Home » Planejamento » Faça uma viagem de motorhome gastando $1 por dia (ou menos)
Planejamento

Faça uma viagem de motorhome gastando $1 por dia (ou menos)

viagem de motorhome carro ou campervan

Você já se imaginou fazendo uma viagem de motorhome? Talvez já tenha cogitado cruzar a histórica Rota 66 enquanto ouvia “Born to be Wild”? Ou queira levar a família do Novo México à California numa Kombi amarela? Quem sabe passear pela Califórnia parando em cada um de seus vinhedos? Ou sair de Sydney e atravessar todo o Outback, o deserto australiano, a bordo de um ônibus enquanto dubla uma ópera?

Não importa o motivo, viagens como estas e outras dependem sempre de um orçamento inicial bem robusto para levar seu próprio veículo a estes lugares ou alugar um pelo tempo desejado, certo? Errado.

Não sabemos explicar como levar seu próprio carro a outros países, mas podemos te ajudar a conseguir alugar um veículo para sua sonhada viagem de motorhome (ou só num carrinho, para os mais humildes) gastando $1 (ou ainda menos).


Saiba o que é necessário para ter a Permissão Internacional para dirigir

Veja dicas para alugar carro ou campervan na Nova Zelândia


Um veículo para sua viagem de motorhome, carro ou campervan por $1

Para entender como isto é possível, precisamos explicar umas coisas antes:

Locadoras de carros têm depósitos para seus veículos espalhados em diversas cidades dos países onde atuam. Quando algum cliente aluga um de seus carros ou decide fazem uma viagem de motorhome, existe a possibilidade de que, ao pagar as devidas taxas, o veículo seja devolvido em um local diferente de onde foi retirado. É o chamado “one-way rental”. Isto é ótimo para o cliente cujo roteiro inclua atravessar longas distâncias, pois não compensaria fazer o caminho de volta não só financeiramente, como pelo tempo a se dispor para o trajeto de retorno.

 

Com isso, caso as locadoras tenham muitos clientes buscando carros em uma mesma agência, esta ficará sem carros a oferecer rapidamente. Na outra ponta, as agências que recebem os carros devolvidos pelos clientes que não pretendem fazer o caminho de volta ficam com seus pátios lotados.

Quando o desequilíbrio fica insustentável, estas locadoras têm que pagar o aluguel de caminhões-cegonha, que carregam diversos dos seus carros de uma cidade a outra, reestabelecendo a quantidade ideal de automóveis em cada uma delas. Mas isto custa muito dinheiro.

viagem de motorhome
studio tdes (CC BY 2.0)

É neste ponto que você pode economizar no planejamento de sua viagem de motorhome, carro ou campervan.

Todas as locadoras de veículos passam por isso, e algumas estão começando a perceber que oferecer seus carros aos viajantes por preços irrisórios, ou mesmo de graça, às vezes incluindo combustível e seguro do veículo, ainda é mais barato que os custos que tinham com a transferência de seus automóveis.

Como posso conseguir uma oferta dessas?

Este modelo já está presente há anos na cultura de países famosos pela facilidade de serem percorridos em uma road-trip. Basta, portanto, acessar o site de qualquer locadora de veículos que atue nestes países e vasculhar atrás das ofertas. Em geral isto fica escondido sob algum nome como “promoções”, “ofertas especiais” ou “transferências”. Como não é interessante para elas que o cliente comum saiba da existência desta opção e desista de pagar normalmente pelo seu aluguel, estará sempre muito bem maquiado, mas nada que impeça o viajante mais atento de notar.

Isto está se popularizando tão rapidamente que já existem sites especializados em agregar ofertas de diversas operadoras em um só local.

(ao fim do texto listamos alguns exemplos que encontramos)

O que pode vir incluído

Além de uma quantidade pré-determinada de dias disponíveis para realizar o trajeto e um valor extremamente baixo cobrado pelo aluguel, muitas vezes as locadoras podem incluir no acordo: o tanque de gasolina cheio sem exigir que seja completado na entrega (como fariam com um cliente regular), o seguro completo do veículo em caso de acidentes e às vezes ainda te dão um dinheiro extra para bancar os pedágios (em países onde a cobrança é comum, como a Asutrália, por exemplo)

Na Nova Zelandia, em especial, a negociação pode incluir a passagem para o carro e seus ocupantes no ferry que faz a travessia entre as ilhas Norte e Sul.

Algumas limitações

Por não ser uma locação comum, para se encaixar na oferta você deve aceitar algumas restrições que vêm com ela: é a locadora quem especifica o período e a quantidade de dias disponíveis para realizar a viagem, o modelo do veículo, de que cidade deverá partir e onde o veículo deverá ser entregue.

Algumas ainda oferecem opções de dias extras, caso você queira estender um pouco mais sua viagem, mas estas datas complementares serão cobradas a um valor próximo ou igual ao de uma locação regular.

No que prestar atenção antes de fazer o acordo

Road Trip gastando 1 dolar por dia, vida cigana
Nosso acordo incluía o tanque de gasolina grátis também!

Veja se o roteiro proposto pela locadora é compatível com a distância a ser percorrida. Você quer viajar pelo país e não trabalhar como motorista para uma empresa qualquer.

Cheque se o intervalo entre retirada e entrega do veículo garante momentos de parada em cidades ao longo do caminho e se isto é o ideal para seu planejamento.

Caso o acordo não inclua o seguro completo do veículo, tenha em mente que você poderá ser responsabilizado em caso de algum dano, da mesma forma que qualquer cliente regular da locadora. Neste caso verifique se seu seguro viagem cobrirá as taxas caso algum acidente venha a acontecer e garanta que seu cartão de crédito tenha o limite necessário para a caução do seguro.

5 Dicas para aumentar suas chances de conseguir uma oferta dessas

1. Adapte seu roteiro para começar sua road-trip pelas cidades com mais ofertas deste tipo.

2. Acompanhe de perto os sites das locadoras para perceber ao longo do tempo em que cidades e épocas do ano há mais ofertas.

3. Seja flexível com suas datas e adapte seu roteiro à oferta que lhe parecer ideal. Ser flexível é quase mantra que os viajantes devem seguir em qualquer momento que pretendam poupar seu orçamento.

4. Não tenha pressa para fazer uma reserva. Estas ofertas surgem sempre poucas semanas antes da data de início da viagem.

5. Agende sua viagem para alguns dias após o fim da alta temporada. Por conta da demanda em excesso, a alta temporada é o momento em que os pátios das locadoras ficam mais desorganizados. Imediatamente após este período, a oferta de transferência de seus carros aumenta consideravelmente, para que as locadoras consigam se reorganizar o mais rápido possível.

Onde conseguir uma viagem de motorhome, carro ou campervan por $1 (ou menos)

OBS: os links são exemplos que estavam disponíveis no momento em que publicamos o texto. As ofertas somem muito rápido e vale entrar regularmente nos sites para checar.

OBS2: caso encontre mais alguma empresa (e vale em qualquer país) que ofereça este tipo de acordo, deixe nos comentários e atualizaremos a lista. Se encontrar algum erro, nos comunique também.

Vamos criar aqui um mapa-mundi da locação de veículos a $1 😉

Estados Unidos

Transfercar US | Relocations2Go | Apollo Campers | Imoova | Jucy | Hippie Camper | SelfDrive Shop

Canadá

Imoova | Relocations2Go

Austrália

Transfercar Austrália | Relocations2Go | Apollo Campers | Imoova | Jucy | Hippie Camper | SelfDrive Shop | VroomVroomVroom (Alguns por 5 dolares)| DriveNow (5 dolares)

Nova Zelândia

Transfercar NZ | | Relocations2Go | Apollo Campers | Imoova | Budget | Jucy |  Hippie Camper | Thriffity | Wilderness | Omega | SelfDrive Shop | DriveNow (5 dolares)

Europa

Relocations2Go (Europa) | Relocations2Go (Reino Unido) | SpaceShip Rentals (5 libras)

América do Sul

Relocations2Go

África do Sul

Relocations2Go

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

13 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Olá, gostaria de agradecer pelas dicas. Tenho uma viagem em familita no mês de julho próximo, para a África do Sul. Serão 28 dias. Gostaria de saber se é seguro fazer este passeio de motorhome. Não vi, na Internet, praticamente ninguém fazendo este passeio de motorhome. Obrigado antecipadamente.

    • Pedro, acho seguro sim fazer viagem de motorhome, mas não tenho como te dizer especificamente sobre a África do Sul, porque nunca viajei para lá.
      Como sugestão, veja no site da RBBV a lista de blogs que tem posts sobre o país e você deve encontrar alguém que tenha essa resposta.

  • Bom dia! Estamos tentando entrar no Relocation2go para achar opções na Europa e o site nao entra. Diz não ser possivel encontrar o servidor. Voces teriam algum outro para recomendar para encontrar carros em Potugal? Obrigada, adoramos o blog de vocês! Parabens!

    • Oi Maicon,
      Em Portugal, por ser um país muito pequeno, não há muito problema para as empresas em deslocar os veículos de Lisboa ao Porto e por isso será bem difícil encontrar uma oferta do tipo. Na Europa o mais comum é que as propostas sejam para deslocamento de um país ao outro.

  • Hola
    Descobri voces por acaso, e adoro o blog, tem dicas super interesantes. Sou uma aventureira nata e adoro o estilo de vida de vcs. Eu vivo en España ja hace 4 anos estudando e trabalhando mas meu ciclo aki ja esta chegando ao fim, e desde que descobri o vida Cigana estou planejando em ir a NZ o próximo ano. Voces me dariam um dica de como mover os papeis para um visto desde España?
    Un super abraço

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing