A visita ao Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, junto com a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, – todos localizados no bairro de Belém – é obrigatória devido à sua enorme importância e beleza.
Belém é uma região que reúne inúmeras atrações históricas extraordinárias para Portugal e para o Brasil. Foi de lá que as caravelas de Pedro Álvares Cabral partiram para o nosso país, de onde Vasco da Gama iniciou sua viagem até a Índia e onde fica o belíssimo Mosteiro dos Jerônimos, construído para simbolizar toda essa era áurea dos descobrimentos quando Portugal foi pioneiro no mundo.
Programe-se: Descubra o que visitar e onde ficar em Lisboa
O Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa
O Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa é o maior exemplar arquitetônico do estilo manuelino. O nome, derivado de D. Manuel I, não poderia ter melhor representante quanto o mosteiro. Além de simbolizar o ápice deste estilo tão único, ainda foi construído a mando do próprio rei português, atribuindo para sempre a ligação entre a Casa Real Portuguesa e o edifício.
Manuel I foi o grande responsável pela expansão marítima mundial iniciada no século XV. Portugal era um dos países mais desenvolvidos e ricos da época devido às suas descobertas mundo afora que iriam transformar para sempre a História.
Como forma de perpetuar sua fama e toda a glória de seu reinado, o monarca decidiu construir uma igreja e um mosteiro que representasse tudo isso. O local escolhido ficava localizado à entrada de Lisboa, nas margens do Rio Tejo. De lá os navios partiam para desbravar o Novo Mundo e as novas rotas, mais especificamente na freguesia de Belém em Lisboa. A exata localização é onde anteriormente se situava a Igreja de Santa Maria de Belém, bastante frequentada por navegadores antes de embarcarem em suas caravelas.
Juntamente à igreja, um complexo foi construído ao seu redor e doado à Ordem dos Jerônimos, que viveram naquela localidade até o século XIX, quando as ordens eclesiais foram extintas. Desde então o mosteiro é ocupado por uma instituição de caridade que abriga órfãos e moradores de rua, a Real Casa Pia de Lisboa.
A construção da igreja e do mosteiro levou um século para ser finalizada e foi custeada com o comércio de especiarias de viagens à África e ao Oriente.
Na década de 1980 foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO, entrando para o hall de atrações imperdíveis do mundo.
Conheça a atração mais imperdível de Belém: Pastéis de Belém: onde comer em Lisboa os doces mais famosos de Portugal
Como é a visita ao Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa
A visitação ao mosteiro dos Jerônimos é bem completa, sendo permitido conhecer grande parte do complexo, com poucas áreas de acesso restrito.
A igreja Santa Maria de Belém é estonteante. Possui seu teto totalmente abobadado, em branco, com inúmeras colunas que se estendem por toda sua extensão. É possível visitá-la tanto pela porta principal quanto por seu mezanino, de onde se pode observá-la do alto.
A igreja, que é o ponto central do passeio, é uma das igrejas-salão mais importantes da Europa. Essa denominação de igreja-salão se dá a edifícios religiosos que possuem o teto com a mesma altura em todos os seus planos.
Em sua entrada, duas das maiores personalidades portuguesas estão sepultados ali: Vasco da Gama e Camões. É emocionante ver os túmulos de pessoas tão importantes para a nossa história e que tanto ouvimos falar na escola.
As áreas do mosteiro disponíveis para a circulação são seus enormes e lindos pátios, de onde é possível vislumbrar suas varandas compridas e altamente decoradas. Até mesmo o teto dessas varandas é lindamente adornado.
Ao fim da visita, algumas salas foram disponibilizadas para compor uma linha do tempo das descobertas portuguesas juntamente com as linhagens de reis do país. E eis que lá reconhecemos rostos familiares com os de D. Pedro I (Pedro IV em Portugal) e sua segunda esposa, Amélia.
Como chegar ao Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa
A entrada para o Mosteiro dos Jerônimos se dá pela Praça do Império. Caso esteja hospedado em Belém, é só ir caminhando. A atração é em uma localidade super movimentada e próxima do centro da freguesia.
Caso venha do centro de Lisboa, o ideal é chegar de eléctrico (15) ou de ônibus (727, 28, 729, 714 e 751) a partir da Praça do Comércio. E em caso do carro ser seu meio de transporte, o trajeto dura menos de 20 minutos.
Mais sobre Lisboa: Bairro de Alfama, em Lisboa: um roteiro por suas atrações
Os ingressos para o Mosteiro dos Jerônimos
Existem várias opções de ingressos para o mosteiro, podendo ser comprados no local ou pela internet. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.
Entre as opções, as mais comuns são o ticket individual e o conjunto. Este último consta em quatro tipos de combos que reúnem várias atrações diferentes em um só ingresso. Eles podem ser adquiridos na bilheteria de qualquer uma delas. Os combos são:
- Descobertas: Mosteiro dos Jerônimos / Torre de Belém
- Praça do Império: Mosteiro dos Jerônimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia
- Jerônimos: Mosteiro dos Jerônimos + Museu Nacional de Arqueologia
- Cais da História: Mosteiro dos Jerônimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia + Museu de Arte Popular + Museu Nacional de Etnologia + Museu dos Coches
Cada um possui um valor diferente, para ver os preços atualizados, consulte o site do Mosteiro dos Jerônimos.
Estive em Lisboa de férias. Amei! Emoção ao deparar com o túmulo de Luís de Camões e Vasco da Gama no Mosteiro dos Jerônimos obra lindíssima. Lisboa é Linda demais.
Somos suspeitos para falar, estamos morando aqui agora. Lisboa é lindíssima!
Obrigado pelas informações, muito úteis na organização da viagem.
Acessei o site do museu e não tem a opção de entrada livre no primeiro domingo do mês, somente aos domingos para residentes do país.
Interessante o post…se algum dia conseguir ir até Portugal, vou procurar saber sim!
😉
Legal Thiago. Tomara que consiga ir
Muito obrigado isso meu ajudou muito na minha pesquisa sobre portugal !
Que bom Matheus, obrigada pelo comentário!