Ovelhas zumbis que devoram todos que veem pela frente; uma versão de Thriller, do Michael Jackson, misturada com um Haka maori; e uma plantação de maconha escondida no porão de um casarão abandonado são só alguns exemplos do que pode ser visto em alguns filmes da Nova Zelândia.
Talvez você associe o cinema do país apenas às trilogias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas lembre-se que as histórias destes, apesar de terem sido filmados no país, se passam na Terra Média.
Carlos e eu somos cinéfilos e mesmo enquanto viajamos não conseguimos passar muito tempo sem assistir a novos filmes, especialmente sobre as culturas novas que estamos conhecendo.
Estando na Nova Zelândia e hospedados por house sitting, temos algumas noites disponíveis onde podemos tranquilamente relaxar e escolher uns filmes para assistir. Recentemente resolvemos fazer uma maratona com alguns “clássicos” filmes da Nova Zelândia para dividirmos com vocês para ajudar entender um pouco mais do país que vivemos atualmente.
1. The Dead Lands (2014)
The Dead Lands se passa na Ilha Norte, antes da chegada dos europeus à Nova Zelândia, numa época em que as guerras entre as diferentes tribos que habitavam a região eram frequentes. Conta a história de um guerreiro maori que precisa atravessar uma região assombrada onde uma tribo inteira foi misteriosamente dizimada para vingar o massacre da sua família.
Um bom filme para ver como eram as relações entre diferentes tribos maori e como era a terra antes da chegada dos europeus.
2. O Piano (The Piano, 1993)
O Piano se passa nas praias da Costa Oeste de Auckland e conta a história de uma mulher muda, sua filha pequena e seu premiado piano, que são mandados para a Nova Zelândia no século XIX para um casamento arranjado. Ao prometer ensinar um local a tocar piano, a mulher acaba se apaixonando por ele, criando assim um escândalo naquela sociedade ainda em formação.
O filme se passa logo após o Tratado de Waitangi, quando a relação entre ingleses e maori foi estabelecida e europeus começaram a vir em massa para a Nova Zelândia começar uma nova vida.
3. Bad Blood (1981)
Situado em Kowhitirangi, perto de Hokitika, na Ilha Sul nos anos 40, conta a história real de um fazendeiro que, após suspeitar que os vizinhos estivessem conspirando contra ele, começou a atirar contra todos que entravam em sua propriedade. Para escapar da polícia, adentrou pela mata, se escondendo por 12 dias, mobilizando mais de 100 pessoas em sua caça. Foi o primeiro caso de assassinato em série do país.
Mostra o lado rural e pouco habitado da Nova Zelândia, sua população e a constante sensação de isolamento.
4. Almas Gêmeas (Heavenly Creatures, 1994)
Com a Christchurch dos anos 50 como pano de fundo, Almas Gêmeas conta a história real de duas adolescentes que, em nome de sua amizade fantasiosa e doentia, planejaram o assassinato da mãe de uma delas. O caso até hoje é comentado na Nova Zelândia pela crueldade e a pouca idade das meninas.
Um dos primeiros filmes de Peter Jackson, diretor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e o primeiro de Kate Winslet, mostra como era a vida nos anos 50 da segunda maior cidade do país, com toda a sua aristocracia.
Leia mais: Conheça Christchurch, a cidade mais inglesa da Nova Zelândia
5. Goodbye Pork Pie (1981)
Goodbye Pork Pie é um road movie que cruza a Nova Zelândia por inteiro no fim dos anos 70, desde Kaitaia, no The Far North, indo até o extremo sul da Ilha Sul, em Invercargill. Conta a história de um rapaz que rouba um carro e dá carona para um homem e uma mulher, começando uma viagem muito louca entre sexo, drogas e rock n’ roll enquanto são perseguidos pela polícia.
Bom para ver o país por inteiro, suas diferentes paisagens e meios de transporte, como ferrovias e as auto estradas.
6. Boy (2010)
Na Costa Leste da Ilha Norte nos anos 80, Boy conta a história de um menino maori, fanático por Michael Jackson, que perdeu a mãe bem pequeno e que, ao receber a visita do pai, que não vê há anos, descobre outro mundo que não se encaixa naquele em que vive.
Mostra a vida numa sociedade rural na Nova Zelândia, onde as crianças maori são criadas bem diferente das descendentes de europeus.
7. O Amor e a Fúria (Once Were Warriors, 1994)
O Amor e a Fúria se passa em Auckland nos anos 90 e conta a história de uma família de descendentes maori que vive na periferia da cidade. O filme acompanha todo submundo de drogas e violência a que parte da sociedade neozelandesa é submetida e difícil de ser visto por quem vem de fora.
Apresenta uma Nova Zelândia onde nem tudo são flores, com seus guetos em plena Auckland, onde a maior parte de sua população é composta de minorias, como maori, polinésios e asiáticos.
8. Encantadora de Baleias (Whale Rider, 2002)
Encantadora de Baleias se passa na East Coast da Ilha Norte nos dias atuais e conta a história de uma menina maori, descendente de um dos grandes ancestrais, chamado Paikea que, de acordo com a lenda, chegou até a Nova Zelândia em cima de uma baleia. O avô da menina, o atual chefe da tribo, não a aceita como sua sucessora e a rejeita por ser mulher. Ela então tem que provar a ele o seu valor.
Antes de vir para a Nova Zelândia, antes de pensar que um dia viveríamos por aqui, este era um dos meus filmes favoritos, que mergulha fundo na cultura maori, que tanto me interessa. Um filme que mostra as tradições maori e o machismo existente na sociedade.
9. My Wedding and Other Secrets (2011)
My Wedding and Other Secrets se passa na Auckland dos dias atuais, onde uma jovem de família chinesa se apaixona por um rapaz neozelandês e tem que provar para a sua família extremamente tradicional que ela escolheu o homem certo para ser seu marido.
Apresenta o contraste na vida de imigrantes e neozelandeses, onde os imigrantes continuam com seus costumes e muitas vezes se isolam em sua própria comunidade para não quebrar as tradições de família.
10. Scarfies (1999)
O filme se passa em Dunedin, na Ilha Sul, nos tempos atuais e conta a história de 5 estudantes da Universidade de Otago que, ao dividirem uma casa abandonada, descobrem uma plantação de maconha no subsolo, resolvendo vendê-la para traficantes locais. Mal esperam eles que o dono da plantação viria atrás do que pertence a ele.
O filme é um retrato da cidade de Dunedin, que em boa parte é formada por estudantes universitários que veem de todas as partes do país (e até do mundo) estudar. Grande parte das casas da cidade são repúblicas e a cidade é movida em torno delas.
Leia mais: Dunedin, a cidade universitária da Ilha Sul
11. Loucos por Nada (Eagle vs Shark, 2007)
Loucos por Nada se passa em Wellington, na Ilha Norte dos tempos atuais e conta a história de um casal de nerds rejeitado pela sociedade, que vai até a cidade natal do rapaz para que ele possa se vingar de um garoto que praticava bullying contra ele na época da escola.
Um retrato da sociedade contemporânea neozelandesa, onde vários jovens vão para cidades maiores em busca de empregos, mas ainda mantém suas raízes no interior rural, onde foram criados.
12. Ovelha Negra (Black Sheep, 2006)
Em alguma fazenda criadora de ovelhas da Nova Zelândia, um experimento científico sai de controle e cria ovelhas mutantes que saem matando tudo e todos. Resta a um dos herdeiros da fazenda, junto com seu amigo e uma ativista tentarem reverter toda a confusão de Ovelha Negra.
A Nova Zelândia possui mais de 40 milhões de ovelhas, sendo o maior rebanho delas no mundo. Há 10 ovelhas para cada humano no país. O filme mostra a importância das fazendas de ovelhas no país e faz uma sátira em relação a isso, imaginando o que aconteceria se todas elas se decidissem se voltar contra a população.
Tem mais alguma sugestão de filmes da Nova Zelândia? Escreva aqui nos comentários!
Um agradecimento ao amigo Rafael Monteiro, pois sem ele não teria sido possível assistir a Bad Blood.
Parabéns, pelo artigo. Amei !
Dessa lista eu só assisti O Piano.
Obrigada pelas dicas!
Obrigada!!! O Piano é lindo, né? Tenta ver os outros, são legais!
Parabéns pelo artigo. Estive em Aotearoa e minha alma se encontrou naquele lugar, certeza que na outra encarnação eu era uma maori. Gostaria de assistir aos filmes sugeridos, infelizmente temos pouco acesso a filmes que não sejam norte americanos. Pode me indicar onde acessar os filmes sugeridos?
Oi Luciana, realmente são filmes difíceis de achar… a maioria a gente baixou em sites piratas mesmo (ó a vergonha hahaha).
E mesmo assim, muitos deles sem legenda. O Piano e A Encantadora de Baleias são bem fáceis de achar, pois foram bem premiados.
Gostei do artigo. parabéns e obrigado pelas dicas.
Mais antigo, numa produção de 1947, há o GREEN DOLPHIN STREET, baseado no romance homônimo de Elizabeth Goudge. Ganhou oscar de efeitos especiais pelas cenas de um terremoto na Ilha sul. Conta a história de colonos ingleses. Recomendo mais o livro.
Opa, não conhecíamos esse filme, obrigada pela indicação, iremos assistir (e ler o livro)!
como que esqueceu do Senhor dos anéis? Hobbits?
Oi Fabio, nós não esquecemos, não. É que a ideia do texto é falar dos filmes cujas histórias se passam no país. O Senhor dos Anéis e o Hobbit foram filmados na Nova Zelândia, mas eles se passam na Terra Média. 😉
The Shannara Chronicles é uma série que estreou este ano, também foi gravada na nz. Vale a pena conferir.
Valeu pela dica, Christian. Vou procurar ver.
Boa tarde, se eu não estou enganado o filme Bad Taste que teve como diretor e ator o grande Peter Jackson foi totalmente gravado na NZ entre os anos de 1983 à 1987.
Você está certo, Tiago. Incluímos apenas alguns filmes da Nova Zelândia, mas há muitos outros tão interessantes quanto na filmografia do país.
Não acredito que deixei passar esse post…
Muito legal a lista, tinha alguns que eu ainda não conhecia.
Tem alguns outros que gosto que não estão na lista, como Braindead (1992) (thrashão), River Queen (história Maori na época colonial) e Housebound (drama familiar). Recomendo todos!
Hahahaha tranquilo Guilherme!
Obrigada pelas dicas também! Quem sabe não assistimos a esses outros e atualizamos o post? 🙂
E adoramos um trashão (você verá se assistir a Black Sheep!)
Beijo!
Bacana o post! Também tenho o esboço de um projeto nesse sentido, de aproveitar o poder de imersão dos filmes e escrever um especial temático sobre cada país em específico e não tão evidentes assim no aspecto do cinema.
Quanto a Nova Zelândia, tenho uma paixão platônica pelo país (obrigado Terra-Média e Peter Jackson!) e é a minha primeiríssima opção para quando surgir a chance de realizar uma viagem internacional. Vou aproveitar e conferir os outros posts de vocês a respeito da NZ.
E tive a possibilidade de esbarrar alguns anos atrás em Boy e o achei muito divertido, simples e comovente. Abraços!
Obrigada pelo retorno, Michael! Super legal essa sua ideia, é verdade, muito pouco é divulgado sobre culturas diferentes no cinema, sendo que existe um mundo todo caso a gente procure a fundo. Quando realizar o projeto, nos avise!
A Nova Zelândia é um lugar maravilhoso mesmo, eu, Larissa, sou fanática por Tolkien e ter vindo para a Terra Média foi um sonho realizado! Quando tiver a chance, venha sim! E estamos tentando ajudar de todas as formas quem está pensando em vir também. Se puder, curta nossa página no facebook!
Abraços!
Larissa
Adorei o post!!! Tenho um amor incondicional pela NZ e me interresso por tudo relacionado a este país maravilhoso no qual tive a oportunidade de morar e desbravar dentro de uma campervan em 2011/2012. Tenho o filme Boy! Com certeza assistirei aos demais!! Valeu Vida Cigana!!
Que bom que gostou, Patricia, ficamos muito felizes pelo retorno! Boy é realmente muito legal, adoramos a trilha sonora! Sobre os outros, assista sim! Tem uns meio difíceis de se achar, mas procurando bem, você consegue ver! Abraços!