Home » Destinos » Brasil » Onde ficar em Porto Seguro: 7 Melhores Praias, Bairros e Dicas de Hotéis
Brasil

Onde ficar em Porto Seguro: 7 Melhores Praias, Bairros e Dicas de Hotéis

Onde ficar em Porto Seguro: Uma praia paradisíaca entre Arraial d'Ajuda e Trancoso

Escolher onde ficar em Porto Seguro é o primeiro passo na hora de planejar o roteiro de sua viagem. Porto Seguro é uma das cidades baianas mais procuradas pelos turistas e garantir cedo sua reserva é fundamental para poder curtir seus dias de férias da melhor forma possível.

Mas decidir onde se hospedar na cidade deve ser um processo cuidadoso: a localização do seu hotel em Porto Seguro pode impactar (e muito!) no sucesso da sua viagem. Uma reserva mais barata pode aparentar ficar em um bairro muito legal, mas os arredores podem ser de difícil acesso para planejar seus dias de praia. E, numa viagem, isso conta muito.

Por isso, vamos dar uma mãozinha e indicar, neste texto, os melhores lugares para aproveitar sua estadia em Porto Seguro. Vamos também indicar hotéis e pousadas localizados em pontos da cidade que vão lhe dar todo o conforto necessário.

Mais dicas da Bahia: Veja quais são os melhores bairros para ficar hospedado em Salvador.

Onde ficar em Porto Seguro: os 7 Melhores Lugares para ficar Hospedado

Onde ficar em Porto Seguro: a praia ao fundo com o areial no meio e um rio de cor escura em primeiro plano
Foto de Sofia Khlebnikov pelo Unsplash

Porto Seguro é aquele tipo de lugar que todo mundo adora conhecer e é a cara da Bahia. Praias tranquilas? Tem, e todas lindas. Festas e agito? Sempre. História e cultura? Muita. Gente interessante e paisagens deslumbrantes? Nunca falta!

Para provar que Porto Seguro é um destino que agrada qualquer um, aqui vai uma lista com os melhores pontos da cidade, com dicas de hospedagem para todos os tipos de bolso e necessidades.

Em resumo, as melhores praias e os lugares mais interessantes de Porto Seguro para ficar hospedado são:

  1. Praia de Taperapuã
  2. Centro de Porto Seguro
  3. Praia de Mundaí
  4. Praia de Curuípe
  5. Praia de Coroa Vermelha
  6. Arraial d’Ajuda
  7. Trancoso

Entre os muitos lugares para visitar e se hospedar na cidade, o mais procurado de Porto Seguro é a praia de Taperapuã. Por isso, ela também é a mais movimentada de toda a região.

Algumas alternativas, igualmente boas, mas com menos estrutura, são as praias de Mundaí, mais ao sul, e Coroa Vermelha, que fica na direção norte do litoral.

Já para quem quer gastar menos com hospedagem e não liga de em troca ficar mais distante das praias, o melhor lugar é o Centro de Porto Seguro.

E caso a cidade seja movimentada demais para seus planos, a saída é procurar sua reserva em Arraial d’Ajuda ou Trancoso. As duas regiões ficam nos limites da cidade e oferecem excelente estrutura turística, mas com mais tranquilidade.

Acompanhe abaixo nossas dicas com os melhores lugares para reservar sua hospedagem em Porto Seguro:

Praia de Taperapuã

Taperapuã atrai principalmente os turistas interessados em conhecer as lindas praias de Porto Seguro. Não à toa esta é a região mais disputada da cidade e também a que tem maior oferta de hotéis.

Além disso, é nesta área que ficam as barracas mais famosas de Porto Seguro, as festas mais populares e os principais restaurantes. Tudo isso justifica a intensa procura dos viajantes por hospedagem numa área da cidade que dá para curtir tanto de dia quanto à noite.

Para garantir a estadia nos melhores pontos da praia de Taperapuã, o conselho é fazer suas reservas em um dos hotéis listados abaixo. Todos ficam de frente para o mar:

  • O Portobello Praia é uma das melhores opções da cidade numa faixa de preço que não é das mais altas. É um resort com muito espaço, muito verde e várias comodidades.
  • O Hotel Brisa da Praia tem a piscina como um de seus maiores destaques, construída com “ambientes” diferentes.
  • Já o Sued’s Plaza é uma opção um pouco mais cara, mas que compensa pela a vista incrível.

Além destes, outra opção é ficar em um dos hotéis mais afastados do mar, na parte mais central do bairro. Neste sentido, boas dicas são:

  • O Vitoria Regia Hotel é interessante para quem procura uma hospedagem com preços mais em conta. É uma alternativa confortável, bonita e que conta com duas piscinas abertas.
  • O Capoeira Village é um apart-hotel que tem a grande vantagem de oferecer quartos completos, com cozinha e sala de estar. É mais caro, mas o hóspede fica quase em uma vila com casas de veraneio!
  • E o Safira Praia Hotel é um 4 estrelas a poucos metros do mar. A localização é excelente e suas instalações são bastante confortáveis.

Você pode, ainda, encontrar mais opções nesta lista de hotéis na Praia de Taperapuã.

Centro de Porto Seguro

Se o objetivo principal de sua viagem não é aproveitar as praias, o Centro de Porto Seguro provavelmente será o melhor lugar para encontrar uma hospedagem confortável e com preços bem mais em conta.

Onde ficar em Porto Seguro: Casinhas coloniais coloridas em uma rua de terra batida
O Centro Histórico de Porto Seguro, também chamado de Cidade Alta. Foto de Leonardo Quintino

O bairro é onde está a maior oferta de comércio e serviços, garantindo uma estadia bem confortável. Entretanto, as praias mais famosas ficam afastadas dali, o que vai exigir um pouco mais de esforço para uma visita.

No Centro, um dos pontos mais conhecidos e agitados é a Passarela do Descobrimento, a antiga “Passarela do Álcool”.

Ficar hospedado no Centro também é uma grande vantagem caso seu roteiro de viagem inclua uma passagem por Arraial d’Ajuda. É no Centro de Porto Seguro que fica o porto de embarque de balsas para o destino vizinho.

Entre as hospedagens do Centro de Porto Seguro, as melhores são:

  • O Hotel Bem Brasil é uma opção com preços em conta para quem quer ficar hospedado pertinho da Passarela do Descobrimento e do centro histórico de Porto Seguro.
  • Do ladinho da Praça das Pitangueiras, o Eden Praia Hotel oferece vista para o mar, e deixa o hóspede muito bem localizado.
  • Outra opção é o Casa Blanca Park Hotel, uma hospedagem encantadora e com muito verde.

Veja todas as opções de hotéis disponíveis no Centro de Porto Seguro.

Praia de Mundaí

Mundaí fica pertinho da famosa Praia de Taperapuã, mas um pouquinho mais ao sul. A praia é muito visitada pelos turistas porque lá também fica o complexo de lazer Tôa-Tôa, o que significa que por ali as festas estão garantidas!

Além de ter uma localização privilegiada, Mundaí ainda guarda outro trunfo: suas hospedagens são menos requisitadas e, assim, costumam oferecer uma experiência mais tranquila para seus visitantes.

Ou seja, Mundaí é ótima para quem quer uma festa, mas consegue ser melhor ainda para quem quer fugir delas.

Para aproveitar bem a estadia, uma dica ótima é fazer reserva no Portal Ville Praia Hotel que ao mesmo tempo fica perto do Tôa-Tôa e do Mirante de Mundaí.

Outra boa opção é ficar no Porto das Naus Praia Hotel, que fica a poucos metros da praia e tem uma boa faixa de preço.

Praia de Curuípe

A Praia de Curuípe é a mais próxima do Centro de Porto Seguro: entre os dois existe uma caminhada de cerca de 25 minutos (ou 5 minutos de carro).

Para quem quer ficar hospedado em frente ao mar e, ao mesmo tempo, estar a uma distância curta do Centro Histórico, Curuípe é uma ótima opção.

A lua cheia alta no céu com nuvens rosas e o mar
Foto de Marcus Dall Col pelo Unsplash

A diferença desta praia frente às demais é que, enquanto em outros lugares da cidade o mar tem águas claras e piscinas naturais, em Curuípe ele fica um pouco menos atraente, com águas mais turvas, misturadas às do rio.

Nesta área, as melhores dicas de hospedagem são, sem dúvidas:

Os dois hotéis estão na mesma faixa de preço. Ambos ficam próximos ao Memorial do Descobrimento e outras atrações do Centro Histórico.

Praia de Coroa Vermelha

Saindo um pouquinho de Porto Seguro, mas sem ir muito longe, Coroa Vermelha é reconhecida como um excelente lugar para se hospedar, principalmente pela ampla oferta hoteleira, em geral com opções mais econômicas.

Oficialmente o bairro fica no município vizinho de Santa Cruz Cabrália, mas divide seus limites com Porto Seguro e hospeda boa parte dos turistas que visitam a região. Eu mesmo, quando estive em Porto Seguro, foi na Coroa Vermelha que fiquei hospedado.

Um barco no areal em frente ao mar
Foto de Tchelo Veiga pelo Unsplash

A praia de Coroa Vermelha é uma enseada belíssima e o local “oficial” da chegada portuguesa às terras brasileiras. Lá também foi celebrada a primeira missa do Brasil, no local onde hoje ficam uma capela e uma enorme cruz demarcando a posição. O bairro também abriga o Museu Indígena e a Aldeia Indígena Pataxó.

Para ficar em Coroa Vermelha, nossas dicas são a Pousada Aldeia Portuguesa e o Bem Bahia Hotel.

Ambos têm o mesmo nível de qualidade e preços bem baratos quando comparados a outros lugares da cidade.

Fora estes, a lista de hotéis disponíveis na Praia da Coroa Vermelha é extensa e vale dar uma olhada.

Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é um destino de viagem por si só. Mas ao buscar onde ficar em Porto Seguro o hóspede pode acabar optando pelo distrito vizinho que oferece estadias mais aconchegantes.

Como é mais afastado de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda tem toda a cara de vilarejo charmoso, pois é menor e menos populoso.

Um homem segurando um drink vermelho virado para a praia num dia ensolarado
Foto de Rafael Melo Lima pelo Unsplash

O destaque fica por seu centro histórico que tem com construções do século XVI e é muito bem preservado, tendo sido tombado pelo Iphan como patrimônio histórico. As praias, que fazem jus ao termo “paradisíaco”, com suas piscinas naturais, se misturam às construções únicas do distrito.

Para quem fica em Porto Seguro, para chegar a Arraial d’Ajuda é preciso pegar uma balsa que parte do Centro e atravessar o Rio Buranhém. A viagem dura menos de 10 minutos.

Mas para experimentar a “magia” de Arraial, o ideal é ficar hospedado por lá.

A dica é procurar algo nos arredores da Bróduei, uma ruazinha fofa perto da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, que é tão badalada quanto a Broadway americana (dentro dos padrões de Arraial, claro).

Nessa área também fica a Rua do Mucugê, conhecida por lá como “a rua mais charmosa do Brasil”, que concentra as lojas, restaurantes, festas e a animação do distrito.

Nossas principais recomendações de hospedagem em Arraial d’Ajuda são:

  • A Pousada Sabor Bahia que tem preços em conta e a poucos minutos da Rua do Mucugê, da praia e dos principais pontos turísticos de Arraial.
  • E a Pousada Tropical, que tem um estilo rústico e mais parece um sítio. A localização é excelente, mas os preços são mais elevados. 

Além do centro histórico, em Arraial d’Ajuda o visitante também tem a opção de ficar hospedado de frente para a praia e ter uma estadia inesquecível. Neste padrão, as melhores dicas de hotéis são:

  • O Sant Tropez Praia Hotel, que tem uma vista maravilhosa e oferece alguém de bicicletas e carros para explorar melhor a região.
  • E o Mar Paraíso Hotel que tem a localização como ponto positivo, deixando o hóspede próximo do centro e da praia simultaneamente.

Mesmo sendo pequena, Arraial d’Ajuda tem ampla oferta de hotéis para os mais variados perfis de visitantes. Veja aqui a lista completa.

Trancoso

Trancoso é outro dos distritos de Porto Seguro com enormes atrativos turísticos. É famosa no país inteiro por ser o destino de celebridades e artistas.

Localizado ao sul de Porto Seguro, Trancoso é um distrito pequenino, com jeito de vila de pescadores. Fica a aproximadamente 1h30 de viagem de carro do Centro da cidade, mas pode ser uma adição muito bem-vinda ao seu roteiro.

Onde ficar em Porto Seguro: uma praia selvagem imensa, com uma faixa de areia entre o mar e o rio e uma mata fechada
Foto de Caico Gontijo pelo Unsplash

A paisagem é incrível, com áreas protegidas, praias cristalinas, piscinas naturais, mirantes e falésias.

E a estrutura turística de Trancoso é ótima. Dispõe de várias opções de hospedagem, muitas vezes ainda melhores e mais requintadas do padrão oferecido em Porto Seguro.

Para se orientar na reserva da hospedagem, em Trancoso o ponto mais conhecido é o Quadrado, uma área ao redor da igreja, com casinhas coloridas formando uma praça. Por ali se misturam moradias de nativos, restaurantes e lojas de marcas de luxo.

Entre as opções que podemos recomendar, todas ficam bem perto do Quadrado, como:

Além destes, veja outros hotéis e pousadas em Trancoso que sempre dá pra encontrar alguma boa oferta.

Salve estas dicas de Porto Seguro no Pinterest!

As melhores opções de bairro, praias, hoteis e pousada na hora de saber onde ficar em Porto Seguro, na Bahia. Escolhemos a dedo as melhores regiões da cidade e arredores para todos os tipos de visitantes.
Na hora de saber onde ficar em Porto Seguro tenha a nossa lista em mãos, onde escolhemos a dedo as melhores pousadas, hoteis e regiões para que sua viagem seja inesquecível.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv