Home » Holanda » Onde ficar em Amsterdam: 7 melhores bairros e dicas de hotéis
Holanda

Onde ficar em Amsterdam: 7 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Amsterdam: Uma casa barco em frente a lindos prédios da região de Jordaan

Quando se trata de escolher onde ficar em Amsterdam, há muitas opções diferentes. Sabemos que escolher o lugar ideal para se hospedar pode ser um grande desafio, mas estamos aqui para ajudar!

Vamos explicar tudo o que precisa saber sobre os melhores bairros de Amsterdam. São muitas opções de hospedagem pela cidade e cada zona tem seu charme particular. Dependendo do que está procurando, você pode preferir ficar no centro da cidade ou em uma dos muitos bairros diferentes que compõem esta cidade vibrante.

Para saber onde ficar em Amsterdam é necessário, portanto, se planejar e acima de tudo, entender o que você busca e qual é o perfil da sua viagem.

Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista dos 7 melhores bairros e regiões na hora de saber onde ficar em Amsterdam.

Onde ficar em Amsterdam: 7 melhores lugares

Onde ficar em Amsterdam: O Rijksmuseum, um dos museus mais importantes da cidade. Fica no Museumplein

Como você deve saber, Amsterdam é uma cidade conhecida por seus canais, pelos museus, passeios de bicicleta e também pelos moinhos de vento.

A cidade tem vários bairros e sub-regiões, porém nem todas são boas alternativas para se hospedar. Para ajudar neste processo, separamos os 7 melhores locais com dicas de hotéis em cada um deles.

Em nossa seleção, ao buscar onde ficar em Amsterdam os melhores lugares são::

  1. Jordaan
  2. Grachtengordel
  3. Centro Histórico e Red Light District
  4. De Pijp
  5. Museumplein e Vondelpark
  6. Amsterdam Noord
  7. Casas Barco

Dos canais charmosos do século XVII ao agito das áreas mais modernas da cidade, há um lugar em Amsterdam para cada tipo de viajante. Cada região da cidade tem seu próprio clima único que pode fazer toda a diferença na experiência geral da viagem.

Saiba mais: O que fazer em Amsterdam, 17 melhores atrações na capital holandesa.

1. Jordaan

O bairro de Jordaan num dia chuvoso. Cheio de canais, árvores e prédios lindos.

Jordaan é uma excelente opção de onde ficar em Amsterdam pois une a beleza das clássicas paisagens holandesas (bicicletas, pontes estreitas, canais) com um ambiente cheio de coisas interessantes para se fazer, como a Casa de Anne Frank.

O bairro é incrivelmente charmoso e elegante, localizado no coração de Amsterdam, mas também é muito conveniente quanto a oferta de transporte público.

A sua atmosfera histórica, ruas estreitas e canais pitorescos tornam este local ideal para quem procura uma experiência autêntica na cidade holandesa.

Jordaan é rodeado por encantadoras lojas especializadas, pequenos cafés e restaurantes acolhedores que oferecem uma ampla variedade de opções gastronômicas.

Dicas de hotéis em Jordaan

As opções de hospedagem em Jordaan são, em geral, muito confortáveis e elegantes. Os locais que visitei tinham ótimas avaliações dos hóspedes anteriores.

Outro ponto positivo é a localização privilegiada deste bairro. Ao se hospedar por ali é possível chegar aos principais pontos turísticos de Amsterdam em poucos minutos de caminhada ou através do transporte público. As ruas são charmosas e arborizadas, proporcionando um ambiente acolhedor para os visitantes.

Como exemplos de hotéis bem avaliados na região podemos citar:

  • Bridge Inn: Ótima opção para casais, com avaliação muito boa, quartos confortáveis e bem equipados. Destaque para a vista incrível do quarto para os canais da cidade, além da localização conveniente bem perto do centro histórico de Amsterdam.
  • Hotel Mercier: Um elegante hotel boutique com decoração moderna incrível e localização perfeita. O hotel está localizado em uma bela rua estreita bem no coração de Amsterdam. Embora mantenha traços originais como sua fachada em tijolo e escadarias, todo o seu ambiente interno é totalmente reformado.
  • Adam Suites Hotel: hotel muito bom e confortável, com decoração moderna. Localização privilegiada no bairro de Jordaan, próxima a restaurantes, cafeterias e com bicicletas disponíveis para locação.

Vale a pena se hospedar em Jordaan?

Jordaan é considerado um dos melhores bairros para ficar em Amsterdam pois fica na parte mais turística da cidade. E por todas as facilidades que apresenta, se hospedar no bairro vai sair na média ou um pouco mais caro do que o padrão da cidade, mas se você não tem sérias restrições de orçamento pode ser o melhor lugar para ficar em Amsterdam.

Ainda assim, ao escolher onde ficar em Amsterdam, reservar suas diárias em Jordaan é uma excelente escolha para quem busca conforto combinado com a autenticidade neerlandesa.

2. Grachtengordel

Vista do Grachtengordel a partir de um dos canais que atravessam o bairro, cujo nome significa Cinturão de Canais

Se você está em busca de uma experiência autêntica em Amsterdam, a dica é escolher o bairro Grachtengordel, que certamente deve fazer parte dos seus planos. Com suas belas ruas arborizadas e canais históricos, este é uma das zonas mais elegantes da região central da cidade.

Grachtengordel (ou Cinturão de Canais, em tradução livre) é uma região que está localizada muito próxima de Jordaan. Por lá passam os 3 principais canais de Amsterdam, fazendo com que o local tenha uma boa vista em boa parte dos hotéis.

Ao escolher o Grachtengordel como seu destino para hospedagem, você estará cercado por construções antigas e muita história. A beleza deste bairro se dá pelas casas típicas holandesas que se alinham às margens do canal. Sem mencionar os diversos museus, restaurantes sofisticados e boutique shops disponíveis nas imediações.

Hospedagem em Grachtengordel

Em relação as opções de hospedagem, nesse bairro podemos encontrar hotéis confortáveis com decoração moderna até hotéis requintados com interiores históricos preservados.

Ao buscar onde ficar em Amsterdam, se você está a procura do refinamento holandês durante sua estadia em algum dos hotéis da cidade, sem dúvida o Grachtengordel é uma escolha acertada!

As melhores recomendações de hotéis no Cinturão de Canais de Amsterdam inclui:

  • Hotel The Bird: Bom hotel confortável com localização e vista espetacular. A localização é ideal para turistas que querem se hospedar próximo aos principais pontos turísticos da cidade. 
  • Eden Hotel Amsterdam: esse moderno hotel também localizado com vista para os canais possui instalações modernas completamente reformadas em 2021. O Eden também conta com café da manhã incluso. Para garantir total conforto na estadia, o próprio hotel também contém um “listening bar” inspirado nos de Tóquio. 
  • NH Collection Amsterdam: suas suítes são decoradas em cores quentes que dão ao ambiente uma sensação de aconchego. Para aproveitar o clima da cidade, suas áreas comuns são inspiradas nos jardins holandeses.

Vale a pena se hospedar no Cinturão de Canais de Amsterdam?

Para quem procura onde ficar hospedado em Amsterdam indo atrás de um local charmoso e elegante, o bairro Grachtengordel é uma excelente escolha. O bairro fica localizado próximo a região central, com fácil acesso às maiores atrações locais como o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank.

Vale a pena ficar por lá se você quer um lugar que alie um bom custo benefício com um local onde você possa curtir à noite. Nessa região há muitos bares, pubs e restaurantes que servem boas porções e cervejas holandesas da melhor qualidade.

Comparado aos outros bairros para se hospedar em Amsterdam, o Grachtengordel pode ser um pouco mais caro em termos de hospedagem. Mas sua atmosfera nobre e luxuosa fazem valer cada centavo gasto.

3. Centro Histórico e Red Light District

O Centro Histórico de Amsterdam, onde a cidade foi fundada

O Centro Histórico é o coração pulsante da cidade de Amsterdam, com muitas opções para se divertir. Além dos famosos canais de Amsterdam que cortam essa região, há uma grande quantidade de bares, cafés, restaurantes e lojas locais. A localização central também significa que é fácil chegar a pé a Praça Dam e a muitos pontos turísticos da cidade.

Além disso, no Centro Histórico fica a Estação de trem Central, o que traz comodidade caso você vá usar o transporte público, visto que por lá há a possibilidade de conexão com a estação de metrô (Central Station), com os bondes, balsas e ônibus.

Na hora de saber onde ficar em Amsterdam certamente o Centro Histórico de Amsterdã está entre as melhores opções de hospedagem para a maioria dos visitantes, mas a localização acaba aumentando o valor das diárias.

Hotéis no Centro de Amsterdam

Nesta região central de Amsterdam há várias opções excelentes de hotéis que oferecem conforto e conveniência aos seus hóspedes. 

Nossas principais recomendações na região são:

  • Hotel Mai Amsterdam: hotel confortável com localização excepcional para explorar o Centro Histórico e Red Light District de Amsterdam. É um bom exemplo de como é possível se hospedar em quartos pequenos e ainda assim ter conforto. Seus belos quartos parecem retirados de capa de revista. Alguns quartos ainda contam com vista para os canais. Você ainda pode optar pela contratação do café da manhã à la carte do hotel.
  • INK Hotel Amsterdam: hotel luxuoso com design moderno. Está localizado no edifício que antes pertencia ao jornal “De Tijd”. Todo o seu interior foi reformado, rendendo à suas áreas comuns premiação pela “European Hotel Design”.
  • Hotel Estheréa: já pensou hospedar-se em um edifício considerado patrimônio mundial pela UNESCO? Esse é o Hotel Estheréa, fundado ainda na primeira metade do século XX. Ideal para aqueles que gostam de exclusividade, de hotéis clássicos com decoração romântica. Fica na beira de um canal, conta com um bar incrível e academia e bicicletas ao seu dispor.
  • Hotel V Nesplein: conta com quartos totalmente reformados e decorados no estilo minimalista moderno. Suas camas foram encomendadas especialmente para cada quarto e até o banho é uma experiência diferente ao utilizar o maravilhoso chuveiro de efeito cascata. Os drinks e jantar fica por conta do The Lobby Nesplein. 

Red Light District

A proximidade do Centro Histórico com o Red Light District faz com que ele não seja uma região adequada para todos os viajantes. O Red Light District atrai muitos turistas por suas vitrines eróticas e sua vida noturna agitada. Por isso, ele pode não ser muito apropriado para famílias com crianças pequenas ou casais em busca de um ambiente mais tranquilo.

No entanto, se você está procurando uma atmosfera animada e viva durante sua estadia em Amsterdam este é definitivamente o lugar certo!

Para quem é indicado se hospedar no Centro de Amsterdam?

Para aqueles que buscam ficar bem no centro de tudo, o Centro Histórico é uma excelente opção de hospedagem. A região é conhecida por sua atmosfera vibrante, vida noturna animada e diversos pontos turísticos importantes nas proximidades.

Sendo assim, esse é o ponto da cidade mais apropriado para quem quer viver Amsterdam de uma forma mais intensa, conhecendo sua vida noturna.

A localização central também torna muito fácil acessar o transporte público para explorar outras partes da cidade. Embora seja uma área com muitos atrativos turísticos, pode ser considerado um pouco mais barulhento em comparação com outras regiões mais tranquilas, como Jordaan e De Pijp, por exemplo.

Além disso, alguns viajantes podem sentir-se desconfortáveis ​​devido à presença do Red Light District na região.

4. De Pijp

Uma feira de rua em De Pijp, um dos bairros mais descolados de Amsterdã
Foto de Matheus Frade pelo Unsplash

De Pijp é um bairro vibrante de Amsterdam, localizado ao sul do centro histórico. Conhecido por sua atmosfera boêmia, esta região é o lar de muitos dos melhores restaurantes da cidade e tem uma vida noturna agitada. 

Em De Pijp também fica o maior mercado de rua da cidade, o Albert Cuyp, onde você pode comprar roupas vintage e delícias culinárias diariamente.

Hospedagem em De Pijp

Se você quer economizar com sua estadia e pagar mais barato pelas diáriass, ficar no bairro De Pijp pode ser a melhor dica ao buscar onde se hospedar em Amsterdam.

Por lá é possível encontrar boas acomodações (inclusive de grandes redes) em um dos melhores bairros para se hospedar em Amsterdam. É uma ótima relação custo-benefício.

Ao mesmo tempo, a região é servida pelo excelente sistema de transporte público de Amsterdam, o que faz com que seja fácil se deslocar para outros pontos da cidade.

Por outro lado, como o bairro é muito popular entre os turistas, esta é uma das regiões onde as pessoas podem enfrentar dificuldades em encontrar estas hospedagens mais acessíveis durante a alta temporada.

Nossas escolhas de hotéis em Amsterdam que ficam em De Pijp, incluem:

  • Ibis Styles Amsterdam: hotel econômico ideal para quem não quer gastar muito com hospedagem. Apesar de ser simples, os quartos do são confortáveis e possuem todos os itens básicos para uma ótima estadia. Nesse hotel, sua localização é a chave, pois fica próximo a diversos restaurantes.
  • Pestana Amsterdam Riverside: às margens do rio Amstel está o maravilhoso edifício neo-renascentista com anexos modernos que sedia o luxuoso hotel Pestana. Seus quartos possuem decoração minimalista e são muito confortáveis.
  • Hotel Okura Amsterdam: um lugar para quem busca luxo na badalada região de De Pijp em Amsterdam. Seus quartos e suítes são decorados com o minimalismo japonês. O Okura Amsterdam conta com serviço de spa (a ser contratado a parte), uma suntuosa piscina indoor, jardim japonês e academia tecnológica.

Vale escolher este bairro para ficar em Amsterdam?

Se ao procurar onde ficar em Amsterdam você optar por uma estadia no bairro, você terá a oportunidade de conhecer uma região animada e cheia de vida.

Além do famoso mercado Albert Cuyp, que oferece muitas opções gastronômicas, há também diversos cafés e restaurantes para desfrutar a culinária local.

A localização é perfeita também para quem deseja mergulhar na cena criativa e descolada de Amsterdam, pois a região é conhecida por sua cena artística vibrante, com muitos ateliês e galerias nas ruas.

Fora isso, a localização é excelente para se locomover pela cidade, pois deixa o turista próximo da Museumplein (Praça dos Museus), onde ficam museus como o Rijksmuseum e o Van Gogh Museum. 

5. Museumplein – Vondelpark

O Vondelpark em um dia de sol, cheio de verde e muitas pessoas sentadas na beira do lago

A região de Museumplein e Vondelpark é uma das mais procuradas em Amsterdam. Além do Vondelpark, a região também abriga a famosa “Praça dos Museus” de Amsterdam, onde estão museus como o Rijksmuseum, o Stedelijk Museum e o Van Gogh Museum.

Museumplein e Vondelpark são bons pontos de interesse e que podem ser excelentes caso você se hospedar lá. Nós ficamos por ali e adoramos. Museus, cafés, transporte público, tudo por ali com um ótimo custo benefício. Se você é fã de arte, cultura e natureza, essa pode ser a escolha perfeita para sua viagem à capital holandesa.

Vondelpark é o principal parque de Amsterdam. Imenso, um bom lugar para encontrar muita gente passeando, fazendo piqueniques e almoçando em seus restaurantes, e com paisagens de área verde que parecem verdadeiras pinturas.

Mesmo que você esteja longe do centro histórico e outros bairros mais conhecidos, a oferta de transporte é bastante satisfatória. ocê pode facilmente pegar um bonde para ir ao centro histórico ou explorar outras partes de Amsterdam.

Dicas de hospedagem em Museumplein-Vondelpark

Por esta ser uma área central os hotéis da região podem ter preços um pouco mais elevados comparados a outras áreas da cidade. Mas ainda assim são uma ótima opção para quem busca praticidade durante sua estadia em Amsterdam.

Abaixo, alguns dos hotéis localizados em Museumplein-Vondelpark:

  • The Muse Amsterdam: É um lindo hotel boutique onde sua localização faz do The Muse o hotel ideal para aqueles que adoram museus e galerias de arte. Seus quartos são inspirados na Idade do Ouro, e contém um toque clássico elegante. Só não recomendo o café da manhã, que é caro para o que oferece.
  • Max Brown Hotel: próximo ao Vondelpark está este maravilhoso hotel boutique. Sua fachada manteve os detalhes das antigas casas, mas seu interior foi totalmente modernizado e possui decoração rústica. Todos os seus quartos são confortáveis e é ideal para turistas que gostam de atendimento personalizado.
  • Hotel van der Vijsel: fica na histórica rua Overtoon. Uma vez que no século passado o edifício era sede da empresa madereira “Houthandel van de Vijsel”, todo o seu interior faz jus à sua história e possui pisos, parede e teto todos em madeira originais da construção. Em harmonia perfeita, os quartos são decorados em modelo rústico industrial.

Vale a pena ficar perto da Museumplein?

O Museumplein e Vondelpark são áreas perfeitas para quem quer estar em meio à arte, à natureza e à cultura de Amsterdam.

Em termos de hospedagem na região conta com muitas opções confortáveis ​​e acessíveis. Entre as opções estão alguns hotéis bem localizados próximos dos museus com fácil acesso ao transporte público que permitem explorar outros bairros rapidamente.

Além disso a região possui uma enorme variedade gastronômica e deixa os visitantes a todo momento próximos aos pontos turísticos. 

6. Amsterdam Noord

Prédios bem modernos no bairro industrial de Amsterdam Noord

Amsterdam Noord é uma parte da cidade que é acessada através de balsas gratuitas, pois fica em uma ilha ao norte da região central, que também serve como uma região portuária. Isso faz com que a sua arquitetura seja em sua maior parte em estilo industrial.

O bairro em si tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, tendo se tornado um polo de arte urbana e cultura alternativa da cidade.

O bairro abriga atrações como o EYE Film Museum (Museu de Cinema da Holanda), a NDSM Werf (uma área portuária com galerias de arte e restaurantes), além de algumas opções gastronômicas interessantes.

Apesar disso, nessa parte da cidade não há outros grandes atrativos turísticos, fazendo com que essa seja uma boa alternativa caso você esteja com um orçamento mais apertado ou não abra mão da tranquilidade.

Como se hospedar em Amsterdam Noord

Quanto mais ao norte você está, mais longe fica dos pontos turísticos principais de Amsterdã. Por isso, os hotéis, AirBnB e preços de aluguéis são mais baratos por aqui.

Apesar dos preços serem mais baratos, a economia vem em troca de um gasto maior de tempo nos deslocamentos. A região não é muito indicada portanto a quem vai a Amsterdam com os dias contados.

Alguns hoteis para se hospedar em Amsterdam Noord:

  • DoubleTree by Hilton: quartos confortáveis, serviço de quarto, academia inclusa, Starbucks, bar em um rooftop explendido e ainda aceita animais de estimação. Todos esses itens são contemplados pelo DoubleTree by Hilton Amsterdam. Situado em frente ao canal IJ, o DoubleTree está a dez minutos de balsa da Estação Central de Amsterdam.
  • Holiday Inn Express: esse é um hotel de 3 estrelas com quartos confortáveis e janelas grandes que dão ao ambiente sensação de tranquilidade e espaço. O café da manhã está incluso no pacote e recebe muitos elogios dos hóspedes. O Holiday Inn também possui estruturas ideais para acomodar famílias e aceita animais de estimação.
  • Sir Adam Hotel: localizado na torre A’Dam, esse hotel conta com deck de observação, espaços de co-working, academia, restaurante e rooftop. Suas acomodações possuem diferentes tamanhos e são todas bem iluminadas e decoradas com arte pop. Algumas ainda incluem uma sala de estar.
  • Yotel Amsterdam: Situado a 1 km da torre A’Dam está o Yotel Amsterdam, um hotel com ar divertido mas sem perder o bom gosto que conta com academia, bar, restaurante e jardim. Com tons futuristas, seus quartos são amplos, com camas confortáveis e com uma decoração que emana paz.

