Home » Destinos » Uruguai » Como alugar um carro em Montevidéu para uma viagem pelo Uruguai
Planejamento Uruguai

Como alugar um carro em Montevidéu para uma viagem pelo Uruguai

aluguel de carro em montevideu

Alugar um carro em Montevidéu é a melhor opção para quem pretende fazer uma viagem pelo litoral e pelo interior do Uruguai.

Uma das dificuldades na hora de percorrer o interior do país é a escolha dos meios de transporte. Para quem se mantém em Montevidéu somente, isto não chega a ser uma preocupação, mas fora de lá o planejamento fica um pouco mais complexo. Por existirem poucas linhas de ônibus ligando as cidades menores, alugar um carro é sempre uma solução mais prática para quem quer ir além da capital quando viaja ao Uruguai.

Como e Quando alugar um carro em Montevidéu

aluguel de carro em montevideu

A forma mais fácil de alugar um carro em Montevidéu é fazendo uma reserva com antecedência e agendando a retirada do veículo logo para o desembarque, no aeroporto de Carrasco. Lá existem várias locadoras com guichês próprios, mas deixar para alugar somente no momento da chegada faz com que os preços cobrados sejam bem mais altos.

Chegar sem ter reserva também não garante que as empresas de aluguel tenham carros disponíveis na hora. Sendo um país pequeno, na alta temporada a demanda pode ser maior do que os estoques das locadoras.

Para quem pretende conhecer Montevidéu sem carro, o ideal é deixar a capital como a última parada do roteiro pelo Uruguai. Assim, você consegue viajar o interior do país motorizado para só explorar Montevidéu depois de devolver o carro à locadora.

Já quem opta por conhecer primeiro a capital antes de seguir viagem pelo interior, deve fazer a reserva com alguma das locadoras que tenham seus depósitos junto ao centro da cidade. Ou, caso reserve com uma empresa cuja retirada ocorra no aeroporto, deve garantir que a empresa ofereça um serviço gratuito de shuttle até lá, visto que a viagem do centro ao aeroporto de Carrasco é longa e cara de ser feita em táxis.

Rentcars

Para não ter problemas com o aluguel de carro em Montevidéu, a dica é fazer a reserva pelo site da RentCars. Ele faz a comparação entre diferentes locadoras deixando mais fácil encontrar as melhores ofertas e os menores preços.

Por ser uma empresa brasileira, a RentCars oferece algumas vantagens extras, como o pagamento em reais, sem cobrança de IOF e a possibilidade de parcelar em até 12 vezes.

Documentos para alugar um carro no Uruguai

Para alugar um carro no Uruguai é exigida a seguinte documentação dos visitantes brasileiros:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – No Uruguai não é exigida a permissão Internacional para Dirigir (PID), a CNH brasileira é suficiente para alugar um carro.
  • Passaporte ou RG – Deve ser apresentado o mesmo documento usado ao passar pela imigração para entrar no Uruguai, seja ele o passaporte ou o RG. (Lembre que para entrar no país a CNH não é aceita como documento de identificação).
  • Cartão de crédito Internacional – Mesmo que a reserva esteja quitada com antecedência o cartão de crédito internacional ainda é necessário. Muitas locadoras bloqueiam parte do limite do cartão como caução. Após a devolução o valor é liberado sem custos.

As estradas no Uruguai

aluguel de carro em montevideu

A maior parte das estradas no Uruguai é simples, de pista única. Exceto nos arredores da capital você não encontrará trânsito pesado no caminho, transitando por paisagens rurais por quase todo o tempo.

As exceções à regra são justamente as estradas mais usadas por quem aluga um caro no Uruguai:

A Interbalneária, a estrada que liga Montevidéu a Punta del Este, é duplicada nos dois sentidos e muito bem pavimentada ao longo de toda a sua extensão.

O mesmo ocorre com a Ruta 1, que liga Montevidéu a Colônia do Sacramento. Por lá, no entanto, as faixas duplicadas vão apenas até o cruzamento com a Ruta 22. Os cerca de trinta quilômetros finais até chegar a Colônia são feitos em pista de faixa única.

Já quem segue para as praias do litoral norte dirigirá pela Ruta 9, que vai em paralelo ao litoral até a fronteira brasileira, no Chuí. A estrada é em pista simples por todo o tempo, cruzando paisagens rurais, mas com asfalto bem conservado. A alternativa a ela é a Ruta 10, que beira o mar e oferece paisagens mais interessantes, passado por algumas praias, mas com qualidade do asfalto bem inferior e cheia de buracos no caminho.

De carro em Montevidéu

aluguel de carro em montevideu

Em Montevidéu, alugar um carro para andar dentro da cidade não é obrigatório. A cidade é fácil de ser visitada em transporte público, os táxis (exceto no aeroporto) não são caros e já conta com aplicativos de viagens particulares como Uber e Cabify.

Ainda assim, o aluguel de um carro em Montevidéu não chega a ser um problema, como em grandes cidades do mundo. A capital do Uruguai é pequena, não tem trânsito pesado e oferece boas opções de estacionamento mesmo nos bairros turísticos.

A vantagem de estar motorizado também nos dias de visita à capital é de poder fazer o aluguel de carro logo no desembarque, ao invés de perder um dia no meio da viagem para resolver as burocracias para a retirada do carro. Além disso, a economia por uns dias a menos na locação nem sempre é grande, visto que o valor por cada diária costuma ser reduzido em locações mais longas.

Caso decida percorrer Montevidéu em carro alugado, opte pelos hotéis que oferecem estacionamento sem cobrança extra. Boas opções são o NH Montevideo Columbia, próximo à Ciudad Vieja ou o Tryp Montevideo, no bairro de Punta Carretas.

Conheça os melhores bairros para ficar hospedado em Montevidéu

De carro em Punta del Este

aluguel de carro em montevideu

Em Punta del Este ter um carro alugado é fundamental para conhecer o que tem além da península, onde fica o centro da cidade. A pé fora dali é possível ir até o monumento Los Dedos, ao comecinho da Praia Brava e ao hotel e Cassino Conrad. E só.

Para conhecer atrações mais distantes como a Casa Pueblo, em Punta Ballena, ou as praias mais distantes, nas regiões de La Barra e José Ignácio, o carro alugado é a melhor escolha. Vindo dirigindo desde Montevidéu o carro ainda permite fazer uma parada em Piriápolis, uma cidadezinha bem simpática no caminho.

Escolher não alugar um carro não torna impossível visitar estes lugares, mas dificulta bastante o planejamento de viagem. Há poucos ônibus na cidade e os preços dos táxis são exorbitantes.

Para ir à Casa Pueblo em transporte público, por exemplo, é necessário comprar passagem no ônibus interurbano que segue até Montevidéu. Deve-se pedir para descer à beira da estrada e caminhar cerca de um quilômetro, morro acima, até a casa, fazendo o caminho contrário na volta.

De carro até Colônia do Sacramento

aluguel de carro em montevideu

Em Colônia do Sacramento o caro também não é obrigatório, mas pode ser útil. A maior parte das atrações da cidade fica no centro que é bem pequeno, mas o carro alugado pode servir para conhecer a Praça de Touros Real de San Carlos e outros pontos dos arredores da cidade.

Alugar um carro, porém, é muito proveitoso a quem programe um roteiro em que visite Colônia vindo direto de Punta del Este ou vice versa. Como não existem ônibus ligando as duas cidades, quem opta por viajar de transporte público acaba tendo que parar no meio do caminho, em Montevidéu, para fazer uma baldeação. Com isto, uma viagem que de carro dura no máximo quatro horas, pode tomar um dia inteiro do roteiro.

De Carro pelo litoral norte

aluguel de carro em montevideu

Nos meses mais quentes do ano (fim da primavera, verão, indo até meados do outono) os destinos do litoral norte uruguaio como Cabo Polônio e Punta del Diablo também podem entrar no roteiro de quem viaja o país. Se este for seu caso, alugar um carro é a melhor opção para chegar até estes redutos de tranquilidade.

As duas localidades são pequenos vilarejos bem remotos. É sim possível chegar lá – ou próximo – em transporte público, mas o aluguel de um carro é uma decisão que facilita enormemente a logística do roteiro de quem quer incluir estes destinos na viagem.

Em outros blogs:

O blog Quase Nômade ensina como chegar em Cabo Polônio. A viagem exige um pouco mais de esforço do visitante, visto que fica em um parque onde é proibida a entrada de veículos. Desde Punta del Este são duas hora de viagem até a entrada do Parque Nacional Cabo Polônio, onde os carros devem ser deixados.

Sessenta e cinco quilômetros ao norte de Cabo Polônio, já quase na fronteira com o Brasil, o Viver Uruguay mostra como chegar, como é o clima e o que tem pra fazer em Punta del Diablo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close