Home » Destinos » Colômbia » Clima na Colômbia: Qual a melhor época para viajar?
Colômbia

Clima na Colômbia: Qual a melhor época para viajar?

Clima na Colômbia: As diferentes regiões do país e a melhor época para visitar. Piedra El Peñol

O clima na Colômbia é tropical em todo o seu território, que é cortado pela Linha do Equador em seu trecho mais meridional. No entanto, as variações na altitude ocasionadas pela presença da Cordilheira dos Andes e a distribuição irregular das chuvas em suas cidades formam diversas micro zonas climáticas completamente distintas entre si. O país conta com praias do Caribe e montanhas nevadas, florestas e desertos que fazem com que o clima de cada uma de suas regiões seja único.

Para descobrir qual a melhor época para viajar para a Colômbia o turista deve analisar com bastante calma quais cidades e regiões entrarão em seu roteiro, pois cada uma terá seu período ideal distinto.

O Clima na Colômbia

Clima na Colômbia: A cidade de Bogotá do alto do Cerro Monserrate

Pelo país estar próximo ao Equador, o clima na Colômbia não tem grandes variações de temperatura ocasionadas pelas mudanças das estações do ano. Na maior parte de suas cidades os termômetros se mantêm constantes o ano todo.

As mudanças nas temperaturas são percebidas pelo turista ao viajar de uma região a outra do país. Quanto maior a altitude da cidade de destino, mais frio tende a ser o clima, independente da estação do ano.

Numa regra simplificada, é possível calcular que a temperatura no país cai seis graus conforme sobe cada mil metros de altitude. Assim, quando em Cartagena (ao nível do mar) os termômetros marcarem 30º C, em Bogotá (2640 msnm) – por regra de três – encontraremos 14º C.

Mas, além de analisar os números dos termômetros, ao planejar uma viagem pela Colômbia é preciso coordenar suas datas com os períodos de escassez de chuvas em cada cidade. Em especial, é preciso atenção ao incluir os destinos do Caribe, como Cartagena e San Andrés em seu roteiro, para não ter seus dias de praia perdidos por falta de um planejamento adequado. Em San Andrés, o cuidado deve ser redobrado, visto que as ilhas do arquipélago ficam na rota de furacões do Caribe, cujo período deve ser evitado.

Abaixo vamos relatar como é o clima na Colômbia, as temperaturas, os períodos de chuva e qual a melhor época para viajar para suas principais regiões turísticas:

O Clima em Bogotá

Clima na Colômbia: Os jardins floridos do Museu Botero, na capital Bogotá

Localizada a 2640 metros sobre o nível do mar, Bogotá é, das cidades turísticas colombianas, aquela onde a altitude está mais pronunciada. O clima em Bogotá é muito parecido com o de outras grandes cidades andinas, como La Paz, Quito ou Cusco, mas um pouco menos rigoroso.

A capital da Colômbia tem temperaturas médias oscilando entre 12ºC e 15ºC e grande amplitude térmica diária. Durante o dia os termômetros podem beirar ou passar dos 20ºC e a noite podem ficar abaixo de 10ºC. Normalmente o período mais quente vai de março a maio e o mês mais frio costuma ser dezembro.

Em Bogotá as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. Chove quase todos os meses, mas dificilmente em volume suficiente para atrapalhar uma viagem. Os meses chuvosos são abril e maio e, principalmente, outubro e novembro, quando as precipitações são mais intensas.

Assim, a melhor época para viajar para a capital da Colômbia vai de junho a agosto ou de dezembro a março, quando as chuvas são menos intensas e menos frequentes.

Mais sobre Bogotá: Quais os melhores bairros para reservar um hotel?

Clima em Medellín

Clima na Colômbia: A cidade de Medellín e suas chuvas no final do dia

Por seu clima, Medellín é conhecida como “a cidade da eterna primavera”. Apesar de situada na zona tropical, a altitude de Medellín forma uma zona temperada quando comparada ao clima na Colômbia. Na cidade, ao longo de todo o ano as temperaturas estarão nem tão quentes quanto no litoral do Caribe, nem tão frias quanto na capital.

Localizada a 1500 metros acima do nível do mar, Medellín tem temperaturas médias de 22ºC que criam uma sensação bem agradável tanto de dia quanto à noite, o que é um dos grandes atrativos locais. Nos extremos, os termômetros podem marcar 28ºC de máxima e 17ºC de mínima.

Já as precipitações são bem mais intensas na cidade do que na capital, por exemplo. Como em Bogotá, em Medellín os períodos mais chuvosos ocorrem nos meses de março a maio e de setembro a novembro. A eterna primavera, no entanto, provoca chuvas mais intensas, que podem passar dos 200mm em seu auge. Mesmo fora dos meses mais molhados, a localização da cidade, dentro de um vale, colabora para que as chuvas sejam frequentes mesmo nos meses secos. Deste jeito, é praticamente impossível programar uma viagem a Medellín sem um dia em que uma chuva te pegue pelo meio do caminho, sendo melhor ir já preparado para isso.

Assim como Bogotá, a melhor época para viajar para Medellín vai de junho a agosto ou de dezembro a março.

Leia mais: Veja onde ficar em Medellín e reserve sua hospedagem

Clima em Cartagena

Clima na Colômbia: O clima tropical de Cartagena das Índias, na costa do Caribe

Cartagena tem um clima quente e seco, facilitado por sua localização ao nível do mar e pela proximidade do Caribe. Na cidade as temperaturas passam constantemente dos 30ºC e podem beirar os 40ºC nos meses mais quentes, em junho, julho e agosto.

Se os termômetros permanecem constantes ao longo do ano, o mesmo não pode ser dito das chuvas em Cartagena. A cidade tem as estações seca e chuvosa muito bem definidas.

O período sem chuvas vai de dezembro a abril, com fevereiro sendo o mês mais seco de todos. Estes meses também coincidem com a alta temporada de turismo na cidade, que vai de dezembro a fevereiro. Para visitar a cidade nesta época, faça as reservas com antecedência, especialmente dos hotéis, que são escassos na área mais interessante da cidade.

Já a temporada chuvosa começa em maio e vai até novembro, com outubro sendo o mês mais molhado. No entanto, dentro do período de chuvas ainda é possível separar dois períodos distintos. Entre maio e agosto as chuvas são menos intensas e as temperaturas estão mais altas. De setembro a novembro as precipitações são mais frequentes e mais volumosas, sendo recomendável evitar a cidade no período para não se decepcionar com o clima encontrado na viagem.

Clima na Colômbia: As altas temperaturas de San Andrés, no Caribe

A melhor época para viajar para Cartagena vai, portanto, de dezembro a abril, com os dois últimos meses do período sendo os melhores para se aproveitar o clima seco e evitar os preços de alta temporada. Outra opção é viajar entre maio e agosto, quando as temperaturas estão muito altas e já chove um pouco, mas sem chegar ao ponto de atrapalhar a viagem.

Nós estivemos em Cartagena em agosto, quando houve pancadas de chuva no fim da tarde em dois dos quatro dias de nossa estadia.

Planeje sua viagem: Saiba quais os melhores bairros de Cartagena para reservar seu hotel

Clima em San Andrés

Em San Andrés o panorama é diferente de todo o clima na Colômbia. Distante 750 quilômetros da parte continental colombiana, o clima em San Andrés, pela intensidade das chuvas, se assemelha mais ao de outras ilhas caribenhas, localizadas mais ao norte do que ao do litoral colombiano.

O arquipélago tem o clima quente e seco com duas estações do ano bem definidas: o período seco e o chuvoso.

A temporada seca vai do final de dezembro a abril, que coincide com a alta temporada de turismo nas ilhas (afinal, quem quer ir para o Caribe em período chuvoso?).

Já os dias de chuva começam em maio e seguem até novembro. No meio deste período há um intervalo em julho e agosto, onde as chuvas são um pouco menos intensas. Em setembro, outubro e novembro, no entanto, a viagem é extremamente desaconselhável, pois além da enorme quantidade de água (acima dos 200mm), San Andrés ainda pode sofrer com os furacões, comuns neste trecho do Caribe, que nestes meses estão mais propícios a ocorrerem.

AJUDE O VIDA CIGANA A VIAJAR PARA A ÍNDIA

Leu algum texto no Vida Cigana que foi útil em sua viagem?
Usou alguma dica nossa ao se preparar para embarcar para algum destino?
Esta é sua chance de retribuir 😉

KERALA BLOG EXPRESS

Vote na gente no Kerala Blog Express
Em um minutinho você pode nos ajudar a embarcar para nossa próxima viagem, para a Índia!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close