facebook pixel
Home » México » Teotihuacan, suas pirâmides e toda sua magnitude
México

Teotihuacan, suas pirâmides e toda sua magnitude

Teotihuacan Mexico

Teotihuacan é o sítio arqueológico mais visitado do México e faz parte da lista de patrimônios mundiais da UNESCO.

Possui a terceira maior pirâmide do mundo e um fácil acesso para turistas.

A origem de Teotihuacan é obscura, não sendo conhecido com exatidão o povo que a fundou. Seu nome, em nahuatl, significa “Cidade onde os deuses nasceram” e sua existência data de 200 a.C.

Já chegou a ser a maior cidade das Américas e sexta maior do mundo, com cerca de 200 mil habitantes. Acredita-se que era uma cidade multiétnica e que vários povos coexistiram ali. Foi saqueada e queimada, sendo descoberta pelos astecas mais tarde e usada para finalidades religiosas.

Hoje ainda mantém sua áurea, sendo fantástico andar por suas “ruas” e seus edifícios majestosos.

Como chegar a partir da Cidade do México

Chegar a Teotihuacan é fácil. O turista hospedado na Cidade do México leva cerca de uma hora para chegar até lá.

A enorme capital mexicana possui 4 estações rodoviárias. Os ônibus para o sítio arqueológico partem do Terminal Norte, que tem uma estação própria de metrô conectada a ele (a “Autobuses Del Norte”, na linha 5, amarela).

Teotihuacan Vida Cigana

Após algumas baldeações entre as diferentes linhas, descer na estação Autobuses del Norte, já deixa o turista direto na rodoviária de onde partem os ônibus para Teotihuacan.

É importante apenas prestar atenção e comprar as passagens para “Las Pirámides” ou “Zona Arqueologica”. Não compre para San Juan Teotihuacan, que é uma cidade próxima.

O desembarque é feito no Portão 1 do sítio arqueológico.

Como é a visita à cidade sagrada de Teotihuacan

Como qualquer ponto turístico famoso, é importante chegar cedo para não encarar a multidão que inunda a cidade e para ter mais tempo para conhecer tudo, pois é um sítio arqueológico muito rico.

De todas as ruínas visitadas por nós, Teotihuacan é das mais impactantes. Só para ter uma ideia, dedicamos um dia inteiro para explorá-lo.

É bom ir com calçados confortáveis, pois a caminhada é pesada (ainda mais caso queira subir nas pirâmides – e quem não quer?).

Pirâmide do Sol

Logo após a entrada é possível ver a terceira maior pirâmide do mundo e segunda maior do México, a Pirâmide do Sol. Tem 75m de altura.

Teotihuacan Vida Cigana

Não é certa sua finalidade, pois o templo que ficava na parte superior foi destruído. Mas é crível que alguma entidade foi adorada ali em algum momento.

É possível subir todos os seus 260 degraus. O espaço é dividido com outros vários turistas que passam por lá durante o dia. A pirâmide é bem íngreme, com degraus bastante curtos. É importante subir segurando no corrimão para evitar escorregões ou quedas.

Durante o processo de subida é possível ver todo o Vale do México, com o Cerro Gordo, uma imensa montanha ao fundo.

Teotihuacan Vida Cigana

É muito impactante estar numa construção milenar que antes fora lar de povos tão distantes de nós, mas tão evoluídos para a época.

Muitas pessoas tiram esse momento para refletir sobre o mundo, que é muito maior e muito mais antigo do que nos damos conta.

Teotihuacan Vida Cigana

Avenida dos Mortos

O rio San Juan corta a cidadela e logo após este cruzamento começa a famosa Avenida dos Mortos, a principal estrada de Teotihuacan.

Teotihuacan Vida Cigana

A avenida é bastante extensa e larga. Mede 5km de extensão e 40m de largura.

Ela possui esse nome devido às construções ao seu redor, que parecem pequenas tumbas, mas nada mais eram que habitações.

Caminhar por ela não é fácil, pois a avenida é seccionada em diversos ambientes que formam diferentes praças. É preciso subir e descer várias vezes até chegar à Pirâmide da Lua, ao seu final.

Pirâmide da Lua

É a segunda maior pirâmide de Teotihuacan e possui uma enorme praça, a Praça da Pirâmide da Lua, logo em frente.

Teotihuacan Vida Cigana

A escalada também é permitida, mas não até o topo, que não está restaurado como o da Pirâmide do Sol.

A vista de cima dela é maravilhosa, vislumbrando todo o sítio arqueológico com precisão.

Teotihuacan Vida Cigana
Teotihuacan Vida Cigana

A Pirâmide da Lua é mais antiga que a do Sol. Em sua base foi encontrada uma escultura da Grande Deusa de Teotihuacan, protetora da água, da terra, da fertilidade e da criação.

Os templos

Ao lado da Pirâmide da Lua, vários templos religiosos podem ser visitados, como o dos jaguares, da agricultura e dos animais. Alguns deles têm detalhes de afrescos originais. Outros possuem réplicas para ajudar os turistas a visualizar como eram na época.

Teotihuacan Vida Cigana
Teotihuacan Vida Cigana

Museu

Do lado oposto da Pirâmide da Lua, na margem oposta do rio San Juan, fica o Museu del Sítio, que possui várias esculturas e peças originais de Teotihuacan.

Teotihuacan Vida Cigana

Uma maquete de como era a cidadela no seu tempo áureo também pode ser vista, com o Templo de Quetzalcóatl (ou Pirâmide da Serpente Emplumada), o terceiro maior do sítio arqueológico, ao fundo.

Salve estas dicas do México no Pinterest!

Teotihuacan, suas pirâmides e toda sua magnitude. Como chegar a partir da Cidade do México. Pirâmide do Sol, Avenida dos Mortos, Pirâmide da Lua
Visitamos Teotihuacan, o maior sítio arqueológico do México, onde é possível subir na terceira maior pirâmide do mundo e explorar o mundo asteca.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

4 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv