Para uma viagem de turismo, não é obrigatório contratar um seguro viagem na Argentina. Ao contrário de destinos como a Europa ou Cuba, onde o documento é exigido por lei para que o viajante tenha sua entrada permitida, na Argentina esta demanda não existe. No nosso país vizinho é permitido viajar sem seguro, caso o turista deseje.
Ainda assim, ter um seguro viagem na Argentina é aconselhável na maioria dos casos para que o visitante proteja sua viagem (e a si mesmo) de qualquer eventualidade.
Como ocorre no Chile, uma viagem à Argentina não envolve riscos altos a saúde, mas um seguro viagem é sempre útil para que se proteja de qualquer mal-estar, de possíveis cancelamentos de vôo de última hora ou extravios de bagagem.
Onde (e como) contratar um seguro viagem para a Argentina
Para contratar um seguro viagem para a Argentina é recomendável que a cotação seja feita usando o comparativo de preços da Seguros Promo. Ele apresenta regularmente os menores preços de planos ao comparar várias seguradoras no Brasil.
A Seguros Promo atua como consolidadora dos planos de seguro viagem. Como eles vendem em grandes quantidades, conseguem negociar valores melhores junto às seguradoras e repassar estes descontos aos seus clientes. Comprar com eles é sempre a melhor opção para conseguir o seguro viagem para a Argentina ou para qualquer outro destino.
Leia mais: Seguros Promo: vale a pena usar o comparador de seguro viagem?
Como fazer cotação de seguro viagem para a Argentina, passo a passo
Para cotar seu seguro viagem para a Argentina e conseguir o melhor preço, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Seguros Promo
- Escolha “América do Sul” como destino
- Selecione as datas de sua viagem. Considere sempre os dias de saída e retorno para o Brasil para ficar protegido desde o momento do embarque para a Argentina até o retorno para casa.
- Preencha nome, email, telefone e clique em “Continuar!”
- Após visualizar a lista com planos de seguro, clique em “Menor Preço” para ordenar os resultados de acordo com os valores de seguros mais baratos
- Selecione a caixa “Comparar Plano” que fica abaixo do logotipo das seguradoras para escolher até quatro empresas para fazer o comparativo detalhado. Depois, clique no botão “Comparar”
- Na tela seguinte, avalie item por item a cobertura oferecida por cada plano e seguradora selecionados. Escolha aquele que melhor se adapta aos seus planos de viagem e clique em “Comprar”.
- Na última tela, preencha os dados de quem vai viajar, de quem será o responsável pela compra e escolha a forma de pagamento. Tudo bem simples.
Leia mais: Como montar seu Roteiro de viagem para Buenos Aires
5 Dicas na hora de comprar o Seguro Viagem para a Argentina
Fazer a pesquisa de seguro viagem usando o comparativo da Seguros Promo já garante que o viajante encontrará o menor preço. Mas para quem quer pagar ainda mais barato, listamos abaixo 5 dicas para tornar o processo ainda mais fácil.
- Planos como o AC35 da Assist-Card ou o UA40 da Universal Assistance estão disponíveis para serem usados como seguro viagem na Argentina. Ambos são muito bem recomendados por viajantes e custam pouco mais de R$10 por dia de viagem para cada pessoa.
- Caso queira ou precise de uma cobertura maior, a indicação é o GTA 55 Euromax. Apesar do nome o plano, ele está disponível para ser usado como seguro viagem na Argentina ou em qualquer outro destino da América do Sul.
- Persistindo a dúvida de qual plano escolher, ou não tendo certeza se o selecionado é adequado para usar como seguro viagem na Argentina em sua viagem, converse com os atendentes da Seguros Promo. A equipe deles entende dos pormenores dos contratos de seguro bem melhor do que nós, viajantes, e será capaz te orientar da melhor forma.
- Escolha pagar via boleto bancário. Na Seguros Promo eles oferecem 5% de desconto em cima do valor total do seguro viagem para quem compra usando boleto bancário, pois assim são evitadas as taxas de processamento das operadoras de cartão de crédito.
- Na última tela, antes de clicar em “Efetuar Pagamento”, note que no quadro “Resumo da Viagem” existe um campo para preencher um cupom de desconto. Digite VIDACIGANA5 neste espaço e clique em “Aplicar”. Desse jeito você garante 5% de desconto no valor de seu seguro viagem para a Argentina. Este cupom é oferecido a todos os leitores de nosso blog por conta de nossa parceria com a Seguros Promo 🙂
Os sistemas de saúde na Argentina
Se sua opção for a de viajar à Argentina sem um seguro viagem, é preciso entender como funciona o sistema de saúde e os atendimentos médicos no país. Assim, você saberá como agir no caso de uma eventualidade ou poderá repensar os riscos envolvidos e decidir investir em um seguro viagem.
Em geral, o tratamento médico na Argentina é de muito boa qualidade nas cidades grandes, como Buenos Aires e Mendoza. No restante do país, quanto menor a localidade, mais baixa tende a ser a condição dos serviços prestados.
Leia mais: Onde ficar em Buenos Aires: os melhores bairros da cidade
Atendimento médico na Argentina: Sistema Público x Sistema Privado
Em toda a Argentina existe um sistema público e outro privado de saúde. Como no Brasil, o sistema privado oferece equipamentos de melhor qualidade e filas de atendimento menores, mas cobra seu preço por isso. Uma consulta simples custa o equivalente a algumas dezenas de dólares. Já um evento mais sério, com internação hospitalar ou evacuação médica para o Brasil, joga os custos na casa dos milhares.
No sistema público o atendimento de emergência é gratuito até para os turistas, cobrando apenas pelos medicamentos utilizados, mas a qualidade dos serviços varia de uma localidade a outra, caindo nas cidades pequenas. Como boa parte da população local depende do sistema público, é normal que hospitais e clínicas tenham excesso de pacientes e que as equipes estejam sobrecarregadas.
No site do Governo de Buenos Aires existe um mapa com a localização de todos os hospitais e clínicas, públicos e particulares, que pode ser bastante útil numa emergência.
O que fazer em caso de emergência em viagem na Argentina
Caso precise solicitar atendimento médico na Argentina, o telefone de emergência é 107 e pode ser usado de qualquer telefone público gratuitamente. Não espere, no entanto, ser atendido por alguém que saiba falar qualquer idioma que não seja o espanhol.
Em casos não urgentes, basta se encaminhar a qualquer clínica pública ou privada mesmo sem estar agendado.
Aos que vão à Argentina com seguro viagem, entre em contato com a seguradora, nos telefones fornecidos junto à apólice para receber orientação de como proceder.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.