Home » Portugal » Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, o símbolo da era de ouro de Portugal
Portugal

Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, o símbolo da era de ouro de Portugal

O pátio principal do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, com suas varandas brancas e lindas, cheias de adorno. A foto foi tirada durante o pôr do sol, com as paredes alaranjadas. Um casal está parado na frente do prédio de arquitetura manuelina. O céu está azul com algumas poucas nuvens brancas.

A visita ao Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, junto com a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, – todos localizados no bairro de Belém – é obrigatória devido à sua enorme importância e beleza.

Belém é uma região que reúne inúmeras atrações históricas extraordinárias para Portugal e para o Brasil. Foi de lá que as caravelas de Pedro Álvares Cabral partiram para o nosso país, de onde Vasco da Gama iniciou sua viagem até a Índia e onde fica o belíssimo Mosteiro dos Jerônimos, construído para simbolizar toda essa era áurea dos descobrimentos quando Portugal foi pioneiro no mundo.

Programe-se: Descubra o que visitar e onde ficar em Lisboa

O Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

A fachada do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa com sua marcante arquitetura manuelina. Feito de pedras brancas, totalmente adornado. O céu está azul e algumas pessoas estão sentadas em seus degraus.

O Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa é o maior exemplar arquitetônico do estilo manuelino. O nome, derivado de D. Manuel I, não poderia ter melhor representante quanto o mosteiro. Além de simbolizar o ápice deste estilo tão único, ainda foi construído a mando do próprio rei português, atribuindo para sempre a ligação entre a Casa Real Portuguesa e o edifício.

Manuel I foi o grande responsável pela expansão marítima mundial iniciada no século XV. Portugal era um dos países mais desenvolvidos e ricos da época devido às suas descobertas mundo afora que iriam transformar para sempre a História.

Como forma de perpetuar sua fama e toda a glória de seu reinado, o monarca decidiu construir uma igreja e um mosteiro que representasse tudo isso. O local escolhido ficava localizado à entrada de Lisboa, nas margens do Rio Tejo. De lá os navios partiam para desbravar o Novo Mundo e as novas rotas, mais especificamente na freguesia de Belém em Lisboa. A exata localização é onde anteriormente se situava a Igreja de Santa Maria de Belém, bastante frequentada por navegadores antes de embarcarem em suas caravelas.

A roseta da igreja do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa com seus vitrais amarelos cravados na pedra.
A roseta da igreja.

Juntamente à igreja, um complexo foi construído ao seu redor e doado à Ordem dos Jerônimos, que viveram naquela localidade até o século XIX, quando as ordens eclesiais foram extintas. Desde então o mosteiro é ocupado por uma instituição de caridade que abriga órfãos e moradores de rua, a Real Casa Pia de Lisboa.

A construção da igreja e do mosteiro levou um século para ser finalizada e foi custeada com o comércio de especiarias de viagens à África e ao Oriente.

Na década de 1980 foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO, entrando para o hall de atrações imperdíveis do mundo.

Conheça a atração mais imperdível de Belém: Pastéis de Belém: onde comer em Lisboa os doces mais famosos de Portugal

Como é a visita ao Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

O pátio do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa visto através de uma janela enorme totalmente adornada. O pátio está iluminado com o final do sol e a foto foi tirada durante o pôr do sol. O céu está azul

A visitação ao mosteiro dos Jerônimos é bem completa, sendo permitido conhecer grande parte do complexo, com poucas áreas de acesso restrito.

A igreja Santa Maria de Belém é estonteante. Possui seu teto totalmente abobadado, em branco, com inúmeras colunas que se estendem por toda sua extensão. É possível visitá-la tanto pela porta principal quanto por seu mezanino, de onde se pode observá-la do alto.

O interior da igreja do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, com seu interior escuro e seu teto branco e abobadado. Muitos bancos de madeira vão até o altar. A luz entra por algumas janelas em seu topo.
O interior da igreja.
O interior da igreja do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, com um enorme cruxifico em seu meio. O teto é todo abobadado, em branco.
A igreja vista do mezanino.

A igreja, que é o ponto central do passeio, é uma das igrejas-salão mais importantes da Europa. Essa denominação de igreja-salão se dá a edifícios religiosos que possuem o teto com a mesma altura em todos os seus planos.

Em sua entrada, duas das maiores personalidades portuguesas estão sepultados ali: Vasco da Gama e Camões. É emocionante ver os túmulos de pessoas tão importantes para a nossa história e que tanto ouvimos falar na escola.

O túmulo de Vasco da Gama, navegador português que descobriu a rota para a Índia por via marítima. A figura no topo do túmulo é a figura do próprio Vasco da Gama, com a mãos unidas em cima do peito.
O túmulo de Vasco da Gama.
O túmulo de Camões, poeta português, dentro da igreja do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa. A escultura na superfície do túmulo é a figura de Camões deitada com as mãos juntas e para cima. A vestimenta é da época.
O túmulo de Camões.

As áreas do mosteiro disponíveis para a circulação são seus enormes e lindos pátios, de onde é possível vislumbrar suas varandas compridas e altamente decoradas. Até mesmo o teto dessas varandas é lindamente adornado.

O pátio do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, com suas paredes brancas completamente adornadas. A foto foi tirada no pôr do sol. O céu está azul.
O Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, com seus tetos abobadados em pedra branca, totalmente adornado. Um homem anda por seus corredores.

Ao fim da visita, algumas salas foram disponibilizadas para compor uma linha do tempo das descobertas portuguesas juntamente com as linhagens de reis do país. E eis que lá reconhecemos rostos familiares com os de D. Pedro I (Pedro IV em Portugal) e sua segunda esposa, Amélia.

Como chegar ao Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

A fachada do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa com suas paredes altamente adornadas de pedras brancas. Em sua frente um gramado verde e aparado e o céu azul.

A entrada para o Mosteiro dos Jerônimos se dá pela Praça do Império. Caso esteja hospedado em Belém, é só ir caminhando. A atração é em uma localidade super movimentada e próxima do centro da freguesia.

Caso venha do centro de Lisboa, o ideal é chegar de eléctrico (15) ou de ônibus (727, 28, 729, 714 e 751) a partir da Praça do Comércio. E em caso do carro ser seu meio de transporte, o trajeto dura menos de 20 minutos.

Mais sobre Lisboa: Bairro de Alfama, em Lisboa: um roteiro por suas atrações

Os ingressos para o Mosteiro dos Jerônimos

Por dentro do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, com suas escadas de pedra e paredes sem janelas, deixando o ambiente bastante escuro, com luzes em suas paredes de tons amarelos.

Existem várias opções de ingressos para o mosteiro, podendo ser comprados no local ou pela internet. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.

Entre as opções, as mais comuns são o ticket individual e o conjunto. Este último consta em quatro tipos de combos que reúnem várias atrações diferentes em um só ingresso. Eles podem ser adquiridos na bilheteria de qualquer uma delas. Os combos são:

  • Descobertas: Mosteiro dos Jerônimos / Torre de Belém
  • Praça do Império: Mosteiro dos Jerônimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia
  • Jerônimos: Mosteiro dos Jerônimos + Museu Nacional de Arqueologia
  • Cais da História: Mosteiro dos Jerônimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia + Museu de Arte Popular + Museu Nacional de Etnologia + Museu dos Coches

Cada um possui um valor diferente, para ver os preços atualizados, consulte o site do Mosteiro dos Jerônimos.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

7 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

Stock content by

dedpositphotos
abbv