Conhecer a Avenida Champs-Élysées, em Paris, é imergir na área mais aristocrática da cidade. Repleta de edifícios históricos, lojas luxuosas e uma vida noturna bastante ativa, esta emblemática via parisiense é um destino obrigatório para qualquer turista.
Sendo um dos lugares mais famosos de Paris, ao longo de sua extensão a avenida conta com atrações para todos os gostos. Se você busca um museu, galeria de arte ou bons restaurantes, não importa. Há um pouco de tudo na Avenida Champs Elysées.
Do majestoso Arco do Triunfo, passando pela Praça Charles de Gaulle até a área comercial na Place de la Concorde, a avenida é uma vitrine do enorme contraste entre história e modernidade que define Paris.
7 Atrações para visitar na Avenida Champs-Élysées
Planejar o que fazer na Champs-Élysées pode parecer desafiador, mas neste guia nós juntamos as 7 melhores atrações de uma das avenidas mais famosas da Europa em um roteiro bem prático de executar.
Com quase 2km de extensão e situada na área mais turística e movimentada de Paris, este é um dos logradouros mais importantes e famosos da cidade. Lá, você pode encontrar uma mistura de cultura, história e entretenimento que cativa todos os seus visitantes.
No índice abaixo, separamos quais são os lugares que você precisa descobrir nesta famosa avenida e arredores:
- Jardim das Tulherias
- Place de la Concorde
- Obelisco de Luxor
- Jardim da Champs-Élysées
- Grand Palais e Petit Palais
- Triângulo Dourado de Paris
- Arco do Triunfo
Acompanhe abaixo o roteiro e as dicas com tudo o que de melhor tem para se fazer na Avenida Champs-Elysées. Você vai logo entender porque a região é um destino turístico imperdível em Paris.
Saiba mais: Onde ficar em Paris: 9 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis.
Roteiro pela Avenida Champs-Elysées
▼ Acompanhe a caminhada pela Avenida Champs-Elysées que recomendamos:
Comece a explorar a região com um passeio pelo Jardim das Tulherias (1). Ele fica logo ao lado do Louvre e, provavelmente, já estará em no roteiro de sua viagem em algum momento.
De lá você inicia a caminhada por toda a extensão da Avenida Champ-Elysées, parando para conhecer suas principais atrações ao longo do caminho.
Siga para a Praça da Concórdia (2) onde está o Obelisco de Luxor (3). Do outro lado já fica o Jardim da Champs-Elysées (4).
Após um tempinho explorando o jardim, dobre a esquina ao chegar ao metrô Champs-Elysées – Clemenceau, na Avenida Winston Churchill, para poder visitar o Grande Palais e Petit Palais (5).
Dali, o caminho até o Arco do Triunfo (7) pode ser feito de metrô, mas se você se interessa pelas grandes lojas de marca de Paris, pode aproveitar para conhecer mais a fundo a área do Triângulo Dourado (6).
No total, a caminhada do Jardim das Tulherias até o Arco do Triunfo deve levar de 40 minutos a 1 hora, sem contar as paradas para fotos e visitas às lojas. Este roteiro certamente encaixa em uma manhã ou tarde de sua visita a Paris.
1. Jardim das Tulherias
Localizado entre o Louvre e a Place de la Concorde, o Jardim de Tuileries é um dos mais belos espaços verdes de Paris. Com sua atmosfera tranquila e paisagismo impecável, o jardim é um espaço que encanta visitantes de todas as idades.
O jardim foi projetado no século XVI, encomendado por Catarina de Médici, esposa do então rei Henrique II para ser parte do Palácio das Tulherias.
Numa visita ao Jardim das Tulherias, os turistas podem passear por suas alamedas arborizadas, onde há esculturas de artistas renomados, além de fontes que ajudam a decorar o espaço.
Para quem está na parte central de Paris, incluir o Jardim das Tulherias em seu roteiro é algo quase obrigatório, sobretudo para os amantes dos jardins parisienses.
2. Place de la Concorde
Em um dos extremos da Avenue des Champs Elysées está a Place de la Concorde, uma das mais famosas e fotogênicas da cidade, um símbolo da arquitetura e urbanismo francês.
A Praça da Concórdia desempenhou um papel significativo na história francesa, sendo o local onde ocorreram importantes eventos como a execução do rei Luís XVI durante a Revolução Francesa.
Projetada por Ange-Jacques Gabriel em 1755, a praça é a segunda maior da França e é famosa por suas oito estátuas que representam as principais cidades francesas. A disposição simétrica e a elegância das formas conferem à praça uma atmosfera única e encantadora.
A visita é gratuita e permite que os turistas conheçam um destino carregado de história e simbolismo para toda a França.
3. Obelisco de Luxor
No centro da Praça da Concórdia, os viajantes podem apreciar a imponência do Obelisco de Luxor, um presente do Egito dado ao governo francês no século XIX.
O monumento serve como um lembrete fascinante da rica história cultural e das relações entre os dois países.
