Home » Destinos » México » Onde ficar em Tulum: 4 Melhores Lugares e Dicas de Hotéis
México

Onde ficar em Tulum: 4 Melhores Lugares e Dicas de Hotéis

Onde ficar em Tulum: Uma praia paradisíaca de areias brancas com o mar do Caribe com as ruínas de Tulum do lado direito.

Quando for escolher onde ficar em Tulum o turista precisa ficar atento para reservar um hotel em um lugar da cidade que atenda às expectativas e à previsão de gastos de sua viagem.

Tulum fica na Riviera Maia, banhada pelo Mar do Caribe. Para coroar, lá também fica a única ruína maia construída de frente para a praia, o que torna o lugar ainda mais especial.

Esta conjunção faz com que a cidade seja bastante procurada por turistas o ano todo. Ter ruínas numa localização que permite unir história com algumas das mais belas praias do mundo é algo bem inusitado (e exclusivo) pelo mundo.

Com tanta procura, nos arredores da Zona Arqueológica se desenvolveu uma área hoteleira bem rica, mas com características diferentes dos grandes pólos turísticos mexicanos, como Cancún e Playa del Carmen.

Com uma pegada mais rústica e zen, voltada para pessoas que buscam tranquilidade ao invés de agito, Tulum é o lugar certo pra quem quer ficar na sua, mas com bastante conforto.

Inicialmente o viajante pode ficar um pouco confuso com as divisões da área e a grande opção de hospedagens em Tulum. Mas vamos abaixo separar as melhores regiões e os hotéis mais indicados.

As dicas abaixo valem tanto para quem quer ter as melhores paisagens aos seus pés quanto para aqueles viajantes que precisam fazer a reserva pensando em economizar cada centavo na hospedagem.

Saiba mais: Veja como visitar as ruínas de Tulum, no México.

Onde ficar em Tulum: Zona Hoteleira ou Tulum Pueblo?

Onde ficar em Tulum: a praia ao fundo vista da janela de um restaurante, com nachos e guacamoles na mesa
Foto de Roberto Nickson pelo Unsplash

A região de Tulum possui 2 áreas bem definidas para quem precisa reservar uma hospedagem:

  • Tulum Pueblo, a cidadezinha que fica a 5km das ruínas
  • Zona Hoteleira, uma faixa de areia repleta de hotéis que se estende por 10km.

Mas para facilitar a compreensão, nós decidimos dividir a Zona Hoteleira em 3 áreas diferentes, que possuem características distintas.

Assim, para escolher o melhor lugar para ficar em Tulum, nossa lista de indicações tem 4 itens no total:

A chamada Zona Hoteleira de Tulum é composta pelas 3 primeiras regiões e possui bons hotéis distribuídos por toda sua extensão.

Entre estas três, a dica preciosa para quem quer tudo do bom e do melhor (e tem orçamento folgado para investir na hospedagem) é reservar um hotel no último trecho da Zona Hoteleira, nas praias que vão até o Arco Maia.

Zona Hoteleira

A região com as hospedagens mais sofisticadas e mais procuradas pelos turistas que visitam Tulum fica a beira-mar, claro.

Onde ficar em Tulum: Bangalôs repletos de palmeiras, com piscinas embaixo e um casal se beijando
Foto de Roberto Nickson pelo Unsplash

Na Zona Hoteleira, muitos hotéis e resorts contam com praias privativas, como é comum em vários locais no México. Isto faz com que os preços de suas diárias sejam mais altos que a média da cidade. Mas a experiência de passar dias tranquilos em cabanas estilo bangalô na beira do Caribe faz valer o investimento.

Entre os melhores hotéis de toda a Zona Hoteleira, destacamos:

Mas a região é muito ampla e conta com centenas de opções de hospedagem. No total, esta região corre por 10km desde a Zona Arqueológica, onde ficam as ruínas de Tulum, até o chamado Arco Maia, bem ao sul.

Na hora de reservar sua hospedagem, fique atento que, mesmo sendo uma área de hospedagens sofisticadas, a maioria não é atendida pela rede elétrica. Em geral os hotéis são abastecidos por geradores e energia solar. Por conta disso alguns deles não contam com ar condicionado e pode faltar água quente durante a noite.

Apesar disso, a maioria dos visitantes não costuma reclamar, tendo em vista tamanha popularidade da região.

Veja todos os hotéis existentes na Zona Hoteleira de Tulum.

Praia Paraíso

Praia Paraíso é a mais conhecida das faixas de areia que ficam logo ao lado da Zona Arqueológica e costuma nomear todo este trecho inicial da Zona Hoteleira.

A Praia Paraíso com águas azul turquesa, areias brancas e as ruínas de Tulum ao fundo, acima das rochas cobertas de verde.

Pela proximidade com as ruínas, as praias desta região são as mais frequentadas de Tulum.

Isto acontece porque por aqui costumam estar não só os hóspedes dos hotéis do entorno, como também os turistas que visitam Tulum como um bate e volta a partir de alguma outra cidade mexicana, depois de conhecer as ruínas.

Por conta dessa alta rotatividade de turistas, as praias da região, e em especial a Praia Paraíso, são normalmente mais tumultuadas do que o restante da Zona Hoteleira.

Fora isso, as águas são lindas como em toda a extensão da Zona Hoteleira. A areia é branquíssima e há vários restaurantes na praia, com mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. É um ótimo lugar para famílias ou pra quem pretende visitar as ruínas a pé.

Com este perfil, nesta área também é mais fácil de encontrar hotéis mais simples. É a melhor região para quem quer ficar hospedado na beira da praia, sem ter que pensar muito em outras opções. É a alternativa mais cômoda para uma visita rápida a Tulum.

Na região da Praia Paraíso, as melhores opções de hospedagem são:

Veja a lista completa de hotéis na região da Praia Paraíso.

Praias Centrais

Esta área, que chamamos de Praias Centrais, fica no trecho da Zona Hoteleira mais próximo do Centro de Tulum. É um pedaço do litoral onde uma parede de pedras se ergue e ocupa boa parte da costa.

A área rochosa da Zona Hoteleira, com prainhas entre as rochas
Foto de Darren Lawrence pelo Unsplash

A presença destas rochas faz com que se formem pequenas prainhas lindas, em um canto ou outro. A maioria destas praias é privada, pois para se chegar até elas, é preciso passar por dentro dos hotéis e resorts que ocupam a região.

Em geral os hotéis deste trecho têm vista privilegiada, pois ficam ligeiramente elevados nas rochas. O ponto baixo são faixas de areia bem pequenas. Para quem gosta de longas caminhadas na praia, este não é o lugar.

Para se hospedar nesta região, nossas recomendações são:

Praias até o Arco Maia

No extremo sul da Zona Hoteleira fica o trecho favorito da maioria dos turistas que ficam hospedados em Tulum por mais tempo.

O último trecho da região hoteleira, com o Mar do Caribe azul a direita, a areia branca a esquerda, cheia de barquinhos e alguns restaurantes
Foto de Benjamin Bindewald pelo Unsplash

Da chamada Tulum Beach até o Arco Maia, que é a entrada para a Reserva Ecológica Sian Ka’an, estão distribuídas as melhores praias e as melhores hospedagens da cidade.

Na nossa opinião, este é o trecho mais indicado da Zona Hoteleira para reservar suas diárias, especialmente se seu roteiro incluir vários dias de descanso em Tulum.

Com quilômetros e mais quilômetros de praia paradisíaca, os melhores restaurantes e bares, além dos hotéis mais autênticos, naquele estilo mais zen que Tulum propaga, aqui é o lugar certo pra quem quer ter a melhor experiência. Além disso, é ali que acontece a vida noturna, a quem interessar.

Claro que isso significa gastar mais, mas para quem tem uma folga maior no orçamento, é um investimento que vale a pena.

As melhores opções de hospedagem nas praias que se estendem até o Arco Maia são:

  • Hotelito Azul é um hotel bem sofisticado e um dos melhores de Tulum;
  • Los Arrecifes é uma opção ainda muito boa, mas mais em conta;
  • Selina Tulum para quem procura hospedagem com espaços compartilhados.

Tulum Pueblo

Aos que vão a Tulum com poucos dias reservados no roteiro e não têm muito espaço no orçamento para gastar com hospedagem, a melhor solução é reservar um hotel no Centro da cidade de Tulum, chamado Tulum Pueblo.

Um restaurante no centro de Tulum Pueblo, uma cidadezinha a 5km da Zona Hoteleira de Tulum
Foto de Anna Sullivan pelo Unsplash

A cidadezinha fica a cerca de 5 quilômetros da Zona Arqueológica e turisticamente não tem nada de muito interessante. Mas serve como boa base de exploração para quem visita a região interessado apenas em ter um lugar para dormir enquanto explora as ruínas e praias próximas.

Para quem não faz questão de ter vista para o mar, reservar uma hospedagem em Tulum Pueblo é a opção mais fácil para planejar sua viagem pela região. Ali o hóspede conta com um comércio ativo em volta, com mercado, restaurantes, bares e farmácias.

As outras vantagens da cidade vêm por oferecer opções de hotéis mais simples e mais baratas, mas muito bem estruturadas. Boa parte das estadias do Pueblo conta com quartos com ar condicionado, o que não é regra na Zona Hoteleira.

Em geral Tulum Pueblo atrai muitos turistas em busca de economia na viagem.

Claro que na cidadezinha também se encontram hotéis bons e luxuosos, mas a desvantagem é que deixam os hóspedes distantes das ruínas e das praias. No entanto, com um pouco de disposição, tudo se resolve.

Bons exemplos em Tulum Pueblo são:

Nós ficamos aqui quando estivemos em Tulum, e para ir às ruínas e às praias nós alugamos bicicletas. Motos e carros também são boas opções para alugar caso fique hospedado nesta região.

Veja a lista completa de hotéis disponíveis em Tulum Pueblo.

Salve estas dicas de Tulum no Pinterest!

Na hora de saber onde ficar em Tulum, nós criamos esse guia, onde dividimos as regiões de Tulum para facilitar sua vida na hora de reservar sua hospedagem na cidade. Com os melhores hotéis para cada tipo de público, esse guia de regiões vai te ajudar a encontrar o que procura.
Quando procurar onde ficar em Tulum, siga as nossas dicas das melhores 5 regiões detalhadas e listadas com os melhores hotéis para quem está indo conhecer essa jóia mexicana.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv