Ao planejar onde ficar em Florianópolis, a bela capital de Santa Catarina, uma das primeiras coisas que precisam ser serem definidas é o local para se hospedar. Ter atenção a esse tópico vai fazer toda a diferença em sua viagem.
Procurar indicações confiáveis de hotéis e pousadas e escolher o melhor lugar para ficar hospedado antes de bater o martelo é importante para aproveitar melhor seu tempo com os melhores passeios e não perder nada de seu roteiro por causa de imprevistos em seus deslocamentos pela cidade.
Onde ficar em Florianópolis: Guia com 10 Praias e dicas de hotéis
Florianópolis é composta pela ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, por um pedaço do continente e por pequenas ilhas que a circundam. Ao todo, a cidade possui mais de 100 praias registradas e muitas delas contam com boa infraestrutura turística, com excelentes hotéis e pousadas.
Abaixo listamos os bairros mais recomendados e as melhores praias para se hospedar em Florianópolis, com sugestões para diferentes perfis de viagem.
Os melhores lugares para ficar hospedado em Florianópolis são:
- Centro de Florianópolis
- Lagoa da Conceição
- Canasvieiras
- Jurerê
- Praia da Daniela
- Praia dos Ingleses
- Praia Brava
- Praia Mole e Joaquina
- Barra da Lagoa
- Campeche
Bairro centrais de Florianópolis
Os bairros centrais são os lugares com a maior variedade de hospedagem em Florianópolis. No centro ficam as grandes redes de hotéis e na Lagoa da Conceição o turista pode reservar boas pousadas e hotéis de perfil mais econômico.
Na alta temporada, o trânsito para se deslocar do Centro às melhores praias da ilha pode ficar bastante pesado.
1. Centro de Florianópolis
Bairro mais antigo da cidade, o Centro de Florianópolis também é a área que mais oferece pontos turísticos não naturais, com seus prédios antigos e preservados dos séculos XVII e XIX, igrejas, praças e museus históricos.
O Centro também é área onde se concentra boa parte do comércio da ilha, uma grande variedade de restaurantes e vida noturna agitada.
Por ser o bairro mais próximo ao continente, o Centro é a “porta de entrada” terrestre para a ilha por ser o lugar onde estão localizadas suas famosas pontes, incluindo a histórica Hercílio Luz.
Em geral o Centro de Florianópolis é o bairro mais indicado para quem quer ficar em Florianópolis pensando em incluir no roteiro todas as atrações, de norte a sul da ilha. Por ficar a meio caminho de tudo, a localização é ótima para dali seguir viagem a cada destino do roteiro.
Melhores Hotéis no Centro de Florianópolis
Entre os melhores hotéis localizados no Centro de Florianópolis, podemos indicar:
- O Blue Tree Premium Florianopolis, que fica perto de shoppings e restaurantes e também oferece a indispensável vista para o mar e piscina,
- O Intercity Florianopolis,
- E o Novotel Florianopolis.
Outras opções de hospedagens podem ser encontradas na lista completa de hotéis no Centro de Florianópolis.
2. Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição é o distrito que leva o mesmo nome da laguna localizada no centro da ilha de Santa Catarina. No bairro se encontram muitos bares, cafés e casas noturnas, com uma agitada vida noturna.
Se hospedar nesta área é a melhor estratégia para ficar hospedado próximo ao Centro e chegar mais facilmente a outros pontos da ilha. A dica é válida especialmente a quem esteja a procura de pousadas ou hotéis menores e mais econômicos.
O problema da região é, como em toda Florianópolis, o trânsito. Mas na Lagoa da Conceição o turista consegue pra fazer bastante coisa a pé sem estar tão longe assim da praia. A Praia Mole, por exemplo, fica quase ao lado.
Dicas de hospedagem na Lagoa da Conceição
Na Lagoa da Conceição nossas dicas são:
- O Hotel Boutique Quinta das Videiras que tem uma arquitetura clássica charmosa, e ainda conta com vista para a lagoa,
- Já a Pousada Colinas da Lagoa chama atenção pela localização tranquila no bairro.
Para quem prefere um albergue em Florianópolis, o Lagoa Nomade Hostel é uma excelente opção.
Além destas indicações, a área tem grande oferta de hospedagens de qualidade. Veja a lista completa com hotéis, pousadas e albergues na Lagoa da Conceição.
Praias do Litoral norte:
O litoral norte de Florianópolis reúne as praias mais procuradas da capital de Santa Catarina. Para quem viaja na alta temporada, a maior dica é se hospedar em um desses bairros e, assim, evitar o trânsito que trava a ilha nessa época.
3. Canasvieiras
Centro hoteleiro das praias do norte da ilha, Canasvieiras oferece aos turistas diversas opções de lazer, serviços e restaurantes. A praia de Canasvieiras e a vizinha Cachoeira do Bom Jesus atraem quem gosta de festas noturnas e costuma ser o destino favorito de grupos de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios.
No bairro boas dicas de hotéis são:
Os três hotéis ficam bem próximos uns dos outros e a poucos metros da praia, entre Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus.
Se sua preferência for por hostels, o Innbox Canasvieiras é a melhor recomendação no bairro.
4. Jurerê
Jurerê é um dos lugares mais conhecidos de Florianópolis. O bairro é dividido informalmente em dois pedaços: Jurerê Internacional e Jurerê Velho.
Jurerê Internacional é um enorme empreendimento imobiliário de luxo para moradores com renda alta e turistas dispostos a pagar por um padrão elevado de hospedagem. Este pedaço do bairro é conhecido por muitos como a “Miami brasileira” e tem estrutura de resort, com direito a shoppings, restaurantes, balada e agito, shows e um alto fluxo de celebridades.
Já Jurerê Velho, também chamado de Jurerê Tradicional, abrange os loteamentos mais antigos construídos no bairro, bem antes de serem erguidas as residências de luxo. Ficar hospedado neste pedaço da praia é a chance de conseguir passeios mais familiares, alugar casas de veraneio e voltar da viagem com uma conta mais barata.
Onde ficar hospedado em Jurerê
Para quem prefere a badalação de Jurerê Internacional, a única indicação é o impressionante e luxuoso Il Campanario, um resort com piscinas interna e externa aquecidas, academia, bar, spa e até serviços de babá.
Já se sua escolha é o lado mais tradicional do bairro, podemos indicar:
- O Jurerê Beach Village, que possui piscina, sauna, salão de jogos e área de lazer e recreação infantil, tudo isso à beira-mar,
- A Pousada dos Sonhos,
- E o Hotel Sete Ilhas.
5. Praia da Daniela
A Praia da Daniela atrai turistas que buscam suas águas quentes de mar calmo e as belas paisagens formadas pela área de manguezal. Este pedaço do litoral de Florianópolis é popular entre os visitantes mesmo sem tanta estrutura de serviços ao redor da praia,
Outra vantagem de ficar hospedado por aqui é a proximidade com Jurerê, mas com preços bem mais em conta.
No bairro as principais indicações são:
- A Pousada dos Artistas,
- E a Beach House, que tem um jardim lindo e uma piscininha ao ar livre.
6. Praia dos Ingleses
A Praia dos Ingleses é um dos principais destinos turísticos de Florianópolis. Além disso, o bairro tem excelente infraestrutura, muitos hotéis e boa oferta de centros de comércio, bares, restaurantes e casas noturnas.
A praia, carinhosamente conhecida como “Zinga”, é extensa e tem formação de dunas, áreas de águas mais calmas (ao sul) e outras propícias para a prática de surf (no canto norte).
Onde ficar na Praia dos Ingleses
Na Praia dos Ingleses o Slaviero Ingleses é um dos melhores locais para ficar e aproveitar a praia. É um hotel luxuoso a poucos metros da praia que conta com uma piscina impressionante.
Outras boas opções no bairro são:
- O Costa Norte Ingleses Hotel, que é um 4 estrelas e fica de frente para a praia – tão pertinho que dá para ouvir o barulho do mar.
- O Florinn Praia Hotel também fica bem perto do mar e de ótimos restaurantes.
7. Praia Brava
O bairro que leva o mesmo nome da praia que, como o nome sugere, tem ondas fortes, ideais para a prática de esportes é mais uma opção para quem buscam um lugar para ficar no litoral norte de Florianópolis.
Diferente de regiões próximas, a área da Praia Brava porém, é tomada principalmente por condomínios de luxo e, por isso, as opções de hotéis na área são bastante limitadas.
Por conta disso, para ficar hospedado por aqui a melhor sugestão é ver os anúncios de apartamentos de temporada.
Praias do Leste:
No leste de Florianópolis as praias se destacam principalmente pelas belezas de suas dunas e praias perfeitas para a prática de esportes (no mar e na areia).
8. Praia Mole e Joaquina
Mole e Joaquina são duas praias conhecidas por reunir gente jovem e surfistas de todo o Brasil e até de fora do país.
A Praia Mole, com sua areia fina e macia, contrasta seu nome e visual com seu mar bravio, apto para a prática de esportes. Também é o lugar certo para buscar bares e festas.
A Joaquina já foi sede de grandes eventos de surf, mas ganhou fama por suas dunas, onde nasceu o sandboard (ou surfe de areia).
As duas são as praias mais próximas da Lagoa da Conceição e do Centro de Florianópolis, mas para curtir ainda mais o mar, dá pra ficar hospedado ainda mais perto:
Dicas de hospedagem na Mole e Joaquina
Na Praia Mole, um dos mais bonitos e aconchegantes locais para se hospedar é o hostel Selina Floripa.
Na Joaquina, a indicação é o Cris Hotel, que fica bem pertinho das dunas.
9. Barra da Lagoa
A Barra da Lagoa é um local com jeitinho de vila. O distrito é uma tradicional comunidade pesqueira e de artesanato, mas mantém boas opções de hospedagem e restaurantes.
A praia da região, que tem o mesmo nome, costuma ter ondas um pouco mais calmas, perfeitas para aprender a surfar. Sua faixa de areia tem dunas tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município.
Para aproveitar o mar, a melhor recomendação é ficar hospedado na Pousada Lozalti, que fica perto de tudo e a poucos minutos da praia.
Praias do Sul da Ilha:
No sul de Florianópolis as praias ficam menos glamorosas e menos povoadas. Neste pedaço da ilha é possível ter mais contato com os aspectos naturais da cidade e se hospedar em locais com menos badalação.
10. Campeche
No litoral sul, o bairro do Campeche é a melhor opção para se hospedar por ter a melhor estrutura urbana da região.
Na praia do Campeche é possível aproveitar para fazer ecoturismo, além de trilhas e mergulhos. Do bairro também é possível partir para visitar, em botes, a bela Ilha do Campeche, área de proteção ambiental aberta para trilhas e observação do grande patrimônio arqueológico que guarda.
Na Praia do Campeche as melhores opções são:
Qual o melhor lugar para ficar em Florianópolis?
Entre as opções mais populares de bairros para se hospedar na capital de Santa Catarina, o preferido dos turistas é a Lagoa da Conceição.
O Centro também é uma boa escolha caso você prefira ter acesso mais fácil ao comércio da cidade, especialmente por contar com maior variedade em hotéis.
Para quem prefere ficar hospedado a poucos metros da praia, a dica é procurar sua hospedagem no Norte da ilha, como nas praias de Canasvieiras, Jurerê e Ingleses. As três são as praias mais buscadas por turistas e também as mais badaladas.
Além delas, as praias do Leste são mais acessíveis pela proximidade do Centro e costumam ser o destino de surfistas.
Já no Sul da ilha é onde ficam as praias mais isoladas, com opções de hospedagens mais rústicas.
Onde ficar para fugir do trânsito de Florianópolis
Por causa de sua geografia, os pontos turísticos mais populares de Florianópolis ficam bem longe uns dos outros. Ao escolher onde ficar em Florianópolis o turista precisa considerar que a localização vai ser determinante no tempo gasto nos deslocamentos na cidade.
Fora de temporada isto não chega a ser um problema, mas no verão é preciso ter paciência, porque vai ter muito trânsito para atravessar a ilha.
O tráfego de Florianópolis, que já é normalmente pesado, piora em alta temporada com a chegada dos turistas
Logo, para uma viagem mais tranquila, o ideal é se planejar e escolher reservar seu hotel ou pousada o mais próximo possível das atrações da cidade que são prioridade em seu roteiro. Reservar uma hospedagem que te deixe perto das praias que você mais quer visitar vai te fazer economizar um tempo enorme ao evitar o trânsito de Floripa.
Mto bom essas dicas ajudam muito parabéns
Obrigada, Sérgio!
Bem completo
Obrigada!