facebook pixel
Home » Tecnologia » 7 VPNs Gratuitas ou com Teste Grátis para usar em 2021
Tecnologia

7 VPNs Gratuitas ou com Teste Grátis para usar em 2021

como fazer avaliação gratuita nas melhores vpns do mercado

É muito dificil encontrar uma VPN grátis que substitua a segurança, eficiência e qualidade de uma concorrente paga.

Isto não significa que seja impossível conseguir um bom servidor gratuito para se conectar. É verdade que a oferta de acesso grátis numa VPN normalmente tem limitações que impedem sua utilização pelo usuário que gere um tráfego de dados mais pesado ou por um período de tempo maior. Mas para uma utilização curta muitas vezes não é preciso desembolsar nada para testar suas conexões.

Ao contrário, para uma necessidade imediata ou apenas pontual, o plano grátis pode ser bastante útil. E neste sentido mesmo as VPNs que não oferecem planos sem pagamento liberam um período de testes para que seus recursos sejam avaliados.

É preciso deixar claro, porém: não há no mercado nenhuma VPN que ofereça acesso gratuito sem limite de uso e por tempo ilimitado que mantenha os dados protegidos. Sempre haverá restrição em pelo menos um dos quesitos.

E quando não houver, desconfie. Há casos de empresas que colocam seus dados em risco, comercializando-os com terceiros como forma de sustentar a gratuidade do serviço oferecido.

O usuário que busca uma VPN de boa qualidade só precisa alinhar suas expectativas e decidir qual dos quesitos restritos no plano gratuito oferecido menos impacta seus planos para utilização da ferramenta.

Abaixo vamos apresentar uma série de servidores VPN que permitem o uso gratuito seja com restrição de uso ou de tempo. Mas independente do modelo oferecido, só serão citadas aqui empresas que prezam pela privacidade do usuário e não negociam seus dados de formas ocultas.

Leia mais: Veja nosso ranking com as Melhores VPNs do mundo

7 VPNs com planos grátis e/ou com período de testes para usar gratuitamente

Na busca por uma VPN grátis o usuário vai encontrar, em sua maioria, empresas que permitem o acesso grátis, mas com severas limitações de uso.

Além delas, há casos de servidores pagos que oferecem um teste gratuito temporário ou funcionando com reembolso ao final de um período de avaliação.

Abaixo elaboramos uma lista com dicas das 7 melhores VPNs que você pode usar de graça segundo um destes modelos:

  1. SurfShark
  2. ProtonVPN
  3. ExpressVPN
  4. Hide.me
  5. HotSpot Shield
  6. TunnelBear
  7. NordVPN

Como usuário de VPN de longa data, e após testar uma série de servidores, acreditamos que os listados acima são as melhores opções para quem busca uma VPN com plano gratis ou ao menos uma com opção de avaliação gratuita por um período limitado.

As Melhores VPNs e como usar de graça

Não há nenhuma VPN grátis que ofereça um plano sem limitações aos usuários que não pretendem fazer o upgrade para um plano pago.

Quem pretende usar os serviços de uma VPN sem desenbolsar nada precisa se habituar a conviver com restrições quanto à velocidade, largura de banda ou à duração da gratuidade oferecida. Não tem jeito.

Abaixo vamos fazer um review detalhado das principais VPNs que oferecem algum tipo de gratuidade aos seus clientes, explicar quais são as limitações e impeditivos da opção gratuita disponível, além de mostrar o que é preciso fazer para obter a gratuidade e aproveitá-la da melhor forma.

1. SurfShark

Nossa opção preferida, o SurfShark não é uma VPN grátis, mas oferece dois modelos de gratuidade com períodos de 7 e 30 dias de duração. Com eles o usuário pode avaliar todas as suas funções e recursos do modelo premium sem restrições.

surfshark vpn logo

Em qualquer dos planos escolhidos o cliente pode instalar o SurfShark para julgar por si próprio o funcionamento de seus servidores sem correr riscos.

No modelo mais longo, de 30 dias, se por algum motivo não ficar satisfeito com a ferramenta, basta dentro do prazo de avaliação solicitar um reembolso e todo o valor pago será devolvido, num processo extremamente simples.

Este período de um mês de avaliação grátis é oferecido por quase todas as VPNs premium, mas o SurfShark se destaca – justificando ser a primeira colocação em nossa seleção – não só pela qualidade, mas por permitir que seja utilizado em um número ilimitado de dispositivos (as outras empresas costumam impor limites até mesmo nos planos pagos) .

Outra vantagem frente aos concorrentes é que o SurfShark aceita pagamentos em Reais. Assim, o usuário brasileiro não precisa nem de cartão de crédito internacional para testar a ferramenta. É suficiente ter um cartão nacional e dá até pra escolher emitir um boleto bancário.

Como testar o SurfShark sem pagar nada

Além 30 dias para reembolso, o SurfShark também oferece uma opção de 7 dias de testes na qual o usuário não precisa gastar nem um centavo.

Para ter acesso a esta promoção é preciso baixar o aplicativo da SurfShark no celular ou usando qualquer dispositivo que funciona em iOS ou Android.

Neste modelo a cobrança da primeira mensalidade só será feita após os primeiros sete dias caso o usuário não cancele antes. Se por algum esquecimento a cobrança for realizada contra sua vontade, o cliente ainda se qualifica para receber o reembolso no período de 30 dias.

Vale a pena fazer a avaliação gratuita?

Como as VPNs que oferecem planos inteiramente gratuitos impõem severas restrições no funcionamento de seus servidores, vale muito mais a pena testar uma VPN premium como o SurfShark.

É melhor ter a confiança de que pode solicitar o reembolso ao fim do período de avaliação do que lutar contra as limitações impostas numa ferramenta inferior apenas porque não quer gastar um valor que pode ser devolvido depois.

Após nossos testes com diferentes empresas de VPN, o SurfShark se tornou facilmente nossa principal indicação tanto para quem procura uma VPN premium quanto para quem só quer fazer uma avaliação grátis.

Avaliação da SurfShark:

  • Melhor VPN do mercado
  • Sem limite de dispositivos
  • Sem limite de velocidade
  • Permite Torrent/P2P
  • Desbloqueia conteúdo em sites de streaming
  • Aceita pagamentos em reais
  • Gratuidade mediante reembolso em 30 dias de avaliação
  • 7 dias de VPN grátis para quem faz a primeira instalação via mobile

2. ProtonVPN

A ProtonVPN é a que mais se destaca entre as empresas que oferecem um plano inteiramente grátis, sem a necessidade de inserir dados de pagamento para começar a usar.

proton vpn

A versão gratuita não tem limite de dados baixados. Esta é a grande vantagem da ProtonVPN frente às demais empresas com planos gratuitos.

Além disso, com sede na Suiça, ela não mantém registro de atividade dos usuários (no-logs) e não possui anúncios. Somando todos estes recursos, de fato nenhuma outra VPN grátis oferece o mesmo nível de segurança da ProtonVPN, que se assemelha às maiores VPNs pagas neste quesito.

A limitação da ProtonVPN está na quantidade de conexões disponibilizadas para quem opta pelo plano gratuito. Eles oferecem servidores em apenas 3 países (Estados Unidos, Japão e Holanda) que concentram todo o público não-pagante da empresa. Com tanta gente se conectando aos mesmos servidores, eles invariavelmente acabam sobrecarregados, gerando lentidão.

Assim, a ProtonVPN anuncia que não impõe limites de velocidade, o que é verdade. De fato não há restrição artificial para quem usa o plano gratuito. Mas a sobrecarga do sistema faz com que o usuário tenha uma velocidade bem abaixo do que poderia conseguir com um plano pago, o que dificulta bastante o uso.

Outras restrições da versão grátis são a impossibilidade de acessar conteúdo de streaming e fazer download de Torrent/P2P. Estas funções só estão disponíveis com um upgrade para um plano pago.

Fora isso, o plano gratuito também tem a limitação de só permitir a instalação da VPN em um aparelho. No entanto, como a VPN é grátis, para contornar esta restrição o usuário precisa criar um cadastro para cada dispositivo, usando emails diferentes.

Avaliação da ProtonVPN:

  • VPN grátis sem limite de dados
  • Apenas 1 dispositivo na versão gratuita
  • Podem ocorrer reduções de velocidade por sobrecarga dos servidores
  • Não permite Torrent/P2P
  • Não permite streaming

3. ExpressVPN

A ExpressVPN não só não é uma VPN grátis, como ela se apresenta no mercado como um produto premium. Sua ferramenta é tida como de qualidade superior quando se analisa a velocidade de conexão e, especialmente, ao suporte dado aos seus clientes.

logo ExpressVPN

Mesmo sendo voltada a um público exclusivo, a ExpressVPN segue o modelo de negócios da maioria de suas concorrentes e oferece dois modelos de testes gratuitos, de 7 e de até 30 dias.

Ao optar pelo período maior, com 30 dias de avaliação, o cliente terá a VPN disponível com todos os recursos da versão paga, incluindo o acesso a servidores localizados em quase 100 países diferentes, que desbloqueiam a maior parte das bibliotecas de streaming disponiveis atualmente. Em caso de desistência pelo usuário, a gratuidade é concedida com o reembolso dos valores pagos até então.

Para quem está no Brasil, a ExpressVPN tem a vantagem de aceitar pagamentos em reais, mas este recurso não é muito evidente já que os preços são cotados em dólar. Os valores na moeda brasileira só ficam visíveis a quem seleciona os métodos de pagamento locais disponíveis (hipercard, boleto e até mercado pago).

A ExpressVPN só não aparece mais acima em nosso ranking porque, como uma ferramenta premium, seu produto é bem mais caro que o dos concorrentes. O preço de suas anuidades exige um investimento inicial maior por parte do usuário, o que pode ser decisivo para quem só pretende usar a VPN no período de avaliação gratuita.

Como testar a ExpressVPN sem pagar nada

Há um jeito pouco divulgado de evitar essa cobrança e usar a ExpressVPN de modo totalmente gratuito:

Fazendo o download do aplicativo pelo celular ou qualquer outro dispositivo mobile o usuário ganha 7 dias grátis de avaliação da VPN, caso nunca tenha usado a ferramenta. Não precisa nem inserir os dados de pagamento, somente um endereço de email para receber o código de ativação válido por uma semana.

Infelizmente esta dica não funciona para quem pretende instalar a VPN num desktop. Os 7 dias gratuitos também limitam o uso a um só aparelho, enquanto no modelo de 30 dias com reembolso o cliente tem direito instalar a ferramenta em até 5 dispositivos usados simultaneamente.

De qualquer modo, ter 7 dias grátis ou 30 dias podendo ser reembolsado são ótimas possibilidades para testar e avaliar uma das melhores VPNs do mercado.

Avaliação da ExpressVPN:

  • VPN Premium com ótimo suporte ao consumidor
  • Permite Torrent/P2P
  • Desbloqueia conteúdo em sites de streaming
  • Política de reembolso em período de avaliação em 30 dias
  • Aceita pagamentos em reais, com valor cotado em dólares
  • 7 dias de VPN grátis para quem faz a primeira instalação via mobile

4. Hide.me

O Hide.me oferece um plano de VPN grátis que entrega um produto básico bastante confiável. Operando desde 2012, a empresa oferece um plano gratuito com a mesma velocidade e nível de criptografia de dados de seus planos pagos.

logo da hide.me vpn com plano grátis

As limitações da versão grátis são a quantidade de dados permitidos para o usuário baixar por mês e o número reduzido de servidores disponíveis. São apenas 10GB de download, numa cota que pode ser renovada ao final de cada ciclo. E há conexões habilitadas em somente 4 países.

Numa vida extremamente conectada, este é um volume de dados muito baixo para o nível de uso atual da maioria das pessoas, mas é maior do que boa parte das VPNs grátis oferece. Para quem não pretende conectar a VPN a todo tempo, a gratuidade pode ser mantida eternamente desta forma.

Uma vantagem da Hide.me frente a outras VPNs gratuitas é que permite o uso de torrent e streaming, desbloqueando conteúdo com limitações geográficas, mesmo no plano grátis. O usuário só precisa se policiar para não estourar a cota mensal de 10GB.

Outra limitação é que a versão gratuita só permite a conexão de um aparelho, como é comum em VPNs gratuitas. Na versão paga a Hide.me oferece até dez dispositivos simulatâneos, 75 servidores para o usuário escolher e dados ilimitados.

Avaliação da Hide.me:

  • VPN grátis sem limite de velocidade
  • Limite de 10GB de dados por mês
  • Apenas 1 dispositivo na versão gratuita
  • Permite Torrent/P2P
  • Desbloqueia conteúdo em sites de streaming

5. HotSpot Shield

HotSpot Shield é uma VPN com um plano totalmente gratuito que oferece um limite de dados de 500MB por dia. Logo, caso utilize diariamente sua cota, o usuário terá até 15GB por mês para testar a ferramenta.

logo da hotspot shield

Nas funções básicas, a HotSpot é uma VPN conhecida por entregar velocidades excelentes de conexão , mas na versão grátis existe um limite de 2Mbps imposto ao usuário.

Outras restrições incluem a utilização de servidores localizados em apenas um país e a impossibilidade de usar a VPN para acessar sites de streaming.

Além disso, a HotSpotShield tem um modelo de negócios diferente das demais VPNs gratuitas. Para rentabilizar as conexões que possui em seus servidores de acesso gratuito, ela insere anúncios na navegação dos clientes, o que atrapalha bastante a experiência de quem está testando a ferramenta.

Fora o plano inteiramente gratuito, a HotSpot também tem um período de 7 dias de teste da versão premium. O usuário pode se cadastrar em um trial e, caso cancele antes do período de avaliação, nada é cobrado.

Por último, a HotSpot também trabalha com o sistema de reembolso, como as grandes VPNs fazem. E por aqui o período de testes é ainda mais generoso, com duração de 45 dias.

Avaliação da HotSpot Shield:

  • VPN grátis com velocidade restrita
  • Limite de 500MB de dados por dia
  • Apenas 1 dispositivo na versão gratuita
  • Permite Torrent/P2P
  • Não permite acessar conteudo de streaming na versão grátis
  • Contém anúncios
  • 7 dias grátis na versão premium
  • Reembolso em até 45 dias para teste do plano pago

6. TunnelBear

A TunnelBear é uma VPN premium que faz parte da McAfee, a empresa que produz o famoso software antivírus. Seu plano gratuito tem funções muito completas, não possui limite de velocidade e vem com criptografia de alta qualidade.

logotipo da tunnelbear, vpn que oferece plano grátis

Além disso, a VPN grátis da TunnelBear permite que o usuário teste todos os servidores, nas mais diferentes localizações disponíveis, o que é bem raro de encontrar.

O grande problema da versão grátis da TunnelBear é que ela só libera 500MB por mês de dados, de longe a mais limitada entre os planos gratuitos aqui listados.

Uma cota tão restrita não permite quase nada aos usuários que vá além de um teste bem rápido. A maioria das pessoas gasta esta quantidade de dados em poucos dias ou mesmo horas.

Com tamanha restrição, a versão gratuita só é util para uma utilização extremamente pontual ou emergencial e nada além disso, infelizmente.

Avaliação da TunnelBear:

  • VPN gratuita sem limite de velocidade
  • Sem restrição de servidores na versão grátis
  • Limite de 500MB de dados por mês
  • Só libera sites de streaming na versão paga

7. NordVPN

A NordVPN é uma das gigantes do setor. Como outras tantas VPN pagas, ela oferece ao usuário um período de avaliação gratuita de até 30 dias.

nordvpn logo

A vantagem da NordVPN perante as demais é a enorme quantidade de servidores que possui. São mais de 5 mil conexões em quase todos os países do mundo. Mesmo em locais menores, onde as concorrentes normalmente têm apenas um servidor, é normal que a NordVPN tenha dezenas.

A diferença é que a oferta de gratuidade da NordVPN é bem mais restrita do que suas maiores rivais. Ao contrário do SurfShark e da ExpressVPN, ela não oferece o período de 7 dias inteiramente gratuito no aplicativo móvel. A NordVPN também não tem opção de pagamento em reais, dificultando o teste para os usuários brasileiros.

Por conta dessas restrições, decidimos posicionar a NordVPN apenas como sétima opção para quem procura testar uma VPN gratuitamente.

Leia mais: Veja como funciona a NordVPN em nosso review detalhado.

Os dois modelos de VPNs gratuitas

VPNs que alegam ser inteiramente gratuitas não costumam proteger seus dados particulares. Nestes casos, acaba valendo a regra de que se o usuário não está pagando é porque ele na verdade é o produto.

Como um dos propósitos principais de uma VPN é proteger a privacidade de navegação online, quem procura uma VPN grátis precisa, antes de tudo, buscar apenas provedores que tenham boa reputação, que sejam confiáveis e seguros, mesmo que estes venham acompanhados de alguma limitação em troca do uso gratuito.

Neste sentido, é possível encotrar no mercado servidores de VPN oferecendo dois tipos distintos de gratuidade:

  • VPNs com período de teste grátis e uso ilimitado
  • VPNs com planos grátis permanentes, mas com limitações de uso

Acompanhe abaixo as diferenças entre os dos modelos de negócios e algumas indicações de VPN em cada caso:

VPNs com período de teste grátis e uso ilimitado

Este sistema é seguido pelas melhores VPNs do mercado. Quase todas as empresas oferecem um período de até 30 dias de teste gratuito que dá direito ao uso ilimitado da ferramenta, sem restrição de servidores, velocidade ou conexão. É a melhor forma de testar uma VPN sem o risco de perder dinheiro caso se arrependa durante o processo.

A desvantagem é que este modelo funciona com reembolso após o pagamento da primeira mensalidade caso haja desistência dentro do prazo gratuito ofertado. É um processo simples, mas exige uma forma de pagamento inicial que pode nao ser interessante para alguns.

Entre as VPNs com avaliação gratuita de 30 dias, destacam-se:

Em todas elas o usuário tem direito ao uso ilimitado da ferramenta com reembolso garantido caso solicitado em até 30 dias.

O SurfShark e a ExpressVPN ainda têm a vantagem de oferecer o pagamento em reais, facilitando ainda mais a quem pretende fazer o teste inicial do Brasil. As duas também oferecem um teste gratuito de 7 dias sem necessidade de pré-pagamento somente para instalações via aplicativo mobile.

VPNs com planos grátis, mas com limitações de uso

As VPNs com planos grátis permanentes oferecem um modelo “freemium” pelo uso da ferramenta. A gratuidade é uma isca para atrair novos clientes, que têm acesso aos recursos da VPN de maneira limitada. Como as restrições impostas pelo plano impedem que o usuário navegue livremente, muitos acabam optando pelo upgrade para os planos pagos, o que viabiliza o negócio.

Do ponto de vista do usuário, este sistema tem a vantagem de não exigir os dados de pagamento antes de liberar o acesso à ferramenta. Mas as limitações impostas dificultam que ele possa aproveitar os recursos de forma a avaliar o uso da VPN em seu dia a dia corretamente.

O plano grátis é útil, portanto, para quando se tem uma necessidade imediata. O usuário pode rapidamente se cadastrar e acessar um wi-fi aberto com mais segurança enquanto estiver viajando, por exemplo.

Neste sistema de ofertar um plano gratuito com algumas limitações de uso, as VPNs que mais se destacam são:

Vale destacar, porém, que as restrições de velocidade e limite de dados trafegados, comuns neste modelo, impedem que o plano gratuito seja utilizado de modo permanente.

Normalmente as VPNs que seguem este modelo têm um número específico de servidores para atender a um grande numero de usuários que não pagam pelo serviço. É comum, portanto, que os servidores gratuitos fiquem sobrecarregados, gerando lentidão de acesso.

VPNs gratuitas para evitar

Encontrar uma VPN grátis que proteja os dados do usuário é uma tarefa muito complexa. Acima listamos exemplos que cumprem sua função muito bem, mesmo com todas as suas restrições.

Nossa seleção apresenta opções excelentes a quem não quer investir numa ferramenta paga.

Mas o mais comum é que o usuário se depare com ofertas de VPNs enganosas. A gratuidade costuma ser sustentada pelo registro e monitoramento da atividade dos usuários para revenda e até por infestação por malware nos dispositivos, em casos extremos.

É muito difícil catalogar todas as VPNs gratuitas com atividades maliciosas, mas existem algumas bem conhecidas no mercado que o usuário deve evitar a todo custo. Entre estas podemos citar:

  • Hola VPN
  • OkVPN
  • BetterNet
  • Psiphon
  • SuperVPN

Como o perigo de instalar uma ferramenta desconhecida é grande, nossa recomendação é que a busca por uma VPN gratuita se atenha às 7 da lista gratuita que elaboramos.

Este artigo será atualizado com frequência conforme novas opções surjam no mercado e possam ser avaliadas.

Salve estas dicas de VPN gratuita no Pinterest!

Existem VPN grátis com limitações de uso e servidores pagos que oferecem um teste gratuito temporário ou com reembolso ao final de um período de avaliação.
VPNs Gratuitas ou com Avaliação Grátis para usar em 2021: SurfShark, ProtonVPN, ExpressVPN, Hide.me, HotSpot Shield, TunnelBear, NordVPN
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv