Home » Destinos » Aruba » O que fazer em Aruba: atrações imperdíveis no paraíso
Aruba

O que fazer em Aruba: atrações imperdíveis no paraíso

Ao programar o que fazer em Aruba um item é unânime na lista de todo mundo: as praias. Nisso realmente não há o que ser discutido. Aruba presenteia seus visitantes com uma infinidade delas, todas inesquecíveis, de areias brancas e águas de todos os tons de azul. Afinal, estamos falando do Caribe!

Mas muitos não sabem que a pequena ilha caribenha tem muito mais a apresentar a quem a visita, agradando até aos que não querem passar todos os dias dentro do mar. Para isso, criamos um miniguia explicando o que fazer em Aruba, com todas as dicas imperdíveis e para todos os tipos de viajantes.

Leia mais: Onde ficar em Aruba: as melhores praias e os melhores hotéis.

O que fazer em Aruba

O que fazer em Aruba: Ao programar o que fazer em Aruba um item é unânime na lista de todo mundo: as praias. Nisso realmente não há o que ser discutido. Aruba presenteia seus visitantes com uma infinidade delas, todas inesquecíveis, de areias brancas e águas de todos os tons de azul. Afinal, estamos falando do Caribe! Mas muitos não sabem que a pequena ilha caribenha tem muito mais a apresentar a quem a visita, agradando até aos que não querem passar todos os dias dentro do mar. Para isso, criamos um miniguia explicando o que fazer em Aruba, com todas as dicas imperdíveis e para todos os tipos de viajantes. Dentre as melhores praias se destacam as:Arashi Beach, Boca Catalina Beach, Hadicurari Beach, Malmok Beach, Palm Beach, Eagle Beach, Manchebo e Druif, Mangel Halto, Rodger's Beach e Baby Beach. Outra atração é a Renaissance Island, a ilha privada da rede de hotéis Renaissance, com flamingos nadando em suas praias. Em Aruba também é possível praticar windsurfing, kitesurfing e ver os mais variados peixes e mergulhar em navios naufragados fazendo snorkeling. Visitar o Arikok National Park também é uma alternativa a quem não quer ficar somente nas praias. A Natural Pool, dentro do parque nacional, é a maior atração do país, uma piscina natural de águas cristalinas.

Praias

O que fazer em Aruba: A orla de Eagle Beach, uma das praias mais conhecidas de Aruba, com águas azuis e alguns hotéis ao longe.

Claro que ao listar o que fazer em Aruba não poderíamos começar de outra forma. As praias estão por toda a parte, afinal, Aruba é uma ilha. A parte oeste é a mais procurada, pois lá estão as praias que possuem maiores faixas de areia e águas mais calmas. Na parte leste, as águas são mais revoltas, devido ao vento constante.

Em destaque, figuram em sequência, de norte a sul a Arashi Beach, Boca Catalina Beach, Hadicurari Beach, Malmok Beach, Palm Beach, Eagle Beach, Manchebo e Druif.

O que fazer em Aruba: A incrível praia de Mangel Halto, com suas águas de várias tonalidades de azul, cactos a beira mar e céu azul.

E após o aeroporto, rumo ao sul da ilha, ainda temos Mangel Halto (a nossa favorita!), Rodger’s e Baby Beach.

Para percorrer todas as praias, principalmente as da parte sul da ilha, que para nós, são as mais bonitas, é recomendado alugar um carro. A ilha é pequena, mas mesmo assim, para chegar a praias mais afastadas, caso não esteja de carro, será preciso fazer várias baldeações de ônibus.

Leia mais: Vale a pena alugar um carro em Aruba?

Renaissance Island

O que fazer em Aruba: A Renaissance Island, com seus flamingos na praia.

Também no hall das praias mais procuradas, a Renaissance Island é propriedade dos hotéis da rede Renaissance e se tornou um dos símbolos do país devido à sua praia cheia de flamingos.

A ilha é também aberta ao público não-hóspede (em períodos de baixa-temporada, apenas). Mas caso você não esteja hospedado no Renaissance, a entrada é cobrada à parte e o preço é salgado, justamente para tentar manter a exclusividade aos hóspedes.

A ilha apresenta duas praias, a das iguanas e a dos flamingos, que é disparada a mais procurada pelos turistas. Todos querem tirar fotos com as elegantes aves cor de rosa. Na entrada da praia existe um recipiente para comprar ração para que as aves se aproximem, um punhado custa 25 centavos de dólar americano. Leve dinheiro trocado, pois ninguém na ilha irá trocar para você.

Depois de um tempo passado na ilha, é meio chato ver os flamingos sendo constantemente importunados. É visível o desconforto deles, que fogem a todo custo dos turistas depois que já estão com as barrigas cheias. Uma dica é ir cedo, para ser um dos primeiros a alimentar os animais que estarão mais receptivos, e na hora de se aproximar, tentar ficar em uma altura mais baixa que a deles, pois assim eles se sentem menos ameaçados.

Já a praia das iguanas é mais tranquila, e lá é as crianças são permitidas, pois é mais rasa (a praia dos flamingos é exclusiva para adultos). Entre as árvores, iguanas aqui e ali perambulam pela areia.

Melhores locais para fazer windsurfing, kitesurfing e snorkeling

O que fazer em Aruba: Praticar windsurfing em Fisherman's Hut é uma das atividades na ilha.

Em nossa passagem por Aruba pudemos praticar windsurfing e snorkeling e ainda observar outras pessoas fazendo kitesurfing. Existem praias específicas para isso, com todo o aparato disponível para quem tenha interesse.

Nós fizemos uma aula de windsurfing com a Aruba Active Vacations, na Fisherman’s Hut Beach. A área também é perfeita para quem queira fazer kitesurfing. As águas são como um espelho, sem ondas. E como a praia fica logo após os hotéis mais altos de Palm Beach, os edifícios não bloqueiam o vento, que bate de um jeito suave, sendo bom para iniciantes.

Já o snorkeling pode ser feito por toda a ilha, mas as praias mais indicadas são as de Boca Catalina, Arashi e Mangel Halto. Só entrar na água e colocar seus óculos que verá uma infinidade de peixes.

O que fazer em Aruba: Fazer snorkeling acima do Antilla, um antigo navio da Segunda Guerra Mundial que naufragou na costa de Aruba é uma das surpresas da ilha.

Para mergulhos inesquecíveis, agende o passeio com o De Palm Pleasure, no qual é possível nadar acima de um navio naufragado da Segunda Guerra Mundial, o Antilla. É inacreditável e surpreendente! E no mesmo passeio também é feita uma parada em Boca Catalina, um dos melhores locais para se fazer snorkel devido ao seu recife. É muito legal ver tantos peixes, ouriços do mar e outros em meios às pedras.

Leia mais: Qual a melhor época para viajar para Aruba?

Natural Pool

O que fazer em Aruba: Aproveitar as águas refrescantes da Natural Pool, a atração número um da ilha.

Mesmo diante de tantas praias, ao decidir o que fazer em Aruba, a atração mais popular entre os turistas é a Natural Pool, uma piscina natural dentro do Arikok National Park. Com águas super-refrescantes e transparentes é tudo o que um visitante precisa depois de atravessar o árido parque nacional.

Chegar lá só com um veículo 4×4 em passeios organizados por agências. Nosso guia era muito divertido e pudemos passar um bom tempo só desfrutando das águas incríveis da Natural Pool.

Caso queira ir por conta própria, a mesma empresa faz tours usando quadriciclos, UTVs e Jeeps. Só se prepare para pegar uma estrada íngreme e totalmente irregular até a piscina.

Philip’s Animal Garden

O que fazer em Aruba: Visitar os animais resgatados do Philip's Animal Garden é uma boa, eles são fofos e muito bem tratados.

Um zoológico que tenho o prazer de indicar. Não gosto de atrações com animais, mas o Philip’s Animal Garden é uma rara exceção. O dono do lugar, o Philip, resgata animais abandonados e que precisam de cuidados de várias localidades, inclusive acolhe animais rejeitados por outros zoológicos. Tudo com o próprio dinheiro. Lá, os animais tem abrigos e são bem cuidados.

Na entrada cada visitante ganha um saquinho de ração e verduras para poder interagir com os bichinhos. A entrada é gratuita, mas uma doação é sempre bem vinda para continuar ajudando a prover mais lares para outros animais.

Arikok National Park

O que fazer em Aruba: Percorrer o Arikok National Park em um 4x4 é muito emocionante.

O Arikok National Park ocupa 20% da ilha e, geologicamente, é a parte mais antiga do país. Ali estão as rochas originais que surgiram há milhões de anos. Em sua área, podemos avistar a rica fauna e flora de Aruba, com seu enorme leque de plantas medicinais e lagartos coloridos. Além disso, o parque conta com pinturas rupestres feitos pelos índios que ali habitavam originalmente.

O parque é bastante árido, com abundância de cactos e divi-divis, a árvore símbolo de Aruba, que é vista em várias fotos promocionais do país. Ao caminhar por lá, certifique-se de ir com roupas leves e chapéu.

Um lugar bastante interessante de ser incluído numa lista do que fazer em Aruba para sair um pouco do turismo de praia e conhecer um pouco das origens dessa fabulosa ilha.

Centro de Oranjestad

O que fazer em Aruba: Oranjestad, a capital de Aruba, é cheia de surpresas, perfeita para quem quer comer do melhor e fazer compras.

Oranjestad é a capital de Aruba e é perfeita para quem quer fazer compras. Em seu centro se concentram as maiores marcas do mundo e é um paraíso a quem quer comprar roupas, perfumes, entre outros, devido às suas baixas taxas.

Além disso, o centro de Oranjestad é cheio de restaurantes deliciosos para todos os perfis. Caminhar por suas ruas é muito agradável, pois a arquitetura local é uma mistura de prédios de estilo holandês e locais. A quem se interessar, também é possível também percorrer a cidade a bordo de um bondinho.

California Lighthouse

O que fazer em Aruba: Assistir o pôr do sol do California Lighthouse é marcante.

O maior farol de Aruba fica no topo de uma colina, perto da Arashi Beach. É um lugar perfeito para se ter uma vista de toda a ilha e que fica mais bonita ainda durante o pôr do sol.

Alto Vista Chapel

O que fazer em Aruba: A igrejinha de Alta Vista Chapel fica em um ponto estratégico, sendo possível ver toda a ilha lá de cima.

Aruba concentra um grande número de católicos e a igreja mais conhecida da ilha é a Alto Vista Chapel. Seu nome não é esse à toa. A igreja se encontra no topo de uma colina que provém vistas incríveis da ilha. Foi construída no local onde ocorreu a conversão dos índios locais ao cristianismo.

Para se deslocar em Aruba

O que fazer em Aruba: Alugar um carro é quase obrigatório para conhecer os melhores pontos da ilha.

Aruba é uma ilha pequena, mas fora do centro de Oranjestad e das praias do norte da ilha, onde ficam as grandes cadeias de hotéis, pode ser complicado se deslocar de um lado para o outro.

Ao decidir o que fazer em Aruba, para ir a todos os pontos que indicamos, pense que seu roteiro pode mudar fortemente caso tudo tenha que ser planejado com ou sem um veículo à disposição.

Para aproveitar seus dias no país, o melhor a se fazer é alugar um veículo e ter a liberdade de explorar a ilha de cima a baixo, principalmente a parte sul da ilha, onde as praias são mais bonitas e mais vazias. Um carro em Aruba também dá a liberdade de poder ir ao farol e outros locais não tão visitados pelos turistas.

 

* Larissa e Carlos viajaram a Aruba a convite da ATA – Aruba Tourism Authority

Save

Save

Save

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close