Home » Destinos » Belize » A Península de Yucatán além dos resorts de Cancún
Belize Guatemala México

A Península de Yucatán além dos resorts de Cancún

Compartilhe este texto!

A Península de Yucatán engloba os estados mexicanos de Campeche, Yucatán e Quintana Roo, o norte de Belize e o departamento de El Petén, na Guatemala. É uma aérea bem vasta, enorme, cheia de diferenças internas e que poderia render meses numa viagem que explorasse cada canto.

Uma viagem que inclua a península em seu roteiro oferece possibilidades infinitas, mas a maior parte dos turistas que chega à região prende-se a algum dos resorts “all-inclusive”, em Cancún, ou nos recentemente criados pela Riviera Maya, de Playa Del Carmen a Tulum. São locais que oferecem além de acomodação, trechos privativos da praia (algo estranhíssimo que ocorre em diversos locais do México, mesmo o governo afirmando que todas as praias do país são públicas) e todas as refeições, para que os hóspedes só precisem sair de lá na hora de retornar ao aeroporto.

Há um público a quem este tipo de serviço se destina, mas nós não fazemos parte deste universo. Definitivamente. Preferimos a liberdade de conhecer cada canto no tempo que temos, sempre por conta própria.

Para quem pretende fazer o mesmo, um pouco de planejamento pode incluir várias destas atrações que vimos além dos muros dos resorts:

Isla Mujeres

Península de Yucatán Vida Cigana

Ao chegarmos em Cancún, nossa primeira atitude foi pegar um ônibus até o porto de onde partem os ferries para Isla Mujeres.

Isla Mujeres é a versão mochileira de Cancún, sem deixar nada a desejar a vizinha famosa. Por lá não é necessário transporte além de seus próprios pés para ver a maior parte da ilha, as praias são abertas ao público (em sua maioria) e há opções de restaurantes e albergues acessíveis aos bolsos mais fechados.

Os Cenotes de Valladolid

Península de Yucatán Vida Cigana

Valladolid é uma cidadezinha colonial no meio da estrada que liga Cancún a Mérida. Hospedar-se lá não só é uma grande vantagem para conhecer Chichen Itzá, como já explicamos, mas também é o local que te oferece a possibilidade ideal de nadar em um Cenote – aquelas cavernas com rios subterrâneos de águas transparentes, típicos da geografia local.

Chichén Itza

Península de Yucatán Vida Cigana

De Valladolid até Chichén Itza é um pulo. Mas há quem prefira encarar 2 ou 3 horas de viagem desde Cancún, e mais a mesma quantidade em um ônibus para voltar ao hotel, perdendo um tempo precioso para explorar um local tão rico. Nunca entenderemos.

Tulum

Península de Yucatán Vida Cigana

Rumo ao Sul, atravessando a Riviera Maya, Tulum oferece o mais inusitado sítio arqueológico da região. O único de frente para o Caribe e que ainda te permite tomar um banho de mar no meio da visita.

A costa de Tulum igualmente oferece uma infinidade de hotéis com praias privadas, mas preferimos ficar hospedados no centro urbano, alguns quilômetros mais afastado, de onde alugamos bicicletas para visitar as ruínas. Uma experiência única.

Península de Yucatán Vida Cigana

Belize

Península de Yucatán Vida Cigana

Caso se aventure a explorar ainda mais ao Sul, vale descer até Chetumal, no México, onde é possível pegar ônibus ou ferries que atravessam até Belize, o país mais simpático que já visitamos.

Belize tem diversas praias e ilhas maravilhosas, além de algumas ruínas maias também. Mas o mais interessante do país talvez seja seu povo, completamente aberto a te recepcionar e honestamente feliz ao ver turistas interessados em conhecer sua cultura.

Península de Yucatán Vida Cigana

Tikal

Península de Yucatán Vida Cigana

Atravessar Belize ainda não foi suficiente? Rume ao oeste e atravesse para El Petén, o distrito no meio da selva da Guatemala.

Em Belize City, as mesmas empresas que controlam o ferry para as ilhas de Caye Caulker e Ambergris Caye, oferecem vans fretadas até Flores, na Guatemala, porta de entrada para Tikal, um dos sítios arqueológicos mais impressionantes e o mais acessível dos que foram erguidos na floresta.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

7 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.
  • Olá Larissa! Gostei muito dos seus relatos! Parabéns! Agora no mês de Maio/2017 eu e minha esposa vamos ter direito a 15 dias de férias e estamos com passagens compradas para Belize, mas ainda não definimos nada a partir dessa informação! Até porque foi no final de semana que recebemos a confirmação das férias e conseguimos comprar as passagens. Pensamos em nos hospedar em Caye Caulker, mas depois de ler aqui sobre San Pedro estou na dúvida!!! Estamos planejando ficar 4 ou 5 dias completos em Belize. Acho que está bom? O que sugere por lá? Queremos conhecer nos outros dias o México (talvez 6 dias – Cancun, Cozumel, Tulum, Chichén Itza) e outro país ainda não definido (4 ou 5 dias). Você poderia nos dar alguma dica??

    • Oi Victor, tudo bem? Nossa, que coincidência! Estou finalizando neste momento um texto completo sobre Belize! Ele vai ao ar na quarta feira à noite, você consegue esperar? Quando visitamos Belize também ficamos 5 dias lá e foi de bom tom. Sobre o outro país a ser encaixado, diria que a Guatemala seria o ideal, já que fica entre o México e Belize e possui muitas coisas legais de se fazer, como Tikal, Panajachel e Antigua Guatemala

    • Oi Larissa! Acredito que posso esperar sim! Obrigado pela sugestão da Guatemala. Também havia pensado nesse país! Se vc tiver outras sugestões sobre o México e Guatemala (Como ir partindo de Belize, como ir até Belize partindo desses lugares, etc.) vai ajudar bastante!!! Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelo blog!

    • Oi Larissa! Eu vi sim!! Estava ansioso ontem para ver o post! Gostei bastante e vai me ajudar em algumas decisões. Obrigado! Apenas uma dúvida: você contratou a van para Guatemala pela Internet ou foi em algum local lá mesmo, tipo Belize City ou Caye Caulker?

    • Na verdade, nós saímos da Guatemala e fomos para Belize. Fechamos a van em Flores, cidade base para explorar as ruínas de Tikal. De Belize City também tem ônibus e vans que fazem o caminho inverso.

  • Muuuuito bom o seu relato. Adorei… estava pensando em fazer algo parecido, não tenho interesse nenhum em ficar presa a um resort all inclusive, quero conhecer todos os lugares lindos que a america central tem. Obrigada pelas dicas

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close