Rottnest Island, ou Rotto para os mais íntimos, é um paraíso quase intocado, mas pertinho de Perth, a capital e maior cidade da costa oeste da Austrália. É um local muito frequentado tanto pela população local em feriados, fins de semana e férias escolares, quanto pelos turistas, que têm a chance de perceber toda a beleza de uma ilha perdida no Oceano Índico mesmo estando a menos de 20 quilômetros de uma das maiores cidades australianas. Rottnest, apesar de pequena, conta com diversas praias e milhares de animaizinhos adoráveis, as quokkas, que têm se tornado uma atração à parte. É um local realmente surpreendente.
O passado de Rottnest Island, quando ainda não era uma ilha
A ilha de Rottnest conta com um passado bem antigo, com relatos da população aborígene vivendo lá há 30 mil anos atrás. O povo indígena relata, em uma das tradições orais mais antigas do mundo, a história de quando uma colina – na língua aborígene noongar – conhecida como Wadjemup, se separou da planície costeira.
Wadjemup é Rottnest, e naquele tempo, a ilha era ligada ao continente australiano, sendo separada há 7 mil anos atrás, após a elevação do nível dos oceanos. Desde então, por milhares de anos, este relato vem sendo passado de geração em geração como parte da sabedoria oral dos povos aborígenes.
Veja mais: Saiba como tirar o visto australiano de uma maneira fácil e rápida.
Ironicamente, com a chegada dos europeus, Rottnest Island virou uma prisão somente para os indígenas, existindo deste modo até 1920. Ainda hoje, no entanto, o local é considerado um sítio sagrado para o povo aborígene devido ao número de antepassados que faleceram lá.
Como chegar a Rottnest Island
Para chegar até Rottnest Island, é preciso pagar um ferry que realize a travessia do continente para a Ilha. Duas empresas operam o trajeto e há opções saindo de Perth ou, de maneira mais barata, de Fremantle, uma linda e histórica cidade ao sul da capital.
A travessia dura só meia hora e é aconselhável comprar as passagens com alguns dias de antecedência, principalmente no verão, quando a ilha fica lotada de famílias australianas querendo aproveitar suas praias. Nós fomos durante o inverno e mesmo assim, com a previsão indicando tempo aberto para o fim de semana, alguns horários já estavam esgotados.
E fique atento: as opções de hospedagem em Rottnest Island são limitadas e, ainda mais a quem queira pagar barato em um albergue, reservar com antecedência é essencial.
Ainda assim, a quem não pretenda passar uma noite na ilha, ou não queira pagar os altos preços dos hotéis locais, um passeio de um dia por Rottnest pode ser encaixado perfeitamente a partir de uma estadia em Fremantle ou mesmo em Perth. Foi desta forma que fizemos.
As praias e o clima em Rottnest Island
Como grande parte das praias do Oceano Índico, as baías de Rottnest Island possuem tonalidades maravilhosas. Indo do azul escuro ao verde claríssimo, suas águas transparentes e rasas são perfeitas para nadar, fazer snorkel e pescar. Em algumas outras é possível encontrar águas mais agitadas, sendo ótimas para surfar. Além disso, a ilha possui inúmeras praias de areias brancas, sendo que algumas como The Basin, Pinky Beach e Little Salmon Bay aparecem em qualquer lista das melhores da Austrália.
Rottnest ainda possui um pequeno centro com restaurantes e alguns prédios históricos, mas em Rotto não se anda de carro, apesar de ter estradas asfaltadas. Lá, todos, até mesmo a polícia local, andam de bicicleta. Deste modo é possível fazer várias trilhas pedalando por toda a ilha, o que torna a experiência muito mais agradável e saudável.
Com muitos interessados em conhecer a ilha sobre rodas, são super comuns as ofertas de pacotes, pelas empresas que realizam o transporte, que já incluam além do tíquete de retorno, uma diária de aluguel de bicicleta.
Rottnest, o ninho de “ratos”, o paraíso das quokkas, os animais mais felizes do mundo
Fora toda a beleza natural, a grande atração de Rottnest Island, e o que torna a visita à ilha algo único no mundo, com certeza são as quokkas. São mamíferos marsupiais, como quase todos os exóticos que só existem no continente australiano, do tamanho de um gato doméstico, que são tidos como os animais mais felizes do mundo, pois o formato de suas bocas dá a impressão de que estão constantemente sorrindo.
A ilha de Rottnest possui de 15 a 18 mil delas, que de tão numerosas são avistadas tantas vezes que, quando os europeus chegaram no século XIX, deram o nome atual da ilha, Rottnest, que significa em holandês “ninho de ratos”, pois, ao longe, as quokkas davam a impressão de serem ratos gigantes.
Como são os únicos mamíferos que habitam a ilha, e sem predadores naturais por perto, as quokkas de Rottnest Island, se acostumaram com a presença constante dos humanos, sendo muitíssimo amigáveis e tornando impossível a tarefa de não se apaixonar por elas.
Uma vez em Rottnest, é muito fácil se aproximar desses animaizinhos, e caso você não vá até elas, elas irão até você. As quokkas entram em restaurantes, banheiros e até na sua mochila, caso a deixe aberta enquanto acaricia alguma outra (ops, oficialmente é proibido tocar nelas, mas quem resiste?). Mas é de extrema importância não alimentá-las, pois elas são muito frágeis e se intoxicam facilmente com alimentos não apropriados. Se algum fiscal de Rottnest ver um turista alimentando as quokkas, a multa é salgada.
Rottnest Island em seu roteiro de viagem pela costa oeste da Austrália
Incluir Rottnest Island em seu roteiro é super aconselhável e obrigatório a qualquer um durante uma estadia em Perth. Um lugar, como poucos no mundo, beirando ao surreal de tão bonito e com tanta vida selvagem circulando livremente por todos os cantos é imperdível a quem já tenha vindo de tão longe.
Onde ficamos hospedados
Ficamos hospedados em Fremantle, no recém-inaugurado YHA Frementle Prison e pudemos ir caminhando até o porto de embarque para Rottnest.
Nós aproveitamos uma super oferta do YHA Australia, onde pudemos pagar ida e volta, mais o aluguel da bicicleta por um preço bastante acessível. A promoção é por tempo limitado, mas aberto a qualquer um que procurar a recepção do YHA Fremantle Prison.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.