Escolher onde ficar em Gold Coast, decidir qual o melhor bairro ou subúrbio da cidade para reservar seu hotel, pode muitas vezes se resumir a escolher em qual praia da Gold Coast você quer ficar hospedado.
Isto ocorre porque a infraestrutura hoteleira da cidade australiana segue a linha do litoral do estado de Queensland. Todos os bairros mais estruturados para acomodar os milhares de turistas que a região recebe ficam de frente para o mar.
Leia mais: O que fazer em Gold Coast além das praias.
E como não há nenhuma praia ruim na cidade, ao decidir onde ficar em Gold Coast o turista deve analisar não só o litoral, mas o movimento de cada região, ver se prefere áreas mais agitadas ou mais tranquilas, se há presença ou não de comércio ao redor, quais as facilidades do transporte público ou se há a necessidade da locação de veiculo.
Para ajudar na tarefa, vamos listar 5 bairros e subúrbios da Gold Coast australiana que conhecemos quando estivemos lá. E é certeza que um deles se encaixa em seu perfil de viajante.
Onde ficar em Gold Coast:
Surfers Paradise
Surfers Paradise é a escolha óbvia na hora de decidir onde ficar em Gold Coast. Lá estão as ruas mais movimentadas, os bares, as casas de show, a vida noturna, as maiores redes de hotéis e onde fica hospedada a maior parte dos turistas que chega à cidade.
Mas Surfers também é a escolha mais clichê possível. Por ser extremamente turística, por ali hoje pouco se vê da vida local. Ainda assim, se seus dias de turismo na cidade serão apenas para uma passada rápida, por toda sua infraestrutura a região é insuperável em suas facilidades.
Já aos que pretendem explorar a cidade e o sul de Queensland um pouco mais, ou preferem frequentar praias mais tranquilas e ficar hospedado longe do agito, é melhor considerar alguma outra região.
Caso decida ficar hospedado em Surfers, no bairro existem opções de acomodação para todos os perfis e bolsos de viajantes. O eixo de movimento acompanha a Cavill Avenue, a rua principal que liga a praia ao canal do rio Nerang, que delimita o bairro. Quanto mais perto da Cavill mais próximo do movimento e mais difícil de encontrar ofertas.
Boas opções são o Moorings e o Mantra Circle, ambos na Cavill Avenue. Ou, um pouco mais distantes (e mais econômicos) o Mantra Legends ou o QT Gold Coast. Aos que buscam um hostel, as melhores opções são o Bunk Surfers Paradise e o Surfers Paradise Backpackers Resort.
Veja outras opções de hospedagem em Surfers Paradise.
Broadbeach
Caso eu precisasse escolher onde ficar em Gold Coast hoje, minha opção seria por Broadbeach.
O bairro, logo ao sul de Surfers Paradise, reúne tudo o que o vizinho mais famoso tem, com lojas, restaurantes e fácil acesso ao transporte público. E este ambiente existe sem que, no entanto, sofra com a superlotação e a artificialidade da região mais famosa da cidade. Com alguma disposição, Broadbeach não fica tão distante do agito de Surfers, sendo possível caminhar entre um e outro pela orla em cerca de 20/30 minutos.
Além da praia, as maiores atrações em Broadbeach são seu Centro de Convenções, o Cassino (Jupiters) e o enorme shopping Pacific Fair, já do outro lado do rio.
Ficar distante do caos de Surfers, no entanto, tem seu preço. Em Broadbeach não há tanta variedade nos valores da hospedagem, sendo mais voltada a um padrão mais alto de estadia. Mas tenha certeza que o custo extra é recompensado.
No bairro, ótimas opções são o Peppers Broadbeach, o The Wave Resort ou o Sofitel Broadbeach. Para quem procura uma opção mais em conta, experimente o Broadbeach Studios.
Explore outras opções em Broadbeach.
Main Beach
Ao norte de Surfers Paradise fica localizada outra região excelente para quem quer dormir longe da vida noturna do bairro vizinho. Main Beach é um trecho de terra bem estreito que liga Surfers à região do The Spit, um enorme píer que entra mar adentro.
O bairro abriga enormes parques e reservas florestais, ideais para caminhadas a beira mar. E ainda conta com uma unidade do Sea World, o único dos grandes parques temáticos de Gold Coast localizado próximo à cidade (o restante fica às margens da M1, a rodovia que liga Gold Coast a Brisbane).
Tamanha exclusividade, no entanto, tem seu preço. Main Beach é uma região repleta de hotéis luxuosos, incluindo aquele que é reconhecido como o mais caro da cidade, o Palazzo Versace, e uma unidade da rede Sheraton, o Sheraton Mirage Resort.
Apesar de ser difícil encontrar ofertas a preços medianos, o bairro ainda conta com uma unidade da rede de hostels YHA. Apesar do nome, o Surfers Paradise YHA fica, na verdade, em Main Beach e conta com quartos coletivos e privados, ótimos que querem ficar hospedados no bairro sem gastar muito por isso.
Conheça outras alternativas de hotéis disponíveis em Main Beach.
Burleigh Heads
Quando os turistas australianos precisam escolher onde ficar em Gold Coast, Burleigh Heads costuma ser o local favorito de muitos.
Longe do centro comercial de Surfers e Broadbeach, Burleigh tem uma aparência mais residencial, com poucos edifícios altos ao longo da orla e um clima mais tranquilo e agradável. Ao fim da praia, há um parque nacional sobre a colina que demarca os limites do bairro, o que dá a chance aos visitantes de fazer caminhadas ou sentar para relaxar e fazer um piquenique enquanto o sol se põe.
Apesar de distante dos grandes shoppings do centro da cidade, Burleigh conta com restaurantes, cafés e supermercados, que podem ser suficientes a quem esteja em busca de uns dias de descanso a beira mar. Para visitar os bairros mais famosos, a região é bem atendida por transporte público, mas neste caso acho que a melhor opção é alugar um veículo próprio, para ter mais liberdade de visitar locais mais distantes.
Como não é tão procurada por turistas estrangeiros, em Burleigh Heads é mais fácil encontrar ofertas de hospedagem de boa qualidade a preços mais acessíveis. No bairro, experimente o Burleigh on the Beach ou o Aussie Resort.
Veja outras opções de estadia em Burleigh Heads.
Coolangatta
Coolangatta é o subúrbio mais ao sul do estado de Queensland, bem na fronteira com New South Wales. É ali também que está localizado o aeroporto internacional de Gold Coast (OOL), tornado a região uma boa escolha a quem pretenda explorar a área e ainda dar uma esticada no roteiro indo mais ao sul, até Byron Bay.
As praias da região têm um clima mais discreto e são bem menos procuradas por turistas, mesmo nos fins de semana. Isso torna a área ideal a quem só queira relaxar na praia, sem ser incomodado.
Escolher ficar em Coolangatta, no entanto, mantém o visitante longe do restante da Gold Coast e afastado de boas opções de lojas e restaurantes. Mesmo havendo transporte público, a distância é tão grande que inviabiliza o deslocamento diário, tornando obrigatória a locação de um veículo.
Em Coolangatta, escolha o Mantra Twin Towns ou o Greenmount Hotel. Para economizar, o bairro ainda conta com um hostel, o Coolangatta Sands Backpackers.
Veja mais opções de hospedagem em Coolangatta.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.