Preparar um roteiro de viagem para Buenos Aires é o primeiro passo para fazer com que seus dias na capital da Argentina sejam inesquecíveis.
Para quem vai pela primeira vez, é ainda mais importante ter um bom roteiro por Buenos Aires previamente organizado, já que os primeiros dias na cidade serão dedicados a conhecer os pontos turísticos clássicos, que precisam ser encadeados para organizar bem seus deslocamentos pela cidade.
Leia mais: O que fazer em Buenos Aires, todas as atrações da capital argentina
O que incluir no roteiro em Buenos Aires
As atrações da cidade estão distribuídas pelo centro da capital e por bairros próximos de uma maneira bem compacta. Assim, a melhor configuração para o roteiro em Buenos Aires é dividir seus dias de acordo com os bairros onde cada atração está localizada.
As regiões onde estão os maiores pontos turísticos de Buenos Aires são:
A dica é incluir as atrações de no máximo dois bairros por dia em seu roteiro. Mas para viajar com a calma que a cidade merece, o ideal é ter um dia inteiro dedicado a cada região, especialmente ao Centro, Recoleta e Palermo, que têm mais atrativos.
Além destes bairros, é possível combinar seu roteiro em Buenos Aires com outros passeios próximos da capital da Argentina. Ou ainda, dá para numa só viagem atravessar o Rio da Prata e dedicar uns dias de sua estadia para conhecer também o Uruguai.
Neste sentido, os principais passeios ao redor de Buenos Aires são:
- O delta do Rio Tigre
- O zoológico de Luján (mas não endossamos/recomendamos)
- Colônia do Sacramento
- Montevidéu
Nestes passeios, considere um dia inteiro a cada um. Para Montevidéu, no entanto, o bate e volta, apesar de possível, não é recomendado, sendo melhor reservar pelo menos uma noite de seu roteiro para dormir na cidade antes de retornar.
A seguir vamos detalhar as atrações de cada uma das regiões citadas acima.
Leia mais: Veja 5 Dicas para conseguir seu Seguro Viagem para Argentina
O Centro de Buenos Aires
O centro será provavelmente a primeira parada de seu roteiro em Buenos Aires. Se for sua primeira vez na cidade, é provável que seu hotel fique também no bairro, que é escolhido por muitos pela praticidade de sua localização. As atrações estão todas próximas umas das outras e podem ser percorridas a pé, com um pouco de disposição.
Se estiver no Centro logo cedo, a pedida clássica a é partir ao Café Tortoni, a cafeteria mais tradicional da cidade, que fica na Avenida de Mayo. De lá, pela mesma avenida chega-se à Praça de Mayo, onde ficam a Casa Rosada, o Cabildo e a Catedral.
No palácio do governo é possível participar de visitas guiadas e, logo atrás do edifício principal, existe agora o Museu Casa Rosada, que funciona de quarta a domingo.
Alternativamente, contornando a Casa Rosada é possível atravessar a Puente de La Mujer e seguir ao bairro de Puerto Madero.
Mantendo no centro seu roteiro em Buenos Aires, siga caminhando pela Calle Florida até as Galerias Pacífico, um shopping que já foi sede do Museu de Belas Artes, e conserva afrescos no teto que valem a visita até de quem não curte turismo de compras.
Das Galerias você pode seguir andando pela Calle Florida até a Praça San Martin, já no bairro do Retiro, e ver um pedaço mais arborizado do Centro. De lá, para fechar seu roteiro pelo Centro de Buenos Aires, vá até a Avenida Nove de Julho onde estão o Teatro Colón e o famoso Obelisco.
Puerto Madero
Na hora de montar o roteiro em Buenos Aires, especialmente aos que têm poucos dias na cidade, Puerto Madero tem uma vantagem enorme em relação aos demais bairros portenhos: é o único que é melhor se visitado no fim do dia, ao entardecer e à noite. Isso faz com que as atrações da região sirvam como ótimos complementos após um longo dia turístico.
Comece a visita a Puerto Madero atravessando a Puente de La Mujer, projetada por Santiago Calatrava e porta de entrada de um bairro que se renovou por completo urbanisticamente em tempos recentes.
Já do outro lado do canal o interessante é caminhar pela extensão do passeio enquanto escolhe um restaurante para jantar.
Outra dica, mas pouco explorada, é seguir para dentro do bairro e explorar o Parque Mujeres Argentinas, uma grande área verde que existe atrás dos galpões que beiram o canal. Atravessando o parque, na Avenida de los Italianos existe uma serie de barraquinhas servindo choripán, o tradicional e delicioso sanduíche argentino. A parada é ideal a quem, como nós, prefere fugir dos altos preços e gosta de explorar a baixa gastronomia local.
Além destas atrações, seu roteiro em Buenos Aires passará novamente por Puerto Madero caso queira embarcar ao Uruguai pelo porto de embarque do Buquebus. Ou ainda, caso vá assistir a uma apresentação no Madero Tango, que fica no extremo sul do bairro.
Para outras dicas sobre tangos e milongas em Buenos Aires, acompanhe a Gisele no blog Aquí me Quedo.
San Telmo
Separe um domingo em seu roteiro por Buenos Aires para visitar San Telmo. É aos domingos que ocorre a famosa feira que leva o mesmo nome do bairro e atrai turistas de todos os cantos do mundo.
A feira acontece pela Calle Defensa e tem tomado tamanha proporção que se prolonga por quase toda a sua extensão, indo da divisa com o bairro de La Boca até a Praça de Mayo, no Centro.
Por lá de tudo se vende: roupas, acessórios, artesanato, antiguidades, comida; e se vê todo tipo de artistas de rua, músicos e dançarinos se apresentando. É essa atmosfera que faz ser obrigatório colocar uma passagem pela feira no roteiro, independente do seu perfil de viajante.
A outra grande atração de San Telmo é a escultura da Mafalda sentada em um banco, na esquina das Calles Defensa e Chile, próxima a casa onde morou seu criador, o cartunista argentino Quino. Recentemente a estátua de Mafalda ainda ganhou a companhia de Susanita e Manolito, seus amigos nas tirinhas.
Por ficar bem no trajeto da feira, é melhor passar por lá nos outros dias da semana, não no domingo. Do contrário, esteja preparado para enfrentar uma fila enorme apenas para conseguir uma foto. Sei que há uma grande contradição nisso na hora de montar seu roteiro, mas nem tudo pode ser perfeito sempre.
La Boca
Em La Boca está o ponto turístico mais famoso de Buenos Aires, o Caminito. Além dele, o estádio do Boca Juniors, La Bombonera, que oferece visitas guiadas aos interessados, é o outro grande ponto de interesse que traz turistas ao bairro.
Para deixar o roteiro de viagem por Buenos Aires bem redondinho, La Boca costuma funcionar como o complemento ideal a uma visita a San Telmo, pois são bairros vizinhos.
Caso queira combinar os dois bairros em seu roteiro, fazendo a visita num domingo para aproveitar a feira de San Telmo, recomendo que comece o dia cedo em La Boca, pois o Caminito lota nos fins de semana, beirando o insuportável. Do Caminito siga para o Museu de La Pasion Boquense, e só então vá à feira para encerrar o dia.
Recoleta
A Recoleta é o bairro mais interessante da cidade para se conhecer caminhando. Separe ao menos um dia de seu roteiro para se perder por suas ruas explorando cada cantinho que achar interessante em seu caminho. O bairro é tão atraente que vale reservar seu hotel lá e dedicar mais tempo à região durante sua estadia.
Comece andando pela Avenida Santa Fé e a primeira parada será na livraria El Ateneo, que funciona em um antigo teatro, num lindo projeto de restauração e reuso da edificação. De lá siga até a Avenida las Heras, o coração do bairro.
Próximo dali está o Cemitério da Recoleta, ponto turístico que entra no roteiro de todo visitante de Buenos Aires por causa de seu mais ilustre jazigo, o de Evita Perón. O cemitério, no entanto, numa das áreas mais nobres da cidade vale a visita não apenas por isso, mas pela imensa coleção de arte sacra que possui.
Dali siga para o parque onde está a Floralis Generica, a obra contemporânea que virou um dos novos símbolos de Buenos Aires. De lá, leve seu roteiro ao bairro do Palermo, indo em direção ao MALBA, mas se ainda der tempo, dê uma paradinha no Museu Nacional de Belas Artes, que fica bem no caminho entre um e outro.
Palermo
Palermo é conhecido por seus muitos parques e restaurantes. O bairro também é excelente opção de estadia, especialmente a quem busca uma ambientação mais próxima de um bairro residencial, para sentir como é a cidade pelo ponto de vista de um local.
Foi em Palermo que ficamos hospedados na ultima vez que estivemos por lá e conhecemos uma Buenos Aires inteiramente diferente da que vimos nas primeiras vezes.
Para seu roteiro pelo bairro, comece conhecendo o MALBA, o museu de arte latino americana. Lá você poderá ver grandes obras de, entre outros, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, incluindo o Abaporu.
Dedique também uma manhã ou uma tarde de seu roteiro em Buenos Aires para conhecer os parques do bairro, os famosos Bosques de Palermo. Do Malba, o mais próximo é o Jardim Japonês, que tem entrada cobrada. De lá explore o El Rosedal, que é gratuito, especialmente caso esteja na primavera. Perto dali fica o Parque Tres de Febrero, onde está o Planetário, que abre de terça a domingo.
Terminado o roteiro pelos parques, siga ao interior do bairro para explorar os incríveis restaurantes e cafés do Palermo.
Para conhecer os parques de Palermo e a Recoleta de forma diferente, aproveite que a cidade é plana e experimente incluir um city tour de bicicleta pela região. Imperdível!
O Lado B de Buenos Aires
Se você é do tipo que gosta de explorar atrações menos badaladas, ainda temos uma dica extra. O “Lado B” de Buenos Aires é um tour organizado pelo pessoal do Aires Buenos, que leva turistas brasileiros a alguns cantos da cidade que normalmente não entram no roteiro da maioria.
Caso queira conhecer o “Lado B” de forma independente, o Aires Buenos oferece também um guia digital que apresenta as dicas de bairros como Abasto, Villa Crespo e Barrio Chino, para enriquecer ainda mais sua visita.
Leia mais: Conheça os guias de Buenos Aires que indicamos para ajudar na montagem do roteiro de sua viagem
Os passeios ao redor de Buenos Aires
A quem tenha alguns dias sobrando no roteiro em Buenos Aires – aos que ficam na cidade mais de cinco noites – ainda dá para encaixar alguns passeios ao redor da capital no estilo bate e volta.
O delta do Rio Tigre
Um passeio popular até entre os portenhos durante os fins de semana é ir até a cidade de Tigre, a pouco mais de 30km de Buenos Aires, para provar os ares de uma cidade tranquila ainda que bem perto da capital.
Além de curtir a cidade, o turismo em Tigre gira em torno de seus canais, com os passeios de barco pelos rios que formam o estuário da Prata sendo o carro chefe.
No Turistando com a Lu, a Luciana mostra algumas fotos da cidade e explica como chegar a Tigre partindo de Buenos Aires.
O zoológico de Luján
Atração das mais controversas, o zoológico de Luján é um espaço onde é vendida a ideia de que os turistas possam ter contato direto com os animais selvagens. Lá é permitido que os visitantes entrem nas jaulas, acariciem e deem leite a tigres e leões.
Muitos brasileiros curtem colocar o zoológico em seus roteiros por Buenos Aires – e nós mesmos com indicação de outros, fizemos isso em nossa primeira viagem a cidade, infelizmente.
Depois, tomando consciência de como são horríveis as condições criadas em atrações com animais no mundo todo; e lendo sobre como por ali deixam os animais constantemente dopados para interagirem com os visitantes, achamos que, como blogueiros, temos o dever de não endossar ou recomendar a ida de quem quer que seja, a Luján.
Deixamos a indicação aqui apenas como alerta. Não vá, risque de seu roteiro e aconselhe outros a fazerem o mesmo. Só assim atrações que maltratam animais deixarão de entrar no roteiro turístico de qualquer cidade.
Colônia do Sacramento
O bate e volta mais agradável de ser feito a partir de Buenos Aires é pegar um barco e atravessar o Rio da Prata até Colônia do Sacramento. A cidade uruguaia, colonizada por espanhóis e portugueses fica a apenas uma hora de viagem da capital argentina.
Com um centro histórico compacto, muito bem preservado e que conta com vários bons restaurantes, uma ida à Colônia deve entrar no roteiro de viagem a Buenos Aires de todos que fiquem uns dias a mais na cidade.
Para chegar lá, a empresa mais famosa que faz a travessia é a BuqueBus, mas veja os valores também na Colonia Express, que costuma ser mais barata. Independente da escolha, reserve as passagens de ida e volta com antecedência, pois em cima da hora os preços estarão bem mais elevados.
Montevidéu
Para ir ainda mais longe no Uruguai, também é possível visitar Montevidéu de barco a partir de Buenos Aires, já que a viagem, nos barcos mais rápidos (e mais caros), dura pouco mais de duas horas.
No entanto, acredito que Montevidéu tenha muito mais atrações do que um bate e volta possa comportar. Assim, recomendo que ao invés de conhecer a cidade como um passeio extra, que seja acrescentada como um destino novo, incluindo algumas noites de estadia.
Veja nossas dicas do que fazer em Montevidéu, a capital do Uruguai.
Nossa adorei esse blog ! Parabéns pelo conteúdo..
Tenho algumas dúvidas se puder me dar algumas sugestões e esclarecimentos agradeço.
Vou fazer minha primeira viagem internacional. Vou com meu namorado. Lá ficarei uns 20 dias em BA , e ele ficará mais dois meses sozinho estudando . Amamos tango e queremos ter aulas por lá.
Já vi hotéis com valor mais em conta em Palermo , mas não vi no centro e nem na região de recoleta .
De repente, vale a pena ficarmos um pouco em cada ?
Ou escolhemos um ponto e de lá nos locomovemos para turistar ? Andar de ônibus e metrô é tranquilo para chegar a esses pontos turísticos ?
Seguro viagem vi as sugestões e vou verificar.
Celular … como faço para adquirir uma linha lá ? É melhor que habilitar o minha que é da claro ?
Ele precisa de um bom sinal pois usa muito telefone a trabalho.
Se puder nos responder ficarei imensamente agradecida !
Abraços.Yara e Léo
Olá Yara, temos um texto com os melhores hotéis de Buenos Aires em vários bairros diferentes, é o Onde ficar em Buenos Aires.
Vocês podem dividir esses 20 dias em 10 no Palermo e 10 na Recoleta. Andar de ônibus e metrô é bem de boa, e o Uber funciona bem também.
Sobre o celular, não sei bem, eu sempre acho melhor conseguir uma conta local.
Obrigada pelo roteiro! Farei um passeio de três dias à Buenos Aires e, certamente, suas dicas serão valiosíssimas na organização das visitas que fareis.
Obrigado Nara! Boa viagem!
Estaremos por 15 dias em Buenos Aires. Vamos aproveitar bastante suas dicas.
Obrigada Mônica!
Fiquei HORRORIZADA que colocaram o Zoo!
Eles dopam os animais, os mantém na sujeira e famintos (só comem quando os visitantes dão alimentos)
É horrível as condições que os mantém, e seria interessante alterarem para que não endossem e nem recomendem o local.
Fora isso, as demais sugestões são estupendas!
Oi Talita, se você reparar no texto nós NÃO indicamos a visita ao zoológico. Acredito que você tenha visto o texto com pressa. Nunca faríamos isso.
O tópico está ali justamente para servir de alerta e orientar que os turistas brasileiros parem de visitar este local. Não endossamos de forma alguma esse tipo de turismo.
Quando vi a propaganda de ir ao Lujan ,poder interagir com os animais coloquei no meu roteiro !!!! e lembrei de quando era uma criança ,morava uma quadra do bosque (minha mae ainda mora la) umas das atraçoes eram os leoes. Nascemos e crescemos nesse bairro e iamos ver o BIMBO ( cuidador do bosque ) alimentar os leoes. Ele separa os leoes com duas grades, limpava a jaula e deixava o jantar …posso te garantir que o animal ficava estressado com o Bimbo por perto, pensa numa fera com fome e estressada…Claro que nós queriamos entrar na jaula e abraçar os animais pois eramos crianças sem noção do perigo!!!E fiquei empolgada , depois de 30 anos eu poderia abraçar um leao!!!I Imprecionante que não pesei como eles conseguia deixar o leao manso?!! Obrigada por avisar , estamos tão desejos em realisar nossos sonhos que não percebemos a qual custo.Ja tirei do meu roteiro o passeio ao zoologico Juán .As dicas de roteiro são exelentes.Gratidão.
Oi Ivis, obrigada por seu comentário, que bom que conseguimos trazer esse tipo de conscientização a você. Nós não incentivamos nenhuma atração com animais, eles nunca são tratados com respeito nesses lugares. Animais selvagens são selvagens e devem permanecer assim. Muito obrigada pela consideração! Abraços e boa viagem!
Muito bom este roteiro. Parabéns! Vou viajar para Buenos Aires e ficarei um fds por lá. Usarei este roteiro como meu guia. Muito obrigado! Já salvei esse blog nos meus favoritos! Abs
Obrigada pelo comentário Gleidson! Boa viagem!
Carlos, parabéns pelo blog e se você permitir vou me utilizar deste roteiro para Buenos Aires. Vou levar uns amigos e ficaremos três dias, então estas suas dicas foram fundamentais para montar nosso roteiro.
Oi José, respondendo pelo Carlos, claro que você pode usar nosso roteiro! Pode e deve, é pra isso que fazemos! Obrigada pela confiança e boa viagem!