7. Casas Barco

Uma casa barco em Amsterdã com as cores de Mondrian

Por fim, uma das melhores opções na hora de escolher onde ficar em Amsterdam são as Casas Barco. Se você está procurando uma experiência genuína, ficar em uma casa-barco pode ser a escolha certa para sua estadia em Amsterdam.

Situadas nos canais da cidade, elas oferecem aos hóspedes uma experiência única, na qual você pode desfrutar de um dos mais belos panoramas da cidade.

Além disso, as Casas Barco são bem equipadas e oferecem todas as comodidades que você precisa para uma estadia confortável. Entretanto, é importante saber escolhê-las, pois opções mais baratas podem não ser tão cômodas, seja pelo tamanho reduzido, espaço limitado onde dormir ou pela região em volta.

Opções autênticas para uma estadia em Amsterdam

Aqui vão algumas das melhores opções de Casas Barco:

  • Felicitas: um “barco-hotel” muito indicado para casais. Seus quartos possuem um bom tamanho e todos contém banheiros totalmente equipados. Além disso, possui um deck ideal para apreciar a bela vista durante o café da manhã (que está incluso no pacote). O barco Felicitas fica ancorado a 0,6 km da Torre das lágrimas (Schreierstoren).
  • Rembrandt Square Boat: uma casa barco que conta com uma sala de estar, um quarto, banheiro e cozinha equipada. Seu deck coberto permite a apreciação de uma bela vista do canal. O Rembrandt é amplo e repleto de janelas, permitindo a entrada de muita luz natural (seja ela do sol ou da lua). Está a menos de 400 metros do Waterlooplein.
  • Asile Flottant: conjunto de 6 barcos que ficam ancorados próximo ao Centro Histórico de Amsterdam. Para projetar o Asile Flottant, todos os barcos foram reformados e transformados em excelentes apartamentos que podem acomodar de 4 a 6 pessoas. Ideal para se hospedar em viagens em grupo.

Vale a pena reservar uma casa-barco?

Hospedar-se em uma das casas-barco de Amsterdam é uma experiência e tanto.

Em Amsterdam as casas-barco são hospedagens mais caras que os hotéis convencionais de nível similar. Algumas são exclusivas e possuem serviços sofisticados, como spa privativo ou até mesmo um terraço com vista espetacular do canal. Se você busca algo mais elegante, há também algumas opções que podem ser interessantes para sua viagem a Amsterdam!

Porém, a verdade é que são poucos os lugares que te permitirão ter uma experiência como essa no mundo, então eu não deixaria de considerar essa opção, mesmo que não por todos os dias da sua estadia em Amsterdã.

O melhor bairro para se hospedar em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade incrível, repleta de cultura, história e paisagens deslumbrantes. Esperamos que este guia tenha sido útil para ajudá-lo a decidir o melhor lugar para ficar em Amsterdam em sua próxima viagem à Holanda.

Lembre-se que em Amsterdam cada bairro tem características únicas e opções de hospedagem variadas. Escolha o local que melhor se adapte às suas necessidades e preferências, pois é impossível definir qual é o melhor, já que cada viajante terá uma opinião distinta.

Independentemente do bairro que você escolher para se hospedar em Amsterdam, tenho certeza que você terá uma experiência inesquecível na cidade!

Não deixe de passear pelos canais pitorescos da cidade, visitar seus famosos museus ou simplesmente relaxar nos belos parques locais. O importante é aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer – você não vai se arrepender!

Mais sobre Amsterdam

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv