Home » Destinos » Colômbia » Onde ficar em Cartagena: os 4 melhores bairros e hotéis
Colômbia

Onde ficar em Cartagena: os 4 melhores bairros e hotéis

Onde ficar em Cartagena: Dentro da Cidade Amuralhada, a área mais turística da cidade

Escolher onde ficar em Cartagena é mais complicado do que em Bogotá, Medellín, ou qualquer outra cidade colombiana. A melhor decisão é ficar hospedado no Centro, dentro dos limites da Cidade Amuralhada, a região mais atraente. Mas a área ocupa um espaço reduzido que, por ser preservado como patrimônio, possui opções limitadas de hospedagem que cobram caro pelo direito de dormir em uma localização tão privilegiada.

Para quem quer economizar, a cidade ainda oferece outros três bairros aos que buscam onde ficar em Cartagena e não querem estourar o orçamento na hospedagem.

Saiba mais: Para planejar seu roteiro de viagem, veja o que fazer em em Cartagena, as melhores atrações e como otimizar a sua visita.

Onde ficar em Cartagena, na Colômbia – os 4 melhores bairros

O que fazer em Cartagena: O Café del Mar na Muralha de Cartagena

Por muitos anos os viajantes eram unânimes ao afirmar que a busca por hospedagem em Cartagena deveria ficar contida nos limites de suas muralhas. Reservar algo fora de lá faria com que o turista passasse seus dias em alguma área degradada ou perigosa, ou que ficasse bem distante das grandes atrações, aumentando os gastos com deslocamento.

Hoje o panorama é diferente. A Cidade Amuralhada continua sendo o melhor lugar para ficar hospedado em Cartagena, mas quem quiser procurar algo fora de lá encontra boas opções sem os malefícios de antigamente. A área fora da muralha, em seu entorno imediato, está aos poucos sendo incorporada ao circuito turístico e os bairros mais distantes agora estão mais acessíveis, com mais opções de transporte.

Atualmente, ao procurar onde ficar em Cartagena, os melhores bairros são:

Dentro da Cidade Amuralhada:

Fora da Cidade Amuralhada:

Onde ficar dentro da Cidade Amuralhada de Cartagena

Apesar de muita gente considerar a Cidade Amuralhada como um conjunto uniforme, este trecho da cidade é dividido em dois bairros distintos: o Centro e San Diego.

O Centro é onde estão as casas de arquitetura mais bem preservada, as atrações mais famosas e claro, os hotéis mais caros. Já San Diego é um bairro mais local, com edificações menores, restaurantes e hotéis mais acessíveis, mas que mantém boa parte da segurança que é o grande diferencial de ficar hospedado dentro das muralhas de Cartagena.

O Centro de Cartagena

Onde ficar em Cartagena: O centro da cidade mais visitada da Colômbia

O centro de Cartagena é a parte mais turística e mais movimentada da cidade. A área é repleta de casarões coloniais que criam a ambientação que fez Cartagena famosa no mundo. Caminhar pelas ruas do Centro é de longe a maior atração da cidade e todo turista passará boa parte de seu tempo por ali, mesmo que hospedado em outro bairro.

Veja uma seleção de hotéis no Centro de Cartagena

Com os anos, a exploração do centro pelo mercado de turismo transformou a área. O crescente interesse turístico fez muitos dos edifícios do Centro de Cartagena serem convertidos em hotéis, vários deles ocupando os palácios históricos dos tempos coloniais. A população, por outro lado, não tendo condições econômicas de concorrer com o mercado, foi sendo levada aos bairros mais distantes, deixando o centro “sem vida”, apesar de superpovoado (por turistas), naquilo que é o maior ponto negativo de ficar hospedado por ali.

Hoje, a oferta de hospedagem no Centro, mesmo que ampla, ainda não supre a demanda. Quase todo turista que chega a Cartagena quer ficar hospedado no Centro, mas os edifícios baixos, com poucos quartos disponíveis, comportam principalmente hotéis estilo boutique, que com a grande demanda por hospedagem, cobram preços mais altos do que o padrão na Colômbia.

Para economizar ao procurar onde ficar em Cartagena, se sua opção for pelo Centro, a única dica possível é: pesquise bastante. Nem todos os hotéis do Centro são bons, mas todos cobrarão caro como se fossem. Sem a devida pesquisa o risco de pagar caro numa hospedagem ruim é alto.

Boas sugestões (e não muito caras pro padrão da área) são o Hotel Casa Estrella e o La Passión Hotel Boutique, que ficam um pouco afastados do burburinho do Centro.  Para ficar hospedado bem próximo das praças principais, as melhores dicas são o Alfiz Hotel e o Casa Claver Loft, que tem um terraço com vista para a Igreja de San Pedro Claver.

Para quem busca um albergue, o Centro não possui muitas opções. Os melhores da região são o Be Lounge Hostel e o Bourbon St Hostal.

San Diego

Onde ficar em Cartagena: o bairro de San Diego, também dentro da Cidade Amuralhada

San Diego é o bairro vizinho do Centro, que divide com ele o espaço limitado dentro da Cidade Amuralhada. Historicamente, enquanto o Centro era habitado pela aristocracia, em San Diego viviam os comerciantes e a classe média de Cartagena.

Veja a lista com os melhores hotéis de San Diego

Atualmente a diferença no padrão econômico dos dois bairros ainda se mantém. Em San Diego os edifícios são mais baixos e ainda se vê muitos moradores circulando. No bairro os restaurantes são mais acessíveis e à noite suas ruas têm uma aura mais boêmia, especialmente no entorno da Praça de San Diego e do Parque Fernández de Madrid.

Em nossa última passagem por Cartagena, foi em San Diego que ficamos hospedados, no Hotel El Claustro, um antigo mosteiro que pela localização, na “fronteira” entre San Diego e o Centro, teve um bom custo-benefício (apesar do quarto bem pequeno diante do valor da diária).

Para ficar no coração do bairro, próximo de suas praças principais, as melhores opções são o Hotel Portal de San Diego, o Hotel 3 Banderas ou o Casa de los Reyes.

Aos mochileiros, San Diego conta com mais opções de albergues do que o Centro. O mais conhecido deles é o El Viajero Hostel, que tem quartos coletivos e privados. Outra opção é o República Hostel, que só conta com dormitórios.

Onde ficar fora da Cidade Amuralhada de Cartagena

Em Cartagena, ficar hospedado fora da cidade amuralhada não costuma ser a escolha de muitos, mas isto pode ser uma decisão necessária em alguns casos. Os motivos mais comuns são: encontrar opções de hospedagem mais baratas, reservar as diárias nas grandes redes de hotéis que são (quase) inexistentes na Cidade Amuralhada, ou para aqueles que, na alta temporada, não encontram quartos disponíveis em bons hotéis dentro dos limites da muralha.

Para um turista procurar onde ficar em Cartagena na parte de fora da Cidade Amuralhada, os principais bairros são Getsemaní, área popular vizinha do Centro, ou Bocagrande, bairro de alto padrão a quinze minutos de carro da região central.

Getsemaní

Onde ficar em Cartagena: O bairro periférico de Getsemaní
Do lado de fora da muralha fica o bairro de Getsemaní

Getsemaní sempre foi o bairro para onde todo mochileiro corria quando precisava procurar onde ficar em Cartagena. É um bairro popular, muito humilde e que por anos sofria com a violência. Era perigoso andar por suas ruas, mas anos atrás, para quem queria economizar de verdade na hospedagem, era a melhor opção, já que fica ao lado do Centro e oferecia preços muito menores.

Hoje, o panorama é outro.

O turismo em Cartagena tem crescido a cada ano e a rede hoteleira do Centro não tem mais como dar conta da demanda por diárias em seus hotéis. Como não há mais como construir novas edificações dentro das muralhas, o núcleo hoteleiro do Centro está se expandindo para o bairro vizinho, reformando casarões e mudando a rotina de uma região antes degradada.

Conheça as opções de hospedagem em Getsemaní.

Com o mercado turístico indo e direção ao bairro, Getsemaní hoje não abriga apenas mochileiros em economia extrema. O bairro se tornou local de hotéis e albergues descolados, muitas vezes rivalizando em qualidade com os de dentro da Cidade Amuralhada.

Mas atenção! Apesar do perfil em transformação, ainda estamos falando de um bairro humilde de uma cidade grande latino-americana. Ficar hospedado por ali é mais econômico e dá maior contato com a realidade local dos colombianos, mas ainda há trechos do bairro onde não é tão seguro caminhar.

Para ficar hospedado em Getsemaní, prefira os hotéis localizados no entorno da Praça da Santíssima Trindade, o coração do bairro. Por ali uma ótima opção é o Hotel Casa Cytia. Se for reservar um albergue o melhor é o Hostel Papaya Getsemaní.

Bocagrande

Onde ficar em Cartagena: O bairro de Bocagrande, reduto comercial e de luxo da cidade colombiana

Bocagrande é a imagem oposta do que se vê nos bairros centrais de Cartagena. À beira mar, mas numa praia que não tem grandes atrativos, a área é ocupada por diversos arranha-céus, shoppings e lojas de marca. É um dos bairros mais ricos e exclusivos da Colômbia.

Com seus edifícios altos, Bocagrande se tornou a casa de todas as grandes redes internacionais de hotéis de alto padrão, como o Hyatt e o Hilton, que têm unidades no bairro. Mas também oferece opções mais econômicas, como o Holiday Inn Express.

Diante da extensa procura por diárias no Centro, Bocagrande acaba se tornando uma opção interessante quando não se encontra bons hotéis para reservar na parte histórica da cidade. Com uma concorrência maior, no bairro é mais fácil encontrar bons hotéis em oferta do que na Cidade Amuralhada. O Oz Hotel e o San Martin Cartagena são exemplos de como é possível reservar hotéis de excelência no bairro por preços muito mais acessíveis do que os de mesmo nível na parte central da cidade.

Explore outras opções de hotéis em Bocagrande para encontrar mais ofertas.

Ao escolher onde ficar em Cartagena, optar por uma estadia em Bocagrande tem como grande desvantagem a distância do bairro às principais atrações da cidade. Isto faz com que o turista dependa constantemente dos táxis da cidade, que circulam sem taxímetro em Cartagena. Um alento aos viajantes é a atuação da Uber na cidade, praticando preços mais acessíveis. A Cabify também já está em ação na Colômbia, mas (em 2017) seus carros ainda não circulam em Cartagena.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close