Home » França » 20 pontos turísticos de Paris para visitar
França

20 pontos turísticos de Paris para visitar

Pontos turísticos de Paris: A Notre Dame em reformas com andaimes na beira do Rio Sena

Se você está planejando uma viagem e o seu destino é a capital francesa, com certeza já tem alguns pontos turísticos de Paris que você quer conhecer em mente.

Paris é a cidade mais visitada do mundo. Isso mesmo. Muitos de seus pontos turísticos são bastante conhecidos, pois são retratados em filmes e séries populares (ou nem tanto). Mas mesmo eu conhecendo bem a cidade e já tendo ido para lá algumas vezes, acho complicado planejar roteiros por lá e sair satisfeita. Imagine para quem está na sua primeira viagem para a Cidade Luz.

Então, resolvi fazer esse post, selecionando os 20 melhores pontos turísticos de Paris que você deve incluir em seu roteiro de viagem, principalmente se for a sua primeira vez lá. Nele, vou detalhar alguns dos lugares mais importantes de Paris, que você não deve deixar de fora do seu roteiro.

De vistas lindas, a museus e monumentos importantíssimos, opções diferentes e experiências memoráveis não irão faltar aqui.

Independentemente do seu estilo de viagem e do que você procura na capital francesa, continue lendo. Aqui, você encontrará lugares famosos como a Torre Eiffel, mas também outros locais charmosos para sair do óbvio durante sua viagem a Paris.

Guia dos 20 principais pontos turísticos de Paris

Eu sentada em uma mureta de frente aos jardins do Palácio de Versailles
Eu nos jardins de Versailles

Planejar um roteiro pelos principais pontos turísticos de Paris é como embarcar numa viagem por capítulos fascinantes da história mundial, pela alta gastronomia e por maravilhas arquitetônicas.

É explorar o charme único das ruas parisienses que capturam a essência da França de uma maneira só compreendida quando vivenciada pessoalmente.

Pensando nisso, desenvolvemos um índice com as 20 melhores atrações para desvendar na capital francesa, seja para sua primeira visita ou se já tem familiaridade com os encantos de Paris.

Os 20 destinos imperdíveis para mergulhar na atmosfera de Paris são:

  1. Torre Eiffel
  2. Arco do Triunfo
  3. Catedral de Notre-Dame
  4. Sainte-Chapelle
  5. Avenida Champs-Élysées
  6. Museu do Louvre
  7. Jardim das Tulherias
  8. Montmartre
  9. Basílica de Sacre-Coeur
  10. Moulin Rouge
  11. Jardim de Luxemburgo
  12. Quartier Latin
  13. Panteão de Paris
  14. Museu d’Orsay
  15. Centro Pompidou
  16. Rio Sena
  17. Torre de Montparnasse
  18. Ópera Garnier
  19. Palácio de Versalhes
  20. Disney Paris

Saiba mais: O que fazer em Paris: 17 melhores atrações.

Agora que temos nossa lista completa, vamos detalhar cada um desses lugares incríveis para ajudá-lo a planejar sua viagem e garantir que você tenha uma experiência inesquecível em Paris!

1. Torre Eiffel

A Torre Eiffel vista do lado do Rio Sena do Trocadero, com uma ponte a frente

A Torre Eiffel é sem dúvidas, um cartão postal importantíssimo e um dos símbolos mais reconhecidos não apenas de Paris, mas de todo o mundo. Erguida majestosamente sobre a cidade, sua estrutura metálica atrai milhões de visitantes todos os anos.

Construído por Gustave Eiffel e sua equipe para a Exposição Universal de 1889 em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, o monumento tem 324 metros de altura, o que a pôs no livro dos recordes como torre mais alta do mundo na época. Mas você acredita que a torre era pra ser desmontada no final da exposição? Felizmente ela caiu nas graças dos parisienses e se mantém lá até hoje.

Como é a visita à Torre Eiffel

Visitar a Torre Eiffel permite aos viajantes uma série de experiências, que vão muito além de uma boa foto para postar nas redes sociais.

Há diferentes formas de apreciar a sua beleza e imponência. Um piquenique no Campo de Marte é uma forma, mas para algumas pessoas, a experiência fica ainda melhor subindo até o topo da torre. Isso permite ver uma das melhores vistas panorâmicas da cidade.

Nela, há elevadores disponíveis que levam diretamente aos três níveis da torre. O primeiro e o segundo andares oferecem restaurantes e lojas, enquanto no terceiro andar é onde você encontrará vistas espetaculares que vão te deixar sem fôlego.

Parece óbvio, mas não deixe de incluir a visita à Torre Eiffel em seu roteiro por Paris! Além da experiência visual única que ela proporciona, este monumento icônico representa todo o charme e história desta cidade apaixonante.

Ingresso para visitar a Torre Eiffel

Pra falar a verdade, eu não fiquei muito impactada com a vista do topo da Torre Eiffel. Crescendo no Rio de Janeiro acostumada com as vistas do alto do Cristo ou do Pão de Açúcar acabou tornando as minhas expectativas muito elevadas hehehe! Mas numa visita eu não desencorajaria o turista a subir, afinal, não é todo mundo que tem a opinião igual a minha.

Este ingresso inclui acesso guiado ao andar mais alto ou ao segundo andar (ou os 2). Para ir ao andar mais alto o valor é mais caro. Um detalhe também: caso escolha ir ao último andar, leve um bom casaco, pois venta demais! Ao descer, aproveitei para explorar as atividades no primeiro andar. Inclusive encarei o meu medo de altura andando no chão de vidro, não recomendo a acrófobos como eu.

Enfim, subir a Torre Eiffel é uma oportunidade única de apreciar Paris sob outra perspectiva e conseguir identificar outros pontos turísticos famosos do alto.

2. Arco do Triunfo

O Arco do Trunfo com vários carros dirigindo ao redor

Outro ponto turístico obrigatório de se visitar em Paris é o Arco do Triunfo, um monumento de grande importância histórica e uma das atrações mais simbólicas da França.

Situado em uma das extremidades da famosa Avenida Champs-Élysées, o arco foi construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Com sua imponência, o Arco do Triunfo oferece uma vista excelente da cidade.

Assim como na Torre Eiffel, você também pode subir no monumento e apreciar vistas panorâmicas incríveis de Paris.

Um importante marco da cidade luz

Lá de cima, é possível admirar pontos turísticos emblemáticos como a Torre Eiffel, os Jardins das Tulherias e até mesmo o horizonte da cidade. Além disso, vale mencionar que dentro do arco há um museu dedicado à história do monumento.

Para chegar ao Arco do Triunfo, você pode utilizar diferentes meios de transporte, dependendo da sua localização na cidade. O mais comum é chegar pela estação de metrô Charles de Gaulle-Etóile ou caminhar pela charmosa Avenida Champs-Élysées.

É importante destacar que durante certas épocas do ano ocorrem eventos especiais no local, como cerimônias militares ou celebrações nacionais francesas. Na minha segunda visita eu puder ver um acontecimento histórico, onde a dupla de artistas plásticos Christo e Jeanne-Claude enveloparam o Arco do Triunfo em tecido prata.

3. Catedral de Notre-Dame

Eu sentada em uma mureta na frente da Catedral de Notre Dame
Eu sentada na frente da Notre Dame

A Catedral de Notre-Dame é um dos marcos mais impressionantes de Paris. Localizada na Île de la Cité, onde a cidade nasceu, esta obra-prima em estilo gótico é uma demonstração magnífica da arquitetura medieval.

A Catedral de Notre-Dame oferece aos visitantes a oportunidade de explorar sua grandiosidade e beleza histórica.

A visitação a Catedral de Notre-Dame infelizmente segue suspensa desde o incêndio que foi deflagrado no local em 2019. No entanto, mesmo pelo lado de fora, ver aquela arquitetura imponente segue valendo bastante a pena.

Eu felizmente pude visitá-la em minha primeira visita, em 2016, e foi um dos ápices da minha viagem. Até chorei. Seu interior é muito imponente, com seus vitrais coloridos que filtram a luz natural que criam uma atmosfera única e mística.

A previsão é que a visitação à Catedral de Notre-Dame seja reestabelecida no final de 2024.

4. Sainte-Chapelle

O interior da Sainte Chapelle repleto de vitrais arroxeados

A Sainte-Chapelle em Paris é mais do que uma igreja bonita, é um tesouro do século XIII cheio de história.

Fica também na Île de la Cité e foi feita para guardar relíquias sagradas como a Coroa de Espinhos de Cristo. Mas o que realmente chama a atenção são os vitrais. São um escândalo de tão bonitos. São 15 janelas enormes que contam histórias da Bíblia em cores deslumbrantes.

Quando você entra, é como se estivesse em outro mundo. A luz do dia passa pelos vitrais e enche o lugar de cores. É uma igreja bem pequena e escondidinha, mas linda demais.

Então, se você está planejando uma viagem a Paris, não deixe de visitar a Sainte-Chapelle. Não é só um lugar lindo, mas também uma experiência que mexe com você, muito além de um simples passeio turístico.

5. Avenida Champs-Élysées

O Arco do Triunfo no final da Avenida Champs Elysses, todo envelopado por um tecido prata que reflete o azul do céu
Intervenção artística no Arco do Triunfo dos artistas Christo e Jeanne-Claude

A Avenida Champs-Élysées é uma das avenidas mais famosas (e caras) do mundo e um verdadeiro ícone parisiense. Com cerca de 2 km de extensão, ela apresenta uma série de cafés históricos, lojas de luxo e teatros renomados.

Ao caminhar pela avenida, você pode aproveitar para conhecer a vibe tipicamente parisiense. Vale lembrar que ela começa no Arco do Triunfo e termina na Praça da Concórdia, dois dos pontos turísticos mais famosos de Paris.

Se a agitação da avenida te cansar, tanto o Jardim das Tulherias quanto o Jardim das Champs-Élysées oferecem um refúgio tranquilo para observar o ritmo da cidade na paz.

Incluir a Avenida Champs-Élysées em seu roteiro é uma ótima forma de vivenciar a energia da capital francesa. Entre compras em boutiques de luxo e pausas para café em bistrôs fofos, esta deve ser uma experiência inesquecível (e obrigatória) a se fazer em Paris.

6. Museu do Louvre

O interior do museu do Louvre, com seu teto de vidro

Considerado o museu de arte mais famoso e visitado do mundo, o Museu do Louvre abriga uma vasta coleção de obras-primas de diferentes épocas da história da arte e do mundo como um todo.

Localizado no Palácio do Louvre, este é um ponto turístico de Paris com importância cultural e histórica inestimável. Em seu acervo, você encontrará não só a famosa Monalisa de Leonardo da Vinci, mas também a escultura clássica da Vênus de Milo e relíquias do Antigo Egito.

Quanto tempo devo dedicar ao Louvre?

Se planejar bem é a melhor forma para aproveitar ao máximo a sua visita ao Museu do Louvre. Eu aconselho um dia inteiro dedicado ao museu, dependendo do seu interesse por arte.

Além de ser uma atração bastante concorrida (ou seja, com muitas filas, então chegue cedo), o museu possui diversas seções temáticas em diferentes alas, então é útil consultar o mapa para otimizar o roteiro.

Embora algumas obras atraiam multidões, a experiência de vê-las de perto é incomparável e vale cada segundo de espera. Mesmo que você não seja um aficionado da arte, o Louvre oferece uma jornada inesquecível através do legado cultural da humanidade.

Para quem quiser poupar tempo e ver tudo bem explicadinho, existe um tour guiado pelo Louvre com 3h de duração com o ingresso fura-fila incluído.

Ingresso do Museu do Louvre com Horário Marcado

Para otimizar sua visita ao Museu do Louvre, compre um ingresso com hora marcada antecipadamente.

Isso permite que você entre no museu em até 30 minutos, maximizando seu tempo para explorar as obras-primas. Essa estratégia é especialmente útil durante a alta temporada em Paris, quando as filas podem ser extensas.

7. Jardim das Tulherias

Várias pessoas sentadas ao redor da fonte no Jardim des Tuileries

O Jardim das Tulherias é um dos mais belos espaços verdes de Paris, localizado entre a Praça da Concórdia e o Museu do Louvre. O espaço tem jardins bem cuidados, fontes perfeitas pra dar uma descansada (os franceses adoram colocar cadeiras ao redor delas) e diversos monumentos históricos espalhados, que fazem deste parque uma verdadeira joia parisiense.

O Jardim das Tulherias, além de toda sua beleza, também possui uma rica história que remonta ao século XVI, onde foi originalmente projetado para ser um espaço privado do Palácio das Tulherias.

Hoje em dia o local oferece aos visitantes a oportunidade de passear por suas alamedas arborizadas, apreciar as obras de arte expostas ao ar livre e desfrutar dos charmosos cafés que abriga.

A primavera e o início do verão são as melhores épocas para visitar, quando as flores estão no período de desabrochar, além de ser o clima ideal para atividades ao ar livre como piqueniques ou caminhadas.

8. Montmartre

Uma rua de Montmartre cheias de pessoas a caminhar, com vários cafés

Montmartre é o epicentro da vida boêmia e artística de Paris. Situado em uma colina, o bairro oferece vistas panorâmicas da cidade e é coroado pela icônica Basílica de Sacré-Cœur.

Este charmoso bairro artístico é um labirinto de galerias, cafés aconchegantes e ruas estreitas, criando um ambiente irresistível para exploração. Ali moraram inúmeros artistas famosos como Monet, Picasso, van Gogh, entre outros. Tudo isso faz com que ele seja considerado um pedaço da alma parisiense, imperdível para quem busca capturar a essência da cidade.

O Bairro Artístico de Paris

Durante uma visita ao Montmartre, você pode começar subindo até a Basílica do Sacré-Cœur para desfrutar da vista panorâmica e apreciar sua bela arquitetura.

Em seguida, você pode passear pelas ruas estreitas e cheias de personalidade, descobrindo pequenas lojas de artistas locais e experimentando os diversos sabores dos cafés tradicionais ou degustando deliciosos crepes nas barraquinhas. Na descida do bairro fica o café do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, chamado Café des Deux Moulins.

Não se esqueça de fazer uma parada no icônico Moulin Rouge. Com seu moinho de vento vermelho, o cabaré é um símbolo do espírito boêmio e artístico que define Montmartre.

Incluir este bairro em seu itinerário não é apenas uma opção, mas um ponto turístico obrigatório para quem quer capturar a essência artística e autêntica de Paris.

As ruas, impregnadas de história e cultura, e a atmosfera boêmia fazem de Montmartre um destino obrigatório para qualquer viajante em busca da verdadeira alma parisiense.

9. Basílica de Sacré-Coeur

A Basílica de Sacre Coeur no alto da escadaria

A Basílica de Sacré-Cœur não é apenas um marco religioso, mas também um testemunho da resiliência francesa, erguida em agradecimento após a guerra franco-prussiana.

Seu interior é um espetáculo à parte, com mosaicos deslumbrantes que cobrem o teto, em especial o do altar, chamado Cristo em Majestade, e vitrais que filtram a luz em tons etéreos.

A subida ao domo é uma experiência imperdível. De lá, você pode ter vistas panorâmicas de Paris, de onde é possível ver desde os telhados de Montmartre até a Torre Eiffel ao longe.

Incluir Sacré-Cœur no seu itinerário é ideal para quem quer uma combinação de arte, história e vistas espetaculares, tornando sua visita a Paris ainda mais memorável.

10. Moulin Rouge

A fachada do Moulin Rouge com seu moinho vermelho e um trenzinho branco parado bem a frente

Famoso por seus shows extravagantes, o Moulin Rouge é um cabaré antigo e um importante ícone cultural da cidade de Paris. Ele atrai turistas e locais com suas performances de cancan e cenários teatrais. Ainda que bem diferente do Moulin Rouge do filme, o cabaré é um marco artístico em funcionamento desde 1889. É equivalente à Broadway de Nova York.

Mesmo que você não assista a um espetáculo, a fachada do Moulin Rouge, com seu moinho de vento iluminado, é uma visão imperdível, especialmente à noite.

Adicionar este marco ao seu itinerário oferece um vislumbre da vida noturna e da cultura artística da cidade, tornando sua experiência parisiense verdadeiramente autêntica.

11. Jardim de Luxemburgo

Várias pessoas sentadas ao redor do jardim principal do Jardim de Luxemburgo, em frente ao Palácio

O Jardim de Luxemburgo é um oásis urbano que combina beleza, história e cultura. Criado no século XVII como extensão do Palácio de Luxemburgo, o jardim foi aberto ao público em 1790 e rapidamente se tornou um local favorito para relaxamento e recreação.

Nele, você pode fazer um piquenique nos gramados bem cuidados ou descansar entre ou após alguns passeios por Paris.

No entanto, no Jardim de Luxemburgo há mais para explorar: a fonte central é um charme à parte, onde crianças e adultos alugam barcos à vela em miniatura para pilotar.

O jardim também é um museu ao ar livre, repleto de estátuas e monumentos que vão desde homenagens a escritores famosos até obras de arte contemporâneas. E se você é um entusiasta da arte, o Museu do Luxemburgo, adjacente ao jardim, oferece exposições temporárias que valem a visita.

Incluir o Jardim de Luxemburgo em seu itinerário parisiense oferece uma pausa gostosa durante o passeio, além de fazer você se sentir um verdadeiro parisiense, já que o local é muito frequentado por moradores.

12. Quartier Latin

O Panteão de Paris com um café bem a frente

O Quartier Latin é um dos bairros mais emblemáticos de Paris, situado na margem esquerda do rio Sena (rive gauche). Conhecido por sua atmosfera estudantil, o bairro é um caldeirão de história e modernidade.

As ruas de paralelepípedos conduzem você a marcos como a Sorbonne, uma das universidades mais veneradas da Europa, onde iluministas famosos como Descartes e Sartre uma vez estudaram.

Para os aficionados por literatura, uma visita à Shakespeare and Company é obrigatória. Esta livraria histórica tem sido um refúgio para escritores e leitores desde os dias de Hemingway e Fitzgerald.

Mas o Quartier Latin não é apenas para a mente; é também um deleite para os sentidos. A área é repleta de restaurantes que servem desde pratos franceses clássicos até culinária internacional.

Cafés ao ar livre pontuam as ruas, oferecendo o cenário perfeito para um café e croissant enquanto você observa o mundo passar.

Eu particularmente adoro este pedacinho de Paris e nunca o deixo de fora, mesmo já tendo ido lá várias vezes.

13. Panteão de Paris

O Panteão de Paris com suas colunas e um domo ao fundo

O Panteão de Paris é uma espécie de tributo à genialidade e ao legado cultural da França. Situado no Quartier Latin, sua arquitetura neoclássica é visualmente impressionante, lembrando um pouquinho o Panteão de Roma.

Em seu interior está a cripta subterrânea que abriga os restos mortais de figuras ilustres da história francesa, como Voltaire, Rousseau e Marie Curie. Além de sua importância histórica, o Panteão oferece uma vantagem adicional: vistas panorâmicas de Paris a partir de sua cúpula.

Por isso, se você é um entusiasta da história, da arquitetura ou simplesmente quer uma vista única da cidade, uma visita ao Panteão é um acréscimo valioso ao seu itinerário parisiense, caso tenha tempo.

14. Museu d’Orsay

O Museu de Orsay, localizado em um antigo terminal ferroviário em Paris, é um tesouro para os aficionados por arte impressionista e pós-impressionista. Lá é onde fica o famoso relógio do filme A invenção de Hugo Cabret.

O espaço exibe obras icônicas de mestres como Monet, Van Gogh e Degas, oferecendo uma viagem visual através de pinturas, esculturas e fotografias que marcaram épocas distintas da arte.

As galerias espaçosas são um convite para se perder nas cores e técnicas revolucionárias que definiram o movimento impressionista.

Se você quer uma experiência ainda mais completa, você pode usar os audioguias disponíveis em diversos idiomas (inclusive português). Com eles, você entenderá cada uma das obras e detalhes deste icônico museu.

Recomendo que você reserve pelo menos a metade de um dia para que você possa aproveitar ao máximo e absorver a riqueza cultural que o Museu d’Orsay oferece.

15. Centro Pompidou

O Centro Pompidou de noite todo iluminado

O Centre Pompidou, projetado pelo renomado arquiteto Renzo Piano, é um marco da arquitetura contemporânea erguido bairro de Le Marais, contrastando enormemente com o seu entorno.

Este complexo cultural abriga o Museu de Arte Moderna, uma biblioteca e um centro de pesquisa.

Sua estrutura única, com tubulações externas coloridas que expõem suas funções internas, tornou-se uma atração imperdível para os amantes de arte e arquitetura.

Visita completa, com arte moderna e espaço para crianças

Ao visitar o Centro Pompidou, você terá a oportunidade de explorar uma vasta coleção de obras modernas e contemporâneas em seu museu.

Nele há uma coleção diversificada que vai de pinturas e esculturas a instalações interativas, atraindo uma variedade de apreciadores de arte. Exposições temporárias frequentemente destacam artistas de renome internacional, tornando cada visita única. O museu é bem interessante também para crianças, com inúmeros espaços interativos para elas.

Durante sua visita ao Centro Pompidou, não deixe também de apreciar as vistas espetaculares da cidade a partir do terraço localizado no último andar do edifício. Essa experiência permite admirar Paris sob uma perspectiva única enquanto desfruta da atmosfera vibrante do local.

16. Rio Sena

O Rio Sena visto do alto da Torre Eiffel

O Rio Sena é um dos símbolos mais conhecidos de Paris, cortando a cidade em duas margens. Sua importância histórica e cultural é imensa, servindo como cenário para muitos eventos e lendas da cidade.

Passeios de barco oferecem uma perspectiva única das margens da cidade, deslizando sob pontes famosas e proporcionando vistas panorâmicas dos monumentos parisienses.

Fora isso, caminhar pelas margens do Rio Sena já é em si uma experiência e tanto. Durante a caminhada o visitante pode desfrutar dos diferentes jardins ao longo do rio, observar artistas exibindo suas obras nas calçadas e aproveitar os diversos cafés e restaurantes com vista para ele.

Este é um local onde a essência romântica de Paris se manifesta plenamente. Cada passo ao longo do Sena é uma oportunidade para uma foto, capturando a beleza etérea da cidade.

Passeio de 1 Hora no Rio Sena

Uma das maneiras mais mágicas de descobrir Paris é por meio de um passeio de barco pelo Rio Sena. Além de dar uma perspectiva diferente da cidade, o passeio permite ter vistas incríveis de diferentes pontos como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame e o Museu do Louvre.

Cada curva do rio revela uma nova faceta da cidade, o que torna experiência ainda mais inesquecível.

Começando na Torre Eiffel, os tours percorrem o rio passando pelas belas pontes parisienses e encantam os turistas com a quantidade de monumentos que surgem em seu caminho.

Para uma experiência ainda melhor, sugiro fazer o passeio à noite. É nessa hora que Paris ganha vida e se torna verdadeiramente “A Cidade Luz”, com suas luzes iluminando as margens do rio.

Não se preocupe com informações sobre cada ponto turístico; audioguias individuais estão disponíveis em diferentes idiomas para te conectar ainda mais com a história e cultura da cidade. Para ouvi-los, você deve estar conectado no wifi disponível a bordo.

17. Torre de Montparnasse

A Torre Montparnasse, com seus 59 andares, é um dos melhores lugares para apreciar vistas panorâmicas de Paris. Menos movimentada que outras atrações turísticas, como a Torre Eiffel, ela oferece uma experiência mais tranquila para os visitantes.

Do seu deck de observação, é possível ter uma visão abrangente de ícones parisienses como a própria Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame e o sinuoso Rio Sena.

A torre, no entanto, traz muito mais do que um ponto de vista espetacular de Paris. Lá há também exposições interativas que mergulham na história e cultura de Paris.

18. Ópera Garnier

Quem é fã de arquitetura e música, não pode deixar de visitar a Ópera Garnier em Paris. Essa obra magnífica do século XIX é um marco histórico e cultural na cidade. O Teatro Municipal do Rio teve sua arquitetura inspirada na Ópera de Paris.

Durante a visita, você terá a oportunidade de explorar os salões ricamente decorados, como o Salão dos Espelhos e o Grand Foyer, que são verdadeiras obras de arte por si só.

Além disso, poderá aprender sobre a história da ópera na França e até mesmo assistir a uma apresentação ao vivo se tiver sorte.

Visita à Ópera Garnier

A visita à Ópera Garnier é uma experiência única que permite mergulhar numa atmosfera glamourosa, artística e arquitetônica do século XIX.

Este, que é um ícone do estilo neobarroco, impressiona boa parte dos visitantes com o seu interior imponente, que traz o Salão dos Espelhos e o Grand Foyer como grandes estrelas arquitetônicas.

Cada detalhe, desde os ornamentos dourados até os lustres de cristal representam como era a arquitetura nos tempos de sua construção, uma era de elegância e requinte.

A visita não se limita à estética; é também uma aula sobre a evolução da ópera na França. Se a sorte estiver ao seu lado, você poderá até assistir a uma performance ao vivo de ópera ou balé, que são frequentemente encenadas no palco histórico do Garnier.

Para uma experiência mais completa, opte por um tour guiado. Este passeio mais aprofundado revela os segredos e histórias que permeiam os corredores e salões deste monumento cultural.

19. Palácio de Versalhes

O famoso Salão dos Espelhos do Palácio de Versailles
O Salão dos Espelhos

O Palácio de Versalhes é um exemplo magnífico do estilo barroco na arquitetura francesa. O palácio serviu de residência oficial da monarquia durante os séculos XVII e XVIII. Ali morou o Rei Sol, Luís XIV, e os polêmicos Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta.

Com seus jardins perfeitos que só franceses sabem fazer, salões de deixar a boca aberta e decoração opulenta, o palácio representa o ápice do poder e extravagância da realeza francesa.

Durante a visita ao Palácio de Versalhes, os visitantes têm a oportunidade única de explorar seus inúmeros salões adornados com afrescos, estatuas douradas e móveis requintados.

Entre os destaques estão:

  • A Galeria dos Espelhos, onde eventos importantes eram realizados;
  • O Quarto do Rei Luís XIV;
  • A Capela Real;
  • As Grandes Águas dos Jardins, que incluem fontes espetaculares;
  • O Petit Trianon, palácio particular de Maria Antonieta

Para aproveitar ao máximo sua visita ao Palácio de Versalhes, recomenda-se reservar pelo menos um dia inteiro de seu roteiro para explorar o local. Haja pé pra tanto chão.

É possível fazer uma visita autoguiada ou contratar um guia para obter informações adicionais sobre a história fascinante deste lugar.

Ingresso para explorar o Palácio e Jardins de Versalhes em Paris

Para garantir sua visita ao Palácio e aos Jardins de Versalhes é recomendável que se reserve com antecedência o passe de acesso total de 1 dia. Tire um tempo para explorar os famosos jardins do Palácio, apreciando as belas fontes bem preservadas, esculturas majestosas e gramados impecáveis.

Além disso, seu ingresso também oferece acesso ao Grand Trianon e Petit Trianon. Não deixe de visitar também a Propriedade de Maria Antonieta (Petit Trianon), um local que ela escolhia para buscar seu refúgio particular. Ao chegar lá, você nem vai lembrar mais que está em Paris.

20. Disneyland Paris

A Disneyland de Paris fica localizada a poucos quilômetros do centro de Paris e é composta por dois parques temáticos: Disneyland Park e Walt Disney Studios Park.

No primeiro, você terá a oportunidade de explorar cinco áreas repletas de atrações, desfiles coloridos e encontros com seus personagens favoritos da infância.

Já o segundo parque é dedicado ao mundo do cinema, oferecendo aos visitantes diversão interativa, shows e até a chance de vivenciar os bastidores das produções cinematográficas.

Ao visitar a Disney Paris, planeje seu dia cuidadosamente para aproveitar ao máximo todas as atrações.

Certifique-se de reservar ingressos antecipadamente para evitar filas longas na entrada dos parques.

Além disso, verifique o calendário oficial para se informar sobre horários dos shows e desfiles especiais que acontecem durante sua visita.

Qual é a maior atração turística de Paris?

A Torre Eiffel Vista de baixo pra cima

Quando falamos dos pontos turísticos de Paris, o primeiro monumento que vem à mente não poderia ser outro senão a Torre Eiffel. Ela é sem dúvida o ponto turístico mais famoso de Paris e um dos mais celebrados do mundo.

Embora Paris ofereça uma gama enorme de lugares turísticos fascinantes, nenhum outro consegue igualar-se ao impacto visual e ao significado histórico da Torre Eiffel.

Visitar este marco mundialmente conhecido representa uma experiência única e obrigatória quando você estiver explorando Paris.

Onde se hospedar em Paris?

Uma rua do 1° arrondissement com a estátua de Joana d'Arc dourada em cima do cavalo

Escolher um local para se hospedar em Paris pode depender muito dos pontos turísticos que você deseja visitar e quer incluir em seu roteiro.

Para os amantes da arte e da história, o ideal é ficar mais próximo do centro histórico, onde estão localizados locais como o Museu do Louvre ou a Catedral de Notre-Dame. O 1º arrondissement, por exemplo, é uma excelente escolha pois oferece fácil acesso às principais atrações.

Por outro lado, se você valoriza uma experiência mais autêntica e menos turística, considerar bairros como Le Marais ou Quartier Latin pode ser uma ótima escolha. Estes têm um charme único com suas ruas estreitas repletas de cafés acolhedores e lojas independentes.

Independentemente da sua escolha, estar perto dos melhores pontos turísticos de Paris irá certamente enriquecer sua viagem.

Saiba mais: Hotéis Baratos em Paris: 12 opções econômicas.

Como usar o transporte público em Paris?

O interior da estação de metrô Mabillon

Paris é uma cidade com um sistema de transporte público bem eficiente. Para chegar aos principais pontos turísticos de Paris, você pode contar com uma extensa rede de metrôs e ônibus.

O metrô parisiense é um dos mais completos do mundo, abrangendo toda a cidade e também se expandindo à maioria das áreas suburbanas.

Para os turistas, vale a pena investir no cartão Navigo Découverte, que oferece viagens ilimitadas em todos os transportes públicos durante uma semana. Ele cobre todas as zonas da cidade incluindo trânsito para os dois aeroportos principais (Charles de Gaulle e Orly) e destinos populares como o Palácio de Versalhes e Disney Paris.

Seja qual for o lugar turístico de Paris que você deseja visitar, há sempre uma forma de chegar até lá de transporte público.

Como organizar seu roteiro por Paris?

Eu no alto da Torre Eiffel com Paris toda ao fundo
Eu no alto da Torre Eiffel

A lista de pontos turísticos de Paris que apresentamos é apenas o começo de uma viagem em uma cidade que tem muito mais do que 20 atrações para oferecer aos seus visitantes.

Paris é uma cidade de descobertas, onde cada esquina pode revelar uma surpresa inesperada. Embora seja tentador seguir uma lista rigorosa de pontos turísticos, a verdadeira magia da cidade muitas vezes reside no inexplorado.

Por isso, deixe espaço em seu itinerário para se perder em bairros artísticos como Montmartre ou para encontrar um café local escondido.

Além dos monumentos famosos e museus renomados, a cidade oferece jardins secretos e mercados locais que capturam a essência da vida parisiense.

Então, enquanto é impossível abraçar tudo o que Paris tem a oferecer em uma única visita, estar aberto ao inesperado pode tornar sua experiência verdadeiramente memorável.

Mais de Paris

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv