É difícil escolher onde ficar na Cidade do México sem gastar muitas horas em pesquisas sobre seus bairros. Com cerca de nove milhões de habitantes, a capital mexicana é efervescente caldeirão cultural que oferece opções de hospedagens a todo tipo de viajante.
Independente de qual seja seu estilo de turismo, aqui vamos passar todas as dicas para te ajudar a planejar seus dias na capital mexicana. Em cada local da cidade vamos indicar hotéis e albergues que estejam bem localizados, sem que seja necessário estourar seu orçamento para fazer uma reserva.
Sendo o principal centro urbano, econômico, cultural e político do país, a Cidade do México dispõe de zonas turísticas e hoteleiras muito bem delimitadas. Isto facilita seu passeio e planejamento, mas não reduz o trabalho de encontrar uma boa hospedagem.
Há muitos lugares interessantes, hotéis excelentes para quem busca algo de alto padrão e boas alternativas ao viajante de perfil econômico. Abaixo vamos explicar, um por um, as características de seus principais bairros e regiões.
Onde ficar na Cidade do México: os 7 melhores bairros
Apesar de ser enorme, as opções de hospedagem na Cidade do México se concentram em 3 regiões principais:
O Centro é um trecho tumultuado da cidade e pouco movimentado durante a noite. Mas lá ficam os hotéis e albergues ideais para quem quer economizar sem se importar muito com a localização
Já os bairros ao redor do Paseo de La Reforma, como Polanco, Condesa e outros, são mais seguros e têm mais ofertas de hotéis, sendo nossa principal recomendação de hospedagem na Cidade do México.
Por ultimo, é possível buscar algo até mesmo no distrito de Coyoacán, especialmente para quem busca uma pousada. Lá é possível ter uma estadia mais próxima do dia a dia local, apesar de deixar o hóspede mais longe das principais atrações turísticas.
No total são 7 os melhores bairros para reservar uma hospedagem na Cidade do México:
A seguir vamos passar todas as dicas de hotéis e albergues que recomendamos em cada um deles para que você possa reservar a melhor hospedagem para sua viagem.
Centro
O Centro Histórico da Cidade do México é um bairro que oferece muita arte, cultura e história. Isto se reflete por suas atrações turísticas, como a Praça da Constituição, conhecida popularmente como Zócalo, que é rodeada pela Catedral, pelo Palácio Nacional e pelo impressionante Museu do Templo Maior.
O Zócalo é o centro nervoso de todo o país. Lá acontecem todas as manifestações políticas da capital, e no México elas não são poucas nem raras.
Além da questão política, a região também sofre, como toda grande cidade da América Latina, com um esvaziamento durante a noite, se tornando um pouco perigosa para passear ao fim do dia.
Por conta disso, apesar de ser uma região com localização excelente para fazer turismo, acaba não sendo o local ideal para curtir 100% de sua viagem.
De todo modo, o Centro é talvez o bairro da Cidade do México que dispõe de maior variedade de hostels e hotéis de perfil econômico.
Por ali nossas recomendações são os hotéis que ficam próximos do metrô Allende, como:
Entre os albergues, a melhor opção é o Mexico City Hostel, que oferece dormitórios e quartos com banheiro privativo.
Como a região também conta com farto comércio e é muito bem servida pelo metrô, o Centro pode ser a escolha perfeita para quem quer economizar na hospedagem sem se importar muito com os possíveis contratempos de ficar hospedado por ali.
Veja a lista completa de hospedagens disponíveis no Centro Histórico da Cidade do México.
Reforma
A famosa Avenida Paseo de La Reforma é, sem dúvida, uma das mais importantes da cidade. Ela liga o Centro Histórico ao Bosque de Chapultepec e é rodeada por bairros igualmente interessantes, como Juárez, Condesa, Roma e Polanco.
É um local de beleza admirável, numa região bem mais segura da cidade.
Afinal, ali se concentra o centro financeiro do país, numa região sofisticada, com arranha-céus surpreendentes.
A única desvantagem é que, ao longo da avenida, o padrão e valores dos hotéis não variam muito não.
Entre os que têm as diárias mais em conta, nossa principal indicação é o LaiLa Hotel CDMX, que fica a 10 minutos de caminhada do metrô Sevilla.
Na verdade, os preços são mais altos se comparados com o Centro Histórico. Mas como estamos falando de uma região sofisticada e bem mais movimentada, o custo-benefício acaba valendo a pena.
Juárez (Zona Rosa)
Entre o Paseo de La Reforma e a Avenida Chapultepec fica o bairro de Juárez, que também é chamado na Cidade do México de Zona Rosa.
É um lugar famoso pela vida noturna agitada e por ser um reduto LGBT. É a opção ideal para quem viaja querendo curtir tanto o dia quanto a noite mexicana.
Sendo atravessado pela linha 1 do metrô, Juárez é um bairro que oferece acesso fácil para qualquer outra região da capital. Ao buscar onde ficar na Cidade do México, a Zona Rosa funciona como uma boa alternativa aos turistas que queiram economizar sem ter que recorrer às hospedagens do Centro Histórico, pois possui hotéis de ótima qualidade com preços mais acessíveis do que nos bairros vizinhos.
Em Juárez as opções baratas ficam próximas ao metrô Cuauhtémoc, como:
- Posada Viena Hotel
- Hotel Clé
- Ibis Styles Zona Rosa, que segue o padrão da rede, mas é um pouco mais caro que as nossas outras recomendações do bairro.
Se precisar de mais indicações, veja aqui todos os hotéis localizados em Juárez/Zona Rosa.
Condesa
Localizado ao lado do Bosque de Chapultepec, que é um dos grandes atrativos da capital mexicana, Condesa é um dos melhores lugares para quem busca tranquilidade e segurança em sua hospedagem.
Vizinho dos bairros de Juárez e Roma, Condesa ainda tem a vantagem de ser uma região muito bem servida pelo metrô, contando com estações das linhas 1 e 9 em seu entorno.
Ficar hospedado por aqui é a opção perfeita para quem curte um passeio mais descolado, pois é um local repleto de hotéis estilo “design” ou “boutique”, além de contar com lojas, cafés e bares pra lá de legais. Suas ruas coloridas são um espetáculo à parte.
Muitos consideram essa região como relativamente nobre, o que não deixa de ser verdade, pois abriga lojas e edificações de alto padrão e uma zona boêmia bem ativa.
Ainda assim, Condesa não é um local exclusivamente de padrão alto e luxuoso, como ocorre em Polanco, por exemplo. Por aqui com um pouco de pesquisa ainda dá pra encontrar opções econômicas de hotéis e até alguns albergues muito bons.
Entre as nossas principais indicações estão:
Entre os albergues o destaque é o Izta Hostels.
Veja uma seleção de bons hotéis e albergues em Condesa.
Roma
Na lista de lugares e regiões para ficar hospedado na Cidade do México, Roma é mais uma alternativa para quem curte reservar sua estadia num bairro mais descolado. É um local com uma ótima vida cultural, onde é possível ter acesso a diversas galerias de arte, restaurantes, bares e cafés.
Também é um bairro bem seguro e com uma predominância de visitantes mais jovens, muito embora consiga abrigar perfeitamente pessoas de todas as idades.
Sua área é dividida em:
- Roma Norte, que reúne bares e restaurantes mais alternativos, onde se concentram quase todos os hotéis do bairro;
- Roma Sul, que possui estabelecimentos mais tradicionais, voltados para a população local.
Cortado de norte a sul pela linha 3 do metrô, em Roma a dica é procurar os hotéis que ficam próximos à Estação Niños Heroes. Entre eles podemos citar:
- Hotel MX Roma, que funciona num edifício moderno e muito estiloso;
- Stanza Hotel, que segue um modelo mais tradicional
Polanco
Assim como muitas capitais possuem seus bairros luxuosos, na Cidade do México a coisa não é diferente não. A região de Polanco é uma das mais nobres do país e, por conta disso, uma das mais caras para ficar hospedado.
Localizado próximo ao Museu de Antropologia e ao Bosque de Chapultepec, Polanco é um bairro muito seguro e ideal para quem quer ficar hospedado num lugar onde é fácil fazer caminhadas ou sair para fazer compras.
Além do custo com as diárias, quem pretende ficar hospedado ali precisa ter o orçamento folgado, pois a região conta com restaurantes de alto padrão, além dos shoppings mais badalados da cidade.
Claro que o preço dos hotéis acompanha o padrão do bairro. Mesmo os mais baratos têm diárias mais elevadas que os bairros vizinhos, mas este é o preço que se paga para ficar em uma localização tão privilegiada.
Para ficar hospedado no bairro, mas sem pagar tão caro quanto a média da região, vale reservar:
Ambos funcionam em antigas mansões do bairro transformadas em hotéis muito charmosos.
O único lado negativo é que ele fica mais afastado do Centro Histórico e possui somente a estação Polanco, da linha 7 do metrô, servindo o bairro. Mesmo assim, continua sendo o preferido dos que buscam conforto aliado à bela vizinhança numa estadia na Cidade do México.
Veja todos os hotéis disponíveis em Polanco.
Coyoacán
Coyoacán é um bairro bem arborizado e agradável de passear, onde é possível se encantar com suas belas casas e relaxar em algum café charmoso
Para os turistas, ele é mais conhecido por abrigar o Mercado de Coyoacan e, especialmente, o Museu Frida Kahlo, que funciona na casa azul, antiga residência de Frida e Diego Rivera.
Até por essa conotação artística, a área dispõe de muitos ateliês e feirinhas com artigos de artesanato.
Já os hotéis têm um perfil mais residencial, como as pousadas brasileiras. São uma alternativa aos que desejam uma estadia mais próxima à realidade local quando buscam um lugar para ficar na Cidade do México.
Se este for o seu caso, reserve o Chalet Del Carmen, que fica bem próximo do Museu Frida Kahlo.
Mas vale ressaltar que ficar hospedado aqui é recomendado somente àqueles que queriam dormir bem longe do agito da Cidade do México, pois é um lugar bem mais afastado da área central do que os demais bairros citados anteriormente.
O problema não é apenas a distância, mas por ser uma região que não é bem servida pelo metrô. A estação Coyoacán, da linha 3, fica a 20 minutos de caminhada da área mais movimentada do bairro, onde estão o Museu e o Mercado, por exemplo.
Hola!
Considerado Santa Fé um excelente lugar para morar
Adorei. Otimas informações. Mas aonde comer?
Ih Diana, opções não irão faltar, a Cidade do México é cheia de restaurantes e comidas de rua maravilhosos. Mas não temos como dar dicas de onde comer exatamente, fomos lá em 2013.
Nossa!!!
Suas informações foi de muita ajuda, pois estou pretendendo ir ao México no ano que vem se a tudo estiver mais tranquilo, falo sobre a pandemia.
Carlos. Agencia de viagem, por lá que faça os passeios com tranfer , vc teria para indicar?