Praia, sol e mergulhos. Era isso o que eu procurava quando arrumei as malas e parti da Nova Zelândia, mas o meu desejo só se realizou depois de quase dois meses, mais especificamente na maravilhosa Byron Bay, na Austrália.
Durante o primeiro mês no país desmitificamos aquela imagem de que a Austrália era quente como o Brasil e pegamos frio, muito frio. Passamos por Perth, Melbourne e Sydney boa parte do tempo debaixo de chuva e vento. Somente quando chegamos à Costa Leste no começo de outubro, que o clima esquentou e pudemos viver como achávamos que seria na Austrália, pulando de praia em praia.
Quando chegamos ao nosso house sitting da Gold Coast, fui logo investigar as praias do entorno para saber quais visitar, e logo me deparei com Byron Bay. Para alguém que ama praia, com sangue cigano e alma de hippie, nada melhor do que aquela cidade.
Sabe o que é house sitting? Não!? Venha conhecer o nosso Guia de House Sitting e nunca mais pague por hospedagem!
Bem, deixe-me explicar melhor.
Byron, durante a década de 70 era um reduto de hippies na Austrália e até hoje deixa bem claro aos seus visitantes quais são suas origens. Com ruas de prédios baixos, lojinhas de artesanato, lanchonetes naturebas e uma juventude bronzeada, de cabelos platinados e roupas indianas, Byron Bay se orgulha do jeito leve e hipponga de ser. E é claro que eu amei tudo isso! Não posso dizer o mesmo de Carlos, que me considera uma saudosista (de um tempo que não vivi) e não curte praia (vê se pode!).
Indo para Byron Bay, na Austrália
Mesmo ficando no estado de New South Wales, Byron Bay atrai muito mais gente de Brisbane e Gold Coast, cidades do estado de Queensland, devido à sua proximidade (ficam à uma hora de carro) e perfil de público. Sydney, que é a maior cidade de New South Wales, fica a nove horas de estrada.
Mais sobre a Austrália: O que fazer em Sydney?
Nós tínhamos um carro da casa em que estávamos fazendo house sitting, e mesmo que não tivéssemos, na Austrália sempre vale a pena alugar um veículo, pelo baixo custo e pelas longas distâncias. Mas caso pretenda visitar Byron Bay e não queira ou não possa dirigir, trens e ônibus fazem o trajeto Brisbane/Gold Coast – Byron Bay, e voos desde Sydney até Gold Coast levam 1h20.
O que tem para se fazer em Byron Bay, na Austrália?
Como disse anteriormente, o barato de Byron Bay talvez seja o clima da região. Pessoas estilosas andando de bicicleta para todos os lados, tomando sorvete e ouvindo reggae. Um lugar perfeito para morar caso esteja procurando paz e sossego.
Achar o que comer barato lá não é das tarefas mais fáceis (como em toda a Austrália) , mas sempre tem um hambúrguer bem feito para se aproveitar com uma limonada.
Por outro lado, lojas de artesanato, com suas pulseirinhas coloridas, chapéus cheio de estilo e até mesmo estúdios de tatuagem são encontradas aos montes.
O farol de Byron Bay
Além da própria cidade e das praias de areias brancas, Byron Bay possui um farol incrível construído em 1901 na ponta do Byron Cape – o ponto mais ao leste de todo o território australiano – de onde é possível ver o Mar da Tasmânia e seus lindos tons, que vão do azul intenso ao verde jade, a cadeia de montanhas ao fundo e todas as praias da região.
Mais sobre a Austrália: Blue Mountains: a natureza intocada a 2 horas de Sydney.
Para ir até o farol, é possível subir de carro e deixá-lo em um estacionamento pago pertinho do ponto final, ou ir andando. A caminhada dura 30 minutos até o topo. No caminho de subida, aproveite a vista, porque é simplesmente incrível!
Chegando ao farol, tours gratuitos que saem durante todo o dia levam o turista até o topo da edificação com um guia, de onde é possível ter mais uma vista privilegiada, além de entender como funcionava o farol desde o início até os dias de hoje. Lá de cima vimos um grupo de golfinhos e uma baleia pulando felizmente no mar. Uma pena que estavam muito longe para que nossas lentes as alcançassem.
Para visitar o farol, fique atento ao horário. Como Byron Bay fica em New South Wales, a cidade adota o horário de verão, o que não ocorre em Queensland (Brisbane/Gold Coast). Assim, caso venha das cidades ao norte, lembre-se que durante o verão a cidade estará sempre uma hora à frente e todas as suas atrações fecharão mais cedo.
Como ainda tínhamos que aproveitar a praia, descemos do farol antes do pôr do sol, que de lá de cima deve ser simplesmente incrível.
Main Beach
Main Beach é, como o nome em inglês já explica, a principal praia de Byron Bay. Para acessá-la é preciso atravessar sua vasta restinga, que dá um tom rústico e natural ao local.
Chegando à areia branca e fina, é só sentar e relaxar. A água tem a mesma temperatura das do Rio de Janeiro, geladinha, mas suportável.
Em Main Beach as ondas são mais calmas, mas quando fomos, vimos algumas pessoas surfando e outras fazendo stand up paddle lá no fundo. Mas caso seu objetivo seja surfar, a sua praia é outra.
Tallows Beach
Tallows Beach é a praia perfeita para quem quer pegar uma onda. Completamente cheia de surfistas, ela é linda de se ver. Com tons maravilhosos de mar, é possível observá-la do alto do farol. Além de tudo, parte dela fica dentro de um parque nacional, o Arakwal National Park, dando um ar rústico e paradisíaco ao lugar. Vale a pena uma passadinha lá, mesmo para quem não sabe ficar de pé numa prancha.
Vale muito a pena uma visita a Byron Bay, nem que seja para passar somente um dia desfrutando desse paraíso.
Muito obrigada por compartilhar sua aventura
Obrigada pelo comentário, Edvania!
Muito obrigada por compartilhar sua aventura