Home » Destinos » Brasil » Onde ficar em Florianópolis: 10 Melhores Praias, Bairros e Dicas de Hotéis
Brasil

Onde ficar em Florianópolis: 10 Melhores Praias, Bairros e Dicas de Hotéis

Onde ficar em Florianópolis: Um homem parado na beira do mar com uma bicicleta olhando a cidade ao fundo

Ao planejar onde ficar em Florianópolis, a bela capital de Santa Catarina, uma das primeiras coisas que precisam ser serem definidas é o local para se hospedar. Ter atenção a esse tópico vai fazer toda a diferença em sua viagem.

Procurar indicações confiáveis e escolher o melhor lugar para ficar hospedado antes de bater o martelo é importante para aproveitar melhor seu tempo com os melhores passeios e não perder nada de seu roteiro por causa de imprevistos em seus deslocamentos pela cidade.

Onde ficar em Florianópolis: Guia com 10 Praias e dicas de hotéis

Florianópolis é composta pela ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, por um pedaço do continente e por pequenas ilhas que a circundam. Ao todo, a cidade possui mais de 100 praias registradas e muitas delas contam com boa infraestrutura turística e hoteleira.

Por causa de sua geografia, os pontos turísticos mais populares e Florianópolis ficam bem longe uns dos outros. Fora de temporada isto não chega a ser um problema, mas no verão a maior dica é ter paciência, porque vai ter muito trânsito ao se deslocar pela cidade. O tráfego de Florianópolis, que já é normalmente pesado, piora em alta temporada com a chegada dos turistas

Onde ficar em Florianópolis: A Ponte Hercílio Luz vista de baixo para cima
A Ponte Hercílio Luz | Foto de Cassiano Psomas pelo Unsplash

Logo, para uma viagem mais tranquila, o ideal é se planejar e escolher quais as atrações da cidade são prioridade em seu roteiro e procurar uma hospedagem próxima para evitar perder tempo preso no trânsito.

Abaixo escolhemos os melhores bairros e regiões para ficar em Florianópolis, com sugestões para diferentes gostos:

  1. Centro de Florianópolis
  2. Lagoa da Conceição
  3. Canasvieiras
  4. Jurerê
  5. Praia da Daniela
  6. Praia dos Ingleses
  7. Praia Brava
  8. Praia Mole e Joaquina
  9. Barra da Lagoa
  10. Campeche

Entre as opções mais populares de bairros para se hospedar na capital de Santa Catarina, o preferido dos turistas é a Lagoa da Conceição. O Centro também é uma boa escolha caso você prefira ter acesso mais fácil ao comércio da cidade, especialmente por contar com maior variedade em hotéis.

Para quem prefere ficar hospedado perto da areia, a dica é procurar sua hospedagem nas praias do Norte da ilha, como Canasvieiras, Jurerê e Ingleses, que são as mais buscadas por turistas e também as mais badaladas; as do Leste são mais acessíveis pela proximidade do Centro e são o destino de surfistas; e no Sul é onde ficam as praias mais isoladas, com opções de hospedagens mais rústicas.

Acompanhe abaixo os detalhes de cada praia e região que indicamos para quem precisa reservar uma hospedagem em Floripa:

1. Centro de Florianópolis

Bairro mais antigo da cidade, o Centro de Florianópolis também é a área que mais oferece pontos turísticos não naturais, com seus prédios antigos e preservados dos séculos XVII e XIX, igrejas, praças e museus históricos.

A região também é área onde se concentra boa parte do comércio da ilha, uma grande variedade de restaurantes e vida noturna agitada.

Por ser o bairro mais próximo ao continente, o Centro é a “porta de entrada” terrestre para a ilha por ser onde estão localizadas suas famosas pontes, incluindo a histórica Hercílio Luz.

Em geral o bairro é a área mais indicada para quem quer ficar em Florianópolis pensando em incluir no roteiro todas as atrações, de norte a sul da ilha. Por ficar a meio caminho de tudo, a localização é ótima para dali seguir viagem a cada destino do roteiro.

Entre as opções de hospedagem no centro de Florianópolis, podemos indicar:

Outras opções de hospedagens podem ser encontradas na lista completa de hotéis no Centro de Florianópolis.

2. Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição é o distrito que leva o mesmo nome da laguna localizada no centro da ilha de Santa Catarina. No bairro se encontram muitos bares, cafés e casas noturnas, com uma agitada vida noturna.

Se hospedar na área é a melhor estratégia para ficar hospedado próximo ao Centro, chegar mais facilmente a outros pontos da ilha. A dica é válida especialmente a quem esteja a procura de pousadas ou hotéis menores e mais econômicos.

Onde ficar em Florianópolis: um pier na beira da Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição num dia de sol | Foto de Maico Pereira pelo Unsplash

O problema da região é, como em toda Florianópolis, o trânsito. Mas na Lagoa ao menos dá pra fazer bastante coisa a pé sem estar tão longe assim da praia (a Praia Mole, por exemplo, fica quase ao lado).

Na Lagoa da Conceição nossas dicas são:

Para quem prefere um albergue em Florianópolis, o Lagoa Nomade Hostel é uma excelente opção.

Além destas indicações, a área tem grande oferta de hospedagens de qualidade. Veja a lista completa com hotéis, pousadas e albergues na Lagoa da Conceição.

Praias do Litoral norte:

O litoral norte de Florianópolis reúne as praias mais procuradas da capital de Santa Catarina. Para quem viaja na alta temporada, a maior dica é se hospedar em um desses bairros e, assim, evitar o trânsito que trava a ilha nessa época.

3. Canasvieiras

A praia de Canasvieiras num dia de céu azul com nuvens, garotos no mar e barcos no formato de caravelas ao fundo
A Praia de Canasvieiras cheios de barcos de festa e passeio | Foto de Cristina Wolf pelo Unsplash

Centro hoteleiro das praias do norte da ilha, Canasvieiras oferece aos turistas diversas opções de lazer, serviços e restaurantes. A praia de Canasvieiras e a vizinha Cachoeira do Bom Jesus atraem quem gosta de festas noturnas e costuma ser o destino favorito de grupos de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios.

No bairro boas dicas de hotéis são:

Os três ficam bem próximos uns dos outros e a poucos metros da areia, entre as praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus.

Se sua preferência for por hostels, o Innbox Canasvieiras é a melhor recomendação do bairro.

4. Jurerê

Um dos lugares mais conhecidos de Florianópolis, Jurerê é um bairro dividido em dois pedaços: Jurerê Internacional e Jurerê Velho.

O primeiro é um enorme empreendimento imobiliário de luxo para moradores com renda alta e turistas dispostos a pagar por um padrão elevado de hospedagem. É conhecido por muitos como a “Miami brasileira” e tem estrutura de resort, com direito a shoppings, restaurantes, balada e agito, shows e um alto fluxo de celebridades.

A Praia de Jurerê num lindo dia de sol
A Praia de Jurerê linda num dia de sol | Foto de Greice Batista pelo Unsplash

O outro trecho, também chamado de Jurerê Tradicional, abrange os loteamentos mais antigos construídos na área, bem antes de serem erguidas as residências de luxo. Hospedar-se aqui é a chance de conseguir passeios mais familiares, alugar casas de veraneio e voltar da viagem com uma conta mais barata.

Para quem prefere a badalação de Jurerê Internacional, a única indicação é o impressionante e luxuoso Il Campanario, um resort com piscinas interna e externa aquecidas, academia, bar, spa e até serviços de babá.

Já se sua escolha é o lado mais tradicional, podemos indicar:

5. Praia da Daniela

Mesmo sem tanta estrutura de serviços ao redor da praia, Daniela atrai turistas que buscam suas águas quentes de mar calmo e as belas paisagens formadas pela área de manguezal.

Outra vantagem de ficar hospedado por aqui é a proximidade com Jurerê, mas com preços bem mais em conta.

No bairro as principais indicações são:

6. Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é um dos principais destinos turísticos da ilha. Além disso, a região tem excelente infraestrutura, muitos hotéis e boa oferta de centros de comércio, bares, restaurantes e casas noturnas.

Duas mulheres andando na beira da água na Praia dos Ingleses com a vegetação virgem atrás
A linda Praia dos Ingleses | Foto de Analia Ferraro pelo Unsplash

A praia, carinhosamente conhecida como “Zinga”, é extensa e tem formação de dunas, áreas de águas mais calmas (ao sul) e outras propícias para a prática de surf (no canto norte).

Na Praia dos Ingleses o Slaviero Ingleses é um dos melhores locais para ficar e aproveitar a praia. É um hotel luxuoso tipo pé na areia e conta com piscina impressionante.

Outras boas opções no bairro são:

7. Praia Brava

O bairro que leva o mesmo nome da praia que, como o nome sugere, tem ondas fortes, ideais para a prática de esportes é mais uma opção para quem buscam um lugar para ficar no litoral norte de Florianópolis.

Diferente de regiões próximas, a área da Praia Bravaporém, é tomada principalmente por condomínios de luxo e, por isso, as opções de hotéis na área são bastante limitadas.

Por conta disso, para ficar hospedado por aqui a melhor sugestão é ver os anúncios de casas disponíveis no Airbnb.

Praias do Leste:

No leste de Florianópolis as praias se destacam principalmente pelas belezas de suas dunas e praias perfeitas para a prática de esportes (no mar e na areia).

8. Praia Mole e Joaquina

Mole e Joaquina são duas praias conhecidas por reunir gente jovem e surfistas de todo o país – e até de fora dele.

A Praia Mole, com sua areia fina e macia, contrasta seu nome e visual com seu mar bravio, apto para a prática de esportes. Também é o lugar certo para buscar bares e festas.

A Joaquina já foi sede de grandes eventos de surf, mas ganhou fama por suas dunas, onde nasceu o sandboard (ou surfe de areia).

A Ponta do Retiro na Praia da Joaquina
A Ponta do Retiro no canto da Praia da Joaquina | Foto de Matteo Paganelli pelo Unsplash

As duas são as praias mais próximas da Lagoa da Conceição e do Centro de Florianópolis, mas para curtir ainda mais o mar, dá pra ficar hospedado ainda mais perto:

Na Praia Mole, um dos mais bonitos e aconchegantes locais para se hospedar é o hostel Selina Floripa.

Na Joaquina, a indicação é o Cris Hotel, que fica bem pertinho das dunas.

9. Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa vista do Morro da Galeta
A Barra da Lagoa vista do Morro da Galeta | Foto de Will Terra pelo Unsplash

A Barra da Lagoa é um local com jeitinho de vila. O distrito é uma tradicional comunidade pesqueira e de artesanato, mas mantém boas opções de hospedagem e restaurantes.

A praia da região, que tem o mesmo nome, tem ondas um pouco mais calmas, perfeitas para aprender a surfar, e dunas tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município.

Para aproveitar o mar, a melhor recomendação é a Pousada Lozalti, que fica perto de tudo e a poucos minutos da praia.

Praias do Sul da Ilha:

No sul de Florianópolis as praias ficam menos glamorosas e menos povoadas. É possível ter mais contato com os aspectos naturais da cidade e se hospedar em locais com menos badalação.

10. Campeche

Campeche vista do Morro das Pedras
Campeche vista do Morro das Pedras | Foto de Cassiano Psomas pelo Unsplash

No litoral sul, o bairro do Campeche é a melhor opção para se hospedar por ter a melhor estrutura urbana da região. Na praia do Campeche é possível aproveitar para fazer ecoturismo, além de trilhas e mergulhos. De lá é também possível partir para visitar, em botes, a bela Ilha do Campeche, área de proteção ambiental aberta para trilhas e observação do grande patrimônio arqueológico que guarda.

Na Praia do Campeche as melhores opções são:

Salve estas dicas de Floripa no Pinterest!

Onde ficar em Florianópolis? Salve e leia o nosso guia de 10 melhores praias, bairros, hoteis, pousadas e hostels, para cada tipo de viajante diferente.
Quer saber onde ficar em Florianópolis? Siga o nosso guia de 10 praias e bairros perfeitos para cada tipos de turista. Entre eles temos:Centro, Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Jurerê, Praia da Daniela, Praia dos Ingleses, Praia Brava, Praia Mole e Joaquina, Barra da Lagoa e Campeche.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner santander
hospedado por infinite cloud computing