Se você está planejando uma viagem para Amsterdam já deve ter visto que o bairro de De Pijp oferece uma infinidade de atividades e lugares fascinantes para serem descobertos.
Seja você um amante da arte, gastronomia ou alguém em busca de novas experiências, De Pijp certamente não irá decepcionar.
Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo as atrações deste bairro super em alta agora, selecionamos as cinco melhores coisas para fazer por lá, tudo com base nossas experiências pessoais de nossas idas à capital holandesa que tanto curtimos.
Vamos começar?
Dicas para aproveitar ao máximo o bairro De Pijp
Para quem está indo a Amsterdam, alguns bairros e localizações são paradas obrigatórias durante a viagem.
Os bairros de Jordaan e Red Light District, por exemplo, são bastante procurados pelos turistas. Mas além deles, outros locais que estão sendo “descobertos” mais recentemente são excelentes opções para conhecer na cidade. E nisso, podemos incluir o bairro de De Pijp, famoso por sua energia criativa e diversidade cultural.
As 5 melhores atrações do bairro De Pijp em Amsterdam são:
Logo abaixo vamos detalhar cada um desses pontos para você curtir numa passagem por Amsterdam.
Veja mais: Onde ficar em Amsterdam: 7 melhores bairros e dicas de hoteis.
Roteiro a pé por De Pijp
▼ A caminhada pelo bairro que recomendamos é a seguinte:
Para chegar no bairro De Pijp vindo da região central, você pode pegar o metrô na estação Central. A estação do bairro não fica tão perto da primeira parada, então você pode descer na parada Vijzelgracht e caminhar por 4 minutos até a Heineken Experience (1).
De lá, vá em direção à rua Eerste van der Helststraat e ande por 5 minutos até chegar na Gerard Douplein (2). O Albert Cuyp Market (3) fica a apenas 200m de distância.
O parque Sarphatipark (4) fica na rua de mesmo nome, são apenas 7 minutos de caminhada. Por último, o De Dageraad (5) é a atração mais distante da lista, são 12 minutos até o complexo e museu.
Agora que temos nossa lista pronta, vamos ver detalhes sobre cada um dos lugares e descobrir o que eles têm a oferecer!
Saiba mais: O que fazer em Amsterdam: 17 melhores pontos turísticos.
1. Heineken Experience
A Heineken Experience fica bem perto da praça Marie Heinekenplein. É uma antiga fábrica de cerveja da famosa Heineken, conhecida por muitos brasileiros, que foi transformada em museu interativo e hoje é uma das experiências mais legais para se fazer em Amsterdam.
Esse é um dos destinos favoritos dos turistas, afinal, uma cervejinha tirada diretamente da “fonte” é tudo de bom, não é mesmo?
Durante o passeio você poderá conhecer tudo sobre a história e como é o processo de fabricação de uma das cervejas mais famosas do mundo. Você ainda pode degustar diferentes tipos de cerveja, além da lager, produzidos pela marca.
Na Heineken Experience, a visita pode ser feita por conta própria, com a ajuda de um áudio guia e informações escritas nas paredes (ou via QR code).
O passeio também mostra parte do sucesso do marketing da cervejaria, já que a marca Heineken patrocina diversos eventos e campeonatos, o que gera bastante valor e seu reconhecimento mundo afora.
No final do passeio, para fechar tudo com chave de ouro, os turistas podem aproveitar a experiência relaxando num bar e tomando duas cervejas (já incluídas no valor do ingresso).
Veja também: 10 Melhores Museus de Amsterdam para incluir no roteiro.
2. Praça Gerard Douplein
Longe de ser um dos pontos turísticos mais famosos de Amsterdam, essa praça é um ótimo espaço para entender melhor sobre como os moradores locais vivem no cotidiano.
Durante o dia, aqui você encontra cafés e lojas, então é uma boa opção para descansar entre um passeio e outro.
À noite, bares e restaurantes apresentam música ao vivo e animação. É uma área onde jovens e adultos da cidade se encontram para descontrair. Em Gerard Douplein você pode aproveitar a vida noturna fugindo dos clichês e maiores movimentações de Jordaan e do Red Light District.
Se você quer se afastar dos roteiros turísticos tradicionais e experimentar algo diferente na viagem, esse é um bom lugar para incluir no se roteiro.
3. Albert Cuyp Market
O Albert Cuyp Markt é um mercado a céu aberto bem famoso de Amsterdã, e uma das atrações mais populares de De Pijp, tanto para os moradores quanto para os turistas.
Em funcionamento desde 1905, essa feirinha é repleta de barracas e lojas na rua Albert Cuypstraat, uma das mais importantes do bairro.
Lá você vai encontrar desde antiguidades até frutas fresquinhas, é um lugar bem diverso. Ao visitar o mercado, os turistas ficam mais próximos da vida real na Holanda, e também podem apoiar vendedores locais. Além de, claro, experimentar alguns dos pratos principais da culinária holandesa e de suas ex-colônias. Vale a pena provar os pratos do Suriname.
Para quem quer um souvenir, esse lugar também é ótimo. Lembrancinhas feitas à mão por artesãos locais são boas formas de levar um pedaço de Amsterdam com você.
Saiba mais: 10 Melhores Museus de Amsterdam para incluir no roteiro.
4. Sarphatipark
O Sarphatipark é um dos pontos turísticos mais bonitos de De Pijp.
Ele é um parque ao ar livre importante da cidade (mesmo não sendo tão turístico), o nome é uma homenagem ao médico judeu Samuel Sarphati (uma estátua dele está no centro da propriedade) e é um dos melhores lugares para descansar por lá.
O espaço verde é popular entre os moradores e visitantes por sua tranquilidade e o paisagismo, que realmente impressiona. É um lugar bem gracinha, principalmente nos raros dias ensolarados da cidade.
As pessoas gostam de usar esse espaço para praticar esportes, fazer piqueniques ou apenas para descansar. Entre os jardins, lá também tem uma pequena lagoa que atrai diversos pássaros aquáticos.
O parque fica próximo de vários outros pontos turísticos e bairros de Amsterdam, então é mesmo um bom ponto para fazer um intervalo entre passeios. Além de não cobrar a entrada, o parque não tem restrição de horários para visitação.
5. De Dageraad
O complexo De Dageraad é considerado uma obra-prima e um símbolo da inovação social da época. Lá estão os Arbeiderspaleizen, ou “palácios dos trabalhadores”.
Essas casas ficam na região de Nieuwe Pijp, ao redor da rua Pieter Lodewijk Takstraat. Elas foram construídas no início do século XX, como parte de uma iniciativa para fornecer habitação de qualidade para a classe trabalhadora, e são excelentes exemplos do movimento arquitetônico alemão Plattenbau.
Hoje aqui também é um centro de visitantes dedicado à arquitetura e história do movimento social de habitação. O complexo projetado pelos arquitetos Michel de Klerk e Piet Kramer é um exemplo da Escola de Amsterdam, uma corrente do movimento modernista.
O que você vai ver em De Dageraad
Visitar este local te permite entender a visão progressista que moldou a vida urbana em Amsterdam e a história da habitação social na Holanda.
A fachada é muito bem preservada, e expõe o legado de um movimento que buscava harmonizar beleza estética com função social.
Por dentro, o centro oferece exposições informativas e tours guiados que mostram detalhes sobre o projeto e sua relevância histórica.
Alguns restaurantes e cafés também ficam lá por perto, o que facilita paradas para comer ou descansar depois de um dia todo passeando.
Visite De Pijp na sua estadia em Amsterdam
De Pijp oferece aos turistas a experiência real de um dia comum de um holandês. Aqui as experiências vão além dos pontos turísticos tradicionais, onde culinária, história e descontração se encontram pelas ruas do bairro e capturam a energia da região.
Ao visitar qualquer um dos prédios, museus ou canais nesse distrito, você irá se encantar ainda mais com a história e o espírito amigável e descontraído de Amsterdã.
Não deixe de adicionar De Pijp ao seu itinerário pela capital da Holanda, e lembre-se de nossas dicas quando for criar o seu roteiro ideal!
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.