facebook pixel
Home » Portugal » Onde ficar no Porto: 6 melhores bairros e dicas de hotéis
Portugal

Onde ficar no Porto: 6 melhores bairros e dicas de hotéis

A Ribeira vista de Gaia, um dos locais mais requisitados na hora de saber onde ficar no Porto.

Na hora de procurar saber onde ficar no Porto, é preciso entender a geografia da cidade.

O Porto fica numa colina, então, dependendo do bairro, você precisará subir muitas e muitas ladeiras para chegar num determinado lugar.

Então, o primeiro dever de casa antes de escolher onde ficar no Porto é listar os pontos turísticos de interesse de cada uma das regiões da cidade. Isso faz muita diferença na hora de saber onde se hospedar.

6 melhores lugares para ficar no Porto

Um dos melhores locais para ficar no Porto: a Avenida dos Aliados, com suas lindas árvores outonais e igrejas com azulejos na fachada

Porto é uma das cidades mais procuradas do Norte de Portugal.

O lugar respira cultura, paisagens lindas, boa gastronomia e uma vida noturna agitada.

Com tantas opções do que fazer, vamos listar os melhores bairros com as melhores dicas da cidade do Porto para facilitar suas viagens até lá.

As melhores regiões para saber onde ficar no Porto são:

  1. Centro (Baixa)
  2. Ribeira
  3. Cedofeita
  4. Bonfim
  5. Vila Nova de Gaia

1. Centro (Baixa do Porto)

O Centro, conhecido aqui em Portugal como Baixa, tem muitas vantagens.

Uma delas é a possibilidade de estar próximo da maioria das atrações turísticas, pois ali é o centro histórico.

Outra vantagem é a localização do Centro é dele estar literalmente centralizado na região, então as subidas de ladeira até outros bairros serão mais suaves.

Além disso, o Centro conta com uma ótima estrutura de hotéis, cafés e restaurantes, permitindo assim que você tenha uma boa experiência se escolher ficar nessa área.

Essas 3 dicas fazem com que a região seja uma opção excelente.

Dentro do Centro, existem 3 divisões que fazemos questão de detalhar, pois são as melhores.

Avenida dos Aliados

A Avenida dos Aliados é o ponto focal da região central da cidade.

A avenida é uma das mais importantes, devido ao seu charme e beleza.

Ali também é o lar de alguns dos hotéis mais prestigiados do Porto, além de contar com várias comodidades, como bancos e lojas, sendo assim um dos melhores lugares na hora de escolher onde ficar no Porto.

Entre os melhores hotéis dessa região, podemos destacar:

  • O Exe Almada Porto: um hotel 4 estrelas com um sistema de concierge à disposição para ajudar você em sua viagem. Fica a 700m da Torre dos Clérigos.
  • O Vera Cruz Porto Downtown Hotel: a estadia se destaca por um terraço com uma boa vista da Avenida dos Aliados.
  • O Pão de Açúcar Hotel: o mais indicado para quem quer ter um bom custo benefício. Destaque para a decoração interior em estilo “vintage” que dá um charme especial ao local.

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é um dos mercados mais populares e animados da região.

O mercado, fundado em 1839, conta com belas opções de pratos portugueses.

Este lugar guarda a essência portuguesa e é um ótimo lugar para descobrir o “verdadeiro Porto”.

Nossas dicas de acomodações nesta área são:

  • O BessaHotel Baixa: moderno e com boa estrutura, o BessaHotel fica próximo ao Coliseu e do Rio Douro. Além disso, conta com academia, piscina e jardim.
  • O Spot Family Suites: trata-se de uma hospedagem ótima para jovens e famílias. Alguns de seus quartos contam com área de estar.
  • O Grande Hotel do Porto: apresenta ambientes românticos e conta com um restaurante com uma cozinha portuguesa à la carte.

Estação São Bento

A Estação São Bento, além de ser um ponto turístico, é um dos lugares mais belos para conhecer, devido ao seu interior repleto de azulejos.

