Home » Grécia » Onde ficar em Mykonos: 7 melhores regiões e hotéis
Grécia

Onde ficar em Mykonos: 7 melhores regiões e hotéis

Onde ficar em Mykonos: os moinhos famosos da ilha durante o pôr do sol

Saber onde ficar em Mykonos é essencial, pois a ilha é um dos lugares que mais atraem turistas na Grécia, afinal, é um paraíso mediterrânico, além de contar com uma ótima infraestrutura hoteleira.

Um dos pontos de partida para qualquer planejamento ou roteiro de viagem, é procurar regiões que sejam mais próximas dos pontos turísticos que você quer de fato conhecer e que estejam de acordo com o seu estilo de viagem.

A ilha de Mykonos destaca-se por receber vários tipos de turistas, desde grupos jovens à procura de festas, nightclubs e baladas, até casais de terceira idade renovando votos. Além disso, é um dos destinos mais procurados por casais em lua de mel.

Por isso, uma determinada parte da cidade pode ser mais adequada para o que você está procurando.

Neste post vamos te contar quais são as melhores regiões para ficar em Mykonos, além de sugerir algumas dicas de hotéis para você se hospedar.

Onde ficar em Mykonos: as 7 melhores opções na ilha

Onde ficar em Mykonos: as ruas com casas brancas do centro de Mykonos, Chora. Cheio de bourgainvilles

Basicamente, a ilha de Mykonos não é uma região muito adensada. Por isso, muitas das regiões podem ser isoladas e contar com menos estrutura de hotéis, comércios e atrações. O norte e nordeste da ilha, por exemplo, são bem menos visitados do que as outras partes que contam com as melhores praias e também os melhores hotéis.

Por isso, nas dicas que separei aqui, comecei a partir do “centro” (Chora Mykonos Town) e parti para outros locais conhecidos por abrigarem as melhores praias de Mykonos.

  1. Mykonos Town (Chora)
  2. Ornos
  3. Platis Gialos e Psarou Beach
  4. Paradise e Super Paradise Beach
  5. Elia Beach
  6. Agios Ioannis
  7. Agios Stefanos

1. Mykonos Town (Chora)

As ruas de Chora, em Mykonos Town, cheias de restaurantes de paredes brancas

A região de Chora (que também atende pelo nome descolado de Mykonos Town) é considerada a “capital” da ilha e por isso, há excelentes vantagens para diversos tipos de turistas se hospedarem lá.

Podemos dizer que Chora é onde as coisas acontecem em Mykonos. O aeroporto não fica muito longe, os melhores bares e restaurantes ficam nessa região e as praias mais famosas também podem ser facilmente acessadas por transporte público dependendo de onde você estiver hospedado.

As hospedagens inclusive são parte relevante dos motivos de ficar em Chora, pois os principais hoteis da cidade estão por lá, principalmente as grandes redes.

Não importa se a sua viagem é em grupo, em casal ou sozinho. O melhor lugar, com os melhores bares, restaurantes, baladas e passeios, sem dúvida é esse “centrinho”. Um exemplo de atração noturna em Chora são as baladas nos nightclubs, que fervem principalmente na temporada de verão. Se você não curte badalação, este não é o lugar certo, pois é disso que a cidade vive.

Por outro lado, por ser a parte mais boêmia e badalada da cidade, é possível que durante a alta temporada seja difícil encontrar bons hoteis disponíveis e certamente os que ainda tiverem vaga, custarão caro.

Vale dizer que Chora é uma espécie de cidade e, por isso, há subdivisões – separamos 3 das principais: Old Port, Little Venice e Megali Ammos e alguns hotéis para você se hospedar nelas.

Old Port

Se hospedar próximo ao antigo porto de Mykonos é uma das melhores escolhas para ficar em Chora. Por lá há uma boa estrutura de hotéis e você ficará próximo dos principais bares, restaurantes e night clubes do local. Vale a pena para quem quer aproveitar a cidade até tarde.

  • Porto Mykonos: um dos hotéis com arquitetura mais moderna de toda a ilha, Porto Mykonos é um hotel 4 estrelas com avaliações positivas em diversos pontos, que incluem principalmente a localização, a vista para o pôr do sol e qualidade das refeições oferecidas no restaurante.
  • Mykonos View Hotel: outro hotel que deve sair bem na foto, seja pelo mar, pelo pôr do sol ou pela própria beleza de suas acomodações. Com valores inferiores ao que normalmente é praticado em outros locais de Chora, o serviço é muito bom, com quartos recém reformados e café da manhã simples, mas bastante farto.
  • Portobello Boutique Hotel: neste hotel você verá a ilha de cima, podendo contemplar as casinhas acesas durante a noite ou o entardecer com o sol se pondo no mar. Uma ótima opção para quem precisa usar o ônibus para se deslocar, pois o terminal fica bem próximo, a poucos minutos de caminhada.

Little Venice

A vista de Little Venice durante o pôr do sol, cheia de casinhas brancas e pessoas sentadas na mureta em frente ao mar

Little Venice é uma das melhores opções para quem quer ficar em Chora e dar um ar um pouco mais romântico para a viagem. O local tem esse nome devido à semelhança com a cidade italiana. Por lá, é possível encontrar alguns bons restaurantes e bares, além de hoteis de bom nível.

  • Poseidon Hotel Suites: aqui tem algumas vistas diferentes do convencional em Mykonos. Deste hotel pode-se ver os moinhos de vento, o mar e algumas ilhas (sobretudo Delos). Sua decoração é mais sóbria do que a maioria dos outros hoteis, mas não se deixe enganar: o quarto é bastante bonito e espaçoso.
  • Ilio Maris: hotel 4 estrelas com transfer gratuito entre o hotel e o porto ou até o aeroporto. Esse tipo de cuidado pode ser um diferencial importante. No bar ao lado da piscina são servidos coquetéis, além de lanches sob pedido. O café da manhã é avaliado muito bem pelos hóspedes que já se hospedaram lá.

Megali Ammos

Entre as 3 opções em Mykonos Town, essa é a mais sossegada. Apesar de ficar um pouco distante do agito, ficar por lá pode ser interessante se você quer tranquilidade, sobretudo na hora de dormir. Os preços também costumam ser bem interessantes, com opções de boa qualidade.

  • Mykonos Bay Resort: a proposta do design deste hotel é de simplicidade e modernidade sendo unidas como se fossem uma coisa só. Entre os bons pontos avaliados está a localização, e o café da manhã, preparado com ingredientes e itens frescos. O hotel conta ainda com um restaurante à la carte que fica à beira da piscina.

2. Ornos

A linda praia de Ornos com água azul e um monte ao seu fundo

A segunda melhor escolha para se hospedar em Mykonos é Ornos. O lugar, que é onde fica uma das melhores praias de Mykonos conta com algumas ótimas opções em restaurantes e bares. Seu principal destaque é por estar na beira da praia de mesmo nome, e foi este o motivo que nos fez querer ficar lá.

Nesta praia é possível encontrar atrações e entretenimento para a família toda durante o dia. Exemplos disso são aulas e práticas de esportes aquáticos como o kitesurf, além de serviços como drinkeria e barman nos quiosques.

As estruturas de praia como espreguiçadeiras e guarda-sóis são oferecidos mediante pagamento para os bares e restaurantes na orla ou por consumação.

Ornos normalmente é procurado por pessoas que querem aproveitar o melhor da ilha com relação às praias, mas ao mesmo tempo pretendem conhecer Chora durante a noite.

Não é das opções mais baratas, mas se você estiver querendo associar um lugar como a Praia de Ornos com o centro onde tudo acontece, você deve optar por esse lugar.

  • Mykonos Ammos Hotel: uma das opções mais luxuosas de toda a lista, possui decoração bastante elegante, com todos os quartos oferecendo vista para o mar. Outra questão relevante do Mykonos Ammos é a diversidade de opções gastronômicas dentro de um só hotel. Além de tudo, é de fato um hotel pé na areia.
  • Deliades Hotel: destaca-se pelo excelente atendimento dos funcionários e pelo tamanho dos quartos. Há opções que acomodam até 5 hóspedes, no caso de suítes com vista e piscina privativa. Há apartamentos com banheiras de hidromassagem, camas em tamanho king size e terraço.

3. Platis Gialos e Psarou Beach

Tanto Platis Gialos quanto Psarou Beach são boas opções para se hospedar numa praia em Mykonos. Além de serem praias vizinhas, também compartilham a beleza natural e a excelente infraestrutura de hotéis, pousadas e resorts.

Nos hotéis mais ao alto nas colinas, o privilégio fica em poder apreciar o mar assim que acorda. Por outro lado, você pode optar por um hotel mais abaixo e desfrutar de outra grande experiência, que é sair do seu hotel após o café da manhã e já pisar na areia da praia.

No entanto, há alguns motivos que fazem esses locais não serem a melhor área para se hospedar caso você queira ir e vir de Chora todos os dias durante a noite. Apesar de Mykonos não ser uma ilha gigantesca, se deslocar por lá pode ser um problema.

O transporte público, embora seja de boa qualidade para o porte da cidade, fica devendo em relação aos horários, especificamente à noite.

Por isso, para quem quer aproveitar melhor a noite de Mykonos ou sair para lugares mais agitados, recomendo que você alugue um carro/moto/buggy pelo menos durante alguns dias. 

  • Petinos Hotel: hotel 4 estrelas recém reformado de frente para a praia. É uma das opções de custo-benefício da lista. Além de um café da manhã de excelente qualidade, o hotel traz praticidade na locomoção. Isso porque, há uma parada de ônibus bem em frente, além do serviço de táxi aquático de Mykonos passar bem nessa parte da praia.
  • Argo Hotel: muito bem avaliado, o hotel possui um restaurante com ótima comida, localização boa e as ótimas comodidades do quarto. O restaurante fica bem ao lado de uma piscina, de onde é possível ver o mar.
  • Kamari Hotel: na frente da praia está situado o hotel, uma outra opção com ótimo custo-benefício em Mykonos. Com a classificação de um hotel 3 estrelas, o Kamari Hotel entrega quartos espaçosos, uma piscina grande, além de banheira de hidromassagem (não privativa).

4. Paradise e Super Paradise Beach

A praia de Super Paradise com águas azuis e barraquinhas com guarda sol vermelhos
Foto de João Matos pelo Unsplash

O nome já diz muita coisa: por que se hospedar em Paradise e Super Paradise Beach não seriam boas ideias na hora de saber onde ficar em Mykonos? 

Se você está com sua viagem marcada para Mykonos, já deve ter percebido que a cidade não tem praias feias ou mal cuidadas. Pelo contrário, quase a totalidade delas conta com uma excelente estrutura geral e ao mesmo tempo entrega paisagens belas.

Situadas ao sul da ilha, próximas de Platis Gialos e Psarou Beach, Paradise e Super Paradise são as praias mais procuradas de Mykonos.

Isso se deve principalmente ao agito noturno que costuma acontecer por lá. Assim, Paradise e Super Paradise Beach, são excelentes lugares para hospedagem de jovens que estejam viajando em grupo ou sozinhos.

As praias se transformam ao entardecer principalmente nos finais de semana. Beach clubs são boas pedidas para aproveitar o happy hour e as noites nessa área da cidade. Exemplos de beach clubs importantes são A Cavo Paradiso e o Tropicana Beach Bar.

Ambos funcionam como restaurante à beira do mar durante o dia, mas a partir das 17h viram baladas.

O Tropicana, por sinal, é um dos principais lugares frequentados por brasileiros. Embora frequentado por pessoas de todas as nacionalidades, os brasileiros adoram o lugar e isso facilita encontrar “gente como a gente” por lá, se esse for o seu intuito.

Além da barraca de praia que vira balada à noite, o Tropicana também oferece um hotel que citamos logo abaixo.

  • Tropicana Hotel: está entre as melhores acomodações que você pode escolher na ilha. O hotel 4 estrelas conta com restaurante de gastronomia mediterrânea, suítes com piscinas privativas, apartamentos com cozinha, entre outros. Academia com spa também está disponível, além de banheiras de hidromassagem e ofurô.
  • Nimbus My Aktis: além dos quartos convencionais para 2 ou 3 pessoas, há vilas inteiras, capazes de abrigar até 12 pessoas. Parte destas vilas contam com piscinas, algumas com vista para o mar. A qualidade do café da manhã é um must, que pode ser servido tanto no salão quanto no quarto a pedido do hóspede.

5. Elia Beach

A rústica praia de Elia Beach com cores de ocre
Foto de Panagiotis Lymperopoulos pelo Unsplash

Elia Beach é uma praia menos famosa e por isso, costuma estar mais vazia do que as opções mais badaladas como Paradise e Ornos. No entanto, isso não faz com que lá seja um lugar ruim para se hospedar, muito pelo contrário.

Nessa área, que fica mais longe de Chora, por exemplo, é possível encontrar hoteis para quem quer um pouco mais de privacidade e luxo. Exemplo do nível de privacidade é que há lugares onde o nudismo é permitido. Além disso, é uma localidade bastante LGBTQIAP+ friendly.

Apesar de ser distante da parte central da ilha, há linhas de ônibus que levam até lá. A mesma ressalva citada alguns tópicos atrás, vale para Elia Beach: se você quiser aproveitar Mykonos Town durante a noite, o ideal é ir de táxi ou alugar um carro/moto/buggy para evitar imprevistos.

  • Smy Mykonos: o serviço deste hotel é uma das coisas que mais chamam a atenção dos visitantes. Os funcionários preparam um bolo e cesta de frutas para receber você logo na recepção. Além disso, o restaurante do hotel é apontado como um dos motivos que fazem a estadia ser bem avaliada.

6. Agios Ioannis

Para quem quer relaxar e curtir uma praia com a família ou em lua de mel, Agios Ioannis deve ser uma excelente opção. 

Situada na parte sudoeste da ilha, os destaques aqui ficam por conta do mar tranquilo e raso (perfeito para crianças) e também por ter alguns dos melhores lugares para ver o pôr do sol.

Para quem quer relaxar na praia e passar uns dias sem muito agito, principalmente levando as crianças, Agios Ioannis é a melhor opção. Além de ser um lugar mais calmo, livre de barulho e aglomeração durante a maior parte do tempo, a praia é perfeita.

A localização permite passeios tanto em Chora quanto em outras praias (Paradise Beach, por exemplo, é facilmente acessível por transporte público). 

A estrutura hoteleira nessa parte de Mykonos é voltada principalmente para resorts, que geralmente contam com serviços de spa e bar. Há também hotéis e pousadas convencionais, em geral com um bom nível de requinte.

Restaurantes nessa região também são uma ótima pedida para quem quer aproveitar melhor os momentos a dois.

  • Anax Resort: nada como um resort com spa. Traz em sua estrutura piscinas privativas, incluindo piscina de borda infinita, além de quartos que contam com diferenciais como banheiras de hidromassagem. Todos os quartos também contam com varanda, permitindo a visualização do mar.
  • DeLight Boutique Hotel: em frente a praia. Tido como “fantástico” nas avaliações de seus hóspedes, o restaurante é um dos principais pontos de elogio dos hóspedes. Por ser um dos melhores hoteis da ilha, leve em consideração reservar com bastante antecedência. Em épocas de alta temporada o hotel costuma estar completamente lotado.

7. Agios Stefanos

Entre as regiões à beira mar de Mykonos, essa é uma das praias para quem quer economizar ou busca sossego. Se você está indo para a cidade com um bom orçamento e quer curtir, Agios Stefanos é um lugar que vale mais a pena visitar do que se hospedar.

Por lá, a estrutura das hospedagens é boa, mas não espere nenhum tipo de luxo inesquecível. Para quem está em busca de uma viagem econômica ou com bom custo-benefício, é um bom lugar para ficar.

Quanto à praia, é uma das boas opções para ir com crianças. A tranquilidade se dá tanto na faixa de areia raramente lotada e também no mar, por ser raso e com poucas ondas. Em algumas partes da praia há boias que delimitam os lugares até onde os banhistas podem ir, o que traz um pouco mais de segurança.

É a única opção da nossa lista que fica ao norte de Chora. Perto de Agios Stefanos ficam os portos de Mykonos.

Se você pretende utilizar os ferries para ir ou voltar a Atenas, se hospedar em Agios Stefanos pode ser uma boa forma de chegar logo ao seu hotel.

  • Alkistis Beach Hotel: hotel de frente para a praia. Além disso, o Alkistis também oferece comodidades como café da manhã incluso, quartos com um design elegante e piscina de borda infinita com vista para o mar. As estruturas são acessíveis apenas por hóspedes e internamente o hotel conta com um design bastante moderno para os padrões gregos.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
cartão wise
abbv