Home » Grécia » O que fazer em Mykonos: 10 melhores atrações
Grécia

O que fazer em Mykonos: 10 melhores atrações

O que fazer em Mykonos: A Little Venice de Mykonos completamente cheia de pessoas após o pôr do sol

Se você está preparando o seu roteiro de viagem pela Grécia e não sabe o que fazer em Mykonos, saiba que essa é uma dificuldade que muitas pessoas tem ao planejar uma viagem para essa badalada ilha. E com razão! Mykonos é conhecida por suas belas praias, vida noturna bem animada, gastronomia deliciosa e clima ensolarado.

Mas além desses atrativos, Mykonos também oferece uma variedade de experiências culturais e históricas que merecem ser exploradas.

Neste artigo, apresentaremos uma lista com as 10 melhores atrações para entrar no seu roteiro de o que fazer em Mykonos que você não pode deixar de visitar.

O que fazer em Mykonos: os 10 melhores pontos turísticos

O que fazer em Mykonos: uma igreja em Little Venice com várias pessoas comendo em frente

Junto a Santorini, Mykonos é uma das ilhas mais famosas da Grécia e suas atrações fazem dela um destino a ser considerado ao planejar uma viagem ao país.

Com praias de águas cristalinas, arquitetura encantadora repleta de casas brancas, vida noturna animada e rica história e cultura, a ilha oferece atrações para todos os gostos.

Para os turistas que tem menos tempo para conhecer a ilha, uma das opções é fazer um tour de 4 horas em Mykonos. Por meio desse passeio de ônibus, você poderá entender melhor sobre os principais pontos da ilha, com o auxílio de um guia durante todo o percurso, que vai desde o centro histórico, passando pelos moinhos até às praias famosas.

Além dos pontos incluídos no tour, separamos 10 dicas de atrações e passeios para incluir na sua viagem para Mykonos:

  1. Se perder por Mykonos Town (Chora)
  2. Curtir Little Venice
  3. Moinhos de Vento
  4. Igreja Panagia Paraportiani
  5. Museu Arqueológico de Mykonos
  6. Praias de Mykonos
  7. Vida Noturna
  8. Fazer compras nas lojas de luxo
  9. Ir até a Ilha de Delos
  10. Vinhedos

Saiba mais: Onde ficar em Mykonos, as 7 melhores regiões e hotéis.

1. Se perder por Mykonos Town (Chora)

Várias pessoas nas ruas de Chora, com seus restaurantes e casas todos brancos.

Mykonos Town, também conhecida como Chora, é uma das partes mais charmosas da ilha.

Esse, que é o centro histórico de Mykonos, tem ruas em pedra, casas brancas e detalhes coloridos. Dependendo da época do ano, árvores como ipês coloridos podem deixar o lugar ainda mais interessante para um passeio a pé.

Além de sua beleza, Chora oferece uma grande variedade de lojas de souvenirs, restaurantes e bares. Isso ajuda a explicar o porquê de muitos turistas gostarem de se hospedar nesse lugar, trazendo excelentes experiências de compras, gastronomia e entretenimento.

Se você estiver procurando um presente para levar para casa, certamente encontrará algo interessante por lá. E se quiser experimentar a culinária local, há muitos restaurantes e bares ao redor da cidade que oferecem pratos típicos da Grécia.

Em Chora também se encontram lojas das maiores grifes do mundo. Mykonos é uma uma ilha de luxo para muitos.

Uma das principais atrações de Chora é a Igreja de Panagia Paraportiani. Sua arquitetura diferenciada é uma mistura de várias estruturas menores, que foram construídas em sua maioria nos séculos XV e XVII. Historicamente, essa é uma das construções mais importantes da Grécia.

Outro cartão postal de Chora é a “Casa di Lena”, que conta a história da ilha por meio de móveis, objetos e artefatos numa casa histórica. Há objetos desde o período pré-histórico até os dias atuais.

Com vida noturna agitada, Chora também é um lugar perfeito para quem busca conhecer bares, nightclubs e restaurantes. Há boates que funcionam de quinta a domingo, com opções para todos os gostos.

Durante a temporada de verão, boa parte dessas boates e baladas funcionam diariamente, buscando atrair uma vibe mais jovem para o local.

2. Curtir Little Venice (Pequena Veneza)

Várias pessoas sentadas na mureta da Little Venice após o pôr do sol

Outro lugar bastante charmoso de Mykonos é a região de Little Venice. A “pequena Veneza” tem esse nome por ser um conjunto situado à beira-mar, com casas coloridas que se erguem sobre as águas, criando uma paisagem encantadora e perfeita para fotos.

Nessa parte da cidade, há alguns bares e restaurantes que proporcionam uma excelente vista do pôr do sol à beira-mar. Isso faz com que o bairro seja um dos melhores lugares para um jantar romântico ou para curtir a noite na ilha.

Por lá, fica a Casa del Mar, um hotel e restaurante italiano que proporciona uma experiência gastronômica única aos visitantes, com pratos deliciosos e vinhos locais. O local é bastante procurado por casais em lua de mel ou em renovação de votos.

Além disso, há outras opções de bares e cafés ao longo da costa de Little Venice para aproveitar a vista do mar. Caso você esteja buscando algum lugar muito bem avaliado, verifique a necessidade de reserva, sobretudo na alta temporada e em horários próximos ao pôr do sol, quando as casas coloridas são iluminadas pelas cores quentes do sol que se põe.

3. Moinhos de Vento

Os moinhos de vento de Mykonos durante o pôr do sol

Mykonos é conhecida como a ilha dos moinhos de vento e isso certamente tem uma razão.

Além dessa ser uma das mais famosas atrações turísticas de Mykonos, eles também servem como um importante símbolo cultural que ajuda a contar a história do local.

Em grande parte, os moinhos de vento foram construídos no século XVI pelos venezianos, que dominavam a ilha na época e foram utilizados para a produção de farinha.

A estrutura desses moinhos é composta por várias partes, incluindo a base de pedra, onde as moagens aconteciam, e as lâminas de madeira que giravam com a ajuda do vento.

No entanto, a partir do século XVIII, quando Mykonos passou a utilizar a energia eólica para outros fins, os moinhos começaram a ser usados para a produção de óleo. Depois, com novas tecnologias, seu uso principal foi praticamente descontinuado.

Atualmente, alguns moinhos ficam abertos à visitação do público e cobram uma pequena taxa de entrada, que varia de acordo com o local.

Parte deles abriga museus e galerias de arte, que ajudam a explicar a cultura e a história de Mykonos. Alguns são mais interessantes que outros, mas o principal atrativo deles costuma ser a vista deslumbrante, já que estão na parte mais alta da cidade.

4. Igreja Panagia Paraportiani

A igreja Panagia Paraportiani toda branca, contrastando com o céu azul

A Igreja de Panagia Paraportiani é um dos marcos mais icônicos de Mykonos e uma atração turística que não pode ser deixada de fora do seu roteiro.

Localizada em Mykonos Town, essa igreja é composta por cinco capelas, sendo que quatro foram construídas entre os séculos XV e XVII e a última foi adicionada no século XVIII.

As capelas são unidas por escadas e arcos, criando uma estrutura impressionante e única. Além disso, cada capela tem seu próprio nome e é possível entrar na igreja e apreciar a arquitetura e os afrescos que decoram as capelas internas.

Panagia Paraportiani é um exemplo de arquitetura eclesiástica grega que combina estilos bizantinos e ocidentais. A fachada completamente branca e as formas arredondadas da igreja são muito fotogênicas e ajudaram a tornar a igreja um dos pontos turísticos mais populares de Mykonos.

A igreja é um importante símbolo cultural e religioso em Mykonos, representando a história e a tradição da ilha. Além disso, casamentos e eventos especiais como renovação de votos também atraem turistas com interesse em ter esse tipo de ocasião por lá.

Fica na beira do mar e a vista do pôr do sol dali é lindíssima.

5. Museu Arqueológico de Mykonos

O Museu Arqueológico de Mykonos é um lugar imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a história e cultura da Grécia Antiga.

Inaugurado em 1902, o museu abriga uma coleção impressionante de artefatos que datam desde a pré-história até o período romano. Essa coleção é organizada de forma a levar o visitante em uma viagem pela história da Grécia Antiga.

Salas temáticas apresentam artefatos de diferentes períodos, incluindo cerâmicas, jóias, estátuas, objetos funerários e muitos outros artefatos que ajudam a contar a história de Mykonos e do país. Além disso, a coleção é acompanhada de explicações e informações que ajudam a compreender melhor o contexto histórico em que foram produzidos.

Mesmo que você não seja um grande entusiasta da história e da arqueologia, o museu ainda é uma atração interessante. A visita ao museu pode ser feita em uma ou duas horas, dependendo da sua disponibilidade de tempo.

6. Praias de Mykonos

A Praia de Ornos, uma das mais tranquilas de Mykonos

Entre os principais atrativos de Mykonos para os visitantes, certamente as praias são um destaque importante. Cada uma delas tem sua própria atmosfera e atrai diferentes tipos de visitantes, desde famílias com crianças até jovens em busca de beach clubs.

Por isso, separamos algumas das praias mais famosas de Mykonos e o que esperar de cada uma delas:

Ornos Beach

Localizada a três quilômetros de Chora, Ornos Beach é uma das praias mais visitadas de Mykonos.

Com sua ampla faixa de areia, águas cristalinas e atmosfera descontraída, é um lugar ideal para quem procura tranquilidade e conforto para curtir o sol e o mar.

A praia oferece uma variedade de serviços para visitantes, como aluguel de espreguiçadeira e guarda sol, além de restaurantes e bares. A água é rasa e calma, tornando-a perfeita para famílias com crianças, proporcionando um banho agradável e seguro.

À noite, a praia ganha vida com uma atmosfera mais animada, com bares e restaurantes que oferecem música ao vivo e deliciosos pratos típicos da culinária grega.

Agios Ioannis Beach

Agios Ioannis Beach é uma das praias mais tranquilas e belas de Mykonos. Localizada na costa oeste da ilha, a praia oferece uma vista panorâmica deslumbrante do mar, sendo também um local ideal para quem procura paz e sossego.

As águas cristalinas e a areia dourada da praia oferecem um ambiente perfeito para relaxar e desfrutar da beleza natural de Mykonos.

A praia oferece algumas opções de restaurantes e bares, que servem pratos da culinária grega e internacional. Também é possível alugar espreguiçadeiras e guarda-sol para desfrutar confortavelmente da praia.

Korfos Beach

Korfos Beach é uma praia de Mykonos que fica localizada na costa norte da ilha, a cerca de 2,5 km de Chora. A praia é conhecida por suas águas cristalinas e pelos ventos frequentes que fazem dela um destino para os praticantes de esportes como o windsurf.

Korfos Beach tem uma extensa faixa de areia e é um lugar tranquilo e relaxante para passar o dia. A praia é ideal para os amantes da natureza, pois é cercada por montanhas e oferece uma vista espetacular do mar.

Além disso, a praia oferece uma variedade de outras atividades, incluindo aluguel de espreguiçadeiras, guarda-sóis e esportes aquáticos.

Paradise Beach e Super Paradise Beach

Paradise Beach e Super Paradise Beach são algumas das praias mais famosas de Mykonos. Localizadas na costa sul da ilha, essas praias são conhecidas por sua atmosfera animada, beach clubs, festas diárias e águas cristalinas.

Paradise Beach é uma das praias mais movimentadas de Mykonos, com uma grande faixa de areia branca e águas rasas e cristalinas.

A praia é cercada por bares e restaurantes, que oferecem uma ampla variedade de bebidas e pratos típicos da culinária grega.

O local é um destino para jovens em busca de um lugar para se divertir e dançarem ao som de música eletrônica nos beach clubs. Durante o verão, principalmente, há festas todos os dias, que começam no fim da tarde e só terminam no fim da noite.

Já Super Paradise Beach é uma praia mais exclusiva, frequentada principalmente pelo público LGBTQIAP+. A praia é cercada por bares e restaurantes elegantes, que oferecem coquetéis exclusivos e pratos sofisticados. Super Paradise Beach é conhecida por suas festas badaladas, com DJs renomados e uma atmosfera de celebração.

Ambas as praias oferecem uma ampla variedade de serviços, incluindo aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sol, chuveiros, vestiários e instalações sanitárias. Há também atividades disponíveis para os visitantes, como esportes aquáticos e passeios de barco.

Agios Sostis Beach e Lovers Beach

São duas das praias mais isoladas e intocadas de Mykonos. Localizadas na costa norte da ilha, a cerca de 7 km de Chora, essas praias oferecem um ambiente tranquilo e natural, perfeito para quem deseja relaxar e apreciar a beleza do mar Egeu.

Agios Sostis Beach é uma praia tranquila e isolada, com águas cristalinas e uma bela vista para as ilhas próximas. A praia é cercada por colinas verdes e não possui bares ou restaurantes, sendo ideal para quem busca privacidade e sossego.

Já a Lovers Beach é uma praia ainda mais isolada e intocada, acessível apenas por trilha a partir da primeira. A praia é pequena e aconchegante, com águas cristalinas e uma vista incrível para o mar. Lovers Beach é um lugar ideal para quem deseja se desconectar do mundo e desfrutar de um momento de tranquilidade e paz.

Ambas as praias são frequentadas principalmente por moradores locais e visitantes mais corriqueiros, que buscam um lugar mais isolado e autêntico em Mykonos. Para chegar a Agios Sostis Beach e Lovers Beach, é recomendável ter um carro ou moto, já que o acesso por transporte público é limitado.

7. Vida Noturna

Um DJ tocando pro público com várias fumaças em volta
Foto de Jorik Kleen pelo Unsplash

Mykonos oferece uma ampla variedade de opções para quem deseja curtir a noite durante a viagem. A cidade de Chora, por exemplo, é o ponto de encontro de muitos turistas e locais, com bares, pubs e restaurantes que ficam abertos até altas horas.

Uma das opções mais populares é o bairro de Little Venice, um conjunto de casas à beira-mar que se transformaram em bares e restaurantes. Lá, é possível apreciar o pôr do sol enquanto toma um drink ou degusta a culinária local.

Além disso, a cidade também conta com diversas discotecas e boates, com festas temáticas e DJs renomados.

Por outro lado, os beach clubs são uma das opções mais populares, especialmente durante o verão. Muitos desses clubes estão localizados nas praias mais famosas de Mykonos, como Paradise Beach e Super Paradise Beach.

Um exemplo é o Paradise Beach Club, um dos beach clubs mais famosos e populares de Mykonos. Com uma atmosfera animada, festas diárias, DJs renomados e praias incríveis, é um destino imperdível para quem quer aproveitar ao máximo a vida noturna de Mykonos.

O clube oferece uma grande variedade de atividades, como aulas de dança, competições de vôlei de praia e outros jogos. Com certeza, uma experiência única e emocionante em Mykonos.

O Scorpios é um dos beach clubs mais conhecidos de Mykonos. Localizado na praia de Paralia Panangka, o clube tem uma atmosfera descontraída e sofisticada, com uma decoração rústica e elegante. O Scorpios oferece uma programação variada de eventos e festas, além de um cardápio requintado da culinária mediterrânea.

Outro beach club famoso é o Nammos, que está localizado na praia de Psarou. O Nammos é um clube elegante e luxuoso, frequentado por celebridades e personalidades de alto padrão que é conhecido por suas festas animadas e pela vista deslumbrante do mar.

O estabelecimento conta ainda com um cardápio exclusivo de pratos de frutos do mar, além de uma ampla seleção de bebidas e coquetéis.

Já o Tropicana Club é um club localizado na Paradise Beach. Famoso por suas festas temáticas e por ser um ponto de encontro de jovens e turistas de todas as partes do mundo. O Tropicana Club oferece uma programação variada de festas, com muita música eletrônica e ambiente descontraído.

8. Fazer compras em lojas de luxo

Fazer compras em lojas de luxo em Mykonos é uma experiência bastante procurada pra quem tem dinheiro e quer esbanjar.

Mykonos Town é especialmente conhecida por suas lojas sofisticadas e elegantes, que oferecem uma seleção exclusiva de produtos de grifes renomadas.

Turistas de alto padrão, principalmente europeus e americanos, buscam produtos exclusivos de marcas como Louis Vuitton, Chanel, Gucci, Dior, Hermès e muitas outras, que estão disponíveis nas lojas da rua Matogianni, a principal de Chora.

Além de roupas, bolsas e acessórios de moda, essas lojas também oferecem uma ampla seleção de produtos de beleza, como perfumes e maquiagem.

Além das lojas de grife, Mykonos oferece muitas outras opções de compras, como lojas de joias artesanais, que produzem peças únicas e exclusivas, e lojas de souvenirs, onde os visitantes podem comprar lembranças da ilha.