O entorno da estação é muito bem localizado, com inúmeros restaurantes ao redor e a famosa Rua das Flores bem em frente.

Nossas dicas de onde ficar nesta localidade são:

  • O Legendary Porto Hotel: o hotel foi reformado recentemente e conta com quartos de boa qualidade e isolamento acústico, proporcionando uma boa noite de sono. Ele ainda com um bar e um lounge.
  • O Mystay Porto Batalha: alguns de seus quartos contam com belas vistas da cidade e possuem banheiros privativos com produtos de higiene pessoal gratuitos. Fica na famosa Praça da Batalha.
  • O PortoBay Flores: conta com uma piscina coberta e todos os seus quartos possuem TV de tela plana.

2. Ribeira

A Ribeira vista de Gaia, com os prédios subindo a colina, todos bem coloridos

A zona da Ribeira é um dos principais pontos de interesse, afinal, é ali o grande cartão postal do Porto, a Ponte D. Luís atravessando o Rio Douro e a colina com inúmeros prédios coloridos ao fundo.

A Ribeira também é um importante polo gastronômico de Portugal. Nada é mais agradável do que sentar nas margens do rio e aproveitar o seu almoço ou jantar.

É a opção número 1 da maioria das pessoas que procuram onde ficar no Porto, mas já aviso que a Ribeira é a zona mais baixa da cidade, então o turista vai ter que subir muita ladeira pra ver as atrações em outros cantos.

Nossas dicas na Ribeira são:

  • O Ribeira do Porto Hotel: um 3 estrelas com boa vista para o Douro. O hotel fica a apenas 300m da Ponte D. Luís, facilitando o acesso a alguns lugares como a Vila Nova de Gaia.
  • O Hotel Carris Porto Ribeira: possui 4 estrelas e está em um edifício histórico e renovado. O hotel conta também com vista para o rio e uma decoração moderna.
  • O Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site: com toque romântico e apartamentos de qualidade superior, esse hotel tem uma das melhores estruturas e vistas da cidade.

3. Cedofeita

Dois bondes antigos parados em Cedofeita

A Cedofeita é um lugar que respira arte nos 365 dias do ano.

A região conta com várias galerias de arte na Rua Miguel Bombarda.

Além das galerias, há restaurantes, bares e livrarias com decorações que fogem do padrão mais comum, fazendo com que este local tenha ares mais joviais.

Mas, além disso, a Cedofeita também fica próxima a alguns dos monumentos únicos em Portugal, como a Igreja São Martinho de Cedofeita, construída no século XI por povos germânicos.

Entre os bons hoteis desta região estão:

  • O Casual Inca Porto: situado próximo às estações Trindade e São Bento, conta com quartos espaçosos e um bom café da manhã.
  • O Selina Porto: um dos mais encantadores hotéis desta lista, é um 3 estrelas com decoração moderna e excelente atendimento. Além disso, destaca-se por ser um estabelecimento LGBTQIA+ friendly.
  • O Estoril Porto: este hotel é mais simples, mas se destaca pela proximidade com locais como a Livraria Lello e o Palácio da Bolsa.

4. Boavista

A Casa da Música, maior atração do bairro de Boavista.
A Casa da Música

O bairro da Boavista não é das melhores escolhas para quem faz viagens a turismo para o Porto.

Boavista, no entanto, pode ser uma excelente opção a quem quer conhecer um lado mais moderno e se sentir um local. E para quem quer evitar as colinas, pois é uma área plana.

A localização é berço da Casa da Música, uma das atrações turísticas mais incríveis de lá que eu super recomendo, principalmente o tour guiado pelo prédio.

Nossas opções de hotéis em Boavista são:

  • O Hotel da Música: a 400m da estação de metrô Casa da Música, conta com uma decoração musical, além de um bar e restaurante, o Bom Sucesso Gourmet, onde muitos dos pratos são feitos com alimentos orgânicos.
  • O ABC Hotel Porto: também próximo ao metrô Casa da Música. Este hotel é muito bem avaliado pelos seus apartamentos de boa qualidade e bom gosto na decoração.

5. Bonfim

Uma rua em Bonfim cheia de casas e muito verde

A região do Bonfim foi eleito pela revista TimeOut como a melhor freguesia de Portugal.

Bonfim é recomendado para quem prefere um ambiente mais local e menos turístico, mas com fácil acesso a transporte público para atrações da cidade.

O bairro está sendo remodelado, com pontos onde o velho se encontra com o novo.

Em Bonfim, os preços de aluguel são geralmente mais baixos do que nos bairros de outras cidades.

Uma das boas opções nesta localização são:

  • O Eurostars Heroismo: logo ao lado da Estação de Metrô Heroísmo, há facilidade de acesso a outros pontos da cidade. Ótimo para quem está para trabalho também, pois os quartos contam com mesa de trabalho confortável.
  • O Acta The Avenue: possui restaurante, bar, terraço e escritório, bem como café da manhã continental todos os dias.

6. Vila Nova de Gaia

A ribeira de Gaia, um dos lugares mais indicados para quem quer saber onde ficar no Porto

Vila Nova de Gaia é a cidade vizinha ao Porto, ligada através da Ponte D. Luís.

Gaia é o paraíso dos viajantes que estão em busca de experimentar um bom vinho português. Afinal, foi ali que nasceu o Vinho do Porto.

Em Gaia estão inúmeras vinícolas que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. Muitas delas, aliás, permitem a visitação de turistas, oferecendo degustação livre.

Além disso, os principais hotéis e restaurantes estão bem nas margens do Douro e contam com terraços panorâmicos com vistas para o rio e a cidade do Porto.

Que tal tomar um vinho do Porto e jantar com uma vista dessas? Nada mal.

Entre os bons hotéis da região, destaco:

  • O Caléway Hotel: a 500m do Teleférico de Gaia e da ponte Dom Luis I. O hotel tem classificação 4 estrelas e conta com café da manhã em estilo buffet ou americano, além de um restaurante em seu terraço.
  • O The Lodge Wine & Business Hotel: um 5 estrelas maravilhoso com arquitetura moderna e serviços exclusivos. Para quem gosta de luxo, esta talvez seja a melhor das opções.

Melhores bairros e regiões no Porto

Um centro comercial bem moderno no Centro com a Igreja dos Clérigos ao fundo
  • Centro (Baixa): Para quem procura mergulhar na história. Lá, diferentes temporalidades se misturam em belos exemplos de arquiteturas, como nos azulejos da Estação de São Bento e no Café Majestic em Art Nouveau.
  • Ribeira: Se você quer hotéis com uma bela vista, mas sem abrir mão do custo-benefício. O maior problema é estar na parte baixa da cidade e sempre ter que subir muitas ladeiras pra chegar nos pontos turísticos. Fora isso, lá é lindo.
  • Cedofeita: Para quem procura boa gastronomia, este é o melhor destino provavelmente. Não faltam boas opções de bares e restaurantes no bairro que une o moderno ao tradicional ao longo de suas ruas.
  • Boa Vista: para quem quer viver como um local numa região mais plana e moderna da cidade, Boa Vista é uma ótima opção.
  • Bonfim: para quem quer pagar barato e descobrir cantos descolados ao lado de ruas bem tradicionais, Bonfim é uma boa escolha.
  • Gaia: a cidade do outro lado da ponte, possui vistas ainda mais bonitas e uma Ribeira encantadora, além do melhor e autêntico Vinho do Porto.

O que fazer no Porto

Porto é um lugar para passear sem destino, descobrindo pequenos tesouros a cada esquina. Detalhes que você irá descobrir na hora de montar seu roteiro do que fazer no Porto.

A cidade do Porto é um dos principais destinos de Portugal e da Europa como um todo. Com muito charme, o município ao norte do país une belos pontos turísticos, uma excelente gastronomia, vida noturna agitada e galerias de arte que farão da sua viagem algo realmente inesquecível.

Além disso, a região possui preços muito mais atrativos do que a capital, Lisboa.

Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv