Home » Grécia » Onde ficar em Atenas: 5 melhores bairros e hotéis
Grécia

Onde ficar em Atenas: 5 melhores bairros e hotéis

Vai à Grécia e não sabe onde ficar em Atenas, a sua surpreendente capital? Pode ficar tranquilo, que nesse texto separamos para você os 5 melhores bairros e hotéis na capital grega para todos os tipos de viajantes e bolsos.

A capital da Grécia se destaca principalmente pelos seus pontos históricos e as ruas estreitas, onde os turistas podem fazer passeios bastante diferenciados entre si. De acordo com o perfil do turista ou da viagem pretendida por ele, a região onde ele irá querer se hospedar pode mudar bastante.

Há algumas pessoas que irão buscar ficar perto de tudo, em bairros onde se possa andar a pé mais facilmente até as atrações. Já outras gostam de ficar em bairros que tenham mais atrações de vida noturna como baladas e pubs.

Diferentemente de outras cidades da Europa, Atenas é uma cidade que permite contemplar boa parte dessas atrações numa região bastante limitada. Ainda assim, escolher o hotel ou o bairro errado pode fazer com que se perca bastante tempo ou a viagem não seja tão boa quanto se espera.

A estrutura de hotéis na cidade é boa e por isso, em qualquer um dos bairros que indicarmos aqui você terá ótimas opções de acomodação.

Onde ficar em Atenas: os 5 melhores bairros e hotéis na capital grega

Onde ficar em Atenas: O Teatro de Dionísio em primeiro plano, com toda a cidade de Atenas até o mar ao fundo.

Resumidamente, temos 5 bairros ou regiões onde vale a pena se hospedar em Atenas. São elas:

  1. Plaka
  2. Acrópolis (Koukaki)
  3. Praça Syntagma
  4. Monastiriki
  5. Psiri

1. Plaka

Onde ficar em Atenas: o bairro de Plaka com suas escadarias em direção à Acrópole

Sem dúvidas, Plaka é o bairro mais charmoso e legal de Atenas. Foi lá que nós nos hospedamos em nossa primeira parada na cidade e, certamente é o lugar que eu mais indico para você se hospedar também.

Este bairro fica bem no coração da cidade, embora eu resita um pouco à ideia de chamá-lo de centro, que no caso seria a Praça Syntagma.

No entanto, por estar próximo aos principais pontos turísticos (e equidistante de alguns deles), como estar entre a Acrópole e a Ágora Romana e a de Atenas, esse ponto é bastante interessante para quem quer conhecer todas as partes históricas da cidade.

Outro ponto muito importante que você deve saber antes de escolher onde ficar em Atenas e que pode fazer você optar por Plaka é a quantidade de bares, pubs e restaurantes nesse bairro. Embora não seja exatamente o point de vida noturna na cidade (no bairro não há boates, por exemplo), você pode encontrar inúmeros restaurantes lindíssimos para almoçar, jantar ou fazer um happy hour com amigos.

Nessa região há restaurantes que vão desde as culinárias internacionais mais tradicionais aos típicos restaurantes gregos, que inclusive fazem um serviço diferenciado, para que você sinta realmente uma experiência “à grega”. Bons restaurantes com essa proposta são o Gyros Pou Gyrevis (perto da Igreja de São Nicolau Rangavas) e o Taverna Saita.

O bairro é ótimo para quem não tem preguiça de andar a pé, pois boa parte das ruas principais daqui é fechada para carros. Isso também facilita a verve comercial do bairro, que conta com lojinhas de rua que vendem todos os tipos de souvenirs que a Grécia possa proporcionar.

Por fim, para quem gosta de conhecer um pouco mais de peças de arte ou atrações de história, no bairro você encontra alguns museus como o Museu Judaico, o Museu das Crianças e o Museu da Música.

Separamos algumas dicas de hotel para se hospedar em Plaka:

  • Astor Hotel: esse foi o hotel onde ficamos em Atenas na nossa primeira parada pela cidade. Por ser um hotel 4 estrelas, o preço pela hospedagem foi bastante interessante. A localização é muito privilegiada, além de contar com uma incrível vista para a Acrópole. O café da manhã é servido no terraço e tem a qualidade esperada para o preço que pagamos.
  • Home and Poetry: um hotel bastante charmoso, e é mais um que se destaca pela bela vista para a Acrópole durante os cafés da manhã. O seu destaque não se dá pela modernidade das acomodações ou algo assim. Como o próprio nome já diz, “casa e poesia” é um local bastante aconchegante de acordo com a maior parte dos viajantes que se hospedam lá.
  • Electra Palace Athens: esta é a melhor pedida para quem procura uma experiência de luxo em Plaka. Esse é um hotel 5 estrelas, e entre as comodidades e diferenciais estão a piscina da cobertura, excelente para os dias quentes do verão na cidade. Poucas coisas, inclusive, são mais deslumbrantes em Atenas do que a vista para a Acrópole a partir dela.
  • Ergon House: um hotel muito charmoso e incrível de 4 estrelas. O hotel é bastante novo e moderno e conta com restaurante com Estrela Michelin, com um menu predominantemente mediterrâneo. O café da manhã também segue este padrão de qualidade e é bastante elogiado pelos hóspedes que já ficaram lá.

2. Acrópolis (Koukaki)

Uma rua turística, cheia de árvores e restaurantes, perto da Acrópole

A segunda melhor opção de bairro para se hospedar em Atenas é Koukaki (um bairro que fica aos pés da Acrópole. Entre as vantagens de ficar nesse bairro, além do principal ponto turístico da cidade estar bem ali, está o fato de ser um lugar com ótima infraestrutura hoteleira.

Os edifícios nessa parte da cidade são mais modernos – inclusive é possível encontrar mansões ou apartamentos de alto padrão disponíveis para alugar no AirBnB. Os hotéis não são necessariamente luxuosos, mas apresentam um excelente nível.

Outro ponto que faz esse bairro valer bastante a pena é o custo das hospedagens. Em Plaka os hotéis são mais caros, mas Koukaki está a apenas alguns minutos de caminhada de lá (cerca de 15 minutos apenas).

Para quem não está disponível para andar, Atenas é uma cidade onde você pode usar o transporte público para se deslocar. Neste bairro há, por exemplo, a estação de metrô Akropoli e a Sygrou Fix. Para ir à Plaka, usá-las só vale a pena para pessoas que tem algum problema de mobilidade, pois o tempo gasto deve ser o mesmo.

Por fim, Koukaki além de contar com uma ótima relação custo benefício, também é um bom lugar na hora de saber onde ficar em Atenas devido à tranquilidade. Por não ser um bairro onde os turistas se hospedam tanto (em comparação à Plaka), é um lugar mais calmo e sem muita gente durante à noite (mas ainda assim seguro).

  • Great Living Koukaki: foi onde nos hospedamos na segunda vez que passamos por Atenas. Além de estar no pé da Acrópole, não há o que falar mal da experiência que tivemos lá. Além de ter uma infraestrutura muito boa, os quartos são muito bons, bonitos e novos. A maior parte dos quartos do hotel são em estilo apart-hotel, incluindo cozinha.
  • Acropolis View Hotel: o nome do hotel já diz por si só se você quer acordar e ver a Acrópole com uma boa vista. O hotel não é de luxo tendo em vista outros que citamos aqui, no entanto o custo benefício dele vale muito a hospedagem. Além disso, o café da manhã é preparado em estilo menu e já está incluído no preço da hospedagem.
  • The Athens Gate Hotel: situado ao lado do magnífico Museu da Acrópole, ele está em uma das regiões mais privilegiadas, permitindo acessar os locais mais famosos a pé. O café da manhã deste hotel é bastante elogiado. Diferentemente de outros hotéis, este também dá uma visão do Templo de Zeus Olímpico.
  • Coco-Mat Athens BC: o hotel mais luxuoso de Koukaki, fornece serviços e instalações que incluem spa, sauna, massagem e piscina de borda infinita. O restaurante do hotel também é bastante destacado e é responsável por fornecer as refeições de café da manhã, um dos melhores da cidade.

3. Praça Syntagma

As ruas comerciais ao redor da Praça Syntagma, cheia de restaurantes e lojas.

A Praça Syntagma também é um bom local na hora de saber onde ficar em Atenas. É o centro da cidade e está próximo de tudo. É a casa do Parlamento Grego, onde ocorre a famosa troca de guarda.

O local é ótimo para quem quer ficar perto de parques (muito útil para quem gosta de caminhar pela manhã ou aos fins de tarde) ou para quem não deixa de lado um turismo mais “cosmopolita”, com lojas, shoppings e restaurantes por perto.

O parque ao qual me refiro aqui é o Jardim Nacional de Atenas (ou Parque Nacional). Numa área gigantesca, é possível encontrar boas atrações como os jardins e edifícios em estilo neoclássico como o Zappeion, que serve como local de cerimônias do governo, além do Parlamento Grego.

Com relação às compras, não deixe de visitar a rua Valaoritou, entre o Parlamento Helênico e a Academia de Atenas. Vale a pena passear pela região, que tem lojas de marcas como Nike, Zara, Dior, BOSS e joalherias artesanais de muito bom gosto. Essa rua é fechada para carros e também tem boas opções de cafés e restaurantes.

Ali ambém é possível encontrar alguns lugares para aproveitar a vida noturna dessa região. Uma dica é a rua Karitsi, que também tem excelentes pubs.

  • Athens Capital Center Hotel: se você está a procura de uma opção de luxo em Syntagma, esse deve ser o hotel mais adequado. O café da manhã desse hotel possui opções vegetarianas e veganas e é servida em um estilo buffet. Os quartos são bastante modernos e aconchegantes que contam com controle de temperatura por voz.
  • Amalia Hotels Athens: um 4 estrelas com a melhor localização. Alguns quartos deste hotel contam com varanda para o Jardim Nacional e para o Monte Licabeto. Conta com comodidades nas áreas comuns que incluem academia, spa com sauna e restaurante com culinária mediterrânea à la carte. O hotel oferece ainda transfer para o aeroporto.
  • Hotel Granded Bretagne: este hotel luxuoso lembra cenários de grandes filmes. As comodidades desse hotel incluem um restaurante de gastronomia mediterrânea, piscina coberta, spa, jantares com serviço exclusivo no restaurante The Cellar e café da manhã incluso na hospedagem.

4. Monastiriki

A Praça Monastiriki com vendedores de balões e muitos turistas, com a Acrópole ao fundo e ao alto

Para ficar imerso na cultura grega, Monastiriki é uma ótima opção. Um local bem agitado que gira em torno da Praça Monastiriki, esse é um lugar onde os locais costumam fazer as suas compras ou saírem para o lazer.

Entre os pontos turísticos desse bairro está o famoso e enorme Mercado de Pulgas de Atenas.

Por lá, você deve encontrar um pouco de tudo para comprar. E quando eu digo um pouco de tudo, é de tudo mesmo. Antiguidades, discos de vinil, comida de rua, bijuterias, joias e souvenirs são algumas das opções (ou tentações, dependendo de quão mão aberta você é para compras).

Essa é uma região onde as pessoas costumam ser bastante simpáticas, até porque na maioria das vezes estão querendo te vender alguma coisa. A experiência de se hospedar nessa parte da cidade pode ser muito legal, sobretudo nos primeiros dias.

Com o passar do tempo, porém, essa experiência pode ficar um pouco cansativa, pois essas ruas quase sempre estão cheias de gente. Aos finais de semana, andar por lá pode ser ainda mais complicado, visto que o espaço é limitado (ruas estreitas) e muita gente querendo olhar coisas.

  • Nsplace Athens: um hotel para quem gosta de acomodações modernas e com bom custo benefício. Entre as comodidades estão uma academia com equipamentos de última geração, sauna a vapor e banheira de hidromassagem. Além disso, os quartos contam com uma cozinha completa, com cafeteira e fogão, além de louças e talheres.
  • Adrian Hotel: hotel um 3 estrelas recomendado pelas suas comodidades como o café da manhã e a limpeza. Alguns quartos contam com varanda, TV a cabo, ar condicionado, frigobar, janelas com isolamento acústico e são bastante espaçosos. Da cobertura onde são servidas as refeições e o café é possível ver Plaka e a Acrópole.
  • Kimon Hotel Athens: bem mais barato que a maior parte das opções desta lista, o Kimon Hotel é uma opção válida para os turistas que estão com um orçamento um pouco mais apertado, mas não abrem mão de um certo nível de conforto e privacidade. As acomodações são simples, mas aconchegantes.

5. Psiri

Um prédio repleto de arte urbana colorida
Foto de Dimitris Kamaras

Psiri não é um bairro exatamente turístico. Mesmo que esteja distante dos principais pontos turísticos de Atenas, se hospedar nessa região da cidade pode ser uma boa em alguns aspectos.

Se você está procurando uma viagem com um perfil mais “jovem”, você deve gostar de Psiri. É um local mais alternativo e cujo charme está exatamente nisso. A arte de rua marca o bairro e dividem espaço com atrações noturnas como bares, tavernas e pubs diferenciados.

Até mesmo por esse motivo, é onde se concentram alguns dos principais coffee shops e hostels de Atenas. Também é o lugar onde você pode encontrar clubs e baladas nos finais de semana. A rua Ermou é um bom destaque desse bairro, onde existem diversas destas atrações.

  • Selina Athens Theatrou é a opção mais barata nesta lista, mas nem por isso fica atrás com relação à qualidade das suas acomodações. É uma espécie de hotel conjugado com hostel, onde há opções de quartos compartilhados e privativos. O rooftop e o lounge sempre estão com pessoas que você pode conhecer e aproveitar a viagem em conjunto.
  • SOUL Athens Hotel: se você está procurando onde ficar em Atenas e busca uma experiência completamente diferente e barata, este hotel pode ser a sua melhor escolha. O rooftop tem uma vista incrível, de onde pode-se ver boa parte da cidade desde cima. Por lá também há uma piscina pequena para se refrescar nos dias quentes de verão.
  • 14 Reasons Why Hotel: já de início, a recepção chama bastante atenção pela decoração moderna. Mesmo que a maioria das pessoas não escolham seus hotéis pelo design, esse é um dos motivos que fazem ele estar nessa lista, mas não é o único. Os preços são um pouco salgados para esse bairro, mas os quartos são muito bem equipados.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
cartão wise
abbv