Home » Destinos » Vietnã » Onde ficar em Hanói, no Vietnã: os melhores bairros e hotéis
Vietnã

Onde ficar em Hanói, no Vietnã: os melhores bairros e hotéis

Um prédio histórico em Hanói na entrada do Templo da Literatura na capital do Vietnã. Ele possui arquitetura oriental, com as quinas curvadas para cima, é um prédio branco e pequeno que hoje mais serve como pórtico. A sua frente árvores com folhas verdes fazem sombra para quem passa. O céu está azul.

Na hora de decidir onde ficar em Hanói, o quesito mais importante a ser levado em conta é se você terá disposição para mergulhar nas caóticas ruas da capital do Vietnã ou se irá preferir ficar hospedado em um local mais calmo, longe da confusão. Esta decisão é fundamental para que sua estadia em Hanói seja a mais prazerosa possível e adequada àquilo que você procura ao planejar sua viagem.

Conheça as 3 formas de conseguir o visto para o Vietnã

Onde ficar em Hanói: o melhor bairro

Uma ponte no estilo oriental na cor vermelha em cima do lago mais famoso de Hanói, no Vietnã. As luzes estão todas acesas, com várias árvores ao redor. A foto foi tirada a noite.

Hanói é enorme, mas é muito fácil para um viajante escolher o melhor bairro para ficar hospedado. Basta rumar para o centro da cidade e suas proximidades. Não tem erro.

O centro de Hanói é delimitado a leste pelo Rio Vermelho e a oeste pela Estação de Trens de Hanói. Entre um e outro, bem ao centro, destaca-se como referência o Lago Hoan Kiem.

Ao norte e a oeste do lago fica o Old Quarter, o bairro antigo. Lá, há opções de hospedagem para todos os bolsos e é onde a maior parte dos viajantes decide passar seus dias em Hanói. Mas também é onde estão as estreitas e caóticas ruas vietnamitas.

Ao sul e a leste fica o trecho do centro que antigamente era conhecido como French Quarter, o bairro francês. Por ali as ruas são mais largas, as lojas mais caras e oferta de hotéis é voltada a um padrão mais alto de viagem. Você terá seu conforto, mas as ruas não darão aquela ambientação necessária que todo turista procura ao planejar uma viagem ao Vietnã.

Tanto numa área quanto na outra, os viajantes estão muito bem estruturados. Têm tudo o que precisam ao seu redor e estão bem próximos de todas as atrações turísticas da cidade. Escolher onde ficar em Hanói, se na parte antiga ou na parte francesa do centro da cidade, será portanto uma questão de adequar o padrão do hotel e da região onde está localizado ao seu estilo de fazer turismo.

Leia mais: Halong Bay, no Vietnã o paraíso num país marcado pela guerra

Old Quarter, onde ficar no bairro antigo de Hanói

Onde ficar em Hanoi: Uma rua no Old Quarter em Hanói, no Vietnã com várias casas de dois andares, fios e mais fios elétricos, motos estacionadas e uma via estreita para passar automóveis. Caótico.

O Old Quarter de Hanói é a área continuamente habitada mais antiga de todo o Vietnã. As primeiras ocupações datam do século XI e o local ainda preserva exemplares de construções do século XV.

Originariamente, o bairro antigo era uma vila de mercadores, com cada logradouro vendendo uma especialidade. Havia ruas onde só se comercializavam objetos de prata, outras apenas pedra, ferro, madeira e assim por diante.

Do antigo muro que a cercava, só uma das portas restou em pé, no extremo norte do bairro. Ainda que renovado, o caráter comercial se manteve, apenas alterando o tipo de mercadoria vendida. Hoje ali há ruas inteiras vendendo roupas pré-fabricadas, objetos de decoração, religiosos, ervas, produtos medicinais.

Em outra adição recente, o Old Quarter se caracterizou pela proliferação de hotéis e albergues, tornando-o opção certeira na hora de escolher onde ficar em Hanói. O bairro é mesmo um prato cheio aos turistas com sua arquitetura, suas lojinhas, restaurantes e empresas de turismo.

Em nossas duas passagens pela cidade ficamos hospedados no Old Quarter, em dois albergues diferentes, como relatamos em nosso roteiro por Hanói.

Primeiro ficamos em um quarto privado no Vietnam Backpackers Downtown, um albergue de estilo baladeiro, bem no meio da confusão do centro antigo, próximo ao portão da cidade.

Para quem prefere um lugar mais calmo, mas na mesma região, ótimas opções baratas e muito bem avaliadas são o Hanoi Space Hotel e o La Suite Hotel Hanoi.

Na segunda passagem tivemos também um quarto privado, mas no Vietnam Backpackers Original, que tem um perfil mais tranquilo e fica numa rua estreitinha, na região do centro antigo mais próxima ao lago Hoan Kiem e à catedral.

Nessa região, outras opções de hotéis são o Splendora Hotel e o Spendid Star.

Veja mais opções de hotéis e albergues bem avaliados no Old Quarter de Hanói.

French Quarter, onde ficar no bairro francês de Hanói

Onde ficar em Hanoi: A área urbana do French Quarter em Hanói, no Vietnã, com o lago ao seu fundo, e toda a sua margem iluminada pelas mais variadas lojas e prédios.

Na época do domínio francês sobre o Vietnã, o bairro antigo de Hanói era uma área pantanosa e insalubre. Como era padrão em suas áreas de domínio colonial, os franceses logo começaram a desenvolver um novo núcleo urbano, ao sul do lago, seguindo o padrão parisiense de largas avenidas com suntuosos palácios, destruindo o que havia por ali.

Esta nova área do centro por muitos anos ficou conhecida como French Quarter, ou o bairro francês. Ainda hoje é possível encontrar essa denominação em guias de viagem, apesar de estar deixando de ser usada.

Mais sobre a ocupação francesa no Vietnã: Conheça a Cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, capital do Vietnã do Sul

Ficar hospedado no bairro francês deixa os hóspedes afastados o suficiente dos tumultos de Hanói, mas ainda perto de tudo o que há para fazer na cidade. Ficar distante da confusão pode ser positivo por dar mais tranquilidade à estadia. Ou negativo, já que o caos vietnamita é uma das grandes atrações a quem visita o país 😉

No French Quarter as opções de hospedagem não são muitas. E se concentram especialmente nos casarões e prédios antigos nos arredores da Ópera de Hanói, que por si só são uma atração à parte.

Como sugestão, nesta área estão o Hotel de l’Opera Hanoi, um dos mais famosos da cidade, e o Hilton Hanoi Opera. Para uma opção mais acessível, experimente o Conifer Boutique Hotel.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close