Home » Working Holiday Visa: Viaje e trabalhe por um ano na Nova Zelândia

Working Holiday Visa: Viaje e trabalhe por um ano na Nova Zelândia

Desde 2008, em um acordo realizado entre os governos do Brasil e da Nova Zelândia, anualmente são concedidos 300 vistos de trabalho e férias, o chamado Working Holiday Visa, que permite a brasileiros viajarem e trabalharem legalmente, por um ano, na Nova Zelândia.

working holiday visa

Working Holiday Visa para brasileiros: a chance de financiar uma viagem de longa duração

O problema inicial ao planejar uma viagem de longa duração surge com as questões burocráticas que cada país estabelece para liberar seu acesso e permanência.

O passaporte brasileiro é muito bem aceito em todo o mundo – são poucos países que exigem visto prévio de brasileiros para turismo. Mas para permanecer além dos três meses usuais garantidos aos turistas, a história é completamente diferente.

Parte do motivo que nos estimulou a escolher a Nova Zelândia como ponto de partida da nossa viagem é a relativa facilidade com que emite o Working Holiday Visa para brasileiros, em um processo feito pela internet, sem necessidade de despachantes, agências de viagem, ou que o passaporte seja enviado pelo correio.

Leia mais: Porque decidimos sair do Brasil e viver na Nova Zelândia por um ano (e você também deveria)

Apenas 300 vagas por ano para brasileiros conseguirem o Working Holiday Visa.

No caso do acordo brasileiro com a Nova Zelândia, anualmente através do Working Holiday Visa é liberada uma cota de apenas 300 vistos (eis aí o grande problema) que permitem que se consiga  trabalho e estadia no país por até um ano. É um visto de trabalho basicamente, com a única restrição que o candidato não seja contratado pelo mesmo empregador por mais de três meses.

O intuito da Nova Zelândia ao liberar esta cota é que você viaje também, afinal é um visto de trabalho e férias. É para isso que você veio e trabalhar seria apenas uma forma de sustentar os gastos com o turismo. No entanto, nada impede que, uma vez no país, caso surja uma proposta de trabalho permanente, que você aplique para um Work Permit, mas isto não vem ao caso no momento.

Leia mais: Descubra as formas de conseguir um emprego na Nova Zelândia.

working holiday visa nova zelândia para brasileiros

Exigências para aplicar o Working Holiday Visa da Nova Zelândia para brasileiros

Para conseguir uma das 300 vagas que são abertas anualmente, o potencial candidato deve estar enquadrado em uma série de critérios exigidos, como:

  • Ser cidadão brasileiro
  • Ter um passaporte válido por até três meses após a data de saída planejada da Nova Zelândia. (Recomendável validade mínima de 15 meses após a data de seleção)
  • Ter no mínimo 18 e não mais que 30 anos de idade (ps: Isto é válido no momento da candidatura. Logo, se você tem 17 anos deve esperar um pouco mais, mas se já está com 30 ainda pode se candidatar mesmo que chegue na Nova Zelândia já com 31 anos).
  • Não viajar com crianças (Não é proibido que se tenha filhos, mas eles deverão ficar no Brasil).
  • Ter uma passagem de retorno ao Brasil ou comprovar ter quantia suficiente para comprá-la.
  • Trazer ao menos NZ$4.200 para bancar seus custos iniciais no país.
  • Ter um seguro viagem que cubra todo o seu tempo de estadia na Nova Zelândia (Saiba como fazer a cotação e encontrar o o seguro viagem mais barato)
  • Viajar para a Nova Zelândia para tirar férias, o trabalho deve ser sua intenção secundária.
  • Não ter sido aprovado para o Working Holiday Visa anteriormente (O visto é concedido uma vez só na vida. Se por acaso você foi aprovado anteriormente e desistiu de viajar, já era).
  • E, caso você já esteja na Nova Zelândia, que tenha um visto válido (Se você ficar ilegal no país em algum momento terá problemas sérios e o Working Holiday Visa não é uma solução para o seu caso, amigo).

O que fazer ANTES da data marcada para conseguir o Working Holiday Visa

Com a cota de apenas 300 vistos e com a quantidade de brasileiros atualmente com condições de viajar ao exterior, desde 2008 as vagas para o Working Holiday Visa têm se esgotado cada vez mais rápido, atualmente sendo preenchidas em questão de minutos.

Como cada minuto conta na disputa pelas vagas, é necessário acessar o site da imigração com antecedência e criar seu nome de usuário e senha dias antes do processo para o Working Holiday Visa ser aberto. Criar um cadastro no dia da abertura das vagas pode não só te deixar para trás como o site pode ficar sobrecarregado e nem sequer te permitir começar a preencher suas informações.

working holiday visa nova zelândia para brasileiros

Esteja online no dia de abertura das inscrições para o Working Holiday Visa para brasileiros

O Working Holiday Visa da Nova Zelândia para brasileiros abre, em geral, no início de Setembro*. Em geral porque a data exata muda de um ano a outro, mas um tempo antes a Imigração confirma data e horário exatos do disparo da boiada.

Em 2019 a data de abertura para o Working Holiday Visa para brasileiros será:

  • 22 de Agosto de 2019 às 10h00 na Nova Zelândia
  • 21 de Agosto de 2019 às 19h00 no Brasil (horário de Brasília)

(data atualizada em setembro de 2019, conforme consta no Brazil Working Holiday Visa)

As inscrições para o Working Holiday Visa para brasileiros são feitas todos os anos no site do Governo da Nova Zelândia, confira lá possíveis atualizações sobre o processo.

No dia e hora anunciados eles habilitam um questionário que deve ser preenchido o mais rápido possível para garantir a vaga. São perguntas sobre seus dados pessoais, histórico de saúde, profissional e educacional, todo em inglês.

Ao final, uma taxa deve ser paga utilizando exclusivamente um cartão de crédito internacional (peça emprestado a alguém, caso não tenha)

Em 2018 a taxa foi de 208 NZD, mas pode ser reajustada de um ano a outro sem aviso prévio

O que fazer após o pagamento da taxa do Working Holiday Visa?

Caso você tenha feito o pagamento com sucesso, comemore! Isto significa que você está no grupo dos 300 brasileiros que entraram na cota anual do Working Holiday Visa na Nova Zelândia (caso a cota tivesse estourado eles não permitiriam que você efetuasse o pagamento).

A partir deste momento você ainda precisa cumprir algumas etapas para garantir a aprovação do Working Holiday Visa, pois caso contrário sua vaga será passada adiante.

O exame médico para a aprovação do Working Holiday Visa

Passado o sufoco da correria para preencher o formulário e efetuar o pagamento, você receberá um email informando que para finalizar a sua candidatura você deve preencher o formulário INZ 1096, escolher um dos médicos certificados por eles e encaminhar tudo junto a uma chapa de Raio-X provando que você não tem tuberculose, por correio em até 15 dias. (PS: Algumas clínicas já estão cadastradas no sistema online do Governo e enviam o exame diretamente pela internet, sem a necessidade do envio por carta)

As clínicas certificadas saberão te encaminhar no processo todo de preenchimento deste formulário, mas é fundamental pesquisar preços entre todos os médicos habilitados, pois nenhum deles aceita convênio de plano de saúde e o valor cobrado pelo exame é completamente arbitrário.

Veja a lista completa dos médicos certificados para o exame do Working Holiday Visa

A aprovação e concessão do Working Holiday Visa

Enviado o material e o exame médico, basta esperar. O site da imigração permite um acompanhamento online do processo e te fornece email e telefone de contato do agente que cuidará da emissão de seu Working Holiday Visa para que possa tirar alguma dúvida. No nosso caso, duas semanas depois de enviado recebemos a aprovação (uma para cada um em processos separados – não existe visto como “parceiro” no caso do Working Holiday Visa, é cada um por si).

voar na nova zelândia air new zealand

Uma vez com a aprovação em seu email, você terá até um ano para se preparar e chegar à Nova Zelândia para começar sua aventura. Só a partir da data de desembarque os doze meses de vigência do Working Holiday Visa começam a contar.

Working Holiday Visa: seu caminho para a Nova Zelândia passo a passo

Como os vistos são concedidos a quem primeiro preenche corretamente um formulário no dia de abertura das inscrições, a concorrência é enorme e aumenta a cada ano.

Para muitos brasileiros o questionário é uma grande barreira, uma vez que só é possível visualizá-lo no momento que abrem as inscrições. (reparem nos comentários deste texto como no ano passado muita gente ficou perdida)

Por isso, reunimos as informações de quando nos candidatamos (em 2013) e em 2015 e 2016 acessamos o sistema uma vez mais só para armazenarmos os dados para podermos desenvolver, de forma super detalhada, um guia do Working Holiday Visa. Nele, explicamos todas as etapas, desde seu cadastro inicial ao preenchimento de todas as abas do formulário, para ajudar na sua preparação para o momento de abertura das inscrições.

Ebook Working Holiday Visa Nova Zelândia para brasileiros

O “Working Holiday Visa: seu caminho para a Nova Zelândia passo a passo” é um produto digital. Você poderá fazer o download de seu exemplar imediatamente, após a confirmação do pagamento.

No “Working Holiday Visa: seu caminho para a Nova Zelândia passo a passo” você vai encontrar:

  • Respostas às perguntas que recebemos com mais frequência tirando as dúvidas que podem surgir antes de sua candidatura.
  • Imagens de todas as telas ao longo do processo de candidatura com marcações dos pontos a serem preenchidos (usando como referência os formulários de 2015 e 2016).
  • Tradução de todas as perguntas feitas no formulário.
  • Links para as páginas do Governo da Nova Zelândia onde você encontrará as informações necessárias ao preenchimento do formulário para se preparar com antecedência.
  • ATUALIZAÇÃO DA 3ª EDIÇÃO: Instruções para criar seu cadastro antes das inscrições, com um link que desde Junho/2016 não é mais publicamente divulgado.
  • ATUALIZAÇÃO DA 3ª EDIÇÃO: Lista completa de Indústria e Ocupação já com os códigos a serem preenchidos para que você não perca tempo na etapa mais complexa do formulário.
  • São 34 páginas que serão o grande diferencial para o sucesso de sua candidatura!

Ebook Working Holiday Visa Nova Zelândia para brasileiros

E quanto custa?

O preço da 3ª edição atualizada é R$22,90 – e este valor pode ser a diferença entre conseguir ou não sua aprovação.

Como posso comprar?

Você pode comprar o passo a passo para o Working Holiday Visa utilizando:

  • cartão de crédito
  • boleto bancário
  • ou sua conta no Paypal.

Basta clicar no botão aqui de baixo e seguir as instruções na tela seguinte. Tudo muito fácil.

Quando e como receberei os arquivos?

Para pagamentos usando cartão de crédito ou Paypal, a liberação da compra é imediata e você receberá no endereço de email cadastrado uma mensagem do Hotmart com as instruções para o download.
Para compras usando boleto bancário será necessário aguardar a compensação bancária para o recebimento do email, o que pode levar até 72 horas após o pagamento ter sido efetuado.

Atenção!

Nós, no Vida Cigana, não temos ligação profissional ou pessoal com o Governo da Nova Zelândia e apesar do questionário ter se repetido sem alterações ao longo dos anos, não temos como prever se mudanças de última hora no sistema afetarão as informações contidas neste arquivo.

Para informações mais detalhadas, procure um immigration adviser licenciado pelo Governo da Nova Zelândia.

Save

44 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Posso estudar durante esse período que ficarei? Além disso, algumas coisas que não ficaram claras, o programa te oferece estadia e trabalho durante o período?

  • A comprovação da quantia necessária para passar na imigração quando chegamos na Nova Zelândia pode ser feita por meio de algum cartão de crédito com o limite necessário, por comprovar a quantia do dinheiro em alguma conta, porém pode também comprovar esse dinheiro pelo meu FGTS?

  • Boa tarde, gostaria de uma opinião. Estou cursando biomedicina no Brasil, seria mais viável eu terminar a faculdade aqui ou na Nova Zelândia com esse visto ? Faltam 2 anos …

  • Olá, pelo site da imigracao da NZ eles adiaram o visto e ainda nao possuem uma data para a abertura das inscricoes correto? sabem alguma coisa?

  • Boa tarde, O WHV me permite trabalhar 3 meses para o mesmo empregador correto? mas caso o meu empregador queira que eu continue trabalhando para ele e me forneça um Work Visa (Sponsor) seria possível enquanto eu estiver com o WHV ou teria que esperar o prazo do visto expirar para poder aplicar para o Work Visa? ou é possível aplicar para o Work Visa enquanto estou com o WHV e com a emissão do Work Visa o WHV seria cancelado?

  • Olá tenho um visto temporário de trabalho até o terceiro mês sei que não é cobrado imposto, inclusive este ano como houve o lockdown os vistos de trabalho temporários foram prorrogados para mais tempo e agora novamente.
    Uma dúvida, qual a alíquota de imposto cobrada pelo governo de imigrantes com visto de trabalho ?

    • Cara, não sei dizer, não.
      Deixo aqui seu comentário pro caso de aparecer alguém que entenda e possa ajudar com uma resposta melhor.

  • Olá! Boa noite!
    Farei 28 anos agora em 2020, mas ainda não tenho passaporte e nem visto. É possível eu tentar em 2021??
    É preciso ter passaporte antes da inscrição?
    Caso seu seja casada, impossibilita algo?

  • Oii! Pode me tirar uma dúvida? Caso meu visto seja aprovado, eu tenho que fazer meus exames médicos somente no Brasil? Porque já estou morando em outro país, então não seria viável para mim voltar para o Brasil só para isso.

  • Boa noite pessoal!

    Há alguma informação sobre as inscrições 2020?
    Seria possível não liberarem esse ano devido ao COVID, e acumularem as vagas (300 de 2020 + 300 de 2021) para o ano que vem totalizando 600 vagas?

    Abs

    • Alvaro, imagino que não vão liberar vagas este ano, mas duvido que acumulem as vagas. Acho que vão simplesmente cancelar o processo de 2020.

  • Olá! Meu filho conseguiu e já está com viagem marcada para Agosto. Sabem me dizer qual a situação que está com essa pandemia? O governo irá prorrogar? Poderá ir? Cancelou?

    • Sugiro que entre em contato com o agente da imigração, no email que recebeu ao ser aprovado, para confirmar o que vai acontecer com o prazo do visto.

  • Boa tarde, obrigado pelo conteúdo!
    Gostaria de tirar uma dúvida, qual a diferença entre o Working Holiday Visa e o visto normal para estudo/ trabalho? (Pelo que li se for cursos acima de 12 semana eu posso trabalhar 20h por semana. A diferença seria a quantidade de horas liberadas para trabalho por semana? Caso eu consiga o Working Holiday Visa e queira estudar mais do que 6 meses, é possível? Obrigado desde já.

    • Outra dúvida, É necessário inglês fluente para ser aprovado no Working Holiday Visa? Consigo com o inglês intermediário? O interesse maior do intercâmbio seria conseguir uma fluência no inglês e ter um emprego que ajudasse a custear parte dos gastos. Se a intenção for ficar apenas 6 meses, estudando/trabalhando, qual tipo de visto vocês acham mais adequado? Obrigado desde já

  • Entendi que o visto é para o turismo e o trabalho seria para se manter, certo? Conseguindo a inscrição, a respeito do trabalho e estadia. Eu consigo procurar ainda no BR ou que lute quando chegar no país? Amei o conteudo, sou Au Pair nos EUA e estou procurando o qie fazer qiando acabar o meu ano aqui 🥰

    • Oi Samire, nada te impede de tentar antes, nós tentamos antes de sair do Brasil e conseguimos alguns house sittings (hospedagem) antes de sair do Brasil. Não é garantido, mas não é impossível.

  • Oie!

    Ótimo conteúdo, parabéns! Sabe me dizer se para a comprovação da renda precisa ser apenas dinheiro líquido (uma conta poupança, por ex.) ou se pode ser limite de cartão de crédito ou ambos?

    Obrigada!