Com mais de 3 mil anos de idade, esse obelisco feito de granito vermelho é uma verdadeira obra-prima da arquitetura egípcia.
Além da própria grandiosidade da estrutura, existem informações históricas importantes dispostas ao seu redor para enriquecer ainda mais a visita. É possível apreciar detalhes intrincados em suas inscrições hieroglíficas e aprender sobre as origens do monumento.
4. Jardim da Champs-Élysées
Outro destino obrigatório na avenida é o Jardim da Champs-Élysées. Esta é uma ótima forma de aproveitar a natureza mesmo em uma das áreas mais movimentadas de Paris.
Preservando seu charme histórico, o Jardim da Champs-Élysées apresenta belíssimos canteiros de flores, árvores imponentes e fontes elegantes. É possível também encontrar quiosques com bebidas e lanches para complementar a experiência.
Para visitar o Jardim da Champs-Élysées, basta caminhar pela avenida até alcançar suas entradas espalhadas ao longo do trajeto. A entrada é gratuita e o local pode ser visitado a qualquer hora do dia ou da noite.
Incluí-lo em seu roteiro é uma boa forma de aliar um ponto turístico importante de Paris com um lugar para apreciar e relaxar.
5. Grand Palais e Petit Palais
O Grand Palais e o Petit Palais são duas importantes e impressionantes construções nos arredores da Avenida Champs-Élysées, em Paris. Ambos ficam localizados na Avenida Winston Churchill, um em frente ao outro, mas bem perto da saída da Estação de metrô Champs-Elysées – Clemenceau.
O Grand Palais, com sua imponente fachada de vidro e metal, é um marco da Belle Époque francesa. Construído em 1900 para a Exposição Universal, ele abriga exposições temporárias de arte e eventos culturais diversificados ao longo do ano.
Já o Petit Palais, que fica em frente, exibe traços da arquitetura renascentista com jardins charmosos.
Ao visitar ambos palácios, os viajantes podem mergulhar na história da arte e apreciar exposições renomadas ou descobrir novos artistas contemporâneos. As galerias contam com coleções que incluem pinturas, esculturas e fotografias.
6. Triângulo Dourado de Paris
Se você gosta de fazer compras durante as suas viagens, sobretudo de itens de luxo, este certamente é o melhor lugar de Paris para isso.
Numa região que abarca as avenidas Champs Élysées, Montaigne e George V, chamada “Triângulo do Ouro”, é possível encontrar uma infinidade de lojas de grife renovadas como Louis Vuitton, Tiffany & Co, Dior, Chanel, entre outras marcas famosas.
As lojas exibem coleções exclusivas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos deslumbrantes diretamente das marcas renomadas.
Cada marca possui sua própria boutique formando na região uma atmosfera requintada para compras.
O paraíso das compras de luxo e da exclusividade
Além de ser um importante centro comercial, o Triangle d’or também é conhecido por contar com edifícios e ruas com arquitetura sofisticada e deslumbrante, assim como um ambiente elegante.
A arquitetura clássica dos edifícios adiciona um toque especial à atmosfera sofisticada dessa região incrível.
Se você busca uma experiência luxuosa em Paris, com visitas à boutiques e galerias com artigos de arte e moda, esse é o lugar certo.
Confeitaria Ladurée
A icônica Confeitaria Ladurée é um verdadeiro deleite para os sentidos em Paris. Fundada em 1862, essa confeitaria renomada é famosa por seus macarons delicados e saborosos, que se tornaram a marca registrada da casa.
A filial Champs-Élysées da Ladurée oferece uma variedade incrível de sabores de macarons, além de outras delícias como croissants e tortas.
Ao visitá-la, você será recebido por um ambiente sofisticado, com decoração inspirada nas cores pastel dos próprios macarons. As vitrines exibem uma ampla seleção dessas obras-primas culinárias, cuidadosamente preparadas.
Confeitaria Pierre Hermé
Outra importante confeitaria da região da Champs-Élysees é a Pierre Hermé. Seu nome é uma homenagem ao seu fundador, o renomado chef pâtissier Pierre Hermé.
A confeitaria atrai visitantes de todo o mundo há décadas, a maior parte deles buscando os mais perfeitos macarons franceses, nos mais diferentes sabores e estilos.
Cada doce neste lugar é uma verdadeira obra-prima culinária. Elas combinam sabores surpreendentes e texturas harmoniosas.
Durante sua visita à confeitaria, não deixe de explorar as diferentes opções disponíveis no menu sazonal, que sempre reserva importantes e gratas surpresas aos visitantes.
7. Arco do Triunfo
Outro ponto turístico obrigatório da Avenida Champs-Elysées é o Arco do Triunfo, um dos mais emblemáticos da cidade. Construído por Napoleão Bonaparte, o arco simboliza as vitórias militares da França e homenageia os soldados que lutaram bravamente pelo país.
A visita ao Arco do Triunfo promete uma experiência impressionante. Ao subir até o topo, os visitantes são recompensados com uma vista panorâmica de tirar o fôlego da cidade de Paris.
Situado no final da Avenida Champs-Élysées na Place Charles de Gaulle, o arco é o verdadeiro centro da cidade, de onde partem avenidas para todas as direções.
Este é o típico ponto de Paris que você não pode deixar de fora do seu roteiro de forma alguma. Aproveite para conhecer outras atrações nos arredores no mesmo dia.
Avenue des Champs-Élysées, a principal avenida de Paris
Além de ser uma avenida situada na região central de Paris, a Champs-Élysées é importante não só por isso, mas também por outros fatores. Seu nome provém do grego – em português “campos elísios”, o paraíso dos heróis na mitologia grega.
Com cerca de 2 km de comprimento, a Avenida Champs-Élysées recebe importantes eventos da cidade, sendo um importante lugar para manifestações políticas, eventos esportivos (como a chegada do Tour de France) e comemorações de vitórias e títulos da Seleção Francesa de Futebol.
Ela se estende desde o Arco do Triunfo até a Place de la Concorde e oferece ao turista uma infinidade de atividades culturais.
Entre elas monumentos históricos e museus, opções gastronômicas variadas desde confeitarias aos restaurantes mais importantes da culinária francesa, além de lojas das grandes marcas internacionais para aqueles que gostam do universo fashion.
Por onde começar a explorar a Avenida Champs-Élysées em Paris
Não há uma ordem correta por onde começar a explorar a Avenida Champs-Élysées, mas o ideal é que você consiga percorrer todo o seu comprimento para aproveitar o melhor do local.
Por isso, sair das extremidades é o ideal. Por preferência pessoal, recomendo finalizar o passeio pelo Arco do Triunfo, pois dessa forma tudo deve terminar no ápice, forma que eu prefiro. Então, sair da Place de La Concorde em direção ao Arco do Triunfo para mim, é a melhor opção.
No caminho, poderá desfrutar das muitas lojas famosas, cafés charmosos e pontos turísticos que a avenida tem para oferecer.
Então prepare-se para uma experiência memorável logo ao pisar nesta icônica via parisiense!
Horário de funcionamento das lojas na Champs-Élysées
As lojas da Avenida Champs-Élysées (e arredores) normalmente abrem suas portas ao público por volta das 10 da manhã. Esse horário vale tanto para as confeitarias tradicionais quanto para as lojas de luxo que citamos em nosso artigo.
Outros tipos de estabelecimentos como bares, restaurantes e padarias podem abrir em outros horários (normalmente são mais flexíveis).
Por isso, antes de planejar seu roteiro na Champs-Élysées, é recomendável verificar o horário exato diretamente com as lojas que pretende visitar.
Quanto custa um café na Avenida Champs-Élysées?
Tomar um café na charmosa Avenida Champs-Élysées, em Paris, pode variar dependendo do café ou restaurante que você escolher. No entanto, para te dar uma ideia geral de preços, um simples café expresso costuma custar entre 3 e 5 euros.
Embora seja um pouco mais caro do que a média da cidade, beber um café na Champs-Élysées não é apenas sobre a bebida em si, mas também sobre o prestígio de tomá-lo em um dos lugares mais importantes de Paris.
Opções de hospedagem próximas à Avenida Champs-Élysées
Se você está planejando uma viagem a Paris e deseja ficar perto da Avenida Champs-Élysées, vai encontrar diversas opções de hospedagem.
Há vários hotéis luxuosos na região, como o Four Seasons Hotel George V e o Hotel Barrière Le Fouquet’s, ambos conhecidos pelo seu serviço impecável e quartos confortáveis. Esses estabelecimentos oferecem uma experiência incrível de hospedagem com fácil acesso à famosa avenida.
Por outro lado, se você estiver procurando algo um pouco mais econômico sem perder a proximidade com a Champs-Élysées, existem várias outras opções de hotéis boutique ou apartamentos para alugar nos arredores.
Dentre eles podemos destacar o Elysées Ceramic. Independentemente do tipo de alojamento que escolher, ficar na área perto da Avenida Champs-Élysées garantirá que você esteja no coração dessa vibrante cidade e próximo aos principais pontos turísticos.
Avenida Champs-Élysées: Uma viagem inesquecível por Paris
A Avenida Champs-Élysées, verdadeiramente, encarna o espírito vibrante e a beleza inegável de Paris.
Desde monumentos históricos majestosos até confeitarias que são verdadeiras obras de arte, sem esquecer das lojas das mais renomadas grifes do mundo da moda, este emblemático ponto de Paris tem algo para todos os gostos e interesses.
Esperamos que este guia tenha lhe fornecido uma visão clara e inspiradora do que esperar ao caminhar por esta joia parisiense.
Cada canto dessa avenida fala sobre a história da França enquanto exibe o melhor do presente parisiense. Acima de tudo, cada local destacado neste artigo é uma promessa de momentos inesquecíveis na Cidade Luz.
Então, pegue as anotações e prepare-se para viver seus próprios momentos mágicos na Champs Elysées.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.