Home » Tecnologia » Como funciona o LastPass: é seguro usar o gerenciador de senhas?
Tecnologia

Como funciona o LastPass: é seguro usar o gerenciador de senhas?

logo lastpass

Saber como usar o LastPass é o primeiro passo no caminho para manter sua vida online e as senhas associadas a ela armazenadas de maneira segura. Afinal, em um mundo tão conectado, em que é possível fazer praticamente tudo pela internet, ninguém quer ter suas credenciais de acesso perdidas ou interceptadas.

O LastPass é um aplicativo gerenciador de senhas. Ele oferece um espaço para armazenamento criptografado de seus dados para que você nunca mais precise confiar na sua memória ou repetir os mesmos códigos ao se cadastrar em um site novo.

Embora gerenciadores como o LastPass existam há bastante tempo, é fato que estas ferramentas ainda não são tão utilizadas assim. De acordo com um estudo feito nos EUA, apenas 23% dos participantes afirmou usar um gerenciador de senhas, mesmo em um país considerado referência em tecnologia.

O assunto é tão relevante que, inclusive, foi assunto de um estudo da Carnegie MellonUniversity, em Pittsburgh, Pensilvânia, o “Whypeople (don’t) use password managers effectively”.

Essa breve contextualização serve para mostrar que, apesar de pouco difundidos, os gerenciadores de senhas são ótimas ferramentas para manter seus dados seguros na internet e mitigar ao máximo as chances de fraudes e transações indesejadas. Evidencia também que seu uso é mais simples e seguro do que se pode pensar.

Aqui abaixo vamos explicar como funciona o LastPass, que é o gerenciador que usamos já faz alguns anos. Vamos descrever como usar as ferramentas nele disponíveis passo a passo e assim, esperamos deixar claro como, nos tempos atuais, ter um gerenciador de senhas confiável deve ser item básico para a segurança da sua vida digital.

Mais segurança: Para manter todo o seu acesso online privado, use uma VPN.

O que é e para que serve um gerenciador de senhas?

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta com recursos capazes de facilitar a organização de todas as senhas que você usa na internet. É uma ferramenta que funciona como um cofre virtual, mantendo criptografadosno nível do dispositivo os dados de acesso cadastrados em redes sociais, fóruns, lojas virtuais e quaisquer outros sites, além de aplicativos com loginem seu smartphone.

Sabe aquelas exigências que os sites colocam para a definição das senhas, como colocar letras maiúsculas, números e caracteres especiais? Este tipo de recomendação acontece porque quanto mais complexa é uma senha, mais difícil é que ela seja interceptada.

Como usar o Last Pass: um homem sentado na frente de um laptop com seu café
Foto de Tyler Franta pelo Unsplash

Usar combinações simples, como a data do seu aniversário coloca em risco a segurança de seus dados. O clássico “123456”, por exemplo, era a senha de 23,2 milhões de vítimas de brechas virtuais ao redor do mundo, de acordo com um estudo do National Cyber Security Centre.

Logo, é melhor usar um padrão complexo, mas quem conseguiria armazenar uma combinação sem nenhum sentido? Além disso, se a recomendação é de ter uma senha diferente em cada site ou serviço, como ter tudo isso na memória?

É uma contradição porque quanto mais complexa a senha, mais segura, mas mais difícil ela é de ser memorizada pelo próprio usuário. E imagine agora que vivemos numa época com centenas de cadastros diferentes. Como criar senhas individualizadas e complexas para cada registro novo? A tentação de criar senhas fáceis e repetidas é enorme.

Eu, por exemplo, tenho mais de 350 senhas cadastradas no LastPass atualmente. Todas diferentes umas das outras. Imagine lembrar disso tudo?

Se não podemos contar com o nosso cérebro para isso, também não devemos recorrer a alternativas menos seguras, como anotar em um papel e deixar na carteira ou colocar em um documento de texto armazenado no computador ou no celular. Se você perder algum deles, terá sérios problemas.

Nem mesmo as extensões e serviços dos principais navegadores, como Google Chrome, Safari e Mozilla Firefox, são as mais indicadas, já que não são muito seguras e te mantêm atrelados a apenas um navegador, o que não é prático.

Portanto, para ter senhas seguras criadas automaticamente, armazenadas em um local protegido e que possam ser acessadas facilmente, a melhor opção é contar com um gerenciador de senhas. E entre tantos disponíveis a nossa recomendação é o LastPass.

O que é o LastPass?

O LastPass é um serviço para facilitar a sua vida, como ele se autodenomina. Seu gerenciador lembra todas as suas senhas para que você não tenha que se preocupar com isso. O aplicativo é compatível com Windows, macOS, iOS, Android e Linux, e oferece extensões para serem usadas nos principais navegadores, como Chrome, Safari, Firefox, Edge e Opera.

Como usar o Last Pass: 2 computadores, um laptop e um de mesa
Foto de Domenico Loia pelo Unsplash

Com um design bem intuitivo, o LastPass funciona em segundo plano no seu dispositivo ou navegador para preencher automaticamente seus dados de login com praticidade. Ele mantém os dados criptografados em nível local no dispositivo (sem enviar as informações aos servidores deles), mantendo-os seguros e insere os dados armazenados em seu cofre conforme requisitado pelo usuário através de uma senha mestre que nem mesmo o próprio LastPass tem acesso.

Ele também conta com um gerador de senhas integrado, de modo que as credenciais utilizadas sigam padrões superseguros. Assim, você não terá nem o trabalho de criar códigos aleatórios, bastando gerar novas senhas a cada vez que for necessário.

Além das senhas propriamente ditas, o LastPass conta com um arquivo de registros digitais onde você pode salvar cartões, receitas médicas, associações, senhas do Wi-Fi e outras anotações que quiser. Tudo fica bem organizado e fácil de acessar.

O preenchimento automático funciona tanto com credenciais de acesso quando com outros dados, como informações de pagamento e endereço. Assim, não será preciso pegar o seu cartão de crédito toda vez que for fazer uma compra em algum site ou aplicativo.

Como funciona o LastPass?

Se você ficou interessado e quer saber como usar o LastPass em seus dispositivos, nós preparamos um passo a passo bem prático de suas principais funções.

Como o LastPass funciona em diferentes sistemas operacionais e navegadores, pode ser que alguns caminhos e menus sejam diferentes, mas a lógica de funcionamento é a mesma, ok?

Homem olhando pra tela do computador com dúvida
Foto de bruce mars pelo Unsplash

Como criar o cadastro e começar a usar o LastPass

  1. Acesse o site do LastPass e clique no botão “Obtenha o LastPassFree”.
  2. Digite seu e-mail; a senha mestre que será usada para acessar seu cofre; confirme a senha mestre; e configure um lembrete para a sua senha.

O lembrete para a senha mestre é opcional, mas altamente recomendável. Note que como o LastPass não armazena a senha mestre ele não tem como oferecer um processo de recuperação caso você se esqueça dela. O lembrete é a única dica que você terá para se lembrar.

Por outro lado, a senha mestre vai passar a ser a única senha que você precisará se lembrar para sempre. Todas as outras você pode esquecer a partir do momento que forem cadastradas no LastPass, pois ele lembrará pra você.

Caso você esteja usando o app para Android ou iOS, basta acessar a página de login e criar o seu cadastro ali mesmo. As informações solicitadas são as mesmas que comentamos acima.

Como usar a extensão do LastPass no navegador

  1. Acesse a página de download da extensão do LastPass e clique no botão “Adicionar extensão” .
  2. Clique no ícone da extensão no canto superior direito do Chrome, ao lado direito da barra de endereço. Em seguida, digite seu e-mail e a senha mestre e clique no botão “Efetuar login”.
  3. Experimente acessar qualquer serviço com login e senha na internet, como Twitter, Facebook, Gmail ou qualquer outro.
  4. Depois de logar na sua conta, a extensão do LastPass perguntará se você quer salvar os dados de acesso. Se quiser, clique no botão “Adicionar” e pronto!

Para acessar seu cofre pela extensão do navegador, uma vez logado, basta clicar no ícone do LastPass no canto superior direito e depois na opção “Abrir meu cofre”.

Ali você terá acesso às suas senhas e demais dados armazenados em sua conta do LastPass. Poderá também acessar seu painel de segurança, o centro de compartilhamento, conceder acesso de emergência e alterar outras configurações da conta.

Para adicionar manualmente novos itens ao cofre usando a extensão do navegador, basta selecionar o tipo de item que deseja armazenar após clicar no ícone do LastPass.Dentrode cada opção, a extensão indicará o que precisa ser feito para adicionar aqueles dados.

Vale a pena usar uma versão paga do LastPass?

A versão gratuita do LastPass tem várias funcionalidades interessantes, mas se quiser ir além, pode contar com planos pagos que deixam a experiência completa.

São dois planos para uso pessoal, chamados “Premium” e “Families”.Al+em destes existem versões para uso Comercial, voltadas a empresas.

3 mulheres sentadas numa mesa com seus laptops
Foto de CoWomen pelo Unsplash

Plano Premium

A versão Premium do LastPass oferece todos os benefícios do modelo gratuito e mais :

  • Autopreenchimento de senhas em aplicativos
  • Compartilhamento de senhas em grupo (a versão gratuita só permite compartilhamento individual de senhas)
  • Espaço de1 GB para armazenamento criptografado de arquivos para segurança pessoal
  • Remoção dos anúncios
  • Configuração de acesso de emergência
  • Novas opções de autenticação de dois fatores.

O cadastro inicial no LastPass vem com 30 dias da versão Premium para teste.

No geral a experiência na conta Premium deixa o processo mais suave, sem a necessidade de copiar e colar senhas manualmente nos aplicativos. Torna o uso do aplicativo mais confortável, além de ser bem interessante por permitir compartilhar dados sensíveis com pessoas em que você confia e que podem ajudar em alguma urgência ou eventualidade.

Plano Families

O plano Families é a versão do LastPass que eu uso e a que recomendo a todos que precisem compartilhar senhas com mais de uma pessoa .

Depois que passamos a trabalhar online Larissa e eu tivemos a necessidade constante de criar novas senhas e compartilhar estas informações um com o outro para coordenarmos os diferentes aspectos da produção do Vida Cigana. O plano familiar é uma mão na roda nestes momentos.

Com ele temos os benefícios do Premium e mais:

  • Contas para até 6 usuários premium no mesmo plano
  • Compartilhamento de pastas do cofre (sem precisar autorizar a liberação de cada senha individualmente, ganhando um tempo enorme)

Salve estas dicas no Pinterest!

Aqui vamos explicar como funciona o LastPass, que é o gerenciador que usamos já faz alguns anos. Vamos descrever como usar as ferramentas nele disponíveis passo a passo e assim, esperamos deixar claro como, nos tempos atuais, ter um gerenciador de senhas confiável deve ser item básico para a segurança da sua vida digital.
Aqui vamos explicar como funciona o LastPass, que é o gerenciador que usamos já faz alguns anos. Vamos descrever como usar as ferramentas nele disponíveis passo a passo e assim, esperamos deixar claro como, nos tempos atuais, ter um gerenciador de senhas confiável deve ser item básico para a segurança da sua vida digital.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner publicidade lastpass
hospedado por infinite cloud computing