Além disso, as lojas de produtos locais, como azeite de oliva, queijos e vinhos, são uma ótima maneira de levar para casa um pedaço da cultura local.

Comprar em Mykonos é uma atividade muito apreciada pelos turistas, pois proporciona uma experiência de luxo e sofisticação em um cenário deslumbrante. Além disso, é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo a viagem, levando para casa lembranças exclusivas e produtos que não estão disponíveis em outros lugares.

9. Visitar a Ilha de Delos

A Ilha de Delos vista de cima, com várias ruínas colina abaixo
Foto de Bernard Gagnon

A ilha de Delos é um dos principais destinos turísticos em Mykonos.

Localizada a cerca de 2 km a oeste da costa da ilha, Delos é considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia e é classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A ilha era considerada sagrada pelos antigos gregos, pois era o local de nascimento de Apolo e Ártemis, os deuses gêmeos da mitologia grega.

Durante o período clássico, Delos era um importante centro religioso, político e comercial, sendo considerado um dos lugares mais ricos e prósperos da Grécia Antiga.

Hoje em dia, a ilha de Delos é um museu a céu aberto, onde é possível ver as ruínas de templos, casas, teatros, estátuas e outras estruturas que datam de mais de 2.000 anos atrás. Os visitantes podem fazer uma excursão guiada ou explorar a ilha por conta própria, seguindo as trilhas marcadas.

Entre os destaques da ilha de Delos estão o Templo de Apolo, o Terraço dos Leões, o Templo de Hera, a Casa das Máscaras, a Academia do Lago e o Bairro das Casas de Dioniso. Além disso, a vista do topo da ilha é espetacular, com vistas panorâmicas do mar Egeu e das ilhas vizinhas.

Para chegar à ilha de Delos, é preciso pegar um barco a partir do porto de Mykonos. Os barcos partem diariamente, com horários variados, e o passeio dura cerca de 30 minutos. É importante lembrar que a ilha é um sítio arqueológico protegido e, por isso, é proibido retirar qualquer objeto ou pedaço de ruína do local.

Uma das melhores opções para ir à Ilha de Delos é um passeio de meio dia com um guia local, que deve ser reservado com antecedência.

Durante o tour, o guia levará os visitantes pelos templos antigos, casas dos antigos habitantes e ruínas da cidade antiga, explicando a história e a cultura da ilha ao longo do caminho.

O tour tem duração de cerca de quatro horas e inclui transporte de barco de ida e volta de Mykonos para Delos, bem como a taxa de entrada para o sítio arqueológico.

Alguns tours também incluem tempo livre para explorar a ilha por conta própria, após a visita guiada.

10. Vinhedos

Um vinhedo em meio ao solo pedregoso de Mykonos
Foto de Arno Senoner pelo Unsplash

Os vinhedos de Mykonos são uma das jóias escondidas da ilha, oferecendo aos turistas a oportunidade única de provar vinhos locais e conhecer a cultura vinícola da Grécia.

Os vinhedos de Mykonos estão localizados na área rural da ilha, longe do centro turístico. Para chegar lá, é preciso fazer um pequeno passeio de carro ou contratar um tour. Muitas empresas oferecem tours guiados pelos vinhedos de Mykonos, que podem ser uma ótima opção para quem quer conhecer mais sobre a produção de vinho na ilha.

Durante o tour, os visitantes podem aprender sobre a história do vinho em Mykonos, desde as antigas tradições de produção até os modernos métodos de vinificação. É possível explorar os vinhedos e aprender sobre as diferentes variedades de uvas cultivadas na ilha.

Após a visita, os turistas podem desfrutar de uma degustação de vinhos acompanhada de petiscos locais, como queijos e azeitonas. É uma oportunidade para saborear os diferentes vinhos produzidos na vinícola, conhecendo as suas características e sabores.

O tour tem duração de cerca de 3 horas e é uma experiência única para os turistas que desejam descobrir os segredos dos vinhos de Mykonos. É importante lembrar que as vinícolas têm horários específicos de funcionamento, portanto, é necessário reservar com antecedência para garantir a visita.

Além da degustação de vinhos, os vinhedos de Mykonos também oferecem uma bela paisagem natural, com vista para as colinas e o Mar Egeu. É uma ótima oportunidade para relaxar, desfrutar da natureza e experimentar um dos tesouros mais bem guardados da ilha.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv