Home » Destinos » Tailândia » Dormindo em Maya Bay: A Praia mais famosa da Tailândia
Tailândia

Dormindo em Maya Bay: A Praia mais famosa da Tailândia

Maya Bay Tailandia

Desde que Leonardo DiCaprio pisou em Maya Bay, a ilha secreta do filme A Praia (1999), a Tailândia passou a fazer parte do imaginário de milhares de turistas, afinal, quem não ia querer morar num lugar que, de tão maravilhoso, parece não existir?

Como muitos sabem, a tal praia do filme existe sim e fica mesmo na Tailândia como o filme diz, mais especificamente na ilha de Ko Phi Phi Leh, em pleno mar de Andaman. Ainda hoje, décadas após o filme, Maya Bay recebe milhares de turistas por ano graças (ou “desgraças”) a Hollywood.

Maya Bay Tailandia

Leia também: Onde ficar em Koh Phi Phi, as melhores praias, resorts e hotéis.

Maya Bay, que antes era um paraíso intocado, desde o filme se tornou obrigação a todo turista que visita o sul da Tailândia.

Centenas de tours fazem exatamente o mesmo trajeto, sendo eles de dois tipos, variando na duração apenas: os de meio dia e os de dia inteiro, este último terminando no pôr do sol. Ou seja, caso feche com um desses tours, que podem ser encontrados em 10 de 10 agências pela ilha de Ko Phi Phi Don, você fatalmente irá dividir a praia com centenas de pessoas e aquela sua experiência imaginada de curtir uma praia deserta vai ser arruinada.

Maya Bay Tailandia
Maya Bay nos tours normais :S

Maya Bay não é nada grande e com a quantidade de turista que visita A Praia (com letra maiúscula) difícil é encontrar um pedaço de terra só seu ou um ângulo de foto que faça Maya Bay parecer saída das lentes de Hollywood.

Leia também: Como aproveitar ao máximo sua visita às ilha Phi Phi.

Como o filme faz parte do nosso imaginário desde que foi lançado, e como eu, Larissa, não posso ver uma praia bonita, precisava de uma experiência que valesse a pena num paraíso como esse, que nos desse a chance dormir e acordar em Maya Bay, de viver a experiência que todo mundo busca quando pensa em ir n’A Praia.

E eis que encontramos o que procurávamos.

A ilha de Ko Phi Phi Leh, onde fica Maya Bay, é uma reserva ambiental e não possui infraestrutura turística para quem quer dormir ou comer lá, fazendo com que todos os turistas se hospedem em Ko Phi Phi Don, a ilha maior, que serve de base para quem quer ir até Maya Bay.

Então, como é possível dormir na Maya Bay?

O Maya Bay Sleep Aboard da Krabi Konnect*

Maya Bay Tailandia

Dormir na praia não é mais possível, pelos problemas ambientais que os turistas causavam. Mas a mesma empresa que organizava o camping em Maya Bay agora oferece um tour onde você dorme a bordo de um barco ancorado na praia.

O Maya Bay Sleep Aboard faz um percurso totalmente contrário aos dos demais e permite todas as noites a chance de ter Maya Bay e A Praia só pra você! Bem, você e os outros 15 ou 20 passageiros que fecharam o tour também. Mas nada mal, né?

O tour do Maya Bay Sleep Aboard é organizado pela Krabi Konnect, uma empresa que oferece diversos tours pelas ilhas e a única autorizada a fazer o tour noturno em Maya Bay.

A preparação para o dia em Maya Bay

Maya Bay Tailandia

Primeiro de tudo, o tour é superlimitado e esgota com facilidade. Se você estiver cogitando incluí-lo em seu roteiro, reserve com semanas de antecedência para não ficar de fora e perder a oportunidade.

No dia do passeio, antes de entrar no barco que fará o tour, é bom passar na agência do Krabi Konnect e deixar lá sua bagagem, só levando consigo o essencial, como toalha, roupa de banho, filtro solar e uma muda de roupa para trocar.

O barco sai às 15h do único píer de Ko Phi Phi Don, então é bom chegar uns 20 minutos antes para pegar um bom lugar e apreciar a vista. Partimos e a outra ilha está logo ali, da mesma forma em que Leo (BFF!) vê no filme, antes de decidir ir nadando até ela. É emocionante ver aquele pedaço de terra, em meio ao mar, tão pequeno e tão desejado.

Maya Bay Tailandia

Saiba mais: Como planejar sua viagem (e montar seu roteiro) pelo Sudeste Asiático.

Viking Cave e seu misterioso interior

Maya Bay Tailandia

Na ponta mais próxima da ilha fica a Viking Cave, caverna antiquíssima, na qual são encontradas em seu interior pinturas de barcos em suas paredes, parecidos com os dos vikings. Bem, claro que não foram os escandinavos que ali pararam, até porque bota viagem nisso, mas existem teorias de que um grupo de marinheiros chineses há uns dois mil anos atrás ficaram presos durante uma tempestade no interior da caverna.

Hoje, a caverna é usada por locais para a extração de ninhos de swiftlet, uma espécie de pássaro encontrado no Sudeste Asiático, cujos ninhos são feitos de saliva solidificada. Esses ninhos são vendidos como quitute na Europa e Estados Unidos, sendo um dos alimentos de origem animal mais caro do mundo. Um quilo pode chegar a 2,500 dólares!

Phi Leh Lagoon, um paraíso a parte

Maya Bay Tailandia

Antes de chegarmos em Maya Bay, paramos em Phi Leh, uma “lagoa” de água salgada, com uma coloração perfeita, de um verde água pontuado por áreas mais escuras, os corais. E é ali que podemos fazer snorkel, andar de caiaque e nadar.

Maya Bay Tailandia

Foi minha primeira vez fazendo snorkel e nunca vi nada (NADA!) mais maravilhoso na vida. Ao colocar a máscara e mergulhar pela primeira vez, é como se o fundo do mar saltasse em nossos olhos. Tudo está ali, vivo, colorido e pertinho de você. É como se estivesse assistindo a um filme em 3D. Os peixes nadam entre nós como se nada estivesse acontecendo. Poderíamos ficar eternamente ali, é lindo demais.

Maya Bay TailandiaMaya Bay TailandiaMaya Bay Tailandia

Depois de uma hora conhecendo um novo e maravilhoso mundo, voltamos ao barco para irmos até o motivo de estarmos ali: Maya Bay.

Maya Bay, A Praia mais famosa do cinema

Maya Bay Tailandia

Depois de muito mistério, às 17h chegamos até a entrada da Maya Bay, inconfundível pelos seus paredões de rocha cercando a pequena praia. Ao longe vemos as dezenas de barcos estacionados em suas areias e as centenas de turistas em toda a parte. Uhm, só esperar mais uma meia hora para a praia ser só nossa.

Maya Bay TailandiaMaya Bay TailandiaMaya Bay Tailandia

Mesmo ainda cheia na chegada, Maya Bay é incrível. Cercada em seus três cantos (no filme, o paredão é fechado por completo, feito por computador, é claro) por rochas exoticamente esculpidas pelo tempo, suas areias brancas e águas azuis claras são magníficas. Mais para dentro da praia ficam os banheiros, as casas dos guardas ambientais (que patrulham a ilha durante o dia) e uma cantina com bebidas e lanches. Para nós, que vamos dormir na praia, é reservado um espaço perto da cantina, onde fazemos nossas refeições e jogamos cartas antes de dormir.

Uma trilha por entre a mata leva até o lado oposto da praia, chamada de Losama Bay, uma baía de águas revoltas, sem banco de areia, com uma ilhota redondinha em seu meio.

Maya Bay Tailandia

Mais sobre a Tailândia: Conheça Chiang Rai e o Templo Branco mais famoso da Tailândia.

Voltando a Maya Bay, estar ali é muito surreal, caso tenha gostado do filme, ou só da praia mesmo. Desde que assisti, com meus 12 anos de idade, aquela praia nunca saiu da minha cabeça, e assim que soube que iria para a Tailândia, foi a primeira coisa que procurei. Sentar em sua areia, assim como os personagens de A Praia, e observar os barcos indo embora junto com o sol é algo impagável. Após meia hora só estou eu na praia.

A noite em Maya Bay

Maya Bay Tailandia

Na hora do jantar, esteiras cobrem o chão e é servido um delicioso frango ao curry com arroz e legumes cozidos. Ganhamos um bucket, um baldinho de praia de plástico (mesmo!) com a bebida que preferir, entre cuba libre e vodca com sprite. O bucket é muito famoso nas ilhas da Tailândia e em todas as praias você vai encontrá-los sendo vendidos.

A equipe do barco nos entretém com jogos loucos de cartas, tudo muito divertido. E para quem gosta de fotografia noturna, não há nada mais glorioso que fazer isso n’A Praia, afinal, quantas pessoas têm o privilégio de passar a noite em tal lugar?

Como se não bastasse, um churrasco é servido às 20h e logo após voltamos ao barco para dormir. Colchões espalhados por todos os lados com travesseiros e sacos de dormir são nossas camas, basta escolher onde ficar.

Veja também: Dormindo em Halong Bay, uma das maiores atrações do Vietnã.

Mas antes do descanso, mergulhamos com o barco no breu para podermos ver os fascinantes plânctons na água. Eles são ativados por movimento, então bata os braços e pernas para ver uma constelação debaixo d’água. Infelizmente é praticamente impossível fotografar os plânctons, então deixe sua GoPro de lado e curta o momento.

O dia seguinte e a volta a Ko Phi Phi Don

Maya Bay Tailandia

No balanço do barco acordamos antes do sol raiar, vendo Maya Bay sendo iluminada silenciosamente. É um momento de paz. Perfeito. Comemos uma fruta e tomamos um café antes de voltar até a praia. Temos uma hora só para nós antes das hordas de turistas chegarem. Nade, sente na areia, relaxe, são seus últimos momentos no paraíso.

Maya Bay Tailandia

Mais café da manhã, com ovos, e outra rodada de snorkel e caiaque antes de darmos adeus a Maya Bay, o paraíso que Hollywood nos apresentou.

*Larissa e Carlos visitaram Maya Bay com o Maya Bay Sleep Aboard a convite do Krabi Konnect.


Vai para Ko Phi Phi? Planeje sua viagem e reserve sua estadia pelo Booking.com.

Reservando por aqui você poupa tempo e dinheiro, e ainda nos ajuda a ganhar uma comissão e continuar nossa jornada 😉

AJUDE O VIDA CIGANA A VIAJAR PARA A ÍNDIA

Leu algum texto no Vida Cigana que foi útil em sua viagem?
Usou alguma dica nossa ao se preparar para embarcar para algum destino?
Esta é sua chance de retribuir 😉

KERALA BLOG EXPRESS

Vote na gente no Kerala Blog Express
Em um minutinho você pode nos ajudar a embarcar para nossa próxima viagem, para a Índia!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

12 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

  • bOM DIA,

    Vi no site de Krabi Konnect que ha dois passeios, o SLEEP ABROAD e o PANKTON SUNSET CRUISE. o que é esse pankton? tem haver com a nadada noturna em Maya Bayver os planktons acesos no mar? tem que fechar esses sois pacotes?

    • O Junnia, não precisa fechar os dois pacotes não. Se você for dormir em Maya Bay, irá nadar com os planctons, então é só fechar o passeio Sleep Aboard. O outro passeio sai de Phi Phi Don de tarde e volta a noite, no mesmo dia, somente para ver o pôr do sol na praia e nadar com os planctons.

  • Primeiro, Parabéns pelo Blog, incrível!!!!
    Pode me ajudar por favor?
    Gostaria muito de fazer esse passeio, mas queria saber se ha como não retornar com o grupo, e voltar durante o dia por meios próprios. Tem algum contato da agência que faz esse tour?
    Beijo!!!!

    • Crician, nós passamos a noite em Maya Bay e tivemos a manhã do dia seguinte para visitá-la antes da chegada dos turistas.
      Para nós foi o suficiente, mas você ainda pode arrajar o passeio tradicional em algum outro dia e visitar a ilha novamente depois.

  • Que blog maravilhoso! Tudo explicadinho… parabéns!! Só me tira uma dúvida flor, você gostou mais do Vietnã ou da Tailândia?? Preciso escolher um desses dois destinos e ainda não consegui… bjinho!!

    • Oi Janis, que bom que tem gostado de nos acompanhar! Bem, sobre os países, depende muito do que está procurando. Eu, particularmente gostei mais do Vietnã, foi um país que me surpreendeu muito. Tem muita história sobre a guerra, vários passeios sobre esse contexto, além de paisagens lindas também. E depois de ter passado por Laos e Tailândia, onde a maioria das atrações são templos budistas, ter ido a um país onde não tem isso foi meio aliviador 🙂
      Mas caso você queira ver templos milenares e praias paradisíacas, a Tailândia é o lugar certo, além de ter pessoas mais simpáticas. Os vietnamitas são bem grossos 😮 Espero que tenha ajudado!

  • Olá, bom dia.
    Sempre que posso, acompanho vocês. Estão de parabéns pelo bem trabalho.
    Vim me atualizar das notícias e gostaria de saber se continuam com o house sitting?

    • Olá Patrícia, continuamos com house sitting sim! Nesse momento estamos cuidando de duas cachorrinhas em Lisboa e já temos mais dois acordos fechados na Europa! Fazer house sitting é viciante e não pretendemos largar tão cedo! Obrigada por nos acompanhar! Larissa

House Sitting

publicidade

Close