarmos nosso primeiro house sitting no país, o clima já estava todo diferente. Sol e céu azul. Perth finalmente se apresentava pra gente com sua melhor cara.
Leia mais: Conheça Esperance, a cidade com lagos cor de rosa e praias com cangurus.
Perth, Austrália: a cidade grande mais isolada do mundo
Quando aceitamos uma proposta de house sitting na cidade, tudo o que sabíamos sobre Perth era que, ao contrário de todas as outras grandes australianas, ficava na Costa Oeste, do outro lado do enorme deserto e que era a terra natal do saudoso ator Heath Ledger. Fora isso, estávamos bastante animados em irmos para uma região da Austrália que poucos vão devido ao seu isolamento.
Leia mais: Um roteiro pelo deserto dourado da Austrália.
E bota isolamento nisso. Adelaide, a cidade grande mais próxima, fica a mais de 2000 kilômetros de distância. Ir de Perth a Adelaide é equivalente a ir de Londres a Moscou!
Perth, a única cidade grande no Oeste da Austrália
Perth nos surpreendeu pelo seu tamanho. É a maior e única cidade grande de toda a Western Australia, rota de negócios dos executivos do lado leste e porta de entrada para o Sudeste Asiático.
Depois de tanto tempo passando por cidades minúsculas e estradas vazias na Nova Zelândia, chegar em Perth foi um choque pelo contraste gritante. Trânsito, estradas com várias pistas, arranha céus e lojas de grandes marcas no Centro.
Mas mesmo ainda sendo enorme no tamanho, possui clima de cidade pequena, do interior, com casas baixas, múltiplos bairros residenciais, comércio fechando cedo e vida selvagem abundante. Onde morávamos, por exemplo, tínhamos constantemente a visita de cacatuas e lagartos, e nas estradas, bastava sair um pouco do centro para que fosse certa a presença dos cangurus.
O que fazer em Perth, na Austrália?
Perth possui uma vida executiva incansável, o que muitas vezes a torna não muito amigável aos turistas. Suas ruas estão sempre cheias, concorridas e engarrafadas durante o expediente. E como toda cidade grande, estacionar se torna um problema complexo e caro.
Ainda que um veículo seja propício para facilitar o acesso aos bairros mais afastados, é muito mais vantajoso, caso tenha que ir inúmeras vezes ao centro, aproveitar o funcional sistema de trens da cidade.
Nos fins de semana, ao contrário, passear pela cidade é encontrar o centro vivo, cheio de famílias passeando, lojas cheias e restaurantes em pleno funcionamento, um local muito mais agradável, com crianças se refrescando nos chafarizes e pessoas usufruindo do sol.
Centro de Perth
É no centro de Perth que estão localizados grande parte dos museus da cidade. Tanto o Art Gallery of Western Australia quanto o Western Australian Museum ficam praticamente na mesma rua, sendo separados por um agradável espaço verde, perfeito para ver o tempo passar tomando um sorvete.
Art Gallery of Western Australia
O Art Gallery of Western Australia possui obras contemporâneas de vários artistas diferentes, dispondo de uma galeria somente para os de origem aborígene. As obras são bem impactantes, fazendo refletir sobre a delicada situação na qual se encontram os nativos do país, tão humilhados durante os séculos.
Western Australian Museum
O Western Australian Museum é um museu de história natural, onde várias galerias com ossadas de dinossauros, meteoros e animais empalhados nativos da Austrália podem ser estudados.
Mas lá também existe uma galeria somente sobre a história do povo aborígene, desde o início dos tempos – há 50 mil anos atrás – até os dias de hoje, mostrando toda a luta contra o racismo, as poucas conquistas, sua arte, métodos de caça, vestimentas e costumes.
Kings Park
O Kings Park é a joia de Perth. Um enorme parque verde em plena selva de pedra, com ótimos cafés, várias árvores nativas e as famosas wildflowers, flores do campo que só nascem em determinadas épocas do ano na Western Australia.
O parque fica próximo ao centro da cidade, mas em uma área elevada, e lá é possível relaxar deitado em um de seus gramados, ver todos os prédios ao longe e o imenso Swan River, o rio mais famoso da região sem toda a confusão da cidade grande.
Das famosas atrações existentes dentro do Kings Park, destaca-se também uma passarela de vidro de 222 metros de comprimento que torna possível caminhar pelas copas das árvores.
Um passeio muito agradável, com uma vista magnífica, tão perto da cidade, mas tão próxima da natureza também.
Cottesloe Beach
A praia mais famosa de Perth, Cottesloe Beach, no oeste da cidade, é dividida por um píer onde vários moradores vão pescar. Suas águas são banhadas pelo Oceano índico e possuem uma cor maravilhosa, de um verde claríssimo. Em suas calçadas, há vários restaurantes e sorveterias excelentes.
Leia também: Rottnest Island, o paraíso das quokkas e as melhores praias de Perth.
Mas a grande atração da praia é o seu por do sol. E que por do sol.
Acredito ter sido uma das coisas mais lindas vistas durante a viagem. Muitos turistas se direcionam para lá para observar o sol mergulhar no horizonte, pintando o céu de laranja vivo. A cor perdura por muito tempo e mesmo depois do sol já ter desaparecido, ainda é surpreendente de se olhar.
Voltaria em cada entardecer em Cottesloe para repetir a mesma cena infinitas vezes.
A praia também é ótima para famílias, antes do píer, e para surfistas, depois deste.
Guildford
Perth é uma cidade bastante moderna e está em constante crescimento. Basta andar para dentro da cidade para ver novos viadutos sendo construídos e pistas sendo aumentadas.
Mas caso queira ver a região histórica da cidade, basta ir até Guildford. Com a maior parte de seus prédios datando do final do século XIX, e altamente conservados, Guildford apresenta lojas, ótimos restaurantes e jardins.
Leia mais: Conheça Fremantle, a histórica cidade construída por presidiários.
No passado foi em Guildford onde os primeiros vinhedos do país se formaram – hoje grande parte se mudou para a região de Margaret River, no Sudoeste – mas ainda é possível conhecer alguns deles na beira do Swan River.
Mas peraí, e a foto clássica de Perth, com o centro visto ao longe?
Para tirar a foto clássica da cidade ao anoitecer, vá até o Sir James Mitchell Park, em South Perth, do outro lado do centro e do Swan River. Para conseguir o efeito desejado, leve seu tripé, e fotografe em longa exposição as luzes da cidade.
Ótimo texto e fotos lindas!
Da até vontade de ir visitar.
Gratidão!
Perth é linda mesmo!
Bah, fotos maravilhosas e um roteiro excelente.
Obrigado por nos mostrar um pouco de Perth.
Eu nunca fui lá, já saí do Brasil aqui perto, Argentina e Uruguai.
Gostaria de Conhecer essa cidade algum dia.
Abraço
Perth é bem bonita e calma, uma graça de cidade. Vale uma visita quando possível! Obrigada pelo comentário!
Em PERTH (AUS) existe sim várias casa de show, noturnas e bares. Listei algumas perto do centro da cidade Air Night Club, Connections, Penthouse, Rocket Room, Galaxy Lounge, todas no bairro de North Brigde
Ué Ailton, mas onde no texto tá escrito que não tem? Não entendi…
Larissa, adorei o blog.
Obrigada por compartilhar conosco suas experiências.
Recebi uma proposta para trabalhar na Austrália e petendo morar em Pinjarra com meu esposo e minhas filhas.
Gostaria de saber se você conhece Pinjarra ou conhece algum Brasileiro que more lá.
Estou precisando de informações sobre valor de aluguel, escola etc.
Um grande abraço.
Oi Elaine, tudo bem? Confesso que é a primeira vez que estou ouvindo falar de Pinjarra. Quando fomos para o sul da Austrália, passamos por fora, por Mandurah. Mas é razoavelmente perto de Fremantle e Perth, que são cidades que gostamos bastante. E as praias naquela região são lindas demais. Infelizmente não tenho como te orientar além disso, mas você pode encontrar informações em grupos de expatriados na Austrália no facebook. Talvez alguém consiga te dar uma direção lá! Abraços!
Bom dia Larissa, seria uma boa opção pra ir morar ou terias outras sugestão para um casal com um filho de 3 anos. Chega de Brasil
Perth não foi uma das cidades favoritas que estivemos na Austrália não, para tudo precisa de carro, mas para criar filhos pequenos acredito que seja uma boa. Brisbane e Gold Coast acredito que sejam mais tranquilas. Mas você teria que ver suas chances com a imigração, em vista que não é fácil ficar permanentemente na Austrália.
Oi Larissa
Primeiramente, parabéns pelas dicas e imagens. Realmente um belíssimo trabalho.
Estou com uma proposta de emprego em Perth e tenho muitas dúvidas se devo ou não aceitar. O seu trabalho me ajudou bastante, porém, na sua opinião, este seria um lugar agradável para viver com minha esposa e filha de 3 anos?
Obrigado!
Clayton
Oi Clayton,
Perth é uma cidade grande e bem agradável, co muitos parques e praias incríveis. Para morar, se pudesse escolher onde ficar em Perth, eu preferiria ficar em Fremantle, que fica a 20 min do centro da cidade.
Caso vá pra lá, aproveite um fim de semana com a família para conhecer a Rottnest Island, onde estão as praias mais bonitas que visitei na Austrália.
As fotos de vocês são incríveis! Parabéns!!
Muito obrigada Rebecca!
Parece ser mesmo uma cidade muito legal ^^
Adorei todas as fotos, mas a do passarinho em cima da madeira, na praia, ficou incrível *__*
É sim, as praias são maravilhosas (se você gostar de praias! se não gostar também, acaba mudando de ideia haha).
E obrigada pelo elogio, o pôr do sol ajudou muito, nunca vimos nada igual!
Beijos!
Larissa – Vida Cigana