Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori
Ilha Norte Nova Zelândia

Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori

Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori

No extremo norte da Ilha Norte, Cape Reinga é o “Oiapoque” neozelandês, onde a State Highway 1, que cruza o país de Norte a Sul, termina sem ter mais como prosseguir, onde o Mar da Tasmânia encontra o Oceano Pacífico e onde, após mortos, os espíritos do povo maori se reúnem para partir a um outro mundo.

Como qualquer destino que tenha essa aura de “fim de mundo”, o Cape Reinga é um local que reúne diversos viajantes e aventureiros que desejam colocar em seus currículos sua passagem por ali. E sendo o acesso até ele relativamente rápido de ser atingido a partir de Auckland, é um “fim do mundo”, ao contrário de outros pontos do planeta, bem fácil e tranqüilo de ser visitado.

Ninguém se importa muito, mas toda essa fama de “ponto mais ao norte” não é algo geograficamente tão correto de se dizer, já que a 30km de distância e um pouco mais ao norte que seu vizinho famoso se encontra o Surville Cliffs, o, de fato, ponto mais setentrional da Ilha Norte. Mas como é um local completamente inacessível e uma pequena mentirinha geográfica não faz mal a ninguém, deixemos a fama com o Cape Reinga.

O nome verdadeiro do local é Cape Reinga/Te Rerenga Wairua, que em maori significa O Submundo/O lugar de onde os espíritos saltam. Tem essa denominação por se tratar do ponto para onde a cultura maori acredita que seus espíritos vão após a morte, retornando a Hawaiki, sua terra de origem. De acordo com o mito, suas almas vão até a Pohutukawa (uma árvore muito antiga e sagrada) de 800 anos e através de suas raízes, penetram no submundo. A área é tão sagrada a eles que, em respeito, é proibido comer em toda a localidade e no entorno, sendo a última cidade com lanchonetes e restaurantes a 100km de distância. É importante respeitar as regras e se deixar embarcar em toda sua história.

Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori

Além de toda a cultura presente no local, a beleza natural e as paisagens ajudam a atrair diversos turistas. E é lindo mesmo poder ver o contraste do Oceano Pacífico encontrando o violento Mar da Tasmânia. Em dias turbulentos, é possível ver altas ondas.

Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori

Os que viajam motorizados (sempre a melhor opção na Nova Zelândia) devem sair de Auckland rumo ao norte, seguindo a SH1 sentido Whangarei. Desvie e pare por um tempo para conhecer a fantástica região de Bay of Islands ou siga direto até Kaitaia/Ahipara, antes de entrar na Península de Aupouri. Dali serão 2h, em uma estrada asfaltada somente em 2010, até o destino final. Do estacionamento até o farol ainda é preciso caminhar 1km por uma trilha onde, do alto, é possível ver a praia abaixo com a árvore sagrada.

Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maoriCape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori

Cape Reinga: o começo da Nova Zelândia e o fim dos maori

Aos que não tenham um veículo próprio ou alugado, a opção é entrar em alguns dos tours organizados a partir de Bay of Islands. Fixar sua base em Paihia talvez seja onde te dê melhores alternativas. Mas como cansamos de afirmar, uma viagem pela Nova Zelândia é muito melhor aproveitada quando feita de carro.

O passeio em Cape Reinga é bastante místico, cercado de mitos e com uma áurea sobrenatural. É uma ótima opção para quem ficar em Auckland por um tempo maior e destino obrigatório aos que se aventuram por Northland e Bay of Islands.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing