Ao procurar o que fazer em Stratford-upon-Avon os visitantes não têm como se perderem. O turismo na cidade onde nasceu Shakespeare gira inteiramente em torno do maior dramaturgo inglês de todos os tempos. Foi ali, naquela pequena cidade que William Shakespeare nasceu e passou grande parte de sua juventude, antes de cair nas graças da corte britânica. Foi também em Stratford-upon-Avon que o dramaturgo veio mais adiante a falecer.
O que fazer em Stratford-upon-Avon, a cidade de Shakespeare, na Inglaterra
Ao listar o que fazer em Stratford-upon-Avon, você verá que a maioria das atrações é relacionada ao dramaturgo. É bem difícil de ver alguém visitando a cidade de Shakeapeare sem ter esse interesse em mente.
Passear por Stratford é como voltar no tempo. Suas ruas estão praticamente intactas, com casas do século XVI, em estilo Tudor, de fachadas nas cores branca e preta por toda a parte. Além, muitos telhados destas casas ainda estão preservados, feitos de palha ainda daquela época, simplesmente inacreditável.
A cidade de Shakespeare é bem pequena, sendo possível visitá-la inteiramente a pé. Foi o que fizemos ao participar do walking tour que sai da Swan Fountain – ao lado do Royal Shakespeare Theatre, na margem do rio.
O tour é feito em inglês, custa 6 libras e o guia leva às principais atrações da cidade. Não é preciso agendar com antecedência, é só aparecer lá. Ele sai todos os dias às 11h, sábados e domingos também às 14h, faça chuva ou faça sol.
Para saber o que fazer em Stratford-upon-Avon durante sua visita, as maiores atrações da cidade de Shakespeare são:
- Shakespeare’s Birthplace
- Anne Hathaway’s Cottage
- Hall’s Croft
- Mary Arden’s Farm
- New Place
- Holy Trinity Church
- Royal Shakespeare Theatre
- Harvard House
Além destas, passear por suas ruas e pelas margens do Rio Avon é superagradável e não deve ser deixado de fora do roteiro (torça para que sua visita seja em um dia de sol!).
Como visitar as locações ligadas a Shakespeare em Stratford-upon-Avon
Todas as propriedades ligadas a Shakespeare – Shakespeare’s Birthplace, Anne Hathaway’s Cottage, Hall’s Croft, Mary Arden’s Farm e New Place – cobram ingresso para a visitação.
Adquirindo as entradas num pacote, é possível visitar 3 dos 5 locais escolhendo quais quer ver. Comprando o pacote com antecedência o turista economiza nos valores que gastaria nas atrações caso pagasse uma por uma.
Shakespeare’s Birthplace
Shakespeare’s Birthplace é a casa onde Shakespeare nasceu e viveu até seus 20 anos. Fica na rua mais famosa de Stratford-upon-Avon, a Henley Street.
A família de Shakespeare era abastada, tendo seu pai um negócio muito próspero na confecção de luvas. Naquela época possuir luvas era um luxo e somente pessoas ricas podiam comprar. Sendo assim, sua família conseguiu ter a maior casa da rua na época. Com jardins em seu interior e vários aposentos.
Ao entrar na casa de Shakespeare, voltamos no tempo. O assoalho geme ao sentir os sapatos de quem caminha por ali. Janelas pequenas e tetos baixos configuram o ambiente. Camas com dosséis, mesas de jantar na frente de enormes lareiras, tudo isso está ali representado como se nunca ninguém tivesse mexido. Tudo muito interessante. Além disso, a oficina de luvas de seu pai também está lá, com guias explicando como elas eram feitas.
É incrível poder entrar em uma residência tão antiga, que não era um castelo ou palácio, mas uma casa, e ver que ela sobrevive há mais de 500 anos sendo feita inteiramente de madeira. E também é incrível pensar que ali, naquele lugar, nasceu um dos maiores escritores de todos os tempos, hoje imortalizado.
Caso só queira visitar apenas a casa onde Shakespeare nasceu (e não o pacote de ingressos da cidade), aconselho a comprar o ingresso antecipado, pois se esgota com bastante antecedência.
Anne Hathaway’s Cottage
A casa onde a esposa de Shakespeare nasceu e cresceu também está disponível para visita. Fica um pouco afastada do centro, mas é possível ir a pé sem problemas com um pouco mais de disposição. A visita à casa de Anne Hathaway não está incluída no walking tour devido à sua distância.
A casa é bem grande, com mais de 10 cômodos, e ficava em uma fazenda, mostrando que a família de Anne Hathaway também era rica. Um lugar encantador, e onde Shakespeare ia para cortejar sua futura esposa.
Caso queira poupar tempo ou pernas, uma opção é embarcar no ônibus hop on/hop off de Stratford. É possível comprar a viagem de ônibus com antecedência para 1 ou 2 dias na cidade e visitar a cidade de Shakespeare de forma mais confortável e com guias em áudio.
Hall’s Croft
Hall’s Croft é a casa da filha mais velha de William Shakespeare, Susanna. Ela se casou com um rico médico local, chamado John Hall, daí o nome da residência.
Em seu interior é possível ver como era a vida de uma família rica para a época, com manequins representando os moradores. É legal também ver os instrumentos médicos daqueles tempos, utilizados por Hall e o jardim, onde o médico costumava colher as ervas e plantas usadas para fazer remédios.
Mary Arden’s Farm
Esta fazenda é onde a mãe de Shakespeare, Mary Arden, nasceu. Juntamente com a Anne Hathaway’s Cottage, ela fica afastada do centro, numa região mais rural, mas que é possível ir a pé, caso tenha tempo.
A fazenda foi bastante modificada com o tempo, mas ainda é possível ver partes originais da construção. Além disso, os donos da residência atuais mostram como seria a vida de Mary Arden no século XVI e ainda fazem apresentações com falcões de caça na região.
New Place
New Place foi a casa onde Shakespeare viveu seus últimos anos até falecer, em 1616. Após sua morte, a propriedade, que era a segunda maior da cidade, passou para as mãos de sua filha, e logo em seguida, para sua neta, que morava na casa ao lado, chamada hoje de Nash’s House.
Após a morte da neta de Shakespeare, a casa passou pelas mãos de várias pessoas. A última delas foi o reverendo Gastrell, que, cansado de receber turistas em sua porta, cortou uma árvore que fora plantada pelo próprio Shakespeare. Em consequência disso, os locais quebraram as janelas da propriedade, o governo vetou seu pedido para aumentar o jardim e ainda acresceu os impostos do reverendo. Ele, na raiva, demoliu a casa e foi expulso de Stratford.
Hoje, o terreno em que ficava New Place pode ser visitado a partir da Nash’s House, bem ao lado. Atualmente o lugar foi transformado em um enorme jardim.
Holy Trinity Church
Nesta igreja Shakespeare foi batizado e enterrado, após sua morte. Os túmulos dele, de sua esposa e de sua filha Susanna encontram-se no local. Em sua epígrafe está escrito que quem mexer em seus ossos será amaldiçoado.
Em sua lápide também se encontra uma estátua de Shakespeare segurando uma pena, que todos os anos é trocada no dia de seu aniversário.
A igreja é belíssima e é o edifício mais antigo da cidade, tendo sido construída em 1210.
Royal Shakespeare Theatre
Um dos teatros mais famosos do mundo, daqui saíram vários atores britânicos ilustres. É um edifício na beira do Rio Avon, que dá nome à cidade, apresentando peças de Shakespeare, muitas delas interpretadas pela nata da dramaturgia britânica. É bom ficar de olho na programação e marcar de visitar Stratford-upon-Avon em um dia que tenha uma peça que interesse em cartaz.
Harvard House
Harvard House é a casa que o avô de John Harvard, fundador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, construiu na cidade em 1596. Mesmo tendo passado pelas mãos de várias pessoas durante os séculos, a propriedade foi comprada pela universidade e restaurada, e hoje é preservada como parte do patrimônio de Harvard, mesmo estando no Reino Unido.
Como chegar a Stratford-upon-Avon?
Ao programar o que fazer em Stratford-upon-Avon, muitas pessoas incluem suas atrações como um bate e volta saindo de Londres. A viagem de carro entre as duas cidades dura um pouco mais de 2h.
Para alugar seu carro em Londres, faça suas pesquisas com a RentCars, que compara os preços de diversas locadoras para encontrar os mais baratos.
Também é possível fazer o trajeto em transporte público, mas é preciso fazer uma baldeação. Basta pegar o trem na Marylebone Station e ir até a estação Warwick. De lá, troque para o trem que segue até Stratford-upon-Avon. Ou então, desça na estação Leamington Spa e de lá, pegue o ônibus X18 até a cidade. O trajeto dura mais de 2h.
Para quem quer visitar a cidade de Shakespeare vindo de outras cidades, a maneira mais rápida e fácil é ficando hospedado em Birmingham, como nós fizemos (ficamos no Hatters Birmingham). A cidade não tem muitos atrativos, mas a viagem de trem de lá até Stratford-upon-Avon dura apenas 40 minutos.
Para os que querem ir com todo o conforto e com as informações de um guia turístico, o melhor é contratar um tour que sai de Londres até Stratford. O passeio inclui os Cotswolds também, uma atração interessante perto de Londres e dura um dia.
Caso queira passar a noite em Startford, ao invés de conhecê-la como um bate e volta, procure seu hotel na região central, no miolo do centro ou próximo ao Rio Avon.
Olá Bida Cigana!
Muito obrigada please sua contribuiçao as informações sobre a cultura de various países!
Parabéns!
Marli Fuchs ( Piratiniga, Niterói)
Amei ter encontrado sua explicação Larissa, sobre Stratford Upon Avon. De maneira simples e objetiva. Realmente preciosa. Estamos indo conhecer, celebrar nosso aniversário de casamento. Viajar é o que mais gostamos de fazer.
Meu muitíssimo obrigado.
Marizete
Obrigada
Oi Marizete, que bom que gostou! Espero que vocês tenham aproveitado bastante a cidade!