Se você está planejando uma viagem a Amsterdam, uma das melhores regiões para conhecer é o bairro de Jordaan. Ele é uma das regiões mais visitadas pelos turistas devido à sua variedade de museus e atividades culturais.
Antes ele era um bairro residencial, onde a classe trabalhadora da cidade morava, mas hoje Jordaan é o cartão postal de Amsterdam, onde você vê as famosas fotos dos canais e casinhas estreitas.
Neste post, vamos te mostrar o que fazer em Jordaan e destacar as 8 melhores atrações turísticas que você não pode deixar de visitar durante sua estadia.
8 atrações turísticas em Jordaan, Amsterdam
Quando começamos a montar nosso roteiro em Amsterdam não entendíamos muito bem da cidade, mas sabíamos o que queríamos visitar. Vimos que muitas coisas de nosso interesse, como a Casa de Anne Frank, ficavam por ali. É um dos bairros mais bonitinhos de Amsterdam também, dá até vontade de morar ali.
Com as nossas experiências desenvolvemos esta lista com as melhores atrações e pontos turísticos para visitar por essa região, que também é uma das melhores para se hospedar na cidade.
Aqui está nossa lista das 8 atrações, pontos turísticos e lugares para visitar em Jordaan, Amsterdam:
- Lindengracht Markt
- Noordermarkt
- Winkel 43
- Museu e Casa de Anne Frank
- Igreja Westerkerk
- Galerie Ron Mandos
- Woonbootmuseum (Houseboat Museum)
- Moeders
Saiba mais: O que fazer em Amsterdam, 17 melhores pontos turísticos.
Agora vamos conhecer mais detalhes de cada uma das experiências que Jordaan tem a oferecer!
Roteiro por Jordaan
▼ A rota que sugerimos fazer em Jordaan passa por:
Uma das opções para chegar até o bairro de Jordaan, em Amsterdã, é através do bondinho ou ônibus. A parada fica a 8 minutos de do Lindengracht Markt (1). O Noordermarkt (2) fica na rua de mesmo nome, paralela ao primeiro mercado.
Em seguida, caminhe na direção oeste na Noordermarkt em direção a Noorderkerkstraat, e logo voce encontrará o café Winkel 43 (3). Para chegar ao Museu e Casa de Anne Frank (4) são 7 minutos pela rua Prinsengracht. No mesmo quarteirão você visita a Igreja Westerkerk (5).
Siga na direção noroeste em direção a Prinsengracht, 8 minutos de caminhada às margens do canal te levam até a Galerie Ron Mandos (6). Bem próximo à galeria está o Woonbootmuseum (7), na rua Elandsgracht.
Por fim, o restaurante Moeders (8) fica na rua Rozengracht, a 10 minutos de caminhada do museu flutuante.
1. Lindengracht Markt
O Lindengracht Markt é uma feira de rua que acontece todos os sábados, ao longo da rua Lindegracht, em Jordaan, Amsterdam. É um lugar onde moradores e turistas se reúnem para comprar produtos locais como frutas, queijos e flores.
Estar no Lindengracht Markt é uma boa forma de conhecer um pouco mais sobre a rotina de quem vive na cidade, já que lá você pode experimentar um pouco dos produtos típicos holandeses e, ao mesmo tempo, interagir com a cultura local.
Por isso, incluir o Lindengracht Markt em seu roteiro é uma ótima maneira de explorar e aproveitar o bairro de Jordaan.
2. Noordermarkt
O Noordermarkt é uma feirinha que certamente está entre as mais animadas e completas de Amsterdam.
O evento, que funciona aos sábados e às segundas-feiras, reúne uma variedade impressionante de lojas em barraquinhas, que oferecem alimentos frescos, roupas de brechó, antiguidades e outros itens.
Essa é outra atração que oferece ao visitante a oportunidade de conhecer mais sobre o dia a dia da capital. Nesse mercado de rua você pode experimentar produtos frescos como frutas, legumes, queijos e pães recém feitos, todos produzidos por moradores locais.
No mercado também é possível encontrar uma boa variedade de pratos tradicionais holandeses e receitas de outros lugares do mundo.
Considero o Noordermarkt uma excelente dica para incluir no seu roteiro de viagem para Amsterdã. Além de estar numa região central de Jordaan, a visita vale a pena tanto pelo aspecto gastronômico quanto cultural.
3. Winkel 43
Quem está de passagem por Amsterdã e não quer perder uma boa sobremesa, uma boa dica é o Winkel 43! Esse café tem uma torta de maçã deliciosa, que leva a fama de ser a melhor da cidade. Só se prepare para a fila.
Da última vez que estivemos em Amsterdã experimentamos essa torta. Ela é crocante por fora, o recheio é generoso e é doce na medida certa.
O ambiente descontraído agrega ainda mais à experiência. O lugar é aconchegante e o atendimento dos funcionários (que são muito simpáticos) faz com que você se sinta em casa. Num dia de frio não tem melhor pedida!
Por isso, não deixe de separar um momento para conhecer o Winkel 43 e experimentar essa torta famosa durante sua visita ao bairro.
4. Museu e Casa de Anne Frank
O Museu e Casa de Anne Frank é um dos lugares mais famosos de Amsterdã, por seu papel histórico em um dos momentos mais tristes da humanidade.
Essa é uma atração intensa que nos conecta com pessoas, objetos e tudo que pertence à história trágica da jovem Anne Frank, durante a Segunda Guerra Mundial. Descrevemos a visita num texto somente sobre Anne Frank, sua família e as atrações ligadas à ela em Amsterdam.
A casa fica localizada na central região de Jordaan, e é o local onde a família e amigos de Anne Frank se esconderam por mais de dois anos para fugir da perseguição nazista. O prédio foi cuidadosamente preservado, mas não conta com o mobiliário original, que foi retirado pelo pai da própria, único sobrevivente da casa.
Para aqueles interessados em aprender mais sobre o passado e honrar as pessoas que fizeram parte dessa história, a visita ao Museu e Casa de Anne Frank oferece uma oportunidade de conectar-se com tudo que a jovem representa.
Mas atenção, é proibido tirar fotos no interior, por isso, respeite.
Veja também: 10 Melhores Museus de Amsterdam para incluir no roteiro.
5. Igreja Westerkerk
Um dos marcos históricos mais procurados de Jordaan, em Amsterdam, é a Igreja Westerkerk, que tem a arquitetura do século XVII, sendo um exemplo do calvinismo da época da reforma protestante.
Ao visitar essa igreja você verá, além da fachada que impressiona, as obras de arte sacra que compõem seu interior. Essas são reflexo da devoção popular da época e também da riqueza da região no momento em que foi construída.
Além disso, existe a possibilidade de subir a torre, de onde é possível ter acesso a vistas incríveis e ter ideia de como a cidade se desenvolveu ao longo dos anos, mesmo estando em uma área tão complexa topograficamente.
Se você é fascinado por história, arquitetura ou quer uma experiência única em sua viagem, incluir a Igreja Westerkerk em seu roteiro proporciona uma proximidade com a bagagem cultural de Amsterdam.
6. Galerie Ron Mandos
A Galerie Ron Mandos é um espaço dedicado à exposição e promoção de obras inovadoras de artistas renomados e emergentes. Ao visitar esta galeria, você terá a oportunidade de explorar diferentes formas de expressão artística, desde pinturas até esculturas e instalações.
Essa galeria é importante e é parada obrigatória para quem quer conhecer as últimas tendências do cenário artístico contemporâneo.
As peças expostas são selecionadas a partir de uma curadoria que se preocupa com a coesão do ambiente, e convidam os visitantes a comtemplarem obras expressivas que provocam reflexões sobre temas diversos da atualidade.
A equipe é atenciosa e está sempre disponível para fornecer informações adicionais sobre as exposições em andamento e sobre os artistas apresentados.
7. Woonbootmuseum (Houseboat Museum)
Esse é um dos museus mais interessantes de Amsterdã. A casa flutuante no canal Prinsengracht é um modelo característico da capital dos Países Baixos.
Essa atração oferece aos visitantes a chance conhecer uma casa-barco em estilo holandês, que foi convertida em museu. Durante a visita, os turistas podem matar a curiosidade de como são os cômodos numa casa como essa e ter uma ideia de como é morar numa casa flutuante.
Por meio de objetos pessoais de antigos moradores, junto às histórias compartilhadas pelos guias locais, é possível ter uma visão completa de como é morar num lugar assim.
Além disso, você também pode ter uma vista diferente da cidade.
Veja também: Passeio de barco em Amsterdam, 5 formas de explorar os canais.
8. Moeders
Moeders é um restaurante tradicional holandês que fica no centro da região de Jordaan. Esse estabelecimento é bastante procurado, tanto por seu ambiente acolhedor, quanto pelos deliciosos pratos.
Ao visitá-lo, você poderá aproveitar algumas das melhores iguarias holandesas como o famoso stamppot (purê de batatas com vegetais) e almôndegas caseiras.
A decoração do restaurante adiciona um toque nostálgico ao ambiente. As paredes são decorados com as fotos das mães dos clientes, o que torna a experiência mais pessoal, conectando você à cultura local através das histórias familiares retratadas.
Se você busca uma refeição caseira e cheia de carinho em sua jornada por Amsterdam, incluir Moeders em seu roteiro é uma escolha que com certeza valerá a pena!
Reserve com antecedência, pois é um local bastante popular em Jordaan.
Conheça Jordaan, em Amsterdã
Jordaan oferece uma experiência única e autêntica da cidade de Amsterdã. As ruas, histórias e pessoas te fazem sentir em casa nesse destino tão procurado pelos turistas, e a culinária tradicional merece destaque entre os restaurantes e cafés da cidade.
Com uma mistura perfeita entre tradição e modernidade, Jordaan certamente deixará você apaixonado pela cultura holandesa.
Se você está planejando sua viagem para Amsterdam, não deixe de incluir Jordaan no seu roteiro. Explore todas as dicas que trouxemos em nossa lista para montar o seu cronograma perfeito.
Com todas essas maravilhosas opções à sua disposição em Jordaan, com certeza sua visita a Amsterdam será inesquecível.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.