Ver de perto os animais típicos da Austrália era o que mais me animava em relação ao país durante o planejamento de viagem.
Eu sou uma amante de bichos. Mesmo. Tanto foi que rodei meio mundo cuidando de animais nos house sittings da vida (e ainda fiz Carlos se apaixonar pelos pets). E ter a oportunidade de ver de perto todos àqueles marsupiais que só existem na Austrália era algo mágico para mim.
Depois de passar quase um ano na Nova Zelândia vendo os mais maravilhosos cenários era hora de respirar novos ares. Estávamos receosos pensando na possibilidade de nos desapontarmos com o próximo destino depois das mais incríveis experiências no pequeno país insular vizinho. A Austrália soava bastante diferente. Bela, mas diferente. E o que mais me animava em relação ao país era pensar que veria de perto os animais típicos da Austrália.
Nesse sentido a Austrália “ganhava” da Nova Zelândia, que é um país majoritariamente dominado por aves – e que não voam.
Veja onde ficar em Sydney e Melbourne.
Os animais típicos da Austrália
A Austrália é um país continental, possui proporções tão grandes que pode ser denominado como um continente por si só. Ao mesmo tempo, é uma ilha gigantesca, isolada do mundo. E grande parte de suas características exóticas surgem devido a esse isolamento, com sua fauna tendo sido desenvolvida de maneira única se comparada ao restante do mundo.
Hoje, boa parte dos animais típicos da Austrália está ameaçada de extinção devido a sua raridade e ao comportamento humano, que por onde passa, desmata florestas e abre estradas. Mas ao turista que visita a Austrália ainda é possível observar as mais diferentes espécies em seu habitat natural ou em santuários de proteção animal, basta saber onde procurar.
Marsupiais
A Austrália é o paraíso dos marsupiais.
Marsupiais são mamíferos que nascem bastante prematuros e precisam se desenvolver na bolsa – ou marsúpio – até estarem prontos para enfrentar o mundo. Um exemplo próximo à nossa realidade é o gambá, que também é uma espécie marsupial.
Nesse time que carrega bolsas a tiracolo entram os cangurus, wallabies e wallaroos (estes 3 bastante parecidos), os demônios-da-Tasmânia (popularizado pelo personagem Taz, do Looney Tunes), os coalas e outros. E grande parte desses peludos só existe mesmo na Austrália.
Outros marsupiais comuns na Austrália e desconhecidos por nós, brasileiros, mas que cativam a todos os que podem vê-los são os wombats, e a minha queridinha de todos os tempos, a quokka, tida como o animal mais feliz do mundo por parecer estar sempre sorrindo.
Aves
Além dos marsupiais, 800 espécies de aves povoam o país. Pássaros conhecidos como a cacatua e os mais exóticos como o kookaburra integram a lista de animais típicos da Austrália.
O grande queridinho é o rainbow lorikeet, um periquito nas cores do arco íris que pode ser encontrado tranquilamente nas ruas. Até emas gigantes que mais parecem dinossauros vivem lá.
Répteis
Répteis como os famosos crocodilos australianos, que ficaram conhecidos mundo afora através do filme Crocodilo Dundee, também são encontrados em determinadas regiões do país.
Além deles, muitas das espécies de cobras mais mortíferas do mundo andam a solta na Austrália. Elas são tão comuns que na cozinha da primeira casa que moramos durante um house sitting tinha em sua geladeira o número de telefone de um “apanhador” de cobras, que resgatava as que eram encontradas nas casas e as levava para áreas mais adequadas. Além disso, todo dia antes de levarmos os cachorros para o quintal precisávamos fazer muito barulho para que elas saíssem de seus esconderijos e pudéssemos localizá-las. Em Rottnest Island vimos uma cruzando a estrada, paramos para fotografá-la, mas assim que ela percebeu nossa presença ficou nos encarando, o que não foi nada legal.
Sete espécies de tartarugas também vivem na Austrália. Se lembram da tartaruga marinha que fala como os surfistas em Procurando Nemo? O filme se passa na Austrália, então não poderiam tê-las deixado de fora.
Anfíbios
Sapos também estão pelo país, para meu infortúnio – tenho pavor. No nosso segundo house sitting a dona da casa nos alertou que a cachorrinha costumava morder sapos em seu quintal e nos explicou o procedimento para caso ela ficasse com o rosto inchado de veneno. Felizmente, nenhum amigo anfíbio deu as caras.
Peixes
Os peixes são muitos. Pense que a Austrália possui a maior barreira de recifes do mundo, um verdadeiro santuário para as 4 mil espécies que vivem lá.
Outros mamíferos australianos
Além dos marsupiais, a Austrália ainda conta com outras espécies de mamíferos que são típicas do país. Um mamífero que parece ser bastante comum, mas que na verdade pode ser bem perigoso é o dingo. Ele tem a aparência de um ordinário cachorro vira lata, mas seu comportamento é mais parecido com o de um lobo selvagem.
E para fechar o hall de animais típicos da Austrália em grande estilo, temos os mais exóticos de todos: o ornitorrinco e a equidna. São nada mais, nada menos que mamíferos que botam ovos. O ornitorrinco possui o pelo macio, bico de pato e cauda de castor. Infelizmente não vimos nenhum, pois eles são raríssimos.
Já a equidna parece um tamanduá em miniatura, mas seu corpo é como o de um porco-espinho.
Onde ver os animais típicos da Austrália
Cangurus
Cangurus estão por toda a parte, da costa leste a oeste. É só se afastar um pouco das grandes zonas urbanas que verá vários deles deitados nos gramados. Para encontros certeiros visite os parques nacionais nos Alpes Australianos, tanto o Namadgi quanto o Kosciuszko; a Pebbly Beach em New South Wales e o parque nacional Freycinet, na Tasmânia. Para ver cangurus aproveitando um dia na praia de areias mais brancas da Austrália, vá até Lucky Bay, perto de Esperance, em Western Australia.
Coalas
Já os coalas vivem na costa leste. Fique de olho nos galhos de eucaliptos, eles adoram comer as folhas dessas árvores, mas são bem difíceis de serem avistados. Para encontros certeiros visite o Tidbinbilla Nature Reserve, perto da capital Canberra; a cidade de Port Stephens no estado de New South Wales ou o famoso Lone Pine Koala Sanctuary, no estado de Queensland.
Demônios-da-tasmania
Os demônios-da-tasmânia, como o nome já diz, podem ser vistos livres, mas muito dificilmente, na Tasmânia ou em centros de recuperação de animais (que foi o nosso caso). São animais raríssimos, de hábitos noturnos, e por serem temperamentais, caso dê a sorte de avistar algum em seu habitat natural, não se aproxime.
Quokkas
As quokkas possuem uma ilha somente delas, a Rottnest Island. Fica na costa oeste australiana e é o paraíso na terra, com praias lindíssimas e milhares desses animaizinhos maravilhosos soltos por todos os cantos.
Wombats
Já os simpáticos wombats podem ser avistados, assim como os coalas, na costa leste e também na Tasmânia. Visite as Blue Mountains, em New South Wales; Wilsons Promontory, no estado de Victoria e o Cradle Mountain-Lake St Clair National Park, na Tasmânia, para ter a chance de ver esses bichinhos.
Dingos
Os caninos dingos são encontrados por todos os lugares, exceto a Tasmânia. Para o nosso azar, só conseguimos vê-los em um santuário para animais. Para um encontro certeiro vá até a linda Fraser Island, em Queensland; a exótica região de Kimberly, na Western Australia e nos desertos do país. Algumas pessoas que encontramos pelo caminho disseram que conseguiram ouvir dingos uivando ao longe enquanto acampavam em volta do Uluru, a grande rocha sagrada dos aborígenes. Deve ser uma experiência e tanto!
Ornitorrincos e Equidnas
Os super raros ornitorrincos são bem difíceis de visualizar. Mas, caso tenha sorte, procure por eles nos riachos do Tidbinbilla Nature Reserve, perto da capital, e no Lake Elizabeth, no estado de Victoria.
A equidna vive na Kangaroo Island, uma ilha perto de Adelaide.
Crocodilos e Tartarugas
Crocodilos podem ser avistados na região de Kimberly, em Western Australia; no Kakadu National Park e no Cape York Peninsula.
Para avistar tartarugas vá até o Ningaloo Reef e Eco Beach, em Western Australia. Ou faça melhor e nade com elas na Grande Barreira de Corais, em Queensland.
Os santuários para animais na Austrália
Para não correr o risco de viajar o país todo e não ver os bichos que deseja, vá até algum santuário de vida selvagem nas grandes cidades que será impossível não ver um. Aconselhamos visitar o Featherdale Wildlife Park, nas Blue Mountains, à 2h de Sydney. Completíssimo e com biólogos de guias.
Cuidados com a fauna australiana
O governo australiano tem trabalhado arduamente para proteger a fauna do país. Multas pesadas são impostas a quem alimentar ou tocar nos animais. Eles são espécies únicas, raras e em perigo. Qualquer tipo de alimento dado pode fazer mal e levá-los à morte. A não ser em parques ambientais onde a aproximação é permitida e monitorada, em seus habitat naturais se contente a observá-los de longe e tirar quantas fotos quiser mantendo a distância adequada.
Dessa maneira você ajuda a manter a harmonia na natureza e se protege de doenças que podem ser transmitidas por animais silvestres.
Que maravilhoso! Parabéns pelo blog incrível!
Obrigada, Roberta!