Home » Destinos » Cingapura » A Ilha de Sentosa, em Cingapura: As praias, os parques temáticos e o aquário
Cingapura

A Ilha de Sentosa, em Cingapura: As praias, os parques temáticos e o aquário

Sentosa SEA Aquarium
Compartilhe este texto!

A cidade de Cingapura fica quase inteiramente concentrada em uma só ilha, mas o país forma um pequeno arquipélago e, das demais ilhas além da principal, um nome logo chega aos ouvidos de qualquer turista que desembarque na cidade-estado: Sentosa, a Orlando do Sudeste Asiático.

Mas antes de falar sobre Sentosa, é necessário entender o que é Cingapura hoje:

Cingapura é uma cidade-estado que em 2015 completou apenas 50 anos desde sua criação, mas esta meia década já foi tempo suficiente para fazer dela um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo.

Saiba mais: Como planejar sua viagem (e montar seu roteiro) pelo Sudeste Asiático.

Tudo em Cingapura grita por sucesso. Para todos os lados, prédios enormes com formatos peculiares, zoológicos noturnos e jardins botânicos escalafobéticos. Cingapura é um pouco, digamos megalomaníaca. E turisticamente, é isso o que o país tem a oferecer: modernidade.

Mas se o país é formado por uma ilha, aquele “pedaço de terra cercado de água por todos os lados” que decorávamos nas aulas de geografia, onde estão as praias?

Planeje sua viagem: Veja uma seleção de hotéis e reserve sua estadia em Cingapura

Sentosa SEA Aquarium
O tempo não ajudou muito 🙁

E se a cidade é supermoderna, com um perfil que atrai os turistas mais abastados, onde estão os resorts, os parques temáticos, as atrações de proporções internacionais?

A resposta a todas estas dúvidas é uma só: na Ilha de Sentosa.

Leia mais: Gardens by the Bay: o jardim e cartão postal de Cingapura.

Resort World Sentosa Singapore: a Orlando do Sudeste Asiático

Sentosa SEA Aquarium

A ilha de Sentosa foi reservada por Cingapura especialmente para se tornar um resort com diversos hotéis, campos de golfe, cadeias de restaurantes, um grande centro de parques temáticos e de quebra, manter as únicas praias, como a famosa Siloso Beach (artificiais, claro) próprias para banho do país. Louco, não? Não para Cingapura.

Sentosa fica no extremo sul do país e para chegar até lá, é necessário ir até a estação Harbour Front do MRT e de lá seguir a pé pelo Sentosa Boardwalk ou, pegar o Sentosa Express, um monotrilho que parte do shopping Vivo City. Como opção mais descolada, existe também um teleférico, o Sentosa Cable Car. Ou simplesmente pegue um carro e atravesse a ponte que une as duas ilhas.

Sentosa SEA Aquarium

Mesmo indo a pé (que foi a maneira que resolvemos ir) é preciso pagar uma taxa de um dólar cingapuriano só para pisar na ilha (ah, Cingapura e seu capitalismo excessivo!). Mas nós não precisamos pagar, pois durante o período entre Natal e Ano Novo eles liberaram a todos a gratuidade (Ê, Cingapura!).

Sentosa SEA Aquarium

Dentre as grandes atrações de Sentosa (há diversas opções administradas pelo Resort World Sentosa) se encontram a primeira e única Universal Studios do Sudeste Asiático e um dos maiores aquários do mundo, o S.E.A. Aquarium, que foi o que escolhemos visitar.

Suas calçadas estão sempre lotadas de famílias e crianças, com atrações tanto para os adultos quanto para os pequenos. Pessoas de todas as partes da Ásia (e de outros países também) se deslocam até Sentosa para se divertir do modo ocidental que Cingapura sempre tenta se encaixar.

Veja também: Conheça o National Aquarium of New Zealand, o melhor aquário da Nova Zelândia.

S.E.A. Aquarium*

Sentosa SEA Aquarium

Um enorme complexo, no formato de uma arca, como a Arca de Noé – no interior do edifício é até possível ver alguns animais de mentira como se estivessem dentro de um barco -, abriga um dos maiores aquários do mundo. Nele, o visitante encontra mais de 100 mil animais marinhos, num total de 800 espécies diferentes, de diversas partes do planeta.

O S.E.A. Aquarium é dividido em dez zonas diferentes:

Shark Seas (ou o incrível túnel cheio de tubarões)

Sentosa SEA Aquarium

O Shark Seas é um gigantesco aquário, dividido por um túnel onde os visitantes passam por dentro, podendo deslumbrar as 12 diferentes espécies de tubarões nadando de todos os ângulos. É mágico e um momento de muita paz ver aqueles animais, que causam medo em tanta gente, deslizando sobre nós, chegando perto curiosos quando tocamos o vidro.

Sentosa SEA Aquarium

Sentosa SEA Aquarium
Mergulhador fazendo “V” pra mim 🙂

É interessante visitar durante o horário de alimentação dos tubarões, onde dois mergulhadores, com todo seu aparato de mergulho, alimentam tubarão por tubarão, fazendo carinho neles entre um peixe e outro.

Os mares temáticos

Sentosa SEA Aquarium

Com divisões específicas para: Mar da China, Leste da África, Mar Vermelho, Golfo da Arábia, Baía de Bengala, Mar de Andaman e Mar de Java; pelos mares temáticos do S.E.A Aquarium, são distribuídas espécies típicas de cada uma dessas regiões do globo terrestre, com temperatura, iluminação e vegetação idêntica a local.

Neles é possível ver corais e peixes famosos, como a Dory e o Nemo, de Procurando Nemo e as moreias, comparsas da vilã Úrsula de A Pequena Sereia.

Sentosa SEA AquariumSentosa SEA AquariumSentosa SEA Aquarium

Na área do Mar de Andaman, – que seria o mar que vai desde o sul do Myanmar, passando pelo Oeste da Tailândia e Malásia – é possível tocar em estrelas e pepinos do mar para sentir suas diferentes texturas. As crianças se amarram – e eu também!

Sentosa SEA Aquarium

Já no Mar de Java, uma carcaça de navio se encontra no fundo do aquário, mostrando como a vida marítima se molda ao que lhes é dado.

Leia também: Dormindo em Maya Bay: A Praia mais famosa da Tailândia.

Open Ocean: O Maior Aquário do S.E.A. Aquarium

Sentosa SEA Aquarium

O Open Ocean é o centro do passeio, onde um aquário de 36 metros de largura e mais de oito de altura preenche todo um salão onde a mais prazerosa das atividades é somente sentar em frente a ele e observar todos os animais marítimos nadando calmamente em sua frente.

Nele também se encontra um restaurante e até um hotel, com quartos vislumbrando o enorme aquário.

Ocean Journey: Os Mistérios das Águas Profundas

Sentosa SEA Aquarium

Nessa divisão são encontrados animais que vivem no fundo dos oceanos, muitos deles desconhecidos por nós, como o caranguejo-aranha-gigante e as mais maravilhosas espécies de águas-vivas, de todos os tamanhos, formas e cores. Lindo demais!

Sentosa SEA AquariumSentosa SEA Aquarium

O S.E.A. Aquarium, além de tudo, é muito instrutivo, levando crianças e adultos a entenderem e se interessarem mais pelo mundo aquático, do qual não fazemos parte.

*Larissa e Carlos visitaram o S.E.A. Aquarium a convite do Resort World Sentosa Singapore.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close