Home » Reflexões » Viajando sozinho: porque você deve ir sem medo
Reflexões

Viajando sozinho: porque você deve ir sem medo

Viajando Sozinho Vida Cigana
Compartilhe este texto!

Semanas atrás escrevemos um texto aqui no blog explicando porque achamos tão divertido fazer uma viagem de casal, mostrando as maravilhas de viajar a dois e porque ninguém poderia deixar de experimentar a sensação ao menos uma vez na vida.

Muita gente chega até nós dizendo que têm medo de partir para o exterior sem uma companhia, mas sempre as encorajamos a ir assim mesmo. Sair viajando sozinho tem seus pontos positivos que uma outra jornada, ao estar com outras pessoas, como família ou amigos, não pode te proporcionar.


Veja mais: Saiba porque a hora de fazer aquela viagem dos sonhos é agora!


Dizemos isso por experiência própria, também. Antes de nos conhecer já viajávamos. Carlos rodou a América do Sul praticamente toda, e eu já havia passado um mês estudando em Nova York.

Viajando sozinho e acumulando amigos do mundo inteiro

Viajando Sozinho Vida Cigana

Uma das melhores coisas que acontecem em viagens que são feitas sozinho é estar completamente aberto a conhecer pessoas novas. A minha viagem à Nova York serviu para anular a minha timidez pois, ao estar por conta própria, precisava tomar a iniciativa de ir até as pessoas. Isso me rendeu amizades espalhadas pelo mundo inteiro até hoje.

Quando se sai viajando sozinho também é comum ficar hospedado em locais onde a maioria das pessoas também está só, como albergues e homestays, onde todos acabam se unindo como uma grande família.

Se virando na língua local

Se você estiver indo para um país onde se fala um idioma diferente, um que sempre quis aprender, ir sozinho irá ajudar bastante em sua tarefa. Estar em outro país por conta própria te obriga a falar a língua local. Você terá que fazer compras e pedir informações em outra língua e ninguém mais poderá te ajudar com isso, ou só restará passar fome e ficar perdido em um lugar estranho. Quando se está com pessoas conhecidas você estará sempre falando português.

Brasileiro atrai brasileiro

Viajando Sozinho Vida Cigana

Caso você tenha medo de sair viajando sozinho por aí por saber pouco ou nada da língua local e fique receoso sobre como vai se comunicar e fazer amizades, lembre-se que brasileiro atrai brasileiro. Nosso povo está espalhado pelos quatro cantos do mundo e praticamente em qualquer situação é possível ouvir alguém falando nossa língua materna. Acredite, não esbarrar com brasileiros é quase uma missão impossível.

Aprendendo a ouvir suas próprias vontades

Viajando Sozinho Vida Cigana

E para quem está querendo uma experiência extraordinária que te tire do eixo e ajude a descobrir por um momento o sentido da sua vida, sair viajando sozinho talvez te faça conseguir ouvir melhor seu eu interior. Você terá seus momentos de solidão, onde contemplar um lugar e imergir em seus pensamentos será algo único.

Para quem é inseguro, é ótimo para tomar decisões por conta própria. Não vai ter ninguém lá pra te ajudar a decidir, e isso não é ruim. Não existirão regras determinadas e este será o seu momento.

Não dependa de ninguém, só de você

Viajando Sozinho Vida Cigana

Viajar consigo mesmo é maravilhoso e não deve em nada se comparado a estar com outras pessoas. Claro que são estilos de viagens diferentes e achamos todas válidas! Tudo depende do momento que você estiver passando em sua vida e de seus objetivos. Lembra que eu disse que viajei para deixar de ser tímida? Então, hoje podem perguntar para qualquer um, falo igual a uma matraca.

Planeje-se sem depender de ninguém. Se um amigo não puder ir, vá você! Só não deixe o medo te paralisar porque não há nada a temer. A experiência será sempre inesquecível e no fim das contas você não estará sozinho: terá um mundo novo todo ao seu redor, louco pra te conhecer!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

6 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.
  • Ola, meu nome é Frederico, gostaria de saber se tem limite de idade para viajar para nova Zelândia mais especificamente para Dunedin,tenho 30 anos vou fazer 31 em novembro,tenho muita vontade de ir para nova zelandia a trabalho, e a estudos voces da vida cigana poderia me ajudar,como faço para adquirir a uma dessas vagas. Abraços sou alagoano desde ja agradeço pela ajuda de vcs se possivel,Obrigado!

    • Não Frederico, não existe limite de idade para viajar para a Nova Zelândia. Mas caso queira aplicar para o Working Holiday Visa este seria seu último ano, já que faz 31 em novembro. Com esse visto você pode trabalhar e viajar por um ano pelo país, dê uma olhadinha no link.

  • Olá, prazer, sou a Mariany,
    bom, encontrei o blog, e a postagem na página do facebook De pés sujos, estou conhecendo o site agora, mas me identifiquei já, pois estou numa grande vontade de pegar a estrada, viajar com mochila, e não tenho dinheiro para isso, porém, o que ainda me prende á essa pequena cidade é minha família e por ainda não ter me formado, não ter terminado nem o Ensino Médio ainda, porém é o que preciso. Pelo menos para ter uma base confiável de aprendizado, e para o conforto das minhas amadas mãe e avó, minha família. Tenho 18 anos, estou passando por isso, e tenho me encantado demais nas páginas que encontro sobre mochileiros, caroneiros, enfim.. pessoas realmente livres, e desde sempre sonho com a liberdade de viajar, e quanto a timidez de certa forma me identifico, mas já percebi que quando realmente preciso, não sou totalmente tímida, consigo superar rsrs Então, meu receio maior, além desses em relação á família e escolaridade é o fato de eu ser mulher. Sabe aquela coisa que colocam na nossa cabeça que é perigoso sair sozinha, pegar carona com desconhecidos e essas coisas né?! Então.. pois vejo mulheres super felizes, que pegam carona tranquilamente, ás admiro, pois vocês possuem a mente aberta, e levam super bem, divulgando com certeza aparece tudo lindo e maravilhoso, mas não há situações arriscadas neste caso? Para a segurança de uma mulher viajar sozinha? Agradeço desde já a atenção. Abraços!!!

    • Oi Mariany, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário. Então, você já tem 18 anos e acredito ser uma idade boa para começar a viajar, caso não esteja pensando em fazer faculdade agora (ou nunca, ninguém é obrigado a fazer faculdade). Mas acredito que tudo depende do lugar que você quer ir. Existem países e países, e em muitos deles, viajar sozinha e sendo mulher é perigoso sim. Não desaconselharia ninguém a deixar de ir para o país que sonha em ir não, mas tudo tem que ser planejado. Aqui na Nova Zelândia já conhecemos muuuuitas meninas viajando sozinhas e pegando caronas, é bem normal, o país é super tranquilo. Mas caso você pense em ir para algum país perto, na América do Sul mesmo, te daria o conselho de tentar arrumar companhia em alguns blog de mochileiros, sempre tem alguém indo pra essas bandas. E carona sozinha, não mesmo. Primeiro comece a viajar, fique experiente, que com o tempo você irá entender como funcionam as coisas. Vamos tentar ajudar escrevendo textos sempre.
      Obrigada por nos acompanhar!
      Larissa

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close