Escolher um city tour em Buenos Aires que se adapte à sua viagem pode ser uma tarefa complicada, especialmente caso você seja um viajante independente. City tours normalmente são formas engessadas de fazer turismo e, apesar de adorados por muitos, outros tantos fogem deste modelo, preferindo prezar pela liberdade de montar seu próprio roteiro.
Nós também somos assim e dificilmente embarcamos em um city tour em nossas viagens. Evitamos ao máximo aquele modelo quadrado oferecido por agências do mundo inteiro que mostra só o basicão de cada cidade.
Já tinha sido com esta mentalidade que Larissa e eu havíamos visitado Buenos Aires juntos pela primeira vez. Rodamos a cidade inteira por conta própria, a pé ou usando transporte público. Visitamos todas as atrações que constavam em nosso roteiro. E saímos da Argentina com a sensação de que tínhamos conhecido tudo o que a capital do país poderia oferecer.
Mas estávamos errados.
Planeje sua viagem: Veja em qual bairro ficar hospedado e reserve sua estadia em Buenos Aires.
Vale a pena fazer um city tour em Buenos Aires?
Buenos Aires se encaixa naquele tipo de cidade onde não existem pontos turísticos, já que a própria cidade é a maior atração possível para qualquer visitante. Ok, você pode listar locais como o Caminito ou a Casa Rosada, mas o interesse de quem visita Buenos Aires é maior que isso. Bem maior.
Fazer turismo em Buenos Aires é ouvir um tango, comer medialunas no café, provar vários alfajores, ver o movimento na Plaza de Mayo, passear nos parques de Palermo, caminhar pela feirinha de San Telmo.
Assim, para que um city tour em Buenos Aires acrescente valor a uma viagem, é necessário que seu conteúdo apresente algo diferente, algo que o turista não tomaria conhecimento por conta própria só de andar pela cidade ou ao ler na Wikipedia.
O problema é que o city tour padrão, e o mais procurado pelos turistas em Buenos Aires, é aquele feito nos ônibus hop-on hop-off, que roda a cidade com pontos específicos de parada. Este estilo de viagem, além de ter um custo muito alto diante do oferecido, apresenta a cidade de forma estéril, sem contato com a população e com descrições em áudio pré-gravadas.
E o que procuramos em qualquer viagem é o oposto disso.
Leia mais: Como montar seu roteiro de viagem para Buenos Aires
4 Modelos de City Tour em Buenos Aires para aproveitar melhor a viagem
Por sorte, em nossa passagem mais recente pela cidade, experimentamos alguns city tours muito bons na tarefa de auxiliar o turista a conhecer a Buenos Aires.
Entre eles vamos listar:
- City Tour clássico, com os destaques de Buenos Aires
- Tour Lado B de Buenos Aires com o Aires Buenos
- City Tour de bicicleta com o Biking Buenos Aires
- Tour arquitetônico a pé com o arquiteto Edu Baro
Os quatro, cada um com suas especialidades e distinções, proporcionam experiências em Buenos Aires que só um local poderia apresentar.
City Tour com as atrações clássicas de Buenos Aires
Para quem visita a cidade pela primeira vez, um city tour em Buenos Aires pode ser a forma mais rápida e prática de se familiarizar com as atrações locais antes de explorá-las por conta própria.
Em Buenos Aires há várias empresas oferecendo este modelo de city tour e quase todas fazem o mesmo itinerário. Para não correr o risco de fechar com uma agência ruim, reserve sua vaga em um tour para grupos pequenos, onde a experiência certamente será mais agradável.
Os destaques deste modelo de city tour são as atrações mais famosas da cidade: a Plaza e Avenida de Mayo, os bairros de San Telmo, La Boca (com a parada clássica no Caminito), Puerto Madero, Palermo e Recoleta (incluindo o cemitério).
Este tour clássico é feito em minivans com ar condicionado, inclui guia e serviço de busca direto no hotel dos passageiros.
Caso queira conhecer as atrações básicas de Buenos Aires de maneira independente, o blog Aires Buenos oferece um Guia digital de 4 dias em Buenos Aires que apresenta todas as dicas para quem quer aproveitar melhor os principais pontos turísticos da cidade.
Tour Lado B de Buenos Aires com o Aires Buenos*
Ainda citando nossos amigos do blog Aires Buenos, o Lado B é um city tour em Buenos Aires desenvolvido por eles que mostra o lado alternativo da cidade, fugindo da mesmice que normalmente acompanha boa parte das empresas que realizam passeios do tipo.
Após vários anos morando na cidade, o blog Aires Buenos saiu do mundo virtual para desenvolver tours pela cidade com muitos diferenciais em relação às empresas que normalmente desenvolvem este tipo de atividade.
Como destaque principal, são tours especializados no atendimento a turistas brasileiros, inteiramente realizados em português por guias brasileiros moradores de Buenos Aires. Além disso, como o nome indica, o Tour Lado B mostra uma parte de Buenos Aires aonde os turistas normalmente não vão, mas que é incrivelmente interessante. E por fim, todo o passeio é feito na companhia de um fotógrafo profissional, que se encarrega de fazer fotos do grupo e individuais, poupando a tarefa de todos os participantes terem que registrar tudo em suas câmeras, e com um resultado final excelente.
O passeio sai de San Telmo e faz algumas paradas para caminhadas como no bairro de Barracas e na Praça San Martin. No caminho o guia explica diversos outros pontos curiosos da cidade como a diferença das duas imagens de Evita em um edifício na Avenida Nove de Julho e detalhes que só quem mora e é apaixonado mesmo pela cidade pode conhecer.
O Tour Lado B sai aos sábados pela manhã e à tarde. Veja as datas disponíveis, os valores, e como agendar seu passeio lá no Aires Buenos.
Caso queira conhecer o “Lado B” de forma independente, o Aires Buenos oferece também um guia digital que apresenta as dicas de bairros não muito explorados pelos turista, mas que podem enriquecer ainda mais sua visita.
Leia mais: 3 Guias de Buenos Aires escritos por brasileiros para ajudar sua viagem
City Tour de bicicleta com a Biking Buenos Aires*
Com a cidade sendo extremamente plana, fazer um city tour em Buenos Aires de bicicleta é uma atividade bem tranquila e ideal para conhecer seus bairros de um ponto de vista diferente.
A Biking Buenos Aires é uma empresa especializada neste modelo de city tour sobre duas rodas. Eles oferecem diferentes roteiros de passeios pela cidade, com tours em grupo ou privados e tudo feito em português (mesmo os guias sendo argentinos).
Quando estivemos com eles, fizemos o tour pelos parques e praças, que passa por atrações clássicas da cidade. Partindo do Jardim Botânico, nós passamos pelo Cemitério da Recoleta, pela Floralis Generica e pelo Rosedal, nos bairros do Palermo e Recoleta. Tudo foi feito num ritmo tranquilo e seguro, quase inteiramente pelas ciclovias da cidade.
Durante o passeio, nosso grupo foi assessorado por dois guias, Santiago e Pepe, que embora não sejam brasileiros, falam português com muito pouco sotaque e têm um enorme conhecimento sobre a cidade.
Ao longo do passeio, apesar dos pontos de paradas serem um enorme atrativo, o mais interessante deste modelo de city tour é conhecer Buenos Aires do mesmo modo que os moradores fariam em uma tarde num fim de semana. As ciclovias são de fato usadas pelos portenhos e passear pelo meio dos casarões de bairros tradicionais dá uma visão da cidade difícil de ser acompanhada sozinho ou em tours motorizados.
Além do tour por parques e praças que fizemos, a Biking Buenos Aires oferece também:
- Tour “Coração de Buenos Aires”, com suas atrações clássicas, começando em San Telmo, que inclui a Casa Rosada, Caminito, Puerto Madero e outros, num total de 10 paradas em 5 horas de passeio.
- Tour completo por Buenos Aires, ainda mais extenso que o “Coração”, incluindo também o bairro da Recoleta e o cemitério onde está Evita, num total de 15 paradas pela cidade em 7 horas de tour.
Tour arquitetônico a pé com o arquiteto Edu Baro*
Buenos Aires viveu um período de intenso crescimento econômico no fim do século XIX e inicio do século XX. Isto se reflete no estilo e na imponência de suas edificações, especialmente no centro e nos bairros nobres como Retiro e Recoleta.
Para os turistas que visitam a cidade, apenas observar a arquitetura dos principais edifícios já impressiona. Mas a experiência de caminhar por Buenos Aires passa a ser ainda mais interessante quando acompanhada por quem entende e consiga descrever seus elementos de acordo com a história da cidade.
Em nosso último dia na cidade encontramos o arquiteto Edu Baro na Praça de Mayo, de onde partiríamos a pé em um city tour em Buenos Aires focado em mostrar os detalhes de suas principais construções.
Da praça vimos a Casa Rosada e entendemos como o edifício surgiu da união de duas edificações distintas. Ao lado, sinais de tiros gravados em outro prédio mostram as marcas do golpe de 1955, ocorrido na Argentina. Mais além, vemos como a antiga costa foi afastada com processo de aterramento. Tudo sempre com comparações feitas através de fotografias e postais antigos guardados pela família portenha do Edu.
O tour, bem tranquilo e recheado de conteúdo, ainda passa pela Catedral, pelos prédios da Calle Florida. Depois, segue pela Galeria Guemes, onde morou brevemente Antoine de Saint-Exupéry. E foi encerrado na Galeria Pacífico, onde se destacam os impressionantes murais pintados em seu domo interno.
Para quem, como eu, curte um passeio focado na arquitetura, o Edu pode ser contratado para este city tour em Buenos Aires através da plataforma do Rent a Local Friend. Para ter mais referências, acompanhe os reviews dos passeios dele no Trip Advisor.
I Encontro de Blogueiros Brasileiros em Buenos Aires*
Seis anos após nossa primeira viagem a Buenos Aires, fomos convidados a voltar à cidade como parte do I Encontro de Blogueiros Brasileiros em Buenos Aires.
A proposta, encabeçada por três blogs brasileiros radicados na cidade portenha (Viagem Cult, Aquí me Quedo e Aires Buenos), era mostrar que uma viagem a Buenos Aires pode ir além do que normalmente é oferecido numa passagem padrão pela capital da Argentina.
Em quatro dias, o roteiro do encontro abordou a cidade de forma diferente, mais próxima da vivida por seus moradores. Para nosso espanto, este foco alternativo mostrou que um city tour em Buenos Aires pode ser muito interessante até para quem prefere uma viagem mais descolada, provando que nada pode ser definido ou rotulado pelo nome que recebe.
*Larissa e Carlos visitaram Buenos Aires a convite do I Encontro de Blogueiros Brasileiros em Buenos Aires. Os tours sinalizados ao longo do texto e atrações marcadas foram feitos em parceria com o encontro.
Cara, adorei as dicas!!!
Buenos Aires foi minha primeira viagem sozinho, mas como não fiz muito bem o dever de casa na hora de planejar a viagem, fiquei quase uma semana lá e não conheci praticamente nada… hahahaha
Pretendo voltar ano que vem e com certeza farei o Tour Lado B!!!
Abraço,
Murilo
Poxa, que pena Murilo! Espero que muito em breve você possa voltar e conhecer a cidade na íntegra, pois Buenos Aires é fantástica em inúmeros aspectos! Obrigado por seu comentário!
Esses tours foram excelentes, eu pessoalmente mudei muito minha ideia sobre esses passeios, são ótimos para ter muito mais conhecimento sobre os lugares, e in loco. O segredo é escolher bem, nada pior do que tour com gente ruim.
Verdade, Fabio! Não somos muito chegados também não, mas já fomos surpreendidos por passeios algumas vezes! Espero que daqui pra frente o turismo mude e que existam mais opções alternativas por aí 😉