Que Liverpool é a cidade onde os Beatles nasceram, todo mundo sabe (e se você não sabia, acabou de ser informado!). Agora, que na cidade inglesa é possível percorrer toda a história dos Beatles dentro de um só lugar, provavelmente muita gente não sabia. E sim, é possível, caso visite o The Beatles Story, o maior museu do mundo sobre a banda mais famosa da história.
Leia mais: O que fazer em Liverpool, a cidade dos Beatles, na Inglaterra
The Beatles Story*: O museu da História dos Beatles
O The Beatles Story fica no Albert Dock, o ponto turístico mais visitado de Liverpool e a atração multiuso mais visitada do Reino Unido, fora de Londres. Lá é possível visitar inúmeros outros museus, cafés e de onde vários tours partem para explorar a cidade. O museu da história dos Beatles não poderia ficar de fora desse ambiente tão badalado.
Logo na entrada já nos deparamos com um lindo Yellow Submarine na fachada do prédio e músicas (dos Beatles, claro) tocando nos degraus que levam até a bilheteria. Ao comprar o bilhete, o turista tem direito a fazer o tour com um áudio-guia disponível em dez línguas diferentes, incluindo o português (com sotaque brasileiro!).
História pré-Beatles
O museu conta a história dos Beatles de forma cronológica. Na primeira parte vemos os detalhes de cada um dos integrantes do grupo, John, Paul, George e Ringo, como o nome de seus pais, certidões de nascimento, fotografias escolares, entre outras.
Leia também: York, Inglaterra: a histórica cidade ao norte do país.
Já em seguida podemos ver a formação do The Quarrymen, banda formada por John Lennon durante os anos 50, um embrião do que seria o The Beatles um dia. Foi numa apresentação do The Quarrymen que John e Paul se conheceram. Logo após, George também entrou para a banda. Stuart Sutcliffe e Pete Best também eram integrantes nessa época. Nesse setor do museu vemos os instrumentos usados pelos meninos na época e a réplica da adega da mãe de Pete Best, The Casbah Coffee Club, onde os meninos se apresentavam.
História dos Beatles I
Já com o nome de The Beatles, a banda vai para a Alemanha se apresentar, e o museu se transforma em uma Hamburgo da década de 60. Muros de tijolos, letreiros brilhantes e declarações de amor aos Beatles escritas em alemão fazem parte dessa ala do museu.
Saiba sobre: O Castelo de Edimburgo: a atração mais visitada da Escócia.
Também nos deparamos com a morte precoce de Stuart, devido a uma hemorragia cerebral. Áudios dos familiares e dos membros da banda sobre a tragédia podem ser ouvidos com o áudio-guia.
História dos Beatles II
Após a volta da Alemanha, os Beatles começam a se apresentar no The Cavern Club, uma das boates mais famosas de Liverpool até os dias de hoje e onde inúmeros artistas britânicos já se apresentaram.
Ao chegar nessa parte do museu, uma réplica em tamanho real do Cavern Club está lá, pronta para ser explorada, com mesas, bar e palco, exatamente do jeito que era na década de 60. Um vídeo pode ser assistido no local, contando como era a experiência de se visitar a boate naquela época.
O Cavern Club foi muito importante para a história dos Beatles devido ao encontro dos meninos com Brian Epstein, o futuro empresário da banda.
E daí partimos para as réplicas da loja de música de Brian, telões com meninas de todas as partes da Inglaterra gritando a cada apresentação dos Beatles, e uma réplica de um avião, onde é possível sentar e escutar no áudio-guia sobre a primeira ida dos Beatles aos Estados Unidos e o que os esperava por lá.
História dos Beatles III
Nessa parte do museu cada álbum é destrinchado, com réplicas da capa do álbum de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, do túmulo de Eleanor Rigby e do portão de Strawberry Fields, o Yellow Submarine, onde passamos por dentro do submarino para chegar à outra seção do museu, todos em tamanho real.
O turista é surpreendido por letras originais de canções, polêmicas envolvendo capas de álbuns, letras e até mesmo shows feitos em alguns países, como as Filipinas. Roupas usadas por John, Paul, George e Ringo em determinadas ocasiões e até os tão famosos óculos de John estão lá.
História pós-Beatles
Após o término dos Beatles, a exposição é focada na carreira-solo de cada um, contando cada um dos projetos em específicas cabines para os quatro. É interessante ver como cada um desenvolveu seus projetos particulares, com Paul ainda em atividade em sua carreira musical, Ringo ter ido para a atuação, George ter se focado em sua trajetória espiritual através da música e John ter sido um ativista político junto a sua esposa, a artista plástica Yoko Ono.
Após essa jornada individual, a exposição vai um pouco mais a fundo na vida de Lennon, mostrando sua mudança para Nova York e como isso afetou significantemente sua vida, até seu trágico fim, onde em 1980 foi assassinado por um fã na porta de seu apartamento.
O turista depois daí entra em uma sala totalmente branca, com enormes janelas e um piano branco: o cenário da tão famosa Imagine. E é meio difícil não se emocionar um pouquinho.
TCC
Para os que passaram a fundo em todas as matérias relacionadas à história dos Beatles, nada mais merecedor do que finalizar o passeio na Fab4 Store, a loja do The Beatles Story, com tudo o que se possa imaginar sobre o quarteto mais famoso do mundo.
Ou então ir até o Fab4 Café, a lanchonete do museu, tomar um café, um suco e comer um sanduíche ou fatia de bolo.
*Larissa e Carlos visitaram o The Beatles Story a convite do museu.
Sou fã dos Beatles desde dos meus 11 anos de idade, escutei as músicas, eu uma menina humilde, da roça vim para a cidade estudar, morar com minha tia e minha prima Letícia, ouvia as músicas dos Beatles, também ela tinha todos os LPS eram os discos de Vinil na época, eu ficava olhando pra capas dos discos ouvindo as músicas eu amo as musicas. Estou em Dublin, meu sonho seria visita Livepool.