Home » Destinos » Austrália » YHA Australia: como economizar nos gastos com o hostel em sua viagem pelo país.
Austrália Planejamento

YHA Australia: como economizar nos gastos com o hostel em sua viagem pelo país.

o que fazer em melbourne
Compartilhe este texto!

YHA é a sigla para “Youth Hostel Association”, uma associação de hostels da Austrália. Mas não é qualquer associação, e sim a maior rede de hostels da Austrália, presente em mais de 85 localidades diferentes.

Imigracao-Australia-5

Falar de uma associação de hotels, como o YHA Australia, parece soar anacrônico hoje, afinal, quem ainda reserva sua hospedagem olhando para o selo de uma rede ou uma cadeia de hotéis?

Comece a se planejar: Como conseguir o visto para a Austrália pela internet

Abre parênteses: um breve relato sobre a História dos Mochilões.

Lá no começo da minha vida de viajante não havia muitas formas de você fazer uma busca por hospedagem na internet. Não havia o Booking.com ou qualquer outro buscador que filtrasse e organizasse opções de hospedagem por preço ou amenidades disponíveis. Não havia também um Trip Advisor para onde você pudesse correr e conferir reviews de outros hóspedes, checando com antecedência o histórico do lugar. Blogs de viagem eram poucos e estes ainda não eram referência em buscas sobre o assunto na internet.

o que fazer em sydney

 

Era um período solitário e cada viajante contava apenas com relatórios de outros em fóruns e comunidades insipientes no Orkut. (alguém ainda lembra do Orkut?)

Sem os recursos intenéticos e smartphônicos que possuímos, para não viajarmos sem uma base na hora de escolher o hostel em cada cidade que passávamos, recorríamos, sempre que disponíveis, aos hostels da Hostelling International, uma rede mundial de hostels extensamente presente no Brasil e na América Latina. Cada hostel que tivesse o selo da HI era garantia de que um padrão de qualidade era mantido por ali e uma escolha certa a ser feita.

Melbourne-Australia-10
Quando for reservar um hostel na Austrália, basta procurar pelo selo do YHA.

Como escolhíamos o hostel sempre a partir da lista de associados, era super vantajoso nos tornarmos membros da HI, com direito a uma carteirinha e tudo. Ser membro nos dava descontos em cada noite hospedados nos hostels da rede e em diversos outros locais. Todo mundo saía ganhando.

Fecha parênteses.

Hoje existem aplicativos de todos os tipos para facilitar sua viagem e a internet nem faz mais ruído ao tentar conectar! Está muito mais fácil a tarefa de buscar a melhor hospedagem e recorrer a marcas e selos de qualidade passou a ser algo ultrapassado.

Ou ao menos assim pensávamos antes de nossa viagem pela Austrália.

Por que confiar em uma marca como o YHA Australia?

A YHA Australia é uma rede enorme no país. É impossível viajar pela Austrália sem se deparar com algum hostel membro da associação pelo caminho, porque são todos muito bem localizados em suas respectivas cidades.

Opera-de-Sydney-Australia-23
O terraço do Sydney Harcour YHA, de frente pra Ópera. 🙂

Foi ao ficarmos hospedados nos hostels da YHA Australia que percebemos o quanto confiar em uma marca pode agregar conforto e tranquilidade a uma viagem, do mesmo modo que fazíamos antigamente.

E era verdade! Descubra porque Melbourne é a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo.

A garantia de qualidade nos fazia ter a certeza de ficarmos hospedados em um local onde a limpeza e organização de todos os espaços (incluindo os ambientes compartilhados) seriam sempre perfeitas. E não foram poucas: estivemos em cinco unidades diferentes e todas estavam impecáveis, num nível de excelência que dificilmente encontramos por aí.

Há muito não tínhamos aquela sensação tão boa de chegar numa cidade desconhecida já sabendo que a hospedagem estaria sempre de acordo com o que imaginávamos.

Cada hostel é único, e uma experiência em si.

Ainda que todos os membros sigam os mesmos padrões de qualidade, cada hostel do YHA Australia ainda proporciona em si uma experiência única, pois não são locais insípidos e estandardizados, pelo contrário:

Fremantle Australia

Em Fremantle, ficamos hospedados dentro de uma das prisões australianas consideradas patrimônio mundial da UNESCO (sim, aquelas originais, que remetem à colonização do país).

Saiba sobre: Fremantle, a histórica cidade construída por presidiários.

Opera-de-Sydney-Australia-23
Escavações arqueológicas acontecendo dentro do terreno do Sydney Harbour YHA

Em Sydney, estávamos de frente para a Ópera e o Sydney Harbour, em uma edificação erguida sobre as ruínas do histórico bairro de The Rocks. A restauração local é integrada ao prédio do YHA de tal forma que o simples ato de entrar no hostel já trazia uma visita ao museu junto.

Leia mais: O que fazer em Sydney? e A Ópera de Sydney, o ponto turístico mais visitado da Austrália

Hostel não é lugar só para jovens

Enquanto em um hotel todos se isolam em seus quartos e não há quase nenhuma interação entre os hóspedes, um hostel é, primordialmente, um lugar de socialização e compartilhamento de espaços. Mas do que isto adianta se você só encontrar pessoas iguais a você mesmo?

Com o nível de qualidade de cada unidade da rede, não nos surpreendíamos quando encontrávamos idosos ou famílias inteiras no saguão. Gente que normalmente não se dobraria a uma estadia em um hostel era facilmente encontrada em qualquer um dos locais onde ficamos hospedados.Opera-de-Sydney-Australia-23

Reservar um quarto sem a devida pesquisa do histórico e referências do lugar já nos fez ficar hospedados em lugares onde a tal “socialização dos espaços” era sinônimo para “não vou deixar meu vizinho de quarto dormir”. Por conta disso para nós mesmos já tem sido difícil às vezes encontrar um hostel adequado ao nosso perfil, mas confiar na marca do YHA Australia nos fez descobrir o equilíbrio certo que procurávamos.

Uma viagem como se fazia antigamente (e como deve ser feita hoje)

Tornar-se membro do YHA Australia ao programar uma viagem pelo país, além de todas as vantagens naturais da rede, ainda reduz em 10% o valor de cada diária reservada e dá outros 700 descontos diferentes a serem usados pelo país.

Se você viaja em família, basta que um adulto associe-se e todas as crianças (menores de 18 anos) tornam-se membros gratuitamente por um ano.

Melbourne-Australia-18

Além disso, se você é daqueles mochileiros que ainda mantém as tradições e carrega consigo sua carteirinha de sócio da HI em suas viagens pelo mundo, o YHA Australia é parceiro da Hostelling International e garante equivalência nos benefícios em sua viagem pelo país.

Confiar em selos de qualidade ficou ultrapassado para quem gosta de passar perrengue!

*Sim, nós ficamos hospedados nos hostels da YHA Australia a convite deles, mas isto não influenciou ou alterou o tom de nosso relato que, como tudo neste blog, é pessoal e baseado em experiências reais que tivemos.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close