Home » Destinos » Austrália » Fremantle, Austrália: A charmosa cidade construída por presidiários
Austrália

Fremantle, Austrália: A charmosa cidade construída por presidiários

Fremantle Australia
Compartilhe este texto!

Fremantle, ou Freo para os mais íntimos (australianos adoram abreviar tudo o que podem), é uma cidade portuária na boca do grande Rio Swan, ao sul de Perth, a capital do estado de Western Australia. E mesmo sendo menor e menos famosa, podemos dizer que é muito mais legal e interessante que a grande vizinha.

Fremantle é uma cidade histórica com vários prédios do século XIX intactos. Assim como várias cidades australianas, Fremantle foi construída por homens condenados pela lei que vieram de várias partes do Reino Unido para a Austrália cumprir suas sentenças. Como o sistema penitenciário na metrópole estava superlotado, a Coroa Britânica resolveu transferir seus prisioneiros para as novas terras, fazendo surgir em diversos pontos da Austrália, estas colônias prisionais.

Leia Mais: Como conseguir o visto para a Austrália para brasileiros pela internet

Fremantle Australia

Enquanto Perth cresceu para ser a metrópole do lado Oeste da Austrália, com seu centro de negócios e relações próximas à Asia, deixando seus bairros mais antigos espalhados pela cidade, Fremantle mantém uma forte ambientação histórica em seu centro e um forte ar europeu (britânico, vitoriano), com inúmeros restaurantes em prédios centenários, todos com mesinhas ao ar livre. Suas ruelas são charmosas e cheias de turistas de todas as partes. É a casa de vários artistas, como escritores, músicos e pintores, sendo no passado a primeira cidade onde os hippies se instalaram na região. Ainda é possível ver alguns deles andando de bicicletas pelas ruas.

Durante os finais de semana, feirinhas de artesanato e comidas locais dão mais vida a essa cidade encantadora. Vale a pena separar dois dias de sua viagem em Fremantle ou mesmo fugir completamente de Perth e ficar baseado na cidade, indo para a capital somente quando necessário.

Fremantle Australia

O porto de embarque para Rottnest Island


Apesar de também existirem saídas desde Perth, é em Fremantle que fica localizado o principal porto de embarque para a Rottnest Island, ilha paradisíaca no Oceano Índico e um dos poucos lugares do mundo onde é possível encontrar as quokkas, estes incríveis animaizinhos felizes, em ambiente selvagem.

Leia mais: Veja como foi nossa ida a Rottnest Island: a ilha das quokkas e das melhores praias da Austrália

O presídio que hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO

Fremantle Australia

Como foi dito anteriormente, Fremantle teve intensa participação de presidiários britânicos em sua construção. Um dos prédios erguidos por esses homens foi sua própria moradia, a prisão de Fremantle. Fica no topo de uma das colinas mais altas da cidade e levou sete anos para ser finalizada. Lá, todo tipo de fora da lei era encarcerado, indo de assassinos a crianças, e pelos mais diversos crimes, de estupradores a bêbados baderneiros eram também mandados para lá.

Visitas à Prisão de Fremantle são feitas em tours durante o dia, a cada meia hora, ou, se quiser sentir o sangue esfriar, à noite, onde se caminha por entre os túneis do presídio à luz de tochas. Como o local só foi desativado recentemente, alguns guias ainda são ex-agentes penitenciários da antiga prisão e tudo é muito bem explicado. Visitamos cada ala, desde as dos criminosos mais violentos aos mais brandos, passamos pela capela anglicana, – que ainda hoje está em atividade e celebra casamentos todos os finais de semana, sendo preciso entrar em fila de espera! – pelos diferentes pátios, cozinhas entre outros.

Fremantle AustraliaFremantle AustraliaFremantle Australia

Na ala das celas é possível ver a passagem de tempo dentro da prisão, indo de celas minúsculas com redes à incorporação de camas, chegando à superpopulação da prisão, sendo necessária a introdução de beliches. Visitamos quartos de prisioneiros artistas, que pintaram as paredes ao redor como uma forma de escape. Um dos recintos era de um presidiário aborígene, que, devido à sua cultura pregar sempre a liberdade (os aborígenes são nômades) e o contato com a natureza, pintou uma paisagem em sua parede como forma de conforto. Muitos aborígenes se suicidaram durante suas penas por não aguentarem um sistema tão distinto do seu.

Fremantle AustraliaFremantle AustraliaFremantle Australia

Em outra ala, pode-se sentir, mesmo que por segundos, como era ser trancafiado em uma solitária. Alguns prisioneiros, assim que o sistema penitenciário foi instalado, chegaram a ficar por seis meses sem luz num cubículo. Em um caso específico, um homem ficou por dois anos.

Fremantle Australia

Por fim, vamos ao setor mais obscuro do complexo, onde presos eram torturados com flagelos como punição e onde os que eram condenados à morte eram enforcados. Tudo muito triste.

Fremantle Australia
Carlos sendo “chicoteado”pelo guia na Prisão de Fremantle

Fremantle Australia

A prisão fechou em 1991 e hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.

A prisão feminina e atual albergue YHA Fremantle Prison*

Fremantle Australia

Outra ala da prisão, construída depois do período inicial, era constituída somente por prisioneiras mulheres. Hoje este trecho virou um albergue da rede YHA Australia, o YHA Fremantle Prison. O local acabou de ser inaugurado (2015) e está novinho em folha. É uma experiência única ficar hospedado lá e poder imaginar como seria viver em uma prisão. Não que seja uma experiência legal ser um prisioneiro, mas o presídio foi remodelado para se transformar em um albergue e possui alas modernas, com quartos bastante confortáveis, uma cozinha ultramoderna e salas de convivência bem espaçosas. Tudo isso dentro de um muro de cinco metros de altura.

Fremantle AustraliaFremantle Australia

Com corredores originais do presídio, é curioso andar por antigas celas, que hoje são dormitórios e banheiros.

Sua localização é ótima, ficando a dez minutos a pé do centro de Fremantle.

 

*Larissa e Carlos se hospedaram no YHA Fremantle Prison a convite do YHA Australia.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close