Home » Destinos » Austrália » Um roteiro pelo Golden Outback da Austrália
Austrália

Um roteiro pelo Golden Outback da Austrália

golden outback Australia

Quando decidimos ir para a Austrália, sabíamos que iríamos começar por Perth, devido ao acordo de house sitting que conseguimos lá. Mas antes de nos estabelecer na cidade, tínhamos dez dias livres e resolvemos montar um roteiro pelo Sudoeste da Western Australia, passando na volta pelo Golden Outback, o início do deserto australiano.

Leia mais: Descubra o que é house sitting e nunca mais pague hospedagem.

Pesquisamos bastante e nos interessamos por um vilarejo no meio do deserto chamado Hyden. O povoado fica no coração da região do Golden Outback da Austrália, uma parte do deserto para onde muitos mineradores se deslocaram durante o século XIX em busca de ouro. Antes da chegada dos europeus, a área era habitada pelos aborígenes da etnia Noongar, onde é possível ver vários de seus rastros pelo caminho.

Pelo nosso roteiro, descíamos de Perth até o extremo sul em direção a Esperance, para só então adentrar por terra até Hyden.

golden outback Australia

Nossos principais objetivos eram: ver a Wave Rock, uma rocha de granito em formato de uma onda quebrando, formada há milhões de anos por ações naturais; e a Mulka’s Cave, uma caverna com desenhos aborígenes em seu interior, feitos há milhares de anos atrás.

Leia mais: Esperance, a praia com cangurus e o exótico lago rosa na Austrália.

Wave Rock, surfando em uma rocha

golden outback Australia

Depois de passarmos a noite em Esperance, era hora de encararmos nossa pequena aventura pelo deserto. O dia amanheceu bonito, mas assim que chegamos a Hyden, já estava nublado.

Logo na chegada, a Wave Rock impressiona. Incrível pensar em todas as coisas que são possíveis à Natureza. Seu formato é algo único e sua cor, extraordinária. Possui listras em todo seu comprimento em tons de laranja, vermelho, amarelo, branco e preto. Muitos turistas a visitam por ano, sempre tirando fotos como se estivessem em uma prancha de surfe imaginária.

A Wave Rock é parte de uma rocha maior, a Hyden Rock, e é possível subir nesta última pela parte de trás. Lá de cima conseguimos uma vista da região, com o deserto e árvores secas, além de encontrar pelo caminho alguns lagartos típicos da região. É preciso caminhar com cuidado, pois esses lagartos se camuflam nas pedras, e pisoteá-los é algo fácil de acontecer.

golden outback Australia

Outra atração no mesmo parque onde se localiza a Wave Rock é o chamado Hyppo’s Yawn, uma pedra no formato de um hipopótamo bocejando. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha de 15 minutos ao redor da Hyden Rock, em meio a vários canteiros de Wildflowers, uma das grandes atrações da Western Austrália. São flores do campo que começam a florescer no final de agosto e, por toda a primavera, são encontradas em quase todo o estado.

Hyden, um vilarejo perdido no meio do deserto salvo pelo turismo

golden outback Australia

Hyden é uma localidade cruel para os turistas devido ao seu isolamento. Todos os hotéis da região, dois no total, são administrados por um único dono e as pouquíssimas as opções de pousadas nas casas de moradores são divulgadas apenas na região, nem mesmo em Perth conseguimos informações concretas.

Sem concorrência, os preços são exorbitantes, mesmo sem oferecer café da manhã ou internet nos quartos. Acesso à rede, aliás, é artigo de luxo em Hyden, pois a conexão 3G ainda não chegou ao Golden Outback da Austrália. Imagina na Copa!

Uma vez em Hyden, caso não queira gastar mais que o necessário, faça compras cedo, pois o único mercado fecha às 18h e abasteça o carro no único posto da cidade, caso tenha gasolina disponível (às vezes o caminhão não passa, daí não tem).

Ainda assim a aventura até Hyden vale para te levar bem próximo do chão de terra vermelho fogo, típico do deserto australiano, como se estivesse em um filme de Mad Max, sem precisar percorrer as enormes distâncias do Outback, o deserto da Austrália.

A “amaldiçoada” caverna no Golden Outback da Austrália

golden outback Australia

No dia seguinte aproveitamos para conhecer a Mulka’s Cave e ver o que acabamos chamando de “a caverna de Lascaux aborígene”. A caverna é pequena, mas incrivelmente surpreendente. Foi a primeira vez que nos deparamos com algo tão antigo, datando de quase 50 mil anos atrás.

As paredes da Mulka’s Cave são todas cobertas de estênceis de mãos de diferentes pessoas, em diferentes cores, indo do vermelho, passando pelo amarelo, até o branco e preto. Alguns desenhos também podem ser vistos. Eu cheguei a me emocionar por estar em contato com algo tão primitivo e antigo.

golden outback Australia

Diz a lenda que Mulka era o filho ilegal de uma mulher que se apaixonou por um homem cujo casamento não era permitido pela lei aborígene. Por isso, o bebê deles foi castigado e nasceu com os olhos cruzados. Quando cresceu, não conseguia caçar para se alimentar, pois não era capaz de acertar as presas com sua lança. Assim, ele se isolou na tal caverna e atraía crianças até lá, onde as devorava. Isso causou terror entre os habitantes da região.

A lenda nada mais era do que uma forma do povo aborígene da região proteger seus filhos. Mulka era o “homem do saco” da pré-história!

Para os aborígenes, a família é o que há de mais importante na vida, logo, para que seus pequenos não saíssem de perto dos pais, lendas como a da Mulka’s Cave eram criadas para fomentar o medo nas crianças. As marcas nas paredes da caverna eram feitas pelos próprios adultos.

golden outback Australia

Foi um dos trechos da Austrália Ocidental que mais gostamos, devido à variedade de atrações tanto naturais quanto históricas. Caso vá para Perth e decida conhecer o Sudoeste, estique um pouco mais seu roteiro e inclua o Golden Outback da Austrália. Recomendamos altamente que visite esse pedaço tão antigo e desconhecido do mundo.

E você, já visitou algum lugar com alguma história macabra como a de Mulka? Conta pra gente nos comentários!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

House Sitting

publicidade